Para juntar a rotina do dia a dia com o trabalho, muitas pessoas buscam empreender em casa, mas nem sempre isso é possível. Por isso, separamos aqui algumas dicas para você ter sucesso nesta empreitada.
Segundo pesquisa da OnePoll, cerca de 77% dos brasileiros sonham em empreender e ser donos do próprio negócio.
Contudo, para muitos, só é possível abrir um negócio se for para trabalhar em casa, além de ter quem deseja contar com certa flexibilidade.
Vale a pena empreender em casa?
Seja pela necessidade ou preferência, empreender em casa é possível e vale a pena por inúmeros motivos.
Um dos principais é pela flexibilidade de horário de trabalho, tendo em vista que o negócio pode ser desenvolvido em horários alternativos.
Da mesma forma, empreender em casa sai mais barato, pois não é necessário gastar com gasolina ou transporte público.
Além disso, não é necessário pagar aluguel de um ponto comercial e todos os custos que isso envolve, como alvarás, licenças e reformas.
Além disso, principalmente para as grandes cidades, é uma forma de fugir do trânsito caótico. Com isso, evita-se perder tanto tempo em engarrafamentos ou pontos de ônibus.
Para muitos pais também é uma forma de cuidar dos filhos enquanto ganham dinheiro, acompanhando-os nas tarefas da escola e no dia a dia.
Do mesmo modo, para homens ou mulheres que também precisam realizar as tarefas domésticas, é o tipo de empreendimento mais adequado.
Por fim, uma vantagem de iniciar um negócio em casa pode ser a possibilidade de manter um emprego em horário comercial e ter o empreendedorismo como um complemento de renda.
Sim, existem muitas muitas vantagens, mas mesmo neste formado é necessário tomar alguns cuidados para que tudo dê certo, conforme falaremos agora.

Como ter sucesso trabalhando de casa?
Empreender em casa não é a mesma coisa do que iniciar um negócio em um ponto comercial. São vários aspectos diferentes, e muitos deles bem vantajosos.
Contudo, o empreendedor deve analisar algumas características que este trabalho irá exigir. Por exemplo, este tipo de negócio pede bastante comprometimento.
Estando em casa fica fácil se distrair com coisas que não dizem respeito ao trabalho e, por isso, o empreendedor deve ter foco.
Da mesma forma, um ponto crucial é a organização. Desde os primeiros passos até o desenvolvimento do negócio. Assim, separe um canto da casa mais tranquilo e organizado, com tudo que você precisa para trabalhar por perto.
Apesar das facilidades, o empreendedor deve seguir atuando com profissionalismo e em um ambiente estimulante. Se possível, separe uma mesa para servir de escritório e uma cadeira confortável.
Do mesmo modo, apesar da flexibilidade que este tipo de empreendimento permite, crie uma rotina de trabalho. Ou seja, momentos de concentração total para mais eficiência e, consequentemente, resultados.
Em outras palavras, mesmo sem bater ponto, tenha metas, estipule horários e seja organizado no seu dia a dia. E isso também diz respeito as pessoas que estão ao seu redor.
Uma forma simples de empreender em casa é por meio de franquias, modelo de negócio sobre o qual falaremos agora.
Melhores ideias de negócio para empreender em casa
O modelo de franquia é um negócio com uma estrutura e operação já preestabelecidos, com produtos e serviços testados e aprovados pelo público.
Nesse sentido, o empreendedor inicia um negócio igual à empresa “mãe”, uma cópia implementada em sua casa.
Em uma franquia, o empreendedor recebe um modo de fazer da marca, além de vários tipos de suportes e treinamentos.
Isso porque uma das vantagens deste formato de negócio é investir em uma marca reconhecida no mercado. Dessa forma, o empreendedor consegue captar clientes com mais eficiência.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Da mesma forma, os suportes e treinamentos auxiliam no desenvolvimento do negócio. Seja com apoio para o marketing, questões burocráticas ou administrativas. Tudo isso é informado na Circular de Oferta de Franquia (COF).
Por fim, separamos algumas franquias que contam com o modelo home office para empreender em casa.