As franquias de alimentação fazem parte de um dos setores mais atraentes e seguros para quem deseja estar à frente do próprio negócio. Um dos motivos para isso é que, mesmo em momentos de instabilidade econômica, como a vivida pelo Brasil atualmente, o setor não para de crescer.
O segmento de Alimentação é o mais tradicional do franchising e um dos responsáveis por alavancar os resultados positivos do mercado de franquias.
Nesse sentido, se você se identifica com o setor, saiba que existe uma gama de franquias com os mais variados valores de investimento, tipos de alimentos e formas de atuação no mercado. Ficou curioso? Então, continue a leitura do artigo.
O mercado das franquias de alimentação
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), 84% das franquias de alimentação cresceram em 2024. No mesmo ano, o faturamento registrado foi superior a R$ 70 bilhões. Além dos resultados positivos, as franquias de alimentação também oferecem a possibilidade de o franqueado atuar em diferentes mercados e captar públicos bem distintos.
Nesse setor, podemos encontrar redes de fast-food, refeições completas, lanches, culinária saudável, empresas especializadas em doces, sobremesas, em sucos, cafeterias, pizzarias, culinária regional e internacional… Enfim, opções não faltam e, certamente, existe um modelo de franquia ideal para você!
Assim, outro ponto que impulsiona o setor é que muitas redes conseguem atender não só o público que faz a compra no balcão, como atuar também com o delivery. Ou seja, recebendo pedidos por telefone, site e aplicativos. Essa facilidade amplia as possibilidades de formatação de uma franquia que não precisará ser um restaurante completo, por exemplo.
Desse modo, é possível atuar com modelos de negócio que atendam os clientes exclusivamente por meio de entregas, flexibilizando as dimensões do ponto comercial. Dessa forma, contamos como escolher o negócio ideal, os cuidados com o investimento, além de 33 boas opções de franquias de alimentação para você.
Franquias de alimentação: como escolher a ideal para você?

É importante saber que as franquias de alimentação, além de participarem do setor mais tradicional do mercado, também são as redes que vêm apresentando melhores resultados ao longo dos anos. De acordo com um levantamento realizado pela ABF, as franquias que trabalham com Alimentação Food Service registraram 16,4% de crescimento no segundo trimestre de 2024.
Ao mesmo tempo, em 2024, o setor também teve aumento de 3% no número de unidades franqueadas. Isso significa que, mesmo sendo um mercado tradicional, ainda há espaço para expansão e novos negócios. Portanto, é essencial que o empreendedor estude o mercado, vá atrás de tendências de consumo e aposte em inovações para a franquia. Por exemplo, uma tendência importante são os serviços delivery.
Isso porque a entrega de lanches e refeições é o que mais movimenta o setor atualmente. Assim, as franquias de alimentação precisam estar preparadas para realizar esse tipo de atendimento, investindo em qualidade, agilidade e preços atrativos.
Saiba como pesquisar
Em primeiro lugar, depois de entender sobre o mercado de alimentação, vem a pergunta: como escolher a rede mais ideal para o meu perfil?
Bom, esse passo envolve a junção de estudos de mercado com a análise do seu perfil pessoal e profissional. É essencial escolher um modelo de franquia que oferece aquilo que você espera para o futuro.
Além disso, é importante se identificar com os tipos de refeições e lanches vendidos pelas franquias de alimentação, bem como o formato de franquia escolhido. Essa identificação vai ajudar bastante no dia a dia de trabalho. Para isso, pesquise a fundo sobre a marca, modelos de negócio disponíveis, produtos vendidos e formas de atuação no mercado. Pesquise respeito do mercado no qual irá investir com uma franquia de alimentação.
Uma forma de facilitar essa pesquisa é participar de feiras e eventos voltados para franquias. Esses eventos proporcionam a oportunidade de conversar com os representantes das marcas. Assim, você pode conhecer melhor o negócio, tirar dúvidas e outros esclarecimentos.
Da mesma forma, os eventos são uma chance bem interessante de conversar com franqueados da rede e perguntar sobre o dia a dia de operação e os suportes oferecidos por ela.
Descubra algumas dicas importantes para se tornar um franqueado
Para que você consiga optar por alguma das franquias de alimentação disponíveis no mercado, é importante seguir alguns passos. Graças a isso, você terá condições de fazer um planejamento sobre onde e como aplicar o seu dinheiro. A princípio, para que você entenda a importância desse acompanhamento, precisamos relembrar o que são franquias de fato.
Esse empreendimento visa autorizar um empresário terceiro a explorar comercialmente uma determinada marca. Porém, para que isso possa ser benéfico para ambas as partes, é preciso que exista um “casamento perfeito”.
As franqueadoras exigem que o empreendedor siga algumas padronizações que são fundamentais para a imagem e reconhecimento do público com relação à marca. Em contrapartida, cabe à empresa oferecer treinamentos e suportes para transferir todo o know-how e expertise que ela adquiriu ao longo dos anos.
Assim, com essa parceria, é possível que você abra uma franquia de pizzaria delivery, por exemplo, tendo acesso ao mesmo caminho que a levou ao patamar em que ela se encontra hoje. Como resultado, o modelo de negócio das franquias é considerado o mais seguro que existe no Brasil. Contudo, ele ainda exige alguns cuidados.

Tenha conhecimento sobre o segmento
Primeiramente, para ter sucesso ao longo da empreitada como franqueado, é preciso ter certeza de que você realmente deseja trabalhar na área de alimentação. Pois, por mais que esse seja um dos segmentos mais promissores, com bons resultados, o dinheiro nunca poderá falar mais alto.
Sendo assim, você precisa realmente gostar da área e ter o mínimo de conhecimento sobre suas dinâmicas. Sem isso, a tendência é ter mais dificuldade para desenvolver a sua unidade de maneira efetiva. Nesse sentido, uma das questões que precisamos levar em consideração são as horas que você irá gastar para gerir sua franquia.
Assim como todo empreendimento, seja ele do zero ou não, você irá trabalhar muito mais do que apenas oito horas. Portanto, se prepare para um dia cheio de trabalho! São diversas funções e análises que precisará fazer.
Dessa forma, caso você não goste do que faz ou não sinta nenhuma atração pelo segmento, a rotina poderá ficar mais difícil do que parece. Por outro lado, se você atua na área que gosta e/ou ama, certamente passará por desafios e problemas com mais facilidade.
Por fim, lembre-se de que empreender é a chance que você tem para trabalhar com aquilo que realmente gosta, diferente de muitas profissionais. Logo, não faz sentido aplicar o seu tempo e dinheiro em algo que não o afete positivamente.
Acompanhe a sua situação financeira

Outro fator muito importante na hora de escolher qual franquia de alimentação você se tornará franqueado é fazer um acompanhamento financeiro. Ou seja, saber qual é o seu real poder de compra e quais são seus limites de investimento.
Essa é uma prática fundamental para conseguir transformar a sua unidade em uma potência na região. Caso você não tenha o hábito de acompanhar as suas finanças, seja por preguiça, medo ou desconhecimento, separamos algumas dicas para começar a entender mais sobre isso. Lembre-se que sem esse acompanhamento, a tendência é não conseguir evoluir o seu empreendimento.
A princípio, a dica é fazer um mapeamento sobre todos os seus gastos ao longo do mês. Ou seja, perceber quais custos são realmente importantes para o seu dia a dia e aqueles que podem ser deixados de lado. Com esse levantamento em mãos, basta eliminar o consumo desnecessário gradualmente.
No final do primeiro mês, já será possível identificar a diferença no que costumava sobrar e no que você tem agora. Em seguida, negocie seus planos de assinatura de TV, telefone, internet etc. As empresas sempre oferecem condições diferenciadas.
Por último, caso tenha alguma dívida, tente renegociá-la com o credor. Como o objetivo é receber o que lhes é de direito, eles irão fazer o que for possível para conseguir encontrar um caminho mais prático para você. Assim, com essas três práticas, a tendência é obter uma noção maior do quanto você pode dispor para investir.
Estude a Circular de Oferta de Franquia
Por fim, uma dica muito importante para abrir uma franquia realmente atrativa é estudar a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é responsável por apresentar diversas informações importantes sobre a franqueadora para que você a conheça mais a fundo.
Para se ter uma ideia, nesse documento constam dados como o histórico da marca, taxas e investimento necessário. Ainda, o treinamento oferecido, suporte, pendências judiciais, balanço financeiro da empresa etc.
Nesse sentido, é importante destacar que todos os tópicos precisam ser de fácil entendimento. A COF é o documento mais importante que você irá receber antes da assinatura do contrato. Por causa disso, ela precisa ser muito bem estudada e analisada. Assim, caso tenha alguma dúvida, é aconselhável procurar um advogado para lhe auxiliar nas questões mais complicadas.
Além disso, não é preciso se preocupar com o tempo que irá gastar para fazer isso. De acordo com a Lei de Franquias, a Circular deve ser entregue pelo menos 10 dias antes da assinatura do contrato. Mas atenção, caso esse prazo não seja obedecido, o investimento será perdido. Com essas dicas, ficará fácil para você encontrar quais as franquias de alimentação mais atrativas e seguir o processo de abertura.
Franquias alimentação e os aplicativos de delivery

Um dos grandes aliados para as franquias de alimentação, responsável por manter os empreendimentos com bons resultados, são os aplicativos de delivery. Por meio desses sistemas, qualquer empresa tem condição de se cadastrar e oferecer seus produtos sem necessitar de uma estrutura de entrega própria.
Porém, para que isso funcione, é muito importante que a unidade tenha embalagens próprias para realizar o delivery. Assim, algumas marcas oferecem esses equipamentos por meio de seus próprios fornecedores.
Além disso, existem marcas cujo franqueado trabalha de casa, sem a necessidade de uma estrutura física externa. Nesse formato, os produtos são entregues congelados e precisam ser armazenados em um local exclusivo.
33 opções de franquias de alimentação
Com tantas opções de franquias de alimentação no mercado, fica até difícil escolher, não é mesmo? Dessa forma, selecionamos 33 opções de negócios com variações de investimento e diferentes formas de atuação no mercado para você estudar. Acompanhe!
1. Griletto
Fundada em 1983, a Griletto é uma marca de fast-food de grelhados e parmegianas, com várias unidades no Brasil. No cardápio, há pratos voltados para almoço, jantar, happy hour, refeições fit e menu para crianças. Sendo assim, as lojas Griletto podem ser alocadas em espaços de 30 m² a 50 m² e precisam de, no mínimo, 14 funcionários para funcionar.
- Investimento inicial: a partir de R$ 475 mil
- Retorno do investimento: entre 24 e 36 meses
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 190 mil
2. Croasonho
Seja um croissant doce ou salgado, ou então um sanduíche feito com a massa de croissant. Estes e outros vários produtos você encontra no cardápio da franquia Croasonho. A rede atua no mercado de franchising desde 2009 e atualmente conta com diversas unidades franqueadas, espalhadas pelo Brasil.
A Croasonho oferece aos empreendedores um modelo de negócio atrativo, por ter uma série de suportes e também uma marca já reconhecida no mercado. Ainda, auxílio para a escolha do local de instalação, tendo em vista que a franquia possui modelos voltados para lojas de rua ou de shopping.
- Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil
- Retorno do investimento: entre 24 e 36 meses
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 100 mil
3. Montana Grill
A franquia Montana Grill é uma rede que possui diversas vantagens para quem deseja investir no mercado de Alimentação. A franqueadora oferece um bom suporte para os franqueados. Por exemplo, auxílio na negociação e escolha do ponto comercial. Ainda, com um projeto arquitetônico para o layout da unidade.
Da mesma forma, a franqueadora conta com treinamentos e manuais para a operação da unidade no dia a dia, bem como para a gestão comercial. Isso sem esquecer os trabalhos de marketing necessários ao longo do tempo. São estes tipos de cuidados que ajudam o empreendedor, que mesmo sem experiência, pode ser dono do próprio negócio.
- Investimento inicial: a partir de R$ 540 mil
- Retorno do investimento: entre 24 e 36 meses
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 200 mil
4. Jin Jin
O modelo de franquias é atrativo, pois o empreendedor recebe um negócio estruturado, com uma operação mais simples, além de uma marca de renome. Para investir no setor de Alimentação, este modelo é interessante, pois torna o empreendimento um pouco mais seguro e sólido.
Uma das opções para investir neste segmento é a Jin Jin, franquia especializada em culinária asiática, que conta com pratos japoneses, chineses, entre outros. A franquia, que possui mais de 20 anos de atuação, atualmente possui diversas unidades espalhadas pelo Brasil. Seu modelo de negócio é de lojas para shopping e centros comerciais.
- Investimento inicial: a partir de R$ 540 mil
- Retorno do investimento: entre 24 e 36 meses
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 190 mil
5. Detroit
A cultura americana é a inspiração da franquia Detroit Steakhouse, rede de restaurantes fundada em 2002 e que atualmente possui várias unidades no Brasil. A franquia conta com um amplo cardápio, com hambúrgueres, cortes tradicionais dos Estados Unidos, como costela ao molho barbecue, entre outros.
Além disso, nas unidades, o ambiente é voltado para a transmissão de esportes variados, alguns deles tipicamente americanos. O modelo de negócio da franquia é voltado para instalação em shoppings, praças de alimentação ou em lojas de rua. Ainda, em cada unidade, o espaço é dividido em um ambiente de consumo rápido e outro para a permanência por mais tempo.
6. Sucão

A franquia Sucão, especializada em sucos naturais e lanches saudáveis, é uma rede que oferece aos empreendedores diversos modelos para investir suportes para desenvolver o negócio. Por exemplo, o investidor pode optar por quatro diferentes tipos de modelos: quiosque, container, loja de rua ou de shopping.
Após se tornar franqueado, recebe treinamentos e auxílio para a escolha e negociação do local de instalação. Além disso, conta com ajuda para o marketing de inauguração e de divulgação da unidade ao longo do tempo. Do mesmo modo, um diferencial da franquia é sua cozinha central, que produz
- Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
- Retorno do investimento: de 18 a 36 meses
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 105 mil
7. Chicken In House
A franquia Chicken In House possui um modelo de microfranquia delivery que é ideal para o empreendedor que não possui tanto capital para investir mas deseja aproveitar o crescimento do mercado de entrega de comidas. É cada vez maior o número de pessoas que buscam o delivery para pedir seus pratos favoritos, e um destes produtos de sucesso é o frango frito no balde, especialidade da Chicken In House.
Além deste modelo, a rede possui outros três, dois voltados para loja de rua e um para loja de shopping. O franqueado conta com todo o suporte para a instalação da unidade, como treinamento para a produção do frango, entre outros.
8. Grão Espresso
A Cafeteria Grão Espresso trabalha com um mix de produtos variados que inclui cafés frios e quentes, chás, bolos, salgados, sanduíches e sorvetes. Para os franqueados, ela promete acompanhamento constante, manuais de implantação, administração, marketing e operação da loja.
Depois do cadastro, o perfil do interessado é avaliado e uma reunião individual é agendada. Em seguida, começa a captação e negociação do ponto comercial, que antecede a assinatura do contrato, a regulamentação da empresa e, então, o início do treinamento.
Dessa forma, os franqueados da Grão Espresso não precisam ter experiência prévia. Todavia, é necessário gostar no mercado de alimentação e cafeteria, além de facilidade para assimilar novos conceitos e práticas comerciais de acordo com a marca.
- Investimento inicial: a partir R$ 195.550,00
- Retorno do Investimento: entre 24 a 36 meses
- Faturamento médio mensal: até R$ 1 milhão ao ano
9. Açaí Concept
Com 144 unidades no Brasil, a Açaí Concept é uma excelente opção para quem deseja investir em uma franquia do tradicional açaí com caldas e toppings, com frutas, granola e leite condensado.
Assim, são quatro modelos de negócio: a loja, loja de shopping, quiosque e a novidade para diversos tipos de franquia, o modelo container. Como resultado, o empreendedor pode optar por aquele modelo que melhor se adéqua à sua região.

- Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
- Retorno do Investimento: não informado
- Faturamento médio mensal: não informado
10. IceMellow
A IceMellow é uma marca de sorvetes que atua com dois modelos de franquias. Os quiosques, que ocupam uma área mínima de 6m² e necessitam de três funcionários; bem como as lojas, que dependem de um espaço de até 35m², e de três a cinco profissionais.
Assim, em expansão, a rede busca por franqueados acima dos 25 anos que tenham o segundo grau completo e recursos financeiros próprios. Ademais, a empresa exige como exigência a capacidade de seguir os padrões da empresa e a disponibilidade de tempo para gerenciar diretamente a franquia.
11. Nutty Bavarian
Especilizado em nuts glaceadas, o Nutty Bavarian trabalha com quiosques no mercado de alimentação. Nesse sentido, o empreendimento pode ser atrativo para quem desejam fazer um investimento em marcas baratas. Ou seja, negócios lucrativas, com um quadro de funcionários reduzido.
Dessa forma, são três tipos de quiosques que podem ser instalados em shoppings, aeroportos, cinemas, casas de shows etc. Por exemplo, o primeiro deles é o Deluxe, que tem uma frente de atendimento e maior espaço dedicado para o estoque. O segundo é o Premium, com duas frentes de atendimento e maior espaço para exposição dos produtos.
Por fim, o modelo Standart, um quiosque com telhado e maior espaço para comunicação. Seja como for, o franqueado recebe a estrutura pronta, tem flexibilidade de horários e conta com operação de implantação.
- Investimento inicial: a partir de R$ 35 mil
- Retorno do investimento: entre 12 e 18 meses
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 42 mil
12. Mil Milkshakes
A Mil Milkshakes está no ramo de milkshakes desde 2005. Atualmente, a marca busca por franqueados com espírito empreendedor, determinação e disponibilidade para estar à frente do negócio. Da mesma forma, ela busca empreendedores com facilidade e vontade de crescer, características muito valorizadas pela franqueadora.
Nesse sentido, a Mil Milkshakes oferece treinamento completo e auxilia nos projetos financeiro, mercadológico, organizacional e arquitetônico. Ela ainda colabora na escolha, treinamento e motivação de pessoal. O franqueado pode, portanto, escolher entre os formatos de loja ou quiosque para investir.
13. Cacau Show
A Cacau Show é uma rede de franquias de alimentação especialista em chocolates. Fundada em 1988, a empresa é uma das maiores redes do Brasil, tendo expandido sua atuação para o franchising a partir de 2004. Atualmente, a rede conta com mais de 4 mil lojas instaladas em todo o país, em formatos de investimento bem distintos.
Sendo assim, os franqueados encontram cinco modelos de franquia. Por exemplo, microfranquia de distribuição, que tem investimento inicial a partir de R$ 64 mil.

Investimento inicial: a partir de R$ 64,9 mil
Retorno do investimento: não informado
Faturamento médio mensal: não informado
14. Brasileirinho Delivery
O Brasileirinho Delivery abriu as portas de sua primeira unidade em 2013, na cidade de São José do Rio Preto, interior do estado de São Paulo. Atualmente, a rede conta com diversas unidades distribuídas pelo Brasil.
Assim, trabalhando com comidas típicas, a empresa conseguiu atrair diversos consumidores. Não só por causa da qualidade do alimentto, mas também por inovar na apresentação dos seus pratos, no formato box. A rede trabalha com franquias no modelo restaurante e restaurante com atendimento delivery.
Além disso, ela conta com mais de 30 opções compõem o cardápio, como Baião de Dois, Feijão Tropeiro, Arroz Carreteiro, massas e pratos veganos.
- Investimento total: a partir de R$ 129 mil
- Retorno do Investimento: até 21 meses
- Faturamento médio mensal: não informado
15. Pizza Hut
A Pizza Hut conta com milhares de restaurantes em todos os continentes, vendendo mais de 11,5 milhões de pizzas por dia. No Brasil, a marca inaugurou sua primeira unidade em 1989.

Atualmente, há lojas da pizzaria espalhadas por todo o país. A Pizza Hut trabalha com quatro modelos de franquia.
- Investimento total: a partir de R$ 900 mil
- Retorno do Investimento: entre 12 e 36 meses
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 120 mil
16. Let’s Eat Brasil
Inspirada nas tradicionais hamburguerias estadunidenses, a Let’s Eat busca entregar uma gastronomia de alta qualidade para seus consumidores. Por isso, desde 2010 a empresa tem conseguido alcançar cada vez mais sucesso. Criada para agradar o paladar dos brasileiros, a empresa conseguiu desenvolver produtos e temperos que fazem a diferença para os consumidores.
Atualmente, a Let’s Eat conta com várias unidades espalhadas pelo Brasil. Com um modelo de negócio diferenciado, voltado para o sucesso dos franqueados, a empresa oferece apoio em várias ações estratégicas para reduzir o custo das matérias-primas. Por fim, o intuito da franquia é se tornar uma das referências no país.
- Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil
- Retorno do Investimento: entre 18 e 36 meses
- Faturamento médio mensal: até R$ 250 mil
17. Fast Açaí
Outra opção de franquias de alimentação com boas perspectivas no mercado, a Fast Açaí aparece como uma das mais tradicionais do segmento. Mesmo com menos de 10 anos de história, a franqueadora é responsável por diversas unidades no Brasil e no exterior.
Dessa forma, a marca é uma boa opção para quem busca comercializar mix de açaí, cupuaçu, sucos, wraps, sanduíches e energéticos naturais. Ou seja, um estabelecimento dedicado à alimentação saudável.

- Investimento inicial: a partir de R$ 132 mil
- Retorno do Investimento: até 24 meses
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 25 mil
18. Baff’s Salgaderia
Os salgadinhos estão presentes em diversos momentos de nossas vidas, seja para um aniversário, comemorações esporádicas ou apenas um lanche à tarde com a família. Sendo assim, pensando nessa aceitação, e apostando na qualidade de seus produtos, surgiu a Baff’s Salgaderia.
O grande diferencial da franqueadora é contar com diversos modelos de negócio como bikes food, quiosques, lojas e restaurantes. Como resultado do sucesso, já são mais de 50 unidades atualmente.
- Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
- Retorno do Investimento: não informado
- Faturamento médio mensal: não informado
19. Delícia de Bolos Caseiros
Os bolos fazem parte da cultura brasileira, bem como o arroz e o feijão. Nesse sentido, buscando criar uma experiência única e levar o sabor para diversas regiões do Brasil, nasceu a Delícia de Bolos Caseiros. Como resultado, a Franqueadora, desde 2012, é uma das principais do segmento de bolos.

20. Rei do Mate
Para os empresários mais ligados à alimentação saudável, uma das possibilidades é o Rei do Mate. A marca é conhecida por ser uma das maiores redes de franquias do segmento no Brasil.
Atualmente, são centenas de unidades em diversos estados. Entre as opções de seu catálogo temos, por exemplo, chás, cafés, sucos, açaí, pão de queijo, salgados, sanduíches e doces. Isso sem contar nos tradicionais mate gelado, com leite em pó ou acompanhado de frutas.
- Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil
- Retorno do Investimento: 36 meses
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 29,5 mil
21. Monster Dog
Criada em 2007, a Monster Dog é uma empresa que oferece diversos tipos de sanduíches para seus clientes. O objetivo da franqueadora era criar algo capaz de unir a comida rápida de rua com qualidade e bom atendimento. Apesar de possuir o tradicional cachorro-quente em seu cardápio, a marca também se reinventou.
Ou seja, existem diversos tipos de hot dogs disponíveis para o cliente ter a melhor experiência possível, sem contar nos diferentes hambúrgueres. Por fim, com relação a estrutura, são pelo menos quatro modelos de negócio.
- Investimento inicial: a partir de R$ 130 mil
- Retorno do Investimento: entre 12 a 36 meses
- Faturamento médio mensal: não informado
22. 10 Pastéis
Considerada a maior rede de franquias de alimentação voltada para pastel do Brasil, a 10 Pastéis é um negócio que foi desenvolvido e planejado para se adequar às necessidades do seu público. Ou seja, levando uma variedade de sabores e qualidade para uma das comidas de rua mais tradicionais do país.
Atualmente, com cerca de 40 unidades espalhadas pelos estados brasileiros, a franqueadora busca aumentar essa quantidade nos próximos anos, visando chegar na 100º loja.
- Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil
- Retorno do Investimento: entre 12 a 36 meses
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 140 mil
23. QG Jeitinho Caseiro
A QG Jeitinho Caseiro é um restaurante voltado para o preparo de pastéis, grelhados e sanduíches variados. Com mais de 30 anos de história, a franqueadora é uma rede de fast-food consolidada no estado de Goiás e que, agora, busca o reconhecimento em outros estados.
- Investimento inicial: a partir de R$ 259 mil
- Retorno do Investimento: não informado
- Faturamento médio mensal: até R$ 1,2 milhão ao ano
24. Empada Brasil
Uma das possibilidades de investimento disponíveis no mercado, a Empada Brasil aproveita do sucesso do assado para levar aos seus consumidores uma experiência única.
Com produtos saborosos e reconhecidos pela variedade de recheios, a franqueadora tem conseguido atingir diversos públicos. A empresa está no mercado desde 1999 e, nesse ínterim, não parou de expandir, principalmente por trazer uma receita familiar de décadas.
- Investimento inicial: a partir de R$ 120 mil
- Retorno do Investimento: entre 12 e 36 meses
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
25. Oggi Sorvetes
Com um conceito diferente do que estamos habituados, a Oggi Sorvetes é conhecida como um supermercado de sorvetes. Com suas 12 linhas e 140 itens à disposição, a franqueadora permite que o cliente escolha seu produto e o consuma no conforto de casa.

Apesar da simplicidade da operação, ela também consegue atender quem prefere aproveitar o que a marca tem a oferecer em uma unidade física. O sucesso é tamanho que, atualmente, são mais de 540 unidades.
- Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
- Retorno do Investimento: entre 10 e 24 meses
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
26. Chocolateria Brasileira
Por fim, no mercado desde 2013, a Chocolateria Brasileira é um empreendimento que carrega mais de 100 anos de experiência. Dessa forma, com receitas tradicionais, a franqueadora oferece três formatos de franquias: o modelo loja, quiosque e home based. Assim, levando produtos de qualidade, a franqueadora conta com um cardápio variado.
Como resultado, são mixes completos de cafés, chocolates e diferentes sobremesas.Em outras palavras, para quem busca um negócio com história e tradição neste segmento, a marca é uma boa possibilidade.
- Investimento inicial: a partir de R$ 112 mil
- Retorno do Investimento: a partir de 20 meses
- Faturamento médio mensal: não informado
27. Big X Picanha
A Big X Picanha tem um largo mix de opções entre lanches e refeições que podem agradar os franqueados que se interessam pelo setor de alimentação.
Com mais de 15 anos de mercado, a marca oferece apoio na administração e gestão do negócio. Além disso, é possível obter treinamento para atendimento ao cliente, gestão de estoque e de qualidade. Ao mesmo tempo, há também suporte na escolha do ponto comercial, projeto arquitetônico e escolha dos equipamentos.
- Investimento inicial: a partir de R$ 230 mil
- Retorno do Investimento: entre 24 a 36 meses
- Faturamento médio mensal: não informado
28. Boali
A busca por uma alimentação mais saudável é uma das tendências mais fortes atualmente. Nesse sentido, a Boali é uma boa opção para quem busca franquias de alimentação que atuam nesse nicho. A marca é especializada em wraps, quiches, sopas, saladas, chás e sucos, contribuindo para que a franquia seja definida como restaurante fast-casual.
Desse modo, a Boali busca franqueados que se identifiquem com o estilo de vida e alimentação saudáveis, sejam criativos, pró-ativos e tenham vontade de trabalhar. Líderes inovadores e ousados também são bem-vistos pela marca que já tem 10 anos de história.
- Investimento inicial: a partir de R$ 264 mil
- Retorno do Investimento: não informado
- Faturamento médio mensal: não informado
29. Hum!Burguer

A proposta da Hum!Burguer é trabalhar com carnes de qualidade. Além disso, são servidos saladas, fritas além de diversos acompanhamentos, tudo em um espaço bem aconchegante. A franquia faz parte de um grupo que possui mais de 14 anos de experiência no mercado de alimentação. Dessa forma, o empreendedor investe também em um know-how sólido.
30. China in Box
O China in Box é uma marca já consolidada no mercado de franquias com várias unidades em todo o país. Dessa forma, a credibilidade e o reconhecimento podem atrair futuros franqueados que queiram trabalhar com produtos que têm alta aceitabilidade no mercado. Além disso, a empresa conta com um mix de pratos no cardápio.
No entanto, para conseguir ter um bom resultado nesse tipo de empreendimento, é muito importante saber como funciona uma franquia e desse porte, bem como seus conceitos. Afinal, o negócio exige acompanhamento e uma rotina muito bem estabelecida.
Por isso, a marca oferece treinamentos específicos, apoio nas áreas jurídica, arquitetônica, financeira, mercadológica e organizacional. Ainda, suporte com a publicidade, seleção da equipe e do ponto comercial.
- Investimento inicial: a partir de R$ 580 mil
- Retorno do Investimento: entre 25 e 35 meses
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 240 mil
31. Cervejaria Colorado
As franquias relacionadas às marcas de cerveja têm se popularizado bastante nos últimos anos. Desse modo, uma das opções de franchising de cervejaria é a Cervejaria Colorado. Assim, os franqueados recebem treinamento para operar o bar, a cozinha e para prestar atendimento apropriado ao consumidor, além de apoio nos assuntos gerenciais e operacionais.
- Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil
- Retorno do Investimento: entre 24 e 36 meses
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 55 mil

32. Gendai
Focada em comida japonesa, o Gendai tem a proposta de levar a tradicional cozinha para fora do famoso bairro oriental da Liberdade, em São Paulo. Sendo assim, a marca está desde 1996 no mercado de franquias e tem várias unidades franqueadas pelo país.
Da mesma forma, a Gendai oferece apoio aos franqueados com a gestão de qualidade, estoque, assessoria de imprensa, projeto financeiro, jurídico e mais. Por fim, cada unidade necessita de um espaço com cerca de menos 35m².
- Investimento inicial: a partir de R$ 670 mil
- Retorno do Investimento: não informado
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 260 mil
33. Belga Mix
Por fim, a última opção de franquias de alimentação é a Belga Mix. A rede trabalha com cones de batatas fritas com molhos e acompanhamentos, churros e raspadinhas.
Nesse sentido, um dos diferenciais da marca é que, além do formato de loja física e quiosque, há também o food-cart. Ele consiste em um quiosque externo sob rodas que pode ser alocado em estacionamentos, parques, supermercados e até participar de eventos, como feiras e aniversários. Por fim, a loja física precisa de, pelo menos, dois funcionários para operar. Já os demais modelos funcionam com um profissional no mínimo.
- Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil
- Retorno do Investimento: entre 6 a 12 meses
- Faturamento médio mensal: até R$ 50 mil
Perfil do franqueado de franquias de Alimentação
Ao longo do texto, foi possível perceber que existem várias opções de franquias de alimentação no mercado e que, portanto, você pode optar pelo segmento que mais atrai você. Seja com massas, lanches rápidos, sobremesas e afins.
Porém, além de tantas opções e a necessidade de uma pesquisa cuidadosa para escolher o negócio que melhor se encaixa nos seus desejos, é preciso entender as questões ligadas ao perfil do empresário.
Isso porque, ao empreender, é ideal que o investidor tenha afinidade com a administração de um negócio. É preciso manter uma boa organização e não se esquecer das metas e prioridades do negócio. Portanto, ao trabalhar no setor comercial, o franqueado precisa desempenhar um papel de gestor, tanto para guiar o negócio, como para a própria equipe.
Por isso, é necessário ter aptidão para saber liderar o empreendimento e conduzir todas as partes envolvidas. Outro ponto que deve ser mencionado é a versatilidade e a tranquilidade. Ainda, ter capacidade de lidar com crises e resolver problemas diversos que podem aparecer ao longo do tempo.
Pois mesmo com todo suporte da franqueadora, o investidor precisa estar preparado para resolver as adversidades por conta própria. Além disso, é recomendado que a pessoa se identifique com o ramo de alimentação e tenha prazer em trabalhar com um negócio do tipo. Afinal, a franquia fará parte constante da vida do investidor. Com isso, é importante trabalhar com algo que goste para ter um bom desempenho.

Como lucrar com franquias de Alimentação?
Outras questões que geram dúvidas para quem decide investir em uma franquia são as formas de lucrar e conseguir desenvolver e expandir o negócio de forma mais eficaz. Saiba que tanto em franquias de alimentação, quanto em qualquer outro tipo de negócio, o investimento em marketing é algo necessário para ter sucesso.
Afinal, é por meio do marketing que você irá divulgar seus serviços e alcançar cada vez mais clientes. Dessa forma, para ter materiais interessantes e saber fazer uma estratégia bem pensada, os franqueados podem contar com o suporte em marketing que as franqueadoras geralmente oferecem.
Assim, você terá a ajuda de profissionais preparados para criar boas campanhas de propaganda. Outro ponto importante é saber aproveitar a tendência do delivery. Cada vez mais pessoas buscam por boas refeições, praticidade e serviços de entregas rápidos. Desse modo, ao trabalhar com uma franquia no ramo de alimentação, aposte no serviço de entrega.
Em outras palavras, você terá ainda mais chances de sucesso e lucros. Em 2024, o setor de delivery manteve seu ritmo de expansão no Brasil, com destaque para categorias que refletem mudanças nos hábitos de consumo.
As marmitas lideraram o crescimento, com aumento de 18% nas entregas, impulsionadas pela busca por praticidade e alimentação caseira. Em seguida, o segmento de padarias teve alta de 11%, mostrando que o consumo de pães e quitandas também migrou para o digital. Já o açaí registrou crescimento de 9%, consolidando-se como uma opção popular entre os consumidores que priorizam sabor e energia no dia a dia.
Uma forma de melhorar cada vez mais seu atendimento e seus produtos é entendendo o que está sendo agradável para seu público e o que pode ser melhorado.