Em certos momentos pode ser difícil para o empreendedor decidir qual o melhor ramo para empreender. O mercado é amplo e, sendo assim, separamos neste conteúdo algumas dicas para lhe orientar.
Segundo o Sebrae, em dezembro de 2020, as estatísticas apontavam cerca de 11.316.853 microempreendedores individuais registrados, representando um crescimento de 13,23% em relação a 2019.
Em outras palavras, muitas pessoas resolveram iniciar o próprio negócio, seja por opção ou por necessidade. Logo, se você também deseja fazer parte desse número, separamos algumas dicas de como escolher o melhor ramo para empreender.
Como escolher o ramo para empreender?
O melhor ramo para empreender parte de uma escolha pessoal ligada ao próprio empreender, além de uma análise da Economia bem como do mercado.
Nesse sentido, o empreender deve tentar entender alguns aspectos que contribuem para a escolha do melhor negócio para investir. Veja alguns deles a seguir.
Entenda seu perfil empreendedor
Em um primeiro momento, antes de decidir em qual ramo para empreender, o empreendedor deve fazer uma autoanálise.
Ele deve entender as habilidades que possui, e como elas podem influenciar em um novo negócio.
Nesse sentido, buscar empreendimentos que se adéquem às suas características pessoais, bem como o momento de vida e expectativas.
Por exemplo, pessoas que lidam melhor com o público devem buscar negócios de vendas diretas. Por outro lado, pessoas mais tímido podem ter dificuldade para atender os clientes mais diretamente.
Da mesma forma, existem empreendedores mais arrojados, que gostam de correr riscos, bem como aqueles mais conservadores. Tais conjuntos de características podem indicar o melhor ramo para empreender.
Escolha algo que você quer fazer
Imagine ter que acordar cedo, trabalhar até tarde, n os finais de semana e feriados, com algo que você não gosta de fazer. Lhe parece ruim, certo?
É por isso que o empreendedor deve pensar com cuidado na hora de escolher o ramo para empreender. Ele deve ter uma ligação, gostar de fazer aquilo que o negócio irá exigir.

Por exemplo, existem pessoas que não gostam de cozinhar, seja por falta de talento ou paciência. Como ela pode iniciar um negócio no mercado de Alimentação? Fica complicado!
Sendo assim, o empreendedor deve buscar mercados e modelos de negócios que lhe atraiam, que proporcionem um sentimento de satisfação para o trabalho do dia a dia.
Analise seu mercado local
Depois de analisar todos estes aspectos internos ao empreendedor, ele deve passar para próximo passo: a análise do mercado local.
O processo de escolha do melhor ramo para empreender passa também pela procura de boas oportunidades no mercado, seja devido à lacunas ou o momento econômico.
Portanto, analisar o mercado local e entender quais tipos de negócios podem ser mais frutíferos neste ambiente será um passo fundamental.
Da mesma forma, se o empreendimento que combina com o seu perfil possui muitos concorrentes na região, se eles são fortes ou não, também é algo a ser considerar.
Além disso, observe se o mercado como um todo está em crescimento, ou se é um tipo de negócio que está começando a cair em desuso.
Se planeje
Como qualquer projeto de vida, um novo negócio exige planejamento. Seja na parte financeira, na parte de logística ou em relação ao impacto que isso terá na sua vida.
Sendo assim, trace metas e objetivos para o seu negócio. Ou seja, estabeleça um caminho a ser trilhado no desenvolvimento do negócio.
Ter este planejamento ajuda a entender se o negócio está prosperando, ou se precisa de uma reorganização ou correção de rota.
Dessa forma, o empreendedor consegue visualizar aonde quer chegar com o seu empreendimento.
Uma dica importante é definir metas alcançáveis e que não sejam muito rígidas. É mais fácil cair quando se tenta dar um passo maior do que as pernas.
Por outro lado, traçando um caminho sólido, subindo pequenos degraus por vez, permite chegar ao topo de forma mais eficiente.
Uma forma segura de empreender é por meio de franquias. Vamos falar um pouco sobre elas no próximo tópico. Mas antes, clique no banner abaixo e saiba se chegou a sua hora de empreender!
Franquia pode ser melhor negócio para abrir!
Assim que o empreendedor decide o melhor ramo para empreender, ele precisa analisar diversos aspectos dos já quais falamos.
Além disso, uma forma mais simples de iniciar um negócio é por meio de franquias. Este modelo possui uma estrutura e operação já preestabelecidos.
Nesse sentido, o empreendedor investe em um negócio maturado, com produtos e serviços testados e aprovados pelo público.
O formato de franquia é como se o empreendedor investisse em uma cópia de uma empresa, oferecendo os mesmos serviços ou produtos que a “empresa mãe”.
Este modelo é uma boa opção não só por já estar estruturado e possuir um know-how, mas também por ser mais simples. Isso porque o empreendedor recebe um padrão a seguir e um modo de fazer simplificado.
Da mesma forma, o modelo é vantajoso pois o franqueado conta com diversos suportes da franqueadora. Por exemplo, treinamentos e manuais para entender a operação e o mercado no qual irá atuar.
Por fim, o empreendedor inicia o negócio sabendo os custos de implantação e de manutenção da franquia. Valores repassados na Circular de Oferta de Franquia (COF).
Na COF, ele também identifica os demais suportes que terá da franqueadora, como auxílio na gestão, apoio para questões jurídicas e para o trabalho de marketing.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Saiba mais sobre este modelo de negócio no vídeo que separamos para você logo abaixo.
Negócios para abrir no ramo que você escolher para empreender
Conforme falamos, o modelo de franquia é interessante, mais simples e seguro para investir.
O mercado de franchising é amplo, com diversos ramos para empreender, voltados para diferentes tipos de negócios e perfis de empreendedores.
Sendo assim, trouxemos algumas redes de franquias em variados mercados e nichos para você conhecer um pouco mais.
Neste texto, separamos apenas algumas franquias em ramos específicos para empreender. Todavia, se você ainda tem dúvida sobre o que considerar na hora de escolher uma franquia, acesse o texto clicando no link e saiba o que fazer.