As franquias têm ganhado cada vez mais relevância no mercado atual, sendo um dos modelos de negócio mais usados. Dessa forma, uma ótima estratégia de mercado para expandir sua rede é o marketing para franquia.
Inclusive, de acordo com a pesquisa de maturidade do marketing digital e vendas no Brasil, 94% das empresas indicam o Marketing Digital como uma estratégia para alcançarem crescimento.
Confira agora todas as vantagens do marketing para franquia. Continue a leitura!
Como funciona o marketing para franquia?
No franchising, o franqueado geralmente paga uma taxa de propaganda. Dessa forma, a franqueadora faz ações de marketing que beneficiam toda a rede.
Ao abrir uma franquia, é possível perceber que há padrões da empresa que você deverá manter.
Isso porque, a imagem da marca deve ser preservada e isso é um fator que as marcas prezam muito, ou seja, suas identidades.
Então, para abrir uma franquia, você tem que seguir alguns padrões estabelecidos pela marca, mas para isso terá ajuda.
Isso porque, quando você abre uma franquia de confiança no mercado, você receberá um grande apoio da franqueadora para manter esses padrões, mas também para lhe ajudar com os processos de abertura da sua unidade.
Nesse sentido, vai contar com apoio para achar um bom local para você ter o seu negócio, por exemplo.
Em seguida, aprenderá como são realizados os processos da empresa e também terá apoio para sanar os problemas futuros que possam acontecer.
A franquia oferece todo esse suporte por meio de equipes contratadas para fazer treinamento, o que faz serem especialistas, deixando todo esse processo ainda mais fácil e rápido para ambos os lados.
Desse modo, com o marketing para franquia não seria diferente. Portanto, tendo uma equipe especializada somente para cuidar dessa área, esse trabalho fica ainda mais preciso e eficaz para as unidades.
Mas para esse serviço ser prestado, como dito, muitas franquias cobram uma taxa de marketing ou de propaganda. Isso para promover as ações de divulgação e bancar os custos da área.
Estratégias comuns de marketing para franquia
Como foi falado acima, a franqueadora tem equipes especializadas para fazer o marketing da sua empresa.
Dessa forma, isso faz com que essas equipes já sejam extremamente capacitadas para o serviço.
Logo, também faz com que já tenham várias estratégias de marketing traçadas para facilitar esse trabalho e maximizar os lucros da franquia como um todo.
No modelo de franquias, um dos principais focos é expandir a marca. Nesse sentido, ter uma boa equipe de marketing é extremamente importante.
Afinal, sem uma divulgação efetiva, não adianta ter lojas e mais lojas que ninguém conhece e lojas que as pessoas não têm uma boa percepção sobre a marca.
Então, as estratégias de marketing são um ponto crucial de uma boa franquia, sendo o que pode determinar o sucesso ou fracasso do seu negócio.
Por isso, vamos lhe mostrar algumas estratégias dessas equipes de marketing que trabalham com as franquias do mercado.
Divulgação nas redes sociais
Para um negócio ter sucesso é quase obrigatório que esteja presente em alguma rede social.
Afinal, é lá onde grande parte do público está, e você precisa de consumidores para seu negócio crescer e ter lucro. Isso faz das redes sociais um dos melhores lugares para divulgar o seu trabalho.
O marketing digital é a principal forma de fazer marketing nos dias de hoje. Isso porque, a internet tem um grande papel nas vidas das pessoas, que passam horas e horas em celulares acompanhando as atualizações.
Muitas vezes as pessoas não percebem que o marketing digital aparece para o público por meio de um anúncio no Instagram ou YouTube, ou até mesmo em propagandas e em jogos, de uma forma bem mais explícita.
Ou seja, todo anúncio, divulgação e propaganda que acontece nessas redes sociais, são frutos do marketing digital, o que faz desse método a melhor forma de se divulgar um negócio nos dias de hoje.
Afinal de contas, de forma rápida e fácil, várias pessoas podem saber sobre a sua franquia, apenas por meio de um post no Instagram.
Digital influencers
Seguindo mais ou menos a mesma premissa do método citado acima, os influencers digitais também são um ótimo método de divulgar seu produto.
Isso porque, estão na internet, mas com a vantagem de ser uma pessoa que influencia outras falando sobre sua franquia.
Os Digital Influencers são pessoas que têm influência na internet. Sendo assim, atuam principalmente em redes sociais, o que faz com que esses indivíduos tenham ainda mais facilidade de vender um produto ou serviço.
Afinal, a opinião deste influenciador ou influenciadora vale muito para várias pessoas que a seguem em sua rede social.
Logo, ao ter um influencer digital divulgando sua marca e fazendo bons comentários sobre seu produto, você conseguirá uma confiança do público, que é difícil adquirir com outros meios.
Nesse sentido, os influenciadores digitais têm a confiança e o carinho de seus públicos.
Por fim, isso faz o seu produto ou serviço ser mais atrativo para quem precisa deles e seguem o influencer que divulgou a marca do setor de franchising.
Ações nos meios tradicionais
Que as pessoas assistem menos televisão hoje em dia é fato. Isso porque, os celulares e computadores tomaram conta da vida na modernidade.
Assim, muitos internautas passam o tempo no Instagram e horas vendo vídeos no TikTok, o que fez com que esse público mais jovem se afastasse das tecnologias mais tradicionais.
Mas saiba que mesmo os meios tradicionais de comunicação tendo menos visibilidade que antigamente, ainda sim são um bom meio para se divulgar o seus produtos e sua franquia, principalmente para um público mais velho.
Afinal, mesmo sendo um público menor, ainda sim existem várias pessoas que assistem televisão, ouvem rádio e que têm contato com esses meios de comunicação.
Dessa forma, que vai definir se uma franquia investe ou não nos meios tradicionais é o perfil dela e o seu público-alvo.
Por último, se o público alvo da franquia gostar de assistir televisão, é importante a sua marca estar presente e anunciar por lá, por meio de propagandas em horários específicos, por exemplo.
O que o franqueado precisa fazer para o marketing?
Todas as ações de marketing feitas pela franqueadora serão realizadas de forma ampla e geral, não atendendo a um franqueado de forma específica, mas sim, divulgando a marca como um todo.
Sendo assim, isso beneficia todos os franqueados, pois todos fazem parte da mesma marca no mercado de franquias.
Mas não é porque a franqueadora está divulgando a marca que você não deva fazer nada para aumentar ainda mais o seu público, fazendo ações de marketing próprias para divulgar o seu negócio em sua região.
Então, para fazer o marketing da sua franquia, você pode executá-lo da forma que você quiser, podendo explorar a sua imaginação para criar eventos e promoções que impulsionem o seu negócio.
Porém, já existem algumas estratégias comuns para fazer o seu marketing. Portanto, veja abaixo algumas formas para você fazer o marketing da sua franquia.
Marketing digital local
O marketing digital, como dito, é um dos principais meios de divulgar um negócio. Sendo assim, é um método eficaz de crescimento e que oferece grandes resultados para uma empresa.
Então, é fundamental que você faça esse trabalho de forma local, para angariar mais público consumidor da sua própria região.
Um meio muito bom para divulgar seu negócio de uma forma local, mas também de forma ampla, é ter um perfil em alguma rede social, o que pode ajudar a trazer um grande público para sua franquia.
Inclusive, vai chamar atenção de grande parte de um público jovem, o que é muito bom. Isso porque, esse é um perfil ativo nas redes e que costuma se posicionar bem. Assim, pode falar bem do seu negócio para outros amigos e colegas.
Desse modo, procure estar ativo nas redes sociais da sua unidade e você terá a possibilidade de transformá-la em um meio de venda.
Portanto, isso vai facilitar ainda mais as transações e o trabalho da franquia como um todo, deixando sua vida mais fácil e o processo de compra mais simplificado para o cliente.
Parcerias com empresas
Fazer parcerias com outras empresas é uma ótima forma de ter a sua marca divulgada. Isso porque, com um acordo entre as duas partes, vocês podem combinar estratégias de divulgação mútua.
No caso, você vai divulgar a empresa de outro investidor e ele vai divulgar a sua franquia, tendo vantagens para ambos os lados da história.
Dando um exemplo, uma parceria que poderia acontecer no mercado pode ser entre uma academia e uma lanchonete que venda produtos fitness.
Sendo assim, isso não vai prejudicar nenhum dos lados, pois não perderão público para um concorrente.
Mas sim, apoiar um investidor que também está lhe ajudando a expandir seu negócio.
Distribuição de panfletos
Outra forma de atrair mais público local, é usando cartazes e panfletos pela região espalhados por pontos da cidade e do bairro. Assim, serão visíveis para um grande número de pessoas.
Faça um bom trabalho com a estética dos cartazes. Logo, faça de forma bonita e chamativa. Assim, o seu público verá e demonstrará interesse em conhecer a sua loja.
Procure dar só as informações mais importantes sobre a franquia para que não fique nada cansativo.
Sendo assim, foque nas informações que vão fazer o seu público chegar até você, como objetivo, endereço, telefone, redes sociais e outras informações do tipo, que vão facilitar o acesso ao consumidor.
Já os panfletos, procure entregá-los em bons pontos da cidade e de preferência com a orientação para que o panfleteiro priorize os locais que estão seu público-alvo.
Promoções para clientes
Ao ter sua franquia, mesmo a marca sendo da franqueadora, você terá certa liberdade para seguir rumos próprios.
Um exemplo são as promoções que você dará ao seu cliente e que também são uma ótima forma de chamar mais consumidores para um negócio.
Nesse sentido, em uma promoção, as pessoas dão atenção para saber se realmente valem a pena os benefícios oferecidos pela empresa.
Um exemplo claro é a Black Friday, que sempre que acontece leva milhares de pessoas para as ruas para aproveitar as ofertas.
Então, se você contar com boas promoções atrairá um público bom e fiel para a sua franquia, o que vai fazer você crescer ainda mais com o seu negócio.
Mas lembrando que você ainda precisa continuar tendo bons lucros mesmo com o desconto. Por isso, estude bem para dar o valor de desconto certo ao seu cliente, sem prejudicar nenhum dos lados.
Mesmo que o marketing pareça um desafio muito grande para redes de franquias, essas estratégias não são tão difíceis quanto parecem.
Afinal de contas, você não estará sozinho e contará com a ajuda da franqueadora.
Portanto, esse é um diferencial relevante ao escolher uma franquia, os suportes prestados pela marca. Ou seja, essa é uma das vantagens de ser um franqueado.