Você deve ter olhado alguma vez para a franquia do Subway e pensado: esse era um bom negócio? E se alguém falar que está diante de uma das boas oportunidades da sua vida, você acreditaria? A seguir, confira o texto que preparamos com os principais detalhes do empreendimento e suas vantagens.
Conhecida por montar seus famosos sanduíches, a franquia Subway é um dos modelos de negócio que mais chamam a atenção dos empresários que sonham em ter um empreendimento de sucesso. Vale lembrar que a marca faz parte do setor de Franchising que, em 2024, teve um faturamento expressivo superior a R$ 273 bilhões. Logo, representou um crescimento de 13,5% comparado com o ano anterior. Sendo assim, pode ser interessante para quem quer empreender e ganhar dinheiro.
Nos EUA, o Subway mantém a liderança no setor, sendo a rede com a maior quantidade de unidades em operação. Dá para acreditar?
No Brasil, a marca iniciou seu avanço em 1993, mas devido aos altos valores, não durou muito. Com uma nova tentativa de conquistar o mercado, o sucesso veio no início dos anos 2000, com o seu novo modelo de negócio.
Quer saber um pouco mais sobre a Subway e como se tornar um franqueado da marca? Acompanhe a leitura com a gente!
Como surgiu a franquia do Subway?

A franquia do Subway surgiu nos Estados Unidos em meados da década de 1960. Seu objetivo era entregar uma alimentação mais saudável e diferente para seus consumidores. Dessa forma, ela desenvolveu o que passou a chamar de lanches “submarinos”.
Ou seja, desde o começo, já produzia os sanduíches no formato que conhecemos nos dias atuais. A marca foi idealizada pelo empresário norte americano de Connecticut, Fred DeLuca. Por meio do empreendimento, ele esperava pagar seus estudos universitários.
Após alguns anos, em 1974, Fred e seu sócio Dr. Peter Buck decidiram desenvolver um plano de expansão para o Subway, uma vez que, nesse momento da história, eles já operavam com 16 lojas por conta própria.
Assim, após alguns estudos e percebendo que não conseguiriam atingir a meta de expansão que haviam traçado, decidiram dar início a sua rede de franquias de alimentação. Com um modelo de negócio tão lucrativo, não demorou muito para a marca ser um sucesso.
Hoje, podemos dizer que a Subway é a maior franquia de sanduíches do mundo. São mais de 42 mil unidades franqueadas, espalhadas por 110 países.
A primeira loja da marca chegou no Brasil em 1994, mas não durou muito tempo. Mas com o desenvolvimento do modelo de Desenvolvedor de Área, em 2003, a Subway começou a fazer sucesso de vez com a população brasileira.
Quais as vantagens da franquia do Subway?

As franquias são modelos de negócio onde um empresário usufrui da fama, expertise e know how de uma determinada marca, para começar o seu empreendimento com mais segurança e garantias de sucesso.
Afinal, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas cinco em cada 100 franquias fecham antes de completar dois anos. Ou seja, número quase quatro vezes menor do que a taxa de mortalidade das empresas comuns.
Dessa forma, ao se tornar um franqueado da Subway, o empresário já inicia com uma marca que é reconhecida no mundo todo. Além disso, devido ao sucesso, você inicia seu empreendimento com clientes já fidelizados.
Vale ressaltar também que a Subway realiza o treinamento dos funcionários e orientações sobre os modelos de trabalho da empresa. Ainda auxilia na hora de conseguir financiamento com bancos para a abertura do negócio.
Toda essa parte de suporte da franqueadora é feita por meio de uma rede exclusiva para os franqueados. Sempre prezando e levando a qualidade internacional que fez a marca ser o sucesso que é hoje.
Por fim, a Subway é uma marca líder do seu segmento há alguns anos. Muito desse sucesso se dá pelos seus sanduíches, chamados de “Subs”.
Como ser franqueado Subway?

Para fazer parte da franquia do Subway, o primeiro passo é solicitar o catálogo da franqueadora e fazer o seu cadastro.
Diferente de outras redes, a empresa não exige um perfil com determinadas regras. Dessa forma, sua única exigência é que o candidato tenha espírito e vontade de um empreendedor de sucesso.
Assim, caso o seu cadastro seja aprovado, será a hora de receber a Circular de Oferta de Franquias (COF). Esse documento será responsável por mostrar todas as características do empreendimento de forma clara e objetiva.
Além disso, ele apresenta as regras que ambas as partes (franqueado e franqueadora) devem seguir durante a vigência do contrato.
Com a COF em mãos, o próximo passo é passar por uma entrevista com o agente de desenvolvimento local. Se for aprovado novamente, o empresário começa a preparar os documentos necessários para dar início ao processo de franqueamento.
Durante essa etapa, o futuro franqueado precisa fazer uma pesquisa sobre possíveis locais para a abertura da sua loja e ir atrás de financiamento, caso seja necessário. Após cumprir essas exigências, o caminho está aberto para assinar o contrato final.
Por fim, após essas etapas, o empreendedor passa pelos treinamentos da franquia do Subway, confirma o local para montar a sua unidade e inicia os preparos de contratação do quadro de funcionários e inauguração.
Qual o valor da franquia do Subway?

Uma das grandes vantagens de abrir uma franquia do Subway está no seu modelo flexível. Ou seja, é possível abrir sua loja em espaços entre 40 m² e 150 m². Assim, a marca consegue colocar o seus layouts padrões em qualquer tipo de loja.
Dessa forma, é possível instalar seu empreendimento em hipermercados, universidades, pontos movimentados de bairros, shoppings, aeroportos, rodoviárias e até postos de gasolina.
Além disso, é importante destacar que a marca não pensa apenas nas grandes cidades. É possível ter uma Subway em municípios do interior dos estados. Com relação ao investimento inicial, o valores são:
✅ Investimento total: entre R$ 300 mil e R$ 500 mil (podem variar conforme cotação do dólar)
✅ Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses
Uma das grandes vantagens do modelo de franquia do subway está justamente nos seus valores. Em comparação com outras marcas dos mercado de fast food, com o mesmo potencial que ela, seu custo é bem menor.
Isso ocorre devido a estrutura relativamente simples dos restaurantes da franqueadora, que permite restaurantes de pequeno, médio e até grande porte.
Quais suportes o franqueado Subway tem?
Assim como grande parte das franquias, a franquia do Subway oferece vários suportes para os franqueados desenvolverem o trabalho no dia a dia.
Dessa forma, há um intenso trabalho de treinamento dos funcionários para que possam realizar a montagem dos produtos mantendo o padrão da marca.
Do mesmo modo, a franqueadora oferece apoio para financiamento da unidade, o que facilita a entrada do empreendedor no negócio.
Além disso, é feito um trabalho de pesquisa de mercado no local onde será aberta a unidade, e também há o suporte de marketing em vários níveis. Assim, é feito um constante reforço de marca além de divulgações pontuais.
O suporte da franqueadora também está na compra dos insumos, que devem ser feitos com fornecedor exclusivo de vários ingredientes. Isso é uma praxe para manter o padrão de qualidade e sabor dos produtos da marca.
Qual o lucro mensal de uma franquia do Subway?
O faturamento médio de uma franquia do Subway não é informado pela marca. Mas o valor este que pode variar de acordo com vários fatores.
Assim, o lucro depende do tamanho da loja, localização e tempo de funcionamento, entre outros. Logo, os números servem apenas como base para orientar as operações do novo franqueado, tendo em vista que podem variar de acordo com vários aspectos.
Vale a pena ter uma franquia de alimentação?
O mercado de franquias de alimentação é bem sólido e, mesmo em épocas de crise econômica, não costumam deixar a desejar.
A Associação Brasileira da Indústria de Alimentação (Abia) afirma que existem no país 835 redes de lojas de alimentação, com mais de 35 mil unidades espalhadas pelo país. Somadas, o faturamento delas chega a R$ 51 bilhões.
Para os futuros investidores no mercado de alimentação, existem diversas opções para empreender. No entanto, este interessado deve observar o nicho que mercado que melhor de adéqua ao seu perfil.
Da mesma forma, além de uma grande quantidade de marcas, há também modelos de negócios variados. O empreendedor pode optar por franquias delivery, que devem ter um bom desenvolvimento no futuro próximo.
Do mesmo modo, pode escolher um modelo híbrido, com atendimento na loja e entregas, para poder atender os mais variados públicos.
Além, é claro, de modelos de atendimento exclusivamente presencial, que se voltam não apenas para a qualidade da comida, mas também para a experiência como um todo do cliente na loja.
Assim, o empreendedor possui no ramo de alimentação um bom segmento de mercado para investir. Confira no texto Franquias de Alimentação algumas opções que separamos para você, além da Subway.
Expectativa da franqueadora Subway para o futuro
Após enfrentar a crise da antiga operadora SouthRock, que entrou em recuperação judicial em 2023, a Subway no Brasil voltou a crescer sob gestão da Zamp, dona do Burger King e da Popeyes. No segundo trimestre de 2025, as vendas em lojas comparáveis aumentaram 30%, impulsionadas por estratégias como a reformulação do cardápio com a linha “Subway Séries”, unificação de preços, promoções agressivas — como o “2 por 24,90” e o “Dia do 30” — e o fortalecimento do delivery, que já representa 25% do faturamento e cresceu 44% no período.
Além disso, como vimos anteriormente no texto, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) listou a empresa como uma das maiores franqueadoras de alimentação que operam no país.
Outro ponto que vem ganhando destaque na franquia é a opção de delivery, que aumentou o faturamento geral da rede.
Por fim, visando consolidar o restaurante como uma opção saudável, a marca tem focado cada vez mais nas opções vegetarianas do seu cardápio.
Quer saber mais sobre a Subway, incluindo detalhes de como investir? Acompanhe o vídeo que selecionamos para você logo abaixo!
A Subway no Brasil é uma marca referência nos dias atuais. Além de estar presente em praticamente todas as grandes cidades do país, a empresa vem buscando se expandir ainda mais para o interior.
Dessa forma, ela conseguirá se firmar ainda mais no mercado nacional. Afinal, muita gente já ouviu falar ou comeu os famosos sanduíches submarinos.
Vantagens de investir em uma franquia de alimentação no mercado de fast food
O mercado de alimentação fora do lar no Brasil apresenta oportunidades significativas para empreendedores que buscam investir em negócios com modelo comprovado e suporte estruturado. As franquias de fast food, em particular, destacam-se como alternativas atrativas para quem deseja entrar no setor de alimentação com menor risco e maior previsibilidade de resultados. A franquia do subway representa uma dessas oportunidades consolidadas no mercado brasileiro.
Segundo dados recentes do mercado, a franquia do subway passou por uma importante transição em 2024, quando a operadora brasileira Zamp concluiu o acordo para administrar as lojas da marca no Brasil. A Zamp, que já era responsável pelo Burger King e Popeyes, mais que dobrou o número de restaurantes que opera no país com essa aquisição. A empresa passou de 1.028 unidades para mais de 2.6 mil restaurantes, consolidando-se como um dos maiores grupos de alimentação do Brasil.
Modelo de negócio comprovado e estruturado
Uma das principais vantagens de investir em franquias de alimentação está relacionada ao modelo de negócio já testado e validado no mercado. Diferentemente de abrir um restaurante independente, onde o empreendedor precisa desenvolver conceito, cardápio, fornecedores e processos operacionais do zero, a franquia do subway oferece um sistema completo e padronizado que já demonstrou funcionar em milhares de unidades ao redor do mundo.
Esse modelo inclui operações simples, plantas flexíveis que se adaptam a diferentes tipos de pontos comerciais, e um programa de treinamento abrangente. Os novos franqueados recebem curso de aprendizagem de duas semanas, além de suporte contínuo para desenvolvimento da loja, orientação de construção e apoio em negociações de arrendamento. Esse conjunto de recursos reduz significativamente a curva de aprendizado e os riscos associados à abertura de um novo negócio.
Suporte nacional e regional em marketing
O investimento em publicidade representa um desafio considerável para restaurantes independentes, especialmente em um mercado competitivo como o de fast food. As franquias de alimentação, no entanto, oferecem uma vantagem competitiva importante nesse aspecto. A franquia do subway conta com programas de publicidade nacional e regional, financiados coletivamente pelos franqueados através de taxas específicas. Ao investir em uma franquia do subway, o empreendedor tem acesso imediato a campanhas de marketing de alto nível.
No modelo Subway, os franqueados contribuem com 12,5% das vendas brutas semanalmente, sendo 8% destinados aos royalties de franquia e 4,5% para publicidade. Essa estrutura garante que mesmo unidades menores tenham acesso a campanhas de marketing profissionais e de alcance nacional, algo praticamente impossível para um restaurante independente alcançar com o mesmo investimento proporcional.
Economia de escala e poder de negociação
A força de uma rede de franquias se manifesta claramente no poder de negociação com fornecedores. Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, destacou que a movimentação da Zamp ao adquirir a operação da Subway no Brasil demonstra o desejo de criar uma estrutura de casa de marcas. Segundo a executiva, “sem dúvida isso traz para eles uma vantagem competitiva e um poder de negociação no mercado”.
A franquia do subway opera através de uma cooperativa de compras independente (IPC), que é de propriedade e operada pelos próprios franqueados. Essa estrutura negocia os custos mais baixos para bens e serviços, mantendo padrões de qualidade e garantindo o melhor valor para os franqueados. Todos os franqueados são obrigados a comprar alimentos de distribuidores aprovados, o que garante qualidade consistente e preços competitivos que seriam inacessíveis para operadores independentes.
Flexibilidade e adaptabilidade do modelo
O mercado de fast food evoluiu significativamente nos últimos anos, e as franquias bem-sucedidas são aquelas que conseguem adaptar-se às novas demandas dos consumidores. A franquia do subway oferece flexibilidade em diversos aspectos operacionais, desde o tamanho e formato das lojas até a localização dos pontos comerciais. Essa adaptabilidade torna a franquia do subway uma opção viável para diferentes perfis de empreendedores e localizações.
As plantas flexíveis permitem que a franquia seja instalada em diferentes tipos de espaços, desde shopping centers até locais de rua, aeroportos e universidades. Essa versatilidade amplia as possibilidades de localização e permite que o franqueado escolha o ponto comercial mais adequado ao seu perfil de investimento e mercado-alvo.
Treinamento e capacitação contínua
O sucesso de uma operação de fast food depende fundamentalmente da qualidade do atendimento e da consistência dos produtos. As franquias de alimentação investem pesadamente em programas de treinamento para garantir que todos os franqueados e suas equipes operem dentro dos padrões estabelecidos pela marca.
A franquia do subway mantém centros de treinamento em diversas localidades, oferecendo aulas durante todo o ano. Os novos franqueados passam por um programa intensivo que cobre todos os aspectos da operação, desde o preparo dos alimentos até gestão financeira e atendimento ao cliente. Além disso, há avaliações de habilidades básicas para garantir que os candidatos tenham as competências necessárias para operar o negócio com sucesso.
Suporte técnico e operacional
Diferentemente de um negócio independente, onde o proprietário precisa resolver todos os problemas sozinho, a franquia do subway oferece suporte técnico contínuo através de agentes de desenvolvimento (AD). Esses representantes locais atuam como principal contato na área de atuação do franqueado, fornecendo apoio não apenas durante o processo de abertura, mas continuamente durante toda a operação do restaurante.
O suporte inclui assistência na escolha do ponto comercial, plantas detalhadas elaboradas pela equipe de projeto de lojas, recomendações de empreiteiros qualificados, e orientação em aspectos operacionais do dia a dia. Esse acompanhamento próximo aumenta significativamente as chances de sucesso do empreendimento.
Investimento inicial e estrutura de custos
A transparência nos custos é outro diferencial importante das franquias de alimentação. A franquia do subway possui uma estrutura clara de investimento, com taxas iniciais que variam de USD 10.000 a USD 15.000 (dólares americanos), dependendo do país. Além da taxa de franquia, o investidor precisa ter capital para cobrir os custos de abertura do restaurante, que variam conforme o tamanho, custos de construção, equipamentos e capital de giro necessário. Investir na franquia do subway significa ter acesso a informações detalhadas sobre todos os custos envolvidos no negócio.
Essa clareza permite que o empreendedor planeje adequadamente seu investimento e faça projeções financeiras realistas. As taxas de royalties e publicidade são fixas e previsíveis, facilitando o planejamento financeiro de longo prazo. A estrutura de custos compartilhados também garante que o franqueado tenha acesso a serviços e benefícios que custariam muito mais se fossem contratados individualmente.
Marca consolidada e reconhecimento do consumidor
O valor de uma marca estabelecida não pode ser subestimado no competitivo mercado de fast food. Construir reconhecimento de marca do zero requer anos de investimento e esforço consistente. Ao investir em uma franquia do subway, o empreendedor já conta com uma marca globalmente reconhecida, que traz consigo a confiança e preferência de milhões de consumidores. A franquia do subway está presente em diversos países e é uma das marcas mais reconhecidas no segmento de sanduíches.
Esse reconhecimento imediato facilita a atração de clientes desde o primeiro dia de operação, reduzindo o período de maturação do negócio e acelerando o retorno sobre o investimento. A reputação da marca também facilita a negociação de pontos comerciais em localizações privilegiadas, onde proprietários de imóveis preferem marcas estabelecidas.
Acesso a inovações e tendências do mercado
O mercado de alimentação está em constante evolução, com novas tendências surgindo regularmente. Acompanhar essas mudanças e adaptar o negócio requer investimento em pesquisa e desenvolvimento que está além do alcance da maioria dos restaurantes independentes. As grandes redes de franquias, no entanto, mantêm equipes dedicadas a monitorar tendências e desenvolver inovações.
A franquia do subway beneficia-se da pesquisa e desenvolvimento conduzidos globalmente pela rede, com novas opções de cardápio, tecnologias operacionais e estratégias de marketing sendo constantemente testadas e implementadas. Os franqueados têm acesso a essas inovações sem precisar arcar com os custos de desenvolvimento, mantendo suas operações atualizadas e competitivas.
Rede de apoio entre franqueados
Outro benefício frequentemente subestimado é a rede de relacionamento que se forma entre os franqueados de uma mesma marca. Essa comunidade representa uma fonte valiosa de conhecimento prático, melhores práticas e suporte mútuo. Franqueados experientes podem compartilhar insights sobre gestão de equipe, controle de custos, estratégias de marketing local e soluções para desafios operacionais comuns.
A franquia do subway incentiva essa troca de experiências, recomendando inclusive que potenciais franqueados conversem com proprietários de várias unidades para entender melhor a realidade operacional do negócio. Essa transparência e abertura ao diálogo demonstram a confiança da rede em seu modelo e a satisfação dos franqueados existentes. Para quem está considerando investir em uma franquia do subway, conversar com outros franqueados é uma etapa fundamental do processo de decisão.
FAQ – Perguntas frequentes sobre franquia Subway
1. Qual é o investimento inicial necessário para abrir uma franquia Subway?
O investimento inicial para uma franquia Subway inclui a taxa de franquia, que varia de R$ 53.300 a R$ 79.950 (equivalente a USD 10.000 a USD 15.000), dependendo do país e da cotação do dólar. Além disso, é necessário capital para cobrir os custos de abertura do restaurante, incluindo construção, equipamentos e capital de giro. Os valores totais variam conforme o tamanho do restaurante e as características do ponto comercial escolhido.
2. Quais são as taxas mensais que um franqueado Subway precisa pagar?
Os franqueados da Subway pagam 12,5% das vendas brutas semanalmente (menos impostos sobre vendas). Desse total, 8% são destinados aos royalties de franquia e 4,5% para publicidade nacional e regional. Essa estrutura garante suporte contínuo da marca e investimento em marketing para todas as unidades da rede.
3. Que tipo de treinamento é oferecido aos novos franqueados?
A Subway oferece um programa completo de treinamento que inclui aulas ministradas em centros de treinamento localizados em diversas regiões. O curso tem duração de duas semanas e cobre todos os aspectos da operação, desde preparo de alimentos até gestão do negócio. Além disso, há treinamento contínuo para proprietários e funcionários, garantindo a manutenção dos padrões de qualidade da marca.
4. É necessário ter experiência prévia no setor de alimentação?
Não é obrigatório ter experiência prévia no setor de alimentação, mas os candidatos passam por uma avaliação de habilidades básicas em inglês e matemática. O programa de treinamento da Subway é desenvolvido para capacitar empreendedores de diferentes backgrounds, fornecendo todo o conhecimento necessário para operar o restaurante com sucesso. O suporte contínuo dos agentes de desenvolvimento também auxilia na curva de aprendizado.
5. Como funciona o suporte operacional após a abertura da franquia?
Após a abertura, cada franqueado conta com o suporte de um agente de desenvolvimento (AD), que atua como representante local da marca. O AD fornece apoio contínuo em diversos aspectos operacionais, desde questões técnicas até orientações sobre gestão e marketing local. Além disso, os franqueados têm acesso a uma rede de outros proprietários de unidades Subway, facilitando a troca de experiências e melhores práticas.