O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » Franchising e licenciamento: saiba de uma vez por todas a diferença de uma opção para a outra

Franchising e licenciamento: saiba de uma vez por todas a diferença de uma opção para a outra

Sumário

Ainda não sabe o que é o franchising e licenciamento? Fique tranquilo que no conteúdo de hoje você vai entender as diferenças entre eles.

Segundo pesquisa de 2022, empreender é o sonho de 6 em cada 10 brasileiros. Logo, esse número mostra um aumento em comparação a 2021, quando 46% dos entrevistados queriam abrir o próprio negócio.

Tanto no Franchising, como no licenciamento, você recebe o direito de comercializar um produto ou serviço de outra marca. Porém, existem diferenças entre esses dois processos. Hoje, vamos lhe mostrar essas diferenças e listaremos também as vantagens de franchising e licenciamento. Continue a leitura!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Como funciona atuar no franchising?

Para atuar no sistema de franchising, o franqueador concede o direito de uso dos produtos ou serviços da marca para os franqueados. Assim, permite que eles vendam os produtos ou serviços por meio da unidade própria.

O franqueado é dono de uma unidade da empresa, mas ele precisa respeitar o padrão de qualidade dela. Outro ponto desse modelo de negócio é o apoio que será recebido pelo novo franqueado da marca em que ele se franquear.

No caso, as empresas que estão no modelo de franquias têm equipes de treinamento especializadas da marca. Assim, disseminam os padrões e a forma de gestão.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Então, eles vão lhe ensinar e pôr a sua unidade para funcionar quanto antes, além do suporte que geralmente oferecem.

Dessa forma, no modelo de franquia, você terá a segurança de investir em uma marca já conhecida no mercado. Logo, pode contar com a liberdade de empreender na área que quiser.

Com o modelo de franquias você poderá escolher em qual marca investir. Basta analisar antes suas condições e definir se realmente você deve optar por essa franquia ou outra do mercado.

Inclusive, para entender melhor o plano de negócio da marca, você receberá a Circular de Oferta de Franquia (COF). No documento existem diversas informações importantes.

O que é ser licenciado de uma marca?

No sistema de licenciamento, você vai comprar a licença de uso de uma marca. Após a adesão, poderá usar o nome da empresa e, assim, vender os seus produtos ou serviços.

Quer transformar o seu negócio em franquia? Clique aqui! Consultoria Encontre Sua Franquia!

Mas a gestão será por sua conta e você não terá muita ajuda da empresa. De certa forma, isto traz mais autonomia para pessoas que queiram abrir um negócio por meio do licenciamento.

Por outro lado, também é uma operação com mais riscos. Afinal, não conta com todo o suporte que um franqueado normalmente recebe ao entrar para o sistema de franquias, por exemplo. A seguir, confira quais são as maiores diferenças entre franchising e licenciamento.

Maiores diferenças entre franchising e licenciamento

Franchising e licenciamento são modelos de negócio parecidos. Mas existem diferenças, como o suporte recebido pela marca.

Sendo assim, as diferenças podem ser cruciais na hora de escolher em qual dos dois modelos investir, pois dependerá mais de você.

Ou seja, precisará se conhecer e entender suas necessidades no mercado e como um empreendedor. No caso, se não tiver tanta experiência com o mercado, talvez você deva procurar um modelo de negócio que lhe mais apoio. Dessa forma, ao escolher o franchising, você terá o suporte antes, durante e depois do processo de abertura da sua loja.

SuaQuadra: clique e aluguel imóvel comercial com desconto em São Paulo!

Mas se você quer mais autonomia, pode preferir um modelo que lhe deixe mais livre para tomar suas decisões, como no licenciamento, uma vez, como explicamos, no franchising é fundamental seguir o padrão imposto pela franqueadora.

São dois modelos de negócio funcionais, que muitas pessoas buscam para começar a investir no mercado. Por outro lado, existem mais diferenças importantes que você precisa saber.

Somente assim, você poderá refletir antes de escolher um dos dois modelos. Acompanhe abaixo as principais características de cada um deles.

Padronização do negócio

Em ambos os modelos você deverá usar a logo e processos da marca. Mas no formato de franquias, a padronização deve ser seguida de forma mais rígida para manter a qualidade.

Qualificai: inteligência artificial para qualificação de leads da sua franqueadora. Clique e confira como aproveitar!

Até porque, você não tem a permissão de fazer alterações quando bem entender. Claro que seu negócio pode ter inovações propostas por você. No entanto, elas serão avaliadas para saber se realmente oferecem benefícios ao seu negócio.

Dessa forma, para que todo esse padrão seja alcançado, você terá um grande apoio da marca. Sendo assim, isso vai lhe ajudar em vários pontos da sua nova franquia, deixando esse processo do seu negócio bem mais simples.

Já no modelo de licenciamento, você também tem alguns padrões da marca para seguir, pois obviamente não pode mudar todo o conceito dela. Além disso, terá mais liberdade para fazer alterações em vários pontos do seu negócio que vão ficar a seu critério.

Suporte da dona da marca

Como dito, no sistema de franquias o suporte da franqueadora é maior. Nos dois modelos, você terá reuniões com a marca escolhida, mas esse processo no sistema de licenciamento é bem mais simples.

Portanto, eles só vão ver se seu perfil de investidor. Na sequência, você receberá as instruções sobre os processos de abertura. A partir disso, você seguirá sozinho.

Já no sistema de franquias, esse apoio é bem mais amplo. Até porque, a exigência de padronização do negócio também é maior. Dessa forma, as exigências da marca são alcançadas de forma fácil e rápida com toda a ajuda da própria franqueadora.

Além disso, essa ajuda não será somente no momento de abertura do negócio. Então, em diversos momentos de dificuldades da sua franquia você contará com o apoio do seu franqueador. E esse auxílio vale para assuntos diversos, como: treinamentos, marketing, jurídico e mais.

Banner de divulgação do canal Henrique Mol. Clique e acesse os vídeos! Acompanhe a referência do Franchising no YouTube!

Tempo de contrato

Em ambos os modelos você terá um contrato estabelecido por um certo tempo, para manter os acordos entre as duas partes.

Dessa forma, para quem busca mais segurança, o modelo de franquias é o ideal para investir. Isso porque, nele, o contrato dura mais tempo. Ou seja, não haverá mudanças repentinas e nem repetidas vezes, deixando o processo mais burocrático para ambas as partes.

No modelo de franquias, você encontra contratos que chegam a cinco anos, ou um pouco mais. Já no licenciamento, os contratos duram em média de dois a três anos.

Transferência de know-how

Na franquia a transferência de know-how é mais ampla. O conhecimento de mercado é uma coisa que todos os investidores buscam. Afinal, ao ter essa informação, na hora de empreender, você poderá enxergar oportunidades ou até mesmo riscos.

Sendo assim, poderá ter acesso a tudo muito antes de qualquer outra pessoa que não atue na mesma rede franquia. Dessa forma, isso lhe dá uma vantagem bem grande, na frente de outros investidores.

Esse conhecimento é o know-how. O termo se refere a um conhecimento avançado que uma pessoa pode ter em qualquer área.

Logo, em ambos os modelos você irá adquirir um bom know-how. Mas com o modelo de franquias, e pela proximidade maior que terá com a equipe de suporte da franqueadora, você absorverá mais informações. Dessa forma, terá uma noção de mercado bem melhor. Então, estará mais apto a cuidar da sua franquia.

Vantagens e desavantagens de franquias e licenciamentos

Ambos oferecem oportunidades únicas, mas como você conferiu até aqui, têm diferenças importantes. No caso das franquias, o franqueador fornece um modelo de negócio testado, suporte contínuo e uma marca reconhecida, o que facilita o sucesso inicial.

Banner de divulgação da ferramenta SULTS, de gestão para franquias.

Por outro lado, o licenciamento oferece mais liberdade de gestão e menos restrições, ideal para investidores experientes. No entanto, o sucesso depende totalmente do licenciado, aumentando os riscos.

Franchising X licenciamento: qual o melhor?

Tanto a franquia quanto o licenciamento são modelos de negócios populares e oferecem boas oportunidades para empreendedores.

Ao escolher entre franquia e licenciamento, pense no seu perfil de investidor. Considere também sua experiência em gestão e os riscos de trabalhar com uma marca já existente.

O licenciamento permite usar uma marca, mas não inclui o modelo de gestão. A liberdade que o licenciamento oferece é ideal para investidores experientes.

Por outro lado, essa liberdade pode ser arriscada, pois o licenciado é totalmente responsável pelo sucesso ou fracasso do negócio. Franquias são melhores para iniciantes, pois possuem um modelo testado e estabelecido, facilitando o caminho para o sucesso.

Ao longo do texto, você aprendeu sobre franchising e licenciamento. Ainda, conferiu dicas para empreender. Agora que está pode dentro do assunto, escolha qual o melhor modelo de negócio. Desse modo, empreenda e ganhe dinheiro.

ZINZ plataforma para obras.
Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje