As estratégias de marketing em franquias são boas maneiras de colaborar com a expansão da empresa. Por meio delas, a marca pode encontrar possíveis franqueados. A seguir, descubra algumas estratégias que podem ser úteis.
Uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostrou que houve um aumento significativo de 14,3% na receita do setor de franquias, em 2022, em relação ao ano anterior. Dessa forma, atingindo um faturamento de R$ 211,4 bilhões. Logo, empreender no setor pode ser interessante para quem quer lucrar.
Nesse sentido, as ações de marketing são processos indispensáveis para a divulgação de qualquer negócio atualmente. No caso de franquias que estão em processo de expansão, ter boas estratégias de marketing é fundamental para que a rede seja reconhecida no setor.
Usando estratégias de marketing digital de forma correta, uma marca pode se tornar mais conhecida, de modo a atrair candidatos a franqueados. Da mesma forma, é possível captar mais pessoas interessadas em franquias, criando uma boa base de contatos. Continue a leitura e saiba mais!
Quais estratégias de marketing em franquias são importantes para expansão?
As estratégias de marketing em franquias são formas eficientes de divulgar uma marca no mercado. Assim, é possível que ela seja conhecida por mais pessoas, e o mais importante, por quem deseja se tornar um franqueado.
Essas ações podem ajudar a mostrar para o público certo todas as vantagens que uma rede de franquias tem a oferecer. Isso porque, com o uso direcionado de ferramentas e estratégias, novos franqueados poderão ser encontrados mais facilmente.
Isso porque o marketing já permite campanhas mais assertivas, em que as ações são direcionadas para quem tem interesse no ramo. Ou seja, leads qualificados. Desse modo, é possível dialogar diretamente com o perfil de franqueado ideal, portanto, com pessoas mais propensas a fechar negócio.
Logo, seus esforços terão mais chances de sucesso, o que ajuda com o processo de expansão da franquia. Atualmente, existem várias estratégias diferentes que uma franquia pode adotar de forma on-line ou off-line. Listamos algumas logo abaixo:
Anúncios on-line
Os anúncios on-line são bem úteis no momento de planejar o marketing para franquias. Afinal, com ferramentas da web, é possível criar campanhas bem direcionadas e por valores acessíveis.
O Google Ads, por exemplo, uma ferramenta do Google, permite que você crie campanhas para serem veiculadas em páginas de busca, dentro de sites e blogs, YouTube e outros.
O melhor de tudo é que essas campanhas não aparecem para pessoas aleatórias. A ferramenta consegue segmentar o público, e o seu anúncio irá aparecer para quem já procura por franquias e tem interesse no assunto.
Ou seja, você estará investindo em uma audiência qualificada, que possui mais chances de retorno. O Google Ads trabalha com palavras-chaves e cookies que ajudam a mostrar o anúncio certo para o seu público-alvo.
No entanto, é bom saber que muito além dos investimentos financeiros, ao apostar no Google Ads, a marca precisa criar anúncios de qualidade. Assim, seguindo as recomendações da ferramenta, os resultados podem ser ainda mais positivos.
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing digital mais utilizadas atualmente. Essa é uma forma de comunicação capaz de manter o contato efetivo entre a marca e seus leads.
O e-mail marketing pode ser composto por informações úteis, curiosidades, novidades, atualizações sobre o ramo no qual a franquia se insere, e sobre a própria marca, claro.
Sendo assim, é possível enviar conteúdos valiosos para essas pessoas com notícias, posts em blogs e convites para eventos que sejam do interesse delas. Por meio desse contato, a franquia consegue estimular o interesse de futuros franqueados.
É comum que nem todos os leads estejam preparados para fechar negócio e abrir uma unidade de franquia. Muitas vezes, eles ainda estão cogitando as alternativas, avaliando e até acumulando valores para investimento.
Nesse meio tempo, a franquia pode prepará-los para o momento da “compra”. Com conteúdos certos, você pode alimentar esses leads com materiais relevantes, aumentando as chances de eles se tornarem franqueados.
Produção de conteúdo
Antes de contratar qualquer serviço e produto, é comum que você pesquise na internet informações a respeito, não é mesmo? Essa é uma prática natural que se estende a várias situações cotidianas.
Com uma pessoa que deseja investir em franquias não é diferente. Antes de fechar qualquer contrato, a tendência é que ela pesquise sobre o ramo, as opções disponíveis e qualquer outra informação relevante.
Por isso, a produção de conteúdo, por meio do Inbound Marketing, pode ser a estratégia certa para chegar até essas pessoas. Com conteúdos relevantes, a sua marca pode ampliar a captação de leads.
Afinal, produzindo bons conteúdos, você pode começar um relacionamento com as pessoas que se interessam pelo assunto.
Ao encontrar posts de qualidade em seu site ou blog, essas pessoas podem voltar mais vezes para obter novas informações. Nestes espaços, você também pode disponibilizar conteúdos extras como e-books.
Além de transformar a sua marca em uma referência no assunto, essa estratégia aumenta as chances de manter a atenção dos leads até o momento de eles se tornarem franqueados.
Redes sociais
As redes sociais também são ótimas estratégias de marketing para franquias, pois grande parte das pessoas as utilizam diariamente e por longos períodos de tempo.
Para se ter uma ideia, 140 milhões de brasileiros usam as redes sociais ativamente, gastando mais de três horas por dia com elas, segundo uma pesquisa. Portanto, é preciso estar presente onde essas pessoas estão.
Além disso, é importante ressaltar que as redes sociais permitem ações variadas e que podem ser bem atraentes para o público.
Todas elas contam com ferramentas que são bem populares e que ajudam uma marca a se posicionar de forma adequada na web. Desse modo, uma franquia precisa avaliar quais os canais mais valiosos para dialogar com o seu público-alvo.
É possível fazer publicações interativas, outras que transmitem informações gerais sobre franquias ou que apresentem a marca.
É interessante pensar também nos formatos, já que além de fotos e textos, os vídeos são bem atrativos e chamam a atenção de muitas pessoas. Há também recursos próprios de cada mídia social que contribuem para ampliar essa presença on-line.
Assessoria de Imprensa
Já a assessoria de imprensa é o serviço ideal para manter um bom relacionamento entre a franquia e os veículos de comunicação.
Por meio de uma boa assessoria, você consegue transmitir informações importantes, de forma efetiva, para jornais e revistas que podem dar visibilidade para o seu negócio.
Por exemplo, uma assessoria pode aproveitar novidades e grandes realizações da marca para montar conteúdos que a equipe enviará para a imprensa. Esses conteúdos podem ser revertidos em matérias e notas que vão dar visibilidade para a marca como um todo.
Da mesma forma, a assessoria pode ser uma forma mais organizada de lidar com a imagem pública da marca. Por meio dela, é possível adotar estratégias que vão fortalecer a franquia, com a postura mais adequada para a situação.
Em momentos de crise, esse serviço será essencial. Já que ele adota as melhores formas de responder à imprensa, tentando manter uma boa imagem para evitar danos maiores.
Parceria com portais e eventos
Outra forma entre as estratégias de marketing para franquias é estar presente nos ambientes que falam sobre franquias. É o caso de portais e eventos.
Além de pesquisas na internet e a presença em redes sociais, quem está interessado em se tornar um franqueado provavelmente vai frequentar eventos e encontros do ramo.
Dessa forma, temos portais e eventos, sejam on-line ou presenciais, que exploram ao máximo o universo das franquias, como as famosas feiras de franchising.
Garantir espaço em locais assim pode trazer mais oportunidades para que sua marca seja reconhecida por pessoas interessadas em investir. Pois as chances de conseguir mais franqueados e expandir a marca são maiores.
Plano de marketing faz parte da formatação de franquias
A formatação é uma forma de preparar a marca para adotar o formato de franquia. Ou seja, ela avalia a viabilidade financeira e dos processos.
Mas, além disso, caso necessário, são feitas alterações para facilitar a reprodução em franquia. Também são construídos manuais e treinamentos para que o know-how chegue até os franqueados.
E claro, a elaboração dos documentos necessários para o funcionamento de uma franquia também faz parte do processo, além das estratégias de divulgação.
Planejar as ações de marketing é algo fundamental para que a franquia cresça, já que é por meio dessas estratégias que futuros franqueados poderão conhecer a marca.
Nesse momento, é preciso pensar em formas de fortalecer a imagem da marca. Logo, a franquia deve construir formas adequadas de comunicação com possíveis investidores.
Pois é por meio desses investidores, que se tornarão franqueados, que a marca irá se expandir, aumentando sua área de atuação em cidades e estados. A seguir, confira se vale a pena fazer uma consultoria para formatação e expansão de franquias.
Consultoria para formatação e expansão de franquias: vale a pena?
A formatação de franquia é um processo completo que avalia todos os detalhes de um negócio para além das estratégias de marketing. A formatação é um meio de preparação para que a franquia tenha sucesso no mercado.
Contudo, por ser um processo complexo, contar com uma consultoria pode ser a melhor alternativa. Afinal de contas, uma equipe especializada torna tudo mais simples.
Por exemplo, com a Formatação de Franquia, serviço prestado pela Encontre Sua Franquia, holding com cerca de 13 anos de experiência, você pode transformar sua marca em uma rede de sucesso, expandindo para diversas unidades.
A consultoria oferecida auxilia em todas as etapas do processo. Logo, inicia com um diagnóstico profundo da sua empresa e identifica pontos a serem trabalhados. Depois, define um modelo de negócio replicável e lucrativo.
Desse modo, você pode receber orientações sobre os cuidados na elaboração de documentos legais, como: manuais, Circular de Oferta de Franquia (COF) e contratos. Assim, simplifica a expansão do seu negócio. Então, conte com essa solução para lhe ajudar!
Ao longo do texto, você aprendeu sobre as estratégias de marketing em franquias para vender para novos franqueados. Então, agora que está por dentro do assunto, empreenda e ganhe dinheiro.