Se você é empreendedor e deseja investir em um negócio lucrativo, uma franquia de viagem barata pode ser uma alternativa. Com uma crescente demanda, os negócios do setor estão em alta e oferecem possibilidades os investidores. Aprenda dicas para empreender e lucrar aqui.
Segundo uma pesquisa, no Brasil, em 2022, o faturamento do mercado de Turismo alcançou R$ 208 bilhões. Sendo assim, apresentando um crescimento de 28% em relação ao ano de 2021.
Além disso, com as facilidades proporcionadas pela internet, é possível gerenciar uma franquia de viagem com agilidade e eficiência, mesmo sem ter experiência prévia no setor.
Mas é preciso escolher a franquia certa, com um modelo de negócio bem estruturado e que ofereça suporte aos franqueados. Neste texto, vamos explorar as vantagens de investir em uma franquia de viagem barata e dar algumas dicas para quem quer começar no ramo. Continue a leitura!
O mercado de viagens no Brasil
O setor de Turismo no país apresentou um crescimento, acumulando uma alta de 36,9%, em 2022, no período de janeiro a setembro, em relação ao ano de 2021.
Com um território vasto e diverso, o Brasil oferece uma infinidade de opções para viajantes de todos os perfis e bolsos, desde praias paradisíacas até cidades históricas e ecoturismo.
No segmento de franchising, o mercado de viagens também apresenta excelentes oportunidades de investimento. Em 2022, as franquias do segmento faturaram R$ 9,8 bilhões.
Com um modelo de negócio já consolidado, as franquias de viagem contam com uma estrutura sólida de suporte e treinamento para os franqueados. O que facilita a entrada no mercado para empreendedores iniciantes.
Desse modo, as franquias de viagem oferecem diversas vantagens em relação às empresas independentes. Por exemplo, o uso de uma marca já conhecida e consolidada no mercado.
Além de contar com uma rede de parceiros e fornecedores já estabelecida, facilitando a negociação de preços e condições de pagamento.
Sendo assim, as opções de franquias de viagem no Brasil são variadas, incluindo desde agências de viagem online até empresas especializadas em turismo de luxo. Então, avalie o seu perfil empreendedor e escolha uma franquia que esteja alinhada com suas expectativas e objetivos de negócio.
Com um mercado de viagens em constante crescimento e uma ampla variedade de opções de franquias disponíveis, o setor de viagens no Brasil é uma oportunidade os empreendedores.
Para quem uma franquia de viagens é indicada?
Indica-se uma franquia de viagens para empreendedores com perfil de liderança, habilidades de gestão financeira, capacidade empreendedora, habilidades de comunicação e vendas. Ainda que tenha conhecimento do mercado de turismo e paixão por viagens.
O franqueado também deve estar disposto a seguir as diretrizes e padrões estabelecidos pela franqueadora. Além de estar comprometido com o sucesso do negócio. Como dito, a franqueadora irá oferecer treinamentos, suporte e acompanhamento para garantir o sucesso do franqueado.
Por último, é fundamental que o franqueado esteja comprometido com o sucesso do negócio e esteja disposto a seguir as diretrizes estabelecidas pela franqueadora.
Logo mais você poderá conhecer as melhores oportunidades de franquia no setor de Turismo e Hotelaria. Mas antes, veja sobre os modelos de negócio.
Modelos de negócio das franquias de viagem
As opções mais comuns são as franquias home office, que permitem ao empreendedor trabalhar em casa e economizar com o aluguel de um espaço físico.
No entanto, também existem franquias de viagem que exigem um espaço físico, como lojas em shoppings ou em ruas movimentadas.
Essas alternativas podem ser mais caras, pois exigem investimentos maiores com aluguel, instalações e decoração. Porém, podem ser mais vantajosas para franqueados que buscam uma visibilidade maior para o negócio e mais interação com o público.
Antes de escolher um modelo de franquia de viagem, é importante avaliar as opções disponíveis e considerar o perfil do empreendedor, o capital disponível para investimento e a localização do negócio. Dessa forma, analise o mercado de turismo na região escolhida e a concorrência existente.
Independentemente do modelo escolhido, as franquias de viagem oferecem diversos benefícios para o franqueado.
Por exemplo, como dito, a possibilidade de trabalhar em um mercado em crescimento, o suporte e a expertise da franqueadora. Ainda, a utilização de uma marca reconhecida e consolidada no mercado, e a oportunidade de oferecer aos clientes uma ampla variedade de serviços e pacotes de viagem.
Para potencializar o seu conhecimento sobre o assunto, conheça o curso Franquias Sem Cilas. Acesse aqui e saiba mais sobre as aulas.
Lista de opções de franquia de viagem barata para investir
Se você está em busca de um negócio lucrativo e está pensando em investir em uma franquia de viagem barata, saiba que existem diversas opções no mercado. Desde agências de viagem online até empresas de turismo sustentável, há franquias para todos os gostos e bolsos.
Confira uma lista com algumas opções de franquias de viagem baratas e rentáveis para que você possa avaliar qual se encaixa melhor no seu perfil de investimento. Acompanhe!
Qual a melhor franquia de viagem barata para abrir?
Um bom começo para responder essa pergunta está em avaliar a reputação da franqueadora e a satisfação dos franqueados atuais. Além disso, considere o suporte oferecido pela franqueadora em relação à capacitação, treinamentos, marketing e gestão do negócio.
Outro ponto a ser estudo é o perfil do público-alvo da franquia, e se ela atende às necessidades e demandas dos clientes. Mas também analise o mercado de turismo na região em que a franquia será instalada e a concorrência existente.
Por fim, é fundamental considerar o capital disponível para investimento, as taxas e royalties cobrados pela franqueadora e o prazo de retorno do investimento.
Passo a passo para investir na sua franquia de turismo
O primeiro passo é pesquisar e escolher a franquia que melhor se alinha ao perfil do empreendedor e às oportunidades de mercado. Em seguida, realize uma análise financeira e avalie as possibilidades de investimento.
Feito isso, é necessário formalizar o contrato com a franqueadora e realizar o pagamento das taxas iniciais. Depois, siga as orientações da marca em relação à instalação do negócio e ao treinamento da equipe.
Por fim, é importante planejar a estratégia de marketing e comunicação do negócio, buscando divulgar a unidade e atrair clientes em potencial. Com esses passos bem definidos, é possível investir em uma franquia de turismo com segurança e potencial de sucesso.