Com a desaceleração da pandemia de Covid-19, o segmento de Hotelaria e Turismo foi o que mais cresceu no mercado de franquias em 2022.
Em relação a faturamento, o setor teve a maior alta do ano e faturou R$ 9,8 bilhões no país, se destacando junto aos ramos de Saúde, Beleza e Bem-estar e ao de Alimentação. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e foram divulgados na Pesquisa de Desempenho do Franchising.
O crescimento de 24,5% do faturamento das franquias de Turismo aconteceu por diversos fatores, segundo a Associação. Começando pela demanda reprimida dos clientes: com muitas fronteiras fechadas durante a pandemia, as viagens ficaram restritas. Porém, com a reabertura, as pessoas decidiram retomar o tempo perdido.
O retorno de eventos e lazer também contribuiu para o resultado do segmento. Festivais de música, de gastronomia, feiras de cultura e outras festas voltaram a marcar lugar nos calendários, atraindo turistas.
Além disso, franqueados do Turismo lidaram com o aumento do ticket médio de passagens aéreas, que foi o maior em 12 anos, de acordo com pesquisa.
O que motivou o crescimento dos outros setores?
Bem próximo aos números do ramo de Turismo, apareceram os setores de Saúde, Beleza e Bem-estar e o de Alimentação, com cada um faturando 21,5% a mais do que em 2021.
O crescimento do ramo de beleza, para a ABF, tem a ver com o interesse de novos investidores e a mudança de hábitos do consumidor. Além disso, houve maior profissionalização do setor, inclusive com vendas online e o uso de CRMs.
Já na Alimentação, o crescimento é fruto da retomada dos pontos físicos e da venda delivery consolidada. Também houve maior ticket médio por cliente, por causa da inflação, que fechou o ano em alta de 5,79%.
No acumulado geral, os segmentos que mais faturaram no franchising foram o de Alimentação (R$ 51,9 bilhões), Beleza (R$ 47,3 bilhões) e Serviços e Outros Negócios (R$ 32 bilhões).
Apesar dos números, escolha da franquia merece atenção
Com os bons números registrados em 2022, o franchising superou o patamar que possuía pré-pandemia, em relação a faturamento, marcas e número de unidades. Agora, o mercado de franquias tem 3.077 marcas no Brasil.
Assim, quem deseja abrir um negócio com um planejamento definido tem mais opções de franquias para investir. Mas antes de escolher, é fundamental fazer uma análise completa das redes.
Primeiro, é necessário que o empreendedor avalie seus objetivos financeiros e pessoais. Ele deve se perguntar se está procurando um negócio a longo prazo ou se precisa de uma fonte de renda imediata. Negócios maiores têm mais lucro após certo tempo de operação.
Em seguida, é preciso pesquisar o mercado, para entender as tendências e avaliar as opções disponíveis para aquela localidade. Algumas marcas buscam se expandir apenas para determinadas regiões do país.
Para escolher uma franquia, o empreendedor também tem que colocar na ponta do lápis os custos que vai ter, além de analisar de perto a reputação da marca e o suporte da franqueadora.
Na hora de avaliar a franqueadora, vale a pena conversar com outros franqueados, para verificar se há treinamento adequado, apoio técnico, de marketing e outros.
Com tudo isso feito, a franquia escolhida deve combinar melhor com o perfil do investidor e garantir um negócio seguro aos seus objetivos. Esses pontos são fundamentais para manter o entusiasmo ao trabalhar com a unidade.
Em 2023, a ABF projeta um aumento de 10% no número de operações no franchising e até 12% de subida no faturamento do ramo.
Como atuar com Turismo no mercado de franquias?
Como você viu, investir em um negócio no ramo do turismo pode ser uma excelente oportunidade. O turismo é uma das atividades econômicas que mais crescem, gerando empregos e movimentando a economia de diversos países.
Um fator que torna o turismo uma opção interessante de investimento é a sua resiliência. Mesmo em períodos de crise econômica, as pessoas ainda buscam viajar e conhecer novos lugares.
Além disso, com a popularização de tecnologias como as redes sociais e os aplicativos de viagem, a demanda por experiências turísticas tem aumentado consideravelmente.
Mas, na hora de investir, é importante considerar diversas opções de franquias e encontrar a que mais faz sentido para o seu caso. Veja abaixo.
Em resumo, investir em um negócio de turismo no mercado de franquias pode ser uma excelente escolha para empreendedores que buscam oportunidades. De lucrar, se reinventar e ainda contribuir para o desenvolvimento social e cultural de um local. Avalie se é uma boa opção para você!