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E-commerce: como funciona? Descubra se vale a pena abrir o seu

Pessoa segurando celular preto. Ilustração do texto sobre e-commerce.

O e-commerce é um segmento do mercado que tem atraído muitos empreendedores que buscam modelos de negócios enxutos. Contudo, você sabe como funciona e como ganhar dinheiro com isso? Então, acompanhe este conteúdo, pois trazemos algumas respostas para você.

Segundo dados, nos primeiros três meses de 2021, as operações virtuais no Brasil alcançaram uma receita considerável de R$ 53,4 bilhões. Nesse mesmo período, observou-se um notável acréscimo de 22% no valor médio de cada transação em relação ao ano anterior.

Nesse sentido, investir em um negócio digital pode ser uma boa alternativa para quem quer empreender e lucrar. Logo, você pode começar um negócio do zero ou optar por um modelo de franquia, do qual falaremos mais abaixo. Continue a leitura!

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O que é e-commerce? Como funciona?

O e-commerce é um modelo de comércio que uaa a internet como meio de propagação e finalização da compra. Esta nomenclatura também pode ser substituída por comércio eletrônico, loja virtual ou loja online. Desse modo, se trata da forma de vender pela internet os mais variados produtos ou serviços.

Sendo assim, o cliente acessa a plataforma de vendas da marca por um dispositivo eletrônico, seja um computador, um tablet, celular, entre outros. As transações comerciais na forma eletrônica surgiram nos Estados Unidos, na década de 1970, enquanto no Brasil podemos dizer que começou no final dos anos 1990.

O e-commerce funciona basicamente como uma prateleira virtual, em que o cliente vai escolhendo os produtos e serviços que deseja. Depois de selecionar o que irá adquirir, a compra é efetuada por diferentes meios de pagamento, como cartão de crédito, débito, boleto, entre outros.

Mas existem questões técnicas que também são necessárias para um e-commerce, como um site adequado que possa oferecer a estrutura para o negócio. Por exemplo, um serviço de hospedagem para o site e uma plataforma.

Por fim, o produto ou serviço é entregue na casa do cliente ou, em alguns casos, pode buscar o produto na loja física da marca. Existem modelos de negócio simples de vendas pelo e-commerce para o empreendedor que deseja atuar neste marcado. Além de ser um segmento de grande faturamento, como mostraremos a seguir.

Números das vendas on-line no Brasil e no mundo

A pandemia do novo coronavírus impactou toda a Economia do mundo, e um dos setores que mais se aproveitou do momento foi o e-commerce. Por conta da proibição de abertura do comércio e as restrições de circulação impostas para frear a propagação do vírus, negócios do mundo todo tiveram que de adaptar.

Ou seja, empresas que antes não trabalhavam com vendas online passaram a atuar neste setor. Do mesmo modo, quem já fazia esta venda, teve que incrementar sua estrutura. Então, para se ter uma ideia, o setor de e-commerce no Brasil teve grande aumento no faturamento.

De acordo com um índice, o ano de 2020 teve um aumento de 73,88% nas vendas pela Internet. Por exemplo, no início da pandemia, o número de transações efetuadas cresceu 65,7%, indo de R$ 63,4 bilhões para R$ 105,6 bilhões só nos seis primeiros meses de 2020.

Do mesmo modo, uma pesquisa traz outro dado interessante. Desde o início da pandemia, mais de 135 mil lojas aderiram às vendas pelo comércio eletrônico para continuar a vender e se manter no mercado. Antes, a média era de 10 mil empresas por mês.

Isso pode significar mudanças profundas no comércio. Nesse sentido, segundo especialistas, os consumidores devem manter o habito de comprar pela internet mesmo com o fim da pandemia. Além disso, empresas que restringem suas operações ao ambiente físico podem ter problemas com o crescimento das vendas online.

Assim, os empreendedores devem estar atentos a este movimento para não ficarem de fora deste ambiente virtual de comércio. Logo mais, descubra as vantagens de abrir uma loja virtual, mas antes, entenda sobre a estrutura do e-commerce.

Qual a estrutura de um e-commerce?

Começar um e-commerce é uma tarefa complexa. Por isso, você deve ter bastante cuidado e se cercar de muitas informações.

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Isso porque, muitas vezes, quando o empreendedor quer criar uma loja virtual, tem apenas o conhecimento deste setor como usuário. Contudo, existe uma estrutura complexa por trás de um site de vendas online, como mostraremos agora para você.

Um se-commerce exige uma plataforma de vendas, com um site que deve ser operável e didático. Do mesmo modo, sua gestão é bem diferente do que uma loja comum, pois o cliente não está próximo do produto, por exemplo.

Assim, o site deve ser informativo, até porque a falta de informação pode causar problemas do ponto do vista do direito do consumidor.

Logo, os produtos deve ser detalhados, seja em fotos ou em descrições. Para isso, você deve ter uma acervo bom de imagens e um site que comporte essa quantidade de informações.

Ademais, o e-commerce lida com informações financeiras dos clientes, como número do cartão de crédito e dados pessoais. Dessa forma, é preciso investir em segurança para evitar vazamento de informação.

Mas, além disso, o site deve ter uma capacidade de processamento de dados para realizar as vendas de forma automatizada. Portanto, a estrutura de tecnologia da informação é essencial para uma loja virtual.

Alguns outros pontos fazem parte do dia a dia do e-commerce, como uma estrutura de logística e de marketing. A marca deve trabalhar bem com suas rede sociais e outras formas de divulgação no ambiente da internet.

Sobre logística, esse é um fator que deve ser bem ajustado pelo empreendedor. Alguns modelos de negócio exigem que você tenha um estoque em sua casa. Por outro lado, existem marcas que centralizam a entrega, o que pode facilitar a sua vida.

Vantagens de abrir uma loja virtual

Mostramos que o e-commerce teve grande aumento no Brasil por causa dos impactos da pandemia. Contudo, não são apenas estes números que demonstram as vantagens deste modelo de negócio.

Vender produtos pela internet tem se tornado algo corriqueiro, com grandes marcas investindo neste setor. Podemos citar, por exemplo, as empresas Magazine Luiza e o Mercado Livre, que atuam fortemente no e-commerce.

Do mesmo modo, você pode se aproveitar desta possibilidade que a internet traz. Esse é um modelo de negócio enxuto, com baixo custo operacional. Ou seja, evita ter que pagar aluguel de um ponto comercial e consegue lidar com a demanda com menos funcionários.

Isso faz com que você possa ter clientes do Brasil inteiro, e até de outros países. Tudo oferecendo conforto ao consumidor, que recebe o que comprou em casa.

Esta facilidade para o consumidor final é algo que tem atraído cada vez mais pessoas. Outra vantagem de abrir um e-commerce é a possibilidade de oferecer uma grande quantidade de produtos.

Ou seja, ao vender com estoque sob demanda, em parceria com seus fornecedores, muitas vezes o empreendedor do e-commerce consegue tirar grande vantagem do número de produtos oferecidos.

Além disso, o comércio eletrônico permite entender bem os hábitos de consumo de seus clientes e público-alvo.

Existem diversas ferramentas para estudar o comportamento das pessoas na internet e assim descobrir o que mais agrada. Da mesma forma, a internet é um ambiente quase infinito e, com isso, o empreendedor pode chegar a todos os cantos e a quase todos os consumidores.

De acordo com dados, são 234 milhões de celulares inteligentes (smartphones) no Brasil. Ou seja, mais de um por habitante!

O que vender em um e-commerce?

Para quem deseja abrir uma loja virtual, o mercado é amplo, com muitos nichos para atuar. Contudo, ter muitas opções exige que o empreendedor pesquise bem o mercado que melhor combina com o seu perfil e ao momento da economia.

Isso porque, alguns setores tiveram destaque maior, como mostraremos para você. Por exemplo, o segmento de Alimentação é um deles.

Na época da pandemia, com as pessoas mais em casa, muitas precisaram pedir comida por delivery, pois não gostam ou não tinham tempo para cozinhar. Ainda, uma boa opção para e-commerce é uma loja virtual no mercado da Moda, com a venda de roupas, calçados e acessórios.

Com isso, dentro desse mercado, o empreendedor pode optar por roupas masculinas, femininas ou acessórios específicos como bolsas etc. Outro setor com muitas opções para investir no e-commerce e que tem atraído a atenção de empreendedores é o mercado de Beleza.

São lojas virtuais de cosméticos, acessórios, produtos para tratamentos específicos, entre outros. No nicho você ainda encontra linhas ainda mais específicas que fazem sucesso, como os produtos naturais.

Um setor que não pode ser deixado de lado é o de Venda de Celulares e alguns outros eletroeletrônicos. Este um segmento com bastante apelo e que conta com grande mercado consumidor.

Outro setor que teve destaque foi o de Venda de Bebidas. Por exemplo, cervejas artesanais, que tiveram que entrar ou fortalecer o seu e-commerce por conta do fechamento de bares e restaurantes.

Por fim, podemos destacar também o Comércio de Brindes em geral, que são aquelas lembranças para festas ou outras comemorações.

Abrir um negócio do zero ou abrir franquia?

Note que abrir um e-comerce do zero traz uma empreitada e tanto para a montagem do site, escolha dos produtos a serem comercializados, fornecedores etc. Do mesmo modo, pode levar um tempo até o seu empreendimento conseguir ter reconhecimento no mercado e captar clientes.

Por outro lado, você pode optar por, ao invés de começar um negócio do zero, abrir uma franquia de e-commerce. No mercado de franchising são inúmeras redes de franquias que trabalham com este formato de negócio, com a grande maioria em Home Office. O que torna o empreendimento mais barato.

Além disso, o modelo de franquia já vem estruturado, com produtos ou serviços já testados e aprovados pelos consumidores. Da mesma forma, a franquia conta com uma logística organizada, bem como um site para as vendas pronto para usar.

Essas são algumas vantagens, se comparado com começar uma empresa de venda online do zero, ou seja, toda esta estruturação que já vem pronta com a franquia.

Nesse sentido, ao se tornar um franqueado,você recebe uma série de suportes da franqueadora. Por exemplo, treinamentos para conhecer a operação e o mercado no qual irá atuar.

A franqueadora disponibiliza um setor para o trabalho de marketing já bem direcionado para o público-alvo da marca. Por fim, isso sai mais barato para você, pois todos os franqueados pagam pelo serviço com o fundo de propaganda.

Opções de franquia de e-commerce ou online para abrir

No tópico anterior você viu um pouco sobre as vantagens do modelo de franquia para quem deseja empreender no mercado do e-commerce.

Agora, cabe a você pesquisar bem as franquias que têm este modelo de negócio, a reputação da marca, os suportes oferecidos, entre outros cuidados.

Da mesma forma, saber qual franquia melhor se encaixa ao seu perfil, bem como o mercado que mais lhe atrai. Acompanhe!

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Qual a melhor opção de franquia para investir?

Escolher a franquia ideal para investir demanda análise criteriosa. Diversos setores oferecem oportunidades, mas a chave está em alinhar o negócio ao seu perfil e metas. Então, considere seus interesses, habilidades e a afinidade com o ramo escolhido.

Em seguida, pesquise o histórico da marca, sua presença no mercado e o suporte oferecido aos franqueados. Depois, avalie também a demanda local para garantir a viabilidade do negócio em sua região.

Uma escolha informada, alinhada às suas expectativas e ao potencial do mercado, é importante para o sucesso ao investir em uma franquia.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Para quem franquia é indicada?

A franquia é indicada para empreendedores que buscam um modelo de negócio consolidado e com suporte. Se você valoriza a segurança de uma marca já estabelecida, a franquia é uma boa opção.

Empresários que preferem evitar o processo de construção do zero e desejam contar com um plano de negócios estruturado podem encontrar na franquia uma alternativa atrativa.

Além disso, a rede de apoio e a padronização oferecidas por uma franquia são ideais para quem busca minimizar riscos e acelerar o crescimento do empreendimento.

Passo a passo para abrir franquia

O primeiro passo é estabelecer contato com a marca desejada, compreender sua visão e valores. Posteriormente, uma análise detalhada do modelo de negócio é indispensável para entender como a franquia opera e se alinha aos seus objetivos.

Já a Circular de Oferta de Franquia (COF) deve ser minuciosamente avaliada, examinando todos os termos e condições propostos pela franqueadora.

Isso porque, com a compreensão clara do negócio, o próximo passo é um planejamento financeiro abrangente. Assim, identifique os investimentos necessários e as projeções de retorno. A negociação com a franqueadora é uma etapa vital, discutindo aspectos contratuais e esclarecendo dúvidas pendentes.

Finalmente, ao realizar todos os passos anteriores com sucesso, o empreendedor está pronto para concretizar o investimento na franquia. Dessa forma, pode iniciar uma jornada empresarial estrategicamente fundamentada. Esses passos oferecem uma base sólida para quem busca prosperar por meio do sistema de franquias.

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