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Consultoria para franquias: saiba a importância da consultoria para o franqueado

Grupo de cinco pessoas interagindo entre si em escritório. Ilustração do texto sobre consultoria para franquias.

A consultoria para franquias é um processo importante para quem deseja empreender no franchising. Por isso, continue neste texto até o final e conheça as vantagens.

Mas vamos começar analisando o setor de franchising em si. Afinal, ele tem se recuperado da crise econômica causada pela pandemia. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias teve um crescimento de 14,3% em faturamento em 2022.

Dessa forma, graças à recuperação, as redes de franquias pode ser uma opção mais segura para quem quer abrir o próprio negócio. Logo, a consultoria para franquias pode ser uma aliada no processo de empreender.

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5 vantagens da consultoria para franquias dos franqueados

A consultoria para franquias apresenta inúmeras vantagens. Entre elas, por exemplo, a solução de problemas, busca por ações mais eficazes, padronização do negócio e muito mais.

Mas antes de conferir as vantagens, saiba que, embora existam semelhanças, cada franquia funciona de uma maneira. Logo, um negócio de loja física não vai ser igual a um Home Office e assim por diante.

Agora, confira as principais vantagens da consultoria para franquias.

1. Solução de problemas

Uma dos maiores diferenciais da consultoria para franquias está no suporte para a solução de problemas. Ou seja, o franqueado tem auxílio profissional para resolver os problemas da unidade de forma mais rápida e ágil. 

Dessa forma, terá maior segurança para ter um negócio próprio sem estar completamente sozinho para enfrentar os desafios. Esse suporte se estende para vários aspectos do negócio, como financeiro, jurídico e de marketing. 

Afinal, todos os negócios, mesmo aqueles com modelos prontos, podem enfrentar desafios em um ambiente tão volátil e, muitas vezes imprevisível, como o mercado. Em momentos como esse, a ajuda da franqueadora é um diferencial. 

Mas além disso, todas essas soluções são baseadas em dados e experiências acumuladas pela franqueadora durante um longo tempo. Desse modo, é possível traçar estratégias mais assertivas para cada problema.

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Esse processo também pode ser feito para evitar possíveis desvios e enxergar novas oportunidades para o negócio. Assim, o franqueado passa todas as informações essenciais da sua unidade e dará uma visão melhor para a franqueadora. 

Portanto, o próprio franqueado pode dar sugestões sobre estratégias para o negócio. Afinal, é ele que está na linha de frente acompanhando a empresa de perto. 

Desse modo, ele tem a capacidade de oferecer uma visão estratégica próxima a sua realidade e ao que ele observa nos processos do dia a dia.

2. Ações mais eficazes

Os modelos de negócio de franquias já tem uma estratégia testada e aprovada para as suas unidades. Ou seja, a franqueadora é capaz de oferecer ações e soluções mais eficazes baseadas na longa experiência na área. 

Nesse sentido, o suporte da franqueadora irá sugerir modos de fazer que já deram certo em outras unidades. Isso significa que, ao longo do tempo, a franqueadora acumulou informações e estratégias o suficiente para encontrar a melhor fórmula para o seu negócio. 

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Logo, o franqueado terá a oportunidade de ter o seu próprio negócio com uma maior segurança e com um modelo pronto. Porém, a franqueadora estará trabalhando constantemente na melhoria do seu modelo, desenvolvendo novas tecnologias e estratégias. 

Isso economiza tempo e dinheiro para adaptar o negócio até ele começar a dar lucros. Por esse motivo, até mesmo o retorno do investimento consegue ser previsto em modelos de franquias. 

Por último, baseados em todas as unidades é possível ter uma boa noção dos resultados do negócio. Além disso, o empreendedor terá treinamentos iniciais e recorrentes para entender todos os processos e manter a alta qualidade dos produtos e serviços da marca. 

3. Expertise da rede de franqueados

Além da experiência dos profissionais da franqueadora, há a expertise da rede de franqueados. Ou seja, a franqueadora também aprende com a experiência da sua rede de franqueados. Isso gera melhorias e novas estratégias constantes para a rede, beneficiando todos os investidores.

Desse modo, quando um franqueado precisa de ajuda, ele pode contar com o auxílio baseado em situações que outros franqueados já passaram. O que forma uma rede de experiência em diversas realidades e situações.

Tudo isso permite que a franqueadora tenha informações suficientes para diversas situações e possíveis problemas. Nesse sentido, possibilita a análise para evitar problemas e traçar novas estratégias. 

Esse suporte também acontece de forma recorrente, toda vez que o franqueado precisa. Assim, é possível focar nas ações de rotina da unidade, com a segurança de ter ajuda em situações que fogem do seu conhecimento ou imprevistos. 

Afinal, diversos franqueados podem ter passado pelas mesmas coisas, oferecendo uma solução que já deu certo para outros empreendedores.

Então, a junção dessas expertises oferece uma visão micro e macro do empreendimento. O que gera um auxílio assertivo tanto em questões financeiras, legais e em marketing, como nas ações diárias, mercado local e gerenciamento da unidade.

4. Diminuição de riscos

Todas as características citadas anteriormente ajudam o modelo de franquia a ser um investimento com menores riscos. Ou seja, a consultoria para franquias previne diversos erros, com a possibilidade de sempre consultar sobre as ações planejadas. 

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Assim, pode-se adaptá-las para serem mais efetivas e gerarem melhores resultados. Desse modo, a expertise acumulada pela franqueadora diminui consideravelmente os riscos que envolvem ter um empreendimento próprio. 

O franqueado terá um modelo testado, aprovado, que está em constante melhoria, desenvolvendo novas tecnologias e estratégias. Então, oferece a segurança ainda maior para o franqueado, que terá um negócio sempre atualizado e atento às novas tendências. 

Além da maior tranquilidade para gerenciar a unidade, podendo se dedicar mais às ações do negócio e receber suporte em questões mais complexas.

Essas questões se mostram nos dados, que apontam que as franquias têm uma taxa de falência muito menor do que negócios que começam do zero. Isso porque, o suporte acontece em diversos aspectos importantes do negócio, baseados na experiência de vários profissionais em diferentes segmentos. 

Desse modo, o franqueado tem o auxílio de especialistas que por sua vez, oferecem o melhor suporte possível.

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5. Padrões na franquia

O suporte das franqueadoras é um aspecto que ajuda na manutenção dos padrões da franquia. Ou seja, o franqueado terá auxílio para padronizar desde os processos aos produtos. Assim, oferecerá produtos e serviços de alta qualidade e reconhecidos no mercado. 

Os padrões da franquia são importantes em diversos aspectos do negócio. Um deles é o reconhecimento da marca, ou seja, os consumidores já têm expectativas dos produtos e serviços de qualidade que fizeram a marca ser reconhecida. 

Por isso, é muito importante manter esses padrões para alcançar os resultados desejados. Porém, o franqueado não terá que fazer isso sozinho. Ele receberá apoio da franqueadora em treinamentos iniciais e recorrentes.

Do mesmo modo, o franqueado participa da transferência de know-how, assessorias em questões jurídicas, financeiras e de marketing. 

Assim, ele pode fazer a padronização do espaço e processo com ajuda de arquitetos e outros profissionais da marca. Em seguida, recebe peças de propaganda com a identidade visual da marca, permitindo fazer campanhas gerais ou no mercado local. 

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Essa padronização oferece maior segurança para o consumidor que sabe o que esperar dos produtos ou serviços. 

A padronização também ajuda a unidade a se destacar no mercado, com uma marca já conhecida pelo público. Logo, o franqueado começa com um modelo pronto e toda a expertise necessária para gerir e manter o negócio.

Nesse sentido, a consultoria para franquias é fundamental, mas os franqueados de sucesso precisam dar o melhor de si para ter bons resultados. Um bom começo é buscar por negócios que combinem com o seu perfil. Boa sorte!

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