O modelo de negócio voltado para franquias é a chance que qualquer pessoa precisa para mudar de vida. Não só pela segurança, mas também pelas diferentes vantagens que o empreendimento oferece. Aqui, conheça as vantagens e os benefícios desse modelo, preparamos o texto a seguir.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias teve um crescimento de 14,3%, em 2022, em comparação com 2021. Portanto, alcançou um faturamento total de R$ 211,4 bilhões.
As franquias são empreendimentos que visam permitir que um empresário terceiro explore comercialmente uma determinada marca. Seja por meio de produtos ou serviços, passa a ter uma loja com o respaldo da franqueadora.
O franqueado deve seguir as condições estabelecidas pela marca, enquanto a franqueadora é responsável por auxiliar o empresário em uma espécie de tutela para os negócios. Devido a essa união, podemos considerar uma franquia o que há de mais seguro quando se trata de empreender. Acompanhe!
Vale a pena investir em um modelo de negócio do franchising?

Mesmo no período de crise causado pela pandemia, o setor de franchising apresentou resultados positivos. Para se ter uma ideia, de acordo com ABF, alguns segmentos superam os números de 2019.
Já em 2022, os números continuaram a crescer. Ao analisarmos os faturamentos, segmentos como “Casa e Construção”, “Comunicação, Informática e Eletrônicos”, “Saúde, Beleza e Bem Estar” e “Serviços e outros negócios” fecharam o ano com saldo bastante positivo.
Enquanto isso, os demais empreendimentos seguem alcançando resultados melhores. Considerando que 2022 foi um dos melhores anos do franchising na história recente, e com números crescentes, fica fácil compreender como investir nesse modelo de negócio tem valido a pena.
Vantagens de investir em uma franquia para abrir seu negócio

Ser dono de um negócio exige muitos cuidados por parte do empresário. São questões que envolvem o desenvolvimento do plano de negócio, a analise dos concorrentes, estudos de mercado, encontrar o melhor ponto comercial, a formação ou manutenção do público etc.
O que não faltam são questões para você se preocupar! Ocorre que, ao olhamos para as franquias, essas dificuldades são menores. Isso acontece devido à estrutura de custo oferecida pelas franqueadoras e que estão de acordo com a Lei de Franquias.
Além disso, com a apresentação da Circular de Oferta de Franquia (COF), documento responsável por reunir diversas informações sobre o empreendimento, abrir uma franquia se torna algo muito mais seguro, inclusive empreendimentos para quem deseja complementar a renda.
Mas, agora, sabendo tudo que envolve uma franquia de sucesso, chegou o momento de você conhecer as vantagens desse tipo negócio. Isso porque, são pontos que irão permitir do leigo ao mais experiente ter uma jornada mais tranquila e com grandes resultados.
Modelo de negócio já estruturado pela franqueadora

Primeiramente, entre as vantagens de apostar nesse modelo de negócio, está a sua estruturação. Ao longo dos anos de existência, uma marca consegue adquirir reconhecimento no mercado e, assim, manter o empreendimento vivo e preparado para atender as demandas.
Esse é o caminho natural para qualquer empresa que deseja crescer e se manter no mercado durante anos. Porém, embora existam marcas bem-sucedidas, nem todas conseguem chegar a esse patamar. Isso acontece devido aos diversos desafios e problemas que aparecem ao longo da jornada.
Dessa forma, a cada etapa superada, o empreendimento seguirá ainda mais forte no mercado. Dessa forma, a marca adquire o que conhecemos como know-how e expertise.
Ou seja, mesmo que os problemas voltem um dia, a empresa estará mais preparada e saberá lidar com tranquilidade com a situação.
Lembrando que essas características também estão relacionadas com a capacidade de rentabilidade do negócio. Todo aprendizado conquistado irá refletir nos produtos, na filosofia da marca, no atendimento ao cliente, em momentos de crise etc.
No caso das franquias, esse know-how e expertise são transferidos para o franqueado. Assim, você tem a capacidade de entrar para o mercado mais preparado do que se optasse por algo do zero. Certamente, é um caminho desafiador, mas tranquilo a ponto de permitir que qualquer pessoa abra uma franquia.
Marca reconhecida pelos consumidores

Como resultado da vantagem que apresentamos no tópico anterior, temos o reconhecimento da marca pelo público. Ou seja, quanto mais tempo de mercado, mais essa empresa fideliza e atrai clientes. Afinal, estamos falando de empreendimentos com história.
Além disso, ainda existe aquele consumidor que não conhece a marca em questão justamente porque na região onde aquele consumidor mora, a marca ainda não se fazia presente. Sendo assim, o que não falta para bons empreendimentos é público.
E isso pode ser confirmado pelas redes sociais. Essa prática é fundamental para identificar uma franqueadora de sucesso. A dica é fazer uma pesquisa e acompanhar a opinião das pessoas com relação a marca. Assim, você evita entrar em algo que não trará benefício.
Ao optar por abrir uma franquia, toda a clientela da marca fica disponível para você, sejam os interessados ou os fiéis. Qualquer um pode encontrar sua unidade, comprar um produto ou solicitar os serviços oferecidos. Não à toa, em poucos meses, é possível quitar o investimento feito.
No entanto, o mesmo não acontece quando se opta por abrir algo do zero. Nesse cenário, é preciso convencer as pessoas que o seu negócio é melhor que as empresas tradicionais, aumentando ainda mais o desafio de quem busca ser um empreendedor de sucesso.
Além dos cuidados, burocracias, estudos e testes, ainda é preciso convencer o público da qualidade do produto ou serviço. Essa tarefa pode demorar anos. Afinal, o atendimento também será avaliado ao longo da jornada. No caso das franquias, existe um atalho por meio de treinamentos especializados.
Suporte oferecido ao franqueado

Uma das maneiras desse modelo de negócio permitir que qualquer pessoa possa ter uma carreira de sucesso está ligado ao oferecimento de suporte ao longo da vigência do contrato. Assim, todo o auxílio necessário para conseguir manter o empreendimento de pé, e com os bons resultados, é oferecido.
Esse apoio ocorre por meio de especialistas preparados para lidar com qualquer problema relacionado ao empreendimento. Além disso, existem alguns franqueadoras que oferecem suporte na escolha do ponto comercial e até na negociação com bancos para financiamentos.
Ainda que as franquias sejam empreendimentos semi-independentes, ou seja, questões administrativas ficam por conta do franqueado, você poderá contar com o suporte para obter dicas para sair de uma crise, por exemplo. Se uma boa gestão estiver sendo feita, o franqueado pode virar referência na rede.
Ainda dentro das vantagens estão os treinamentos, já citados ao longo do texto. Essas atividades visam oferecer as melhores condições possíveis para que o franqueado conheça a história e as características do negócio.
Portanto, você saberá sobre os produtos e/ou serviços, quais os benefícios diante dos concorrentes, como atender os clientes, estipular preços etc. Importante destacar que essas ações são atualizadas com frequência e o empresário pode consultá-las a qualquer momento.
No caso de franquias com quadro de funcionários, todos passam pelo treinamento. Na contratação de pessoal para a unidade, existem algumas marcas que ajudam na seleção, permitindo, assim, que as atividades se iniciem com o melhor time.
Facilidade de financiamento pelos bancos

Nem todo mundo tem condições de abrir um modelo de negócio como as franquias, por mais baratas que elas possam ser. Isso é algo extremamente natural, afinal, diversos fatores podem impactar na saúde financeira de uma pessoa. Mas quanto mais empreendedores existirem, melhor para o Brasil.
Diante desses dois fatores, os principais bancos brasileiros oferecem condições especiais para quem deseja abrir uma franquia. Cada um tem um programa diferente, com vantagens e benefícios que se adequam de acordo com a condição financeira do empresário.
Esse tipo de auxílio é bem diferente do que as linhas de crédito que estamos habituados. Isso acontece, pois o foco é permitir que qualquer um tenha a possibilidade de abrir uma franquia sem passar por apertos.
Além disso, se tratando de um empreendimento tão seguro, as instituições bancárias acabam se interessando ainda mais.
Porém, é importante destacar, nenhum banco oferece o valor integral para fazer o investimento. No máximo, você irá encontrar instituições que permitam 80% do valor, o que não é aconselhável. Uma porcentagem tão alta pode colocar o seu negócio em risco.
O ideal é conseguir reservar, pelo menos, a metade do investimento total. Assim, o seu controle tende a ser melhor.
Na hora de escolher a franqueadora, considere a quantia que tem à disposição vezes dois para traçar o seu teto. Agora, caso queira uma porcentagem menor, basta fazer o cálculo certinho para chegar ao seu limite.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia.
Acesso a fornecedores e bons preços

Outra dificuldade muito comum para quem vai abrir uma empresa consiste em conseguir encontrar fornecedores de qualidade e com bom preço. Isso acontece, pois pode ser um tanto complicado fazer uma previsão de vendas no começo. Sendo assim, seus pedidos tendem a ser bem pequenos.
Quando você opta por abrir uma franquia, existem algumas diferenças. No caso das marcas que vendem seus próprios produtos, onde tudo sai direto da fábrica, a negociação é feita diretamente com a franqueadora. Logo, há uma economia de tempo, já que tudo dependerá da logística da empresa.
Nos casos em que isso não ocorre, as marcas seguem uma lista de fornecedores parceiros. Assim, oferece apenas aqueles que contam com o melhor custo-benefício para seus franqueados. Vale ressaltar que, mesmo atuando há pouco tempo, você tem a possibilidade de fazer grandes pedidos.
Quanto maior for o seu pedido, melhor será o preço no final. Isso só acontece graças ao respaldo (know-how e expertise, lembra?) que esse modelo de negócio oferece.
Se nenhuma das empresas oferecidas chamarem a sua atenção, nada impede de procurar outro fornecedor, desde que autorizado pela franqueadora.
Por fim, é importante frisar que qualquer mudança feita precisa ser aprovada pela marca anteriormente. Afinal, preza por um padrão de qualidade, uma identidade visual concisa, ou seja, uma estrutura reconhecida por todo mundo. Se um empresário foge à regra, problemas poderiam ser ocasionados sem necessidade.
Modelos de negócios variados

Os diversos formatos de franquias
A grande vantagem das franquias está na diversidade de formatos que ela disponibiliza aos empresários. Graças a essa flexibilidade, qualquer pessoa tem condições reais para mudar de vida e conquistar a independência financeira. São diferentes preços e estruturas que motivam o crescimento do negócio, democratizando o acesso ao empreendedorismo. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias cresceu 13,5% em 2024, alcançando um faturamento de R$ 273 bilhões, comprovando a força e a expansão deste modelo de negócio no Brasil.
O modelo mais em conta e atrativo para empreendedores iniciantes é o home office. Neste formato, é necessário apenas um computador com acesso à internet para realizar o trabalho. As franquias home office representam uma das maiores transformações do franchising, permitindo trabalhar com flexibilidade, sem custos fixos como aluguel e estrutura física. No caso de quem oferece serviços, basta se deslocar até o cliente quando necessário. Este modelo abrange segmentos variados como turismo, marketing digital, correspondente bancário, consultorias e educação online.
Vale destacar a diferença entre franquias home office e home based. As franquias home office são 100% digitais, com o franqueado trabalhando exclusivamente de casa. Já as franquias home based combinam atividades administrativas em casa com atendimentos externos, como visitas a clientes ou entregas. Ambos os formatos eliminam custos operacionais significativos e permitem que o empreendedor gerencie seu tempo de forma mais flexível.
Além do formato home office, existe o modelo online, que engloba franquias digitais 100% virtuais. As franquias online incluem e-commerce, lojas virtuais, marketplaces e agências de viagem digitais. Este formato democratiza ainda mais o acesso ao franchising, permitindo que pessoas de qualquer região atuem com produtos e serviços reconhecidos nacionalmente, atendendo clientes de todo o país através da internet.
Outro formato inovador são as franquias de máquinas, que vêm crescendo rapidamente no mercado brasileiro. Este modelo inclui vending machines, totens interativos, máquinas de café, lavanderias autônomas e lojas totalmente automatizadas. As franquias de máquinas permitem gestão remota e dispensam a presença constante do franqueado, que cuida apenas da manutenção, reposição e acompanhamento das vendas à distância. São ideais para quem busca praticidade e escalabilidade, podendo operar várias unidades simultaneamente.
Há também o formato de loja física, que continua sendo protagonista no franchising brasileiro. Neste caso, existem diversas variações que vão desde lojas tradicionais de rua, com estruturas mais robustas, até formatos mais compactos e inovadores. As franquias físicas mantêm viva a essência do varejo, combinando experiência presencial, contato humano e visibilidade que uma estrutura física proporciona.
Os quiosques em shopping centers representam uma opção intermediária muito atrativa. Uma franquia de quiosque é um investimento com espaço físico reduzido e grande potencial de lucro. Estes empreendimentos se destacam por estarem em locais de grande circulação, como shoppings, galerias e centros comerciais, precisando de menos investimento em infraestrutura e poucos colaboradores para funcionar. Outros formatos físicos incluem lojas compactas e até franquias em containers, que unem inovação, sustentabilidade e mobilidade.
Geralmente, o investimento em formatos físicos é maior quando comparado aos modelos home office ou online, sendo necessário considerar aluguel do ponto comercial, salários dos funcionários, reformas e adequações para atender o padrão da franquia, aquisição de equipamentos específicos, além de outras despesas operacionais do dia a dia.
Modelos de negócios para todos os bolsos
O mercado de franquias brasileiro oferece oportunidades de investimento para diferentes perfis de empreendedores. Com capital inicial a partir de R$ 5 mil, é possível encontrar microfranquias home office, ideais para quem está começando e busca menor risco.
Na faixa de R$ 10 mil a R$ 30 mil, surgem opções de franquias digitais, delivery e serviços móveis, com operação simplificada e baixo custo operacional. Já os investimentos entre R$ 50 mil e R$ 105 mil permitem acessar marcas consolidadas em segmentos como alimentação express, beleza e educação.
Franquias de R$ 135 mil a R$ 200 mil geralmente exigem pontos comerciais e oferecem maior estrutura, sendo comuns em redes de fast food, academias e varejo especializado. Nesta faixa, o retorno tende a ser mais expressivo, mas a gestão requer dedicação integral.
Investimentos de R$ 300 mil a R$ 500 mil abrem portas para franquias premium em shopping centers e localizações estratégicas, com marcas renomadas e suporte robusto. Acima de R$ 500 mil, encontram-se as grandes redes nacionais e internacionais, que demandam capital de giro significativo, mas oferecem sistemas de gestão avançados e maior potencial de faturamento.
A escolha ideal depende do seu perfil, disponibilidade de tempo e objetivos financeiros. Pesquise, compare e escolha a franquia que melhor se adequa à sua realidade.
Ao longo deste texto, você pôde conhecer as diversas vantagens e formatos do modelo de negócio das franquias. Uma característica fundamental é que não é necessário ter experiência prévia na maioria das redes franqueadoras. Assim, elas permitem que o empresário decole rapidamente em sua jornada e consiga alcançar grandes resultados em um período relativamente curto.
Essa caminhada promissora só é possível graças aos treinamentos completos e aos suportes contínuos oferecidos pelas franqueadoras. O franqueado recebe capacitação sobre operação, atendimento, gestão e estratégias de marketing, garantindo que possa conduzir seu negócio com segurança e profissionalismo, mesmo sem nunca ter empreendido antes. Esta é a essência do franchising: transformar o sonho do negócio próprio em realidade através de um modelo seguro, testado e com acompanhamento estruturado.