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Quanto custa uma franquia Chiquinho Sorvetes? Saiba agora!

cardapio chiquinho sorvetes

As redes de sorvetes como a franquia Chiquinho Sorvetes fazem sucesso o ano todo no Brasil. Por isso, aqui você vai aprender sobre esse mercado, como empreender com uma unidade da marca e outras alternativas do segmento de Alimentação.

O empreendedor que deseja investir neste mercado de sorveterias encontra um setor sempre aquecido, independente das temperaturas da região.

Assim, se você está procurando uma maneira de empreender no segmento, trouxemos aqui um pouco sobre a franquia Chiquinho Sorvetes para você conhecer.

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Saiba qual o valor da franquia do Chiquinho Sorvetes

loja chiquinho sorvetes

As franquias de sorvetes costumam ter uma boa variedade de modelos de negócios. Com a franquia Chiquinho sorvetes não é diferente, pois ela possui quatro modelos de negócios, que irão variar de acordo com o local de instalação.

O mercado de franquias pode ser promissor para quem quer ganhar dinheiro. Isso porque, em 2024, ele cresceu 13,5% em comparação ao ano anterior. Ou seja, o faturamento atingiu mais de R$ 273 bilhões, segundo os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Desse montante, o segmento de Alimentação faturou cerca de R$ 71,6 bilhões.

No entanto, você deve estar se perguntando: quanto custa uma franquia do Chiquinho Sorvetes?

O modelo mais básico é o Quiosque. Seu investimento inicial é a partir de R$ 389 mil, já incluso a taxa de franquia de R$ 45 mil. Este formato é voltado para locais com alto fluxo de pessoas como shoppings, galerias, hipermercados e aeroportos.

Em seguida, vem o modelo Loja Básica, com investimento inicial a partir de R$ 415 mil, com a taxa de franquia de R$ 35 mil. Este modelo é voltado para atender as cidades de menor porte (menos de 50 mil habitantes), com uma estrutura mais reduzida.

Já o modelo tradicional de Loja da Franquia exige um investimento inicial a partir de R$ 460 mil, incluindo a taxa de franquia de R$ 60 mil. A opção é voltada para cidades com mais de 50 mil habitantes e deve ser instalada em centros comerciais.

Enfim, o modelo Loja de Shopping tem um investimento inicial a partir de R$ 435 mil, e taxa de franquia de R$ 60 mil. 

Para todos os tipos de franquias, são cobrados do franqueado, mensalmente, a taxa de propaganda, no valor de 2% sobre o faturamento bruto, e a taxa de royalties, de 5% sobre o faturamento bruto.

ModeloInvestimento InicialTaxa de FranquiaFaturamento Médio Mensal
Loja de ShoppingR$ 435 milR$ 60 milR$ 105 mil
Loja TradicionalR$ 460 milR$ 60 milR$ 95 mil
Loja BásicaR$ 415 milR$ 35 milR$ 65 mil
QuiosqueR$ 389 mil R$ 45 mil R$ 80 mil

Além do investimento inicial e da taxa de franquia, todos os modelos possuem uma taxa de publicidade de 2% e uma taxa de royalties de 5% sobre o faturamento.

História da franquia Chiquinho Sorvetes

A franquia Chiquinho Sorvetes iniciou suas atividades com uma pequena sorveteria na cidade mineira de Frutal, aberta por Francisco Olímpio de Oliveira, o Chiquinho, e seu filho Isaías Bernardes de Oliveira, em 1980. Em 1984, Isaias assumiu a liderança e começou a expandir o negócio. A marca se tornou uma franquia em 2010 e, desde então, cresceu exponencialmente, tornando-se a maior rede de sorveterias do Brasil, com mais de 965 unidades em todos os estados.

A rede investe na variedade de produtos, com um cardápio que oferece mais de 80 opções entre casquinhas, sundae, cascão, petit gateau, milk shakes e mix de sorvetes com complementos.

Como abrir uma franquia da Chiquinho Sorvetes?

Assim como toda franquia, para abrir uma unidade da Chiquinho Sorvetes você deve passar por algumas etapas antes de se tornar um franqueado.

O primeiro passo é fazer um cadastro no site da franquia Chiquinho Sorvetes, para que a rede possa fazer uma análise prévia dos seus dados.

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Em seguida, há uma reunião de apresentação, para que o interessado possa conhecer mais detalhes sobre a operação da franquia Chiquinho Sorvetes.

O próximo passo é a prospecção e avaliação do ponto, onde a rede e o interessado verificarão onde poderia ser instalada a nova unidade na região onde se pretende atuar.

Da mesma forma, nesta etapa, é verificado qual modelo de negócio é mais viável, pois a área necessária para instalar uma unidade da franquia varia de 9 m2 até 30 m2.

Em seguida, há uma troca de documentação entre as partes, incluindo a Circular de Oferta de Franquia (COF). Este documento traz as informações mais importantes para a parceria entre franqueadora e franqueado.

Assim, há a assinatura do contrato e a validação da parceria após uma análise de um comitê da franqueadora, e com isso, firma-se o contrato.

Resumindo. Para abrir uma franquia Chiquinho Sorvetes, é necessário atender aos seguintes requisitos:

•O modelo de negócio é voltado para cidades com mais de 50 mil habitantes.

•É preferível que a loja seja instalada em locais com alto fluxo de pessoas.

•O imóvel deve ter uma área mínima de 50 m².

No vídeo abaixo você pode conferir um pouco mais sobre como abrir uma franquia Chiquinho Sorvetes e outras informações da marca.

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https://www.youtube.com/watch?v=VckP7ptw6ag

Vantagens de abrir uma franquia de sorvetes Chiquinho

Depois da assinatura do contrato, o franqueado passa por um treinamento e inaugura a unidade. A partir daí,  ele poderá aproveitar de uma série de vantagens que adquirir uma franquia Chiquinho Sorvetes traz.

Ser um franqueado da Chiquinho Sorvetes oferece diversas vantagens, como:

•Suporte e treinamento completo: A franqueadora oferece todo o suporte necessário para a gestão do negócio.

•Insumos fornecidos pela franqueadora: Garantia de qualidade e padronização dos produtos.

•Retorno de investimento: O prazo de retorno do investimento entre 24 e 36 meses.

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•Marketing: A franqueadora conta com uma agência de marketing interna para fortalecer a marca.

•Baixo custo operacional: O modelo de negócio foi desenvolvido para ter um baixo custo operacional.

Desempenho do setor de Alimentação

O setor de Alimentação, no qual está inserida da franquia Chiquinho Sorvetes, é o segmento de maior faturamento do franchising brasileiro.

Dentre 11 segmentos, o de Alimentação, no qual está inserida da franquia Chiquinho Sorvetes, é o de maior faturamento do franchising brasileiro. Então, como dito, teve um faturamento de mais de R$ 71,6 bilhões em 2024, de acordo com dados da ABF.

Da mesma forma, segundo a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), o Brasil é o sexto país com maior consumo de sorvetes, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China, Rússia, Japão e Alemanha.

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Estes dados mostram a força do setor de Alimentação, incluindo o de franquias de sorvetes. Por isso este segmento tem atraído a atenção dos empreendedores.

Gosta do ramo, mas ainda não tem certeza sobre uma franquia de sorvetes? Separamos um conteúdo para você, com algumas opções para quem deseja investir em franquias de Alimentação (clique aqui).               

Amplo público-alvo

franquia chiquinho sorvetes
Franquia chiquinho sorvetes

Outra das vantagens de uma franquia Chiquinho Sorvetes é o amplo público-alvo da marca. A rede não foca apenas em crianças, mas alcança também os adultos, o que fortalece o empreendimento.

Da mesma forma, seus modelos de negócios são variados, para atrair os clientes de rua, bem como aqueles que estão passeando nos shoppings. Ademais, a franquia está presente em cidades grandes e pequenas, ampliando as possibilidades de negócios.

Isso demonstra a possibilidade da franquia Chiquinho Sorvetes chegar aos mais variados clientes, de todas as classes sociais. Isso é algo que amplia o mercado de atuação do franqueado.

Variedade do cardápio

sorvetes Chiquinho

A variedade de produtos é importante para uma franquia se estabelecer em um mercado tão competitivo como o de Alimentação.

Dessa forma, a franquia Chiquinho Sorvetes oferece em suas unidades uma grande variedade de produtos, para se adaptar aos mais variados gostos do cliente.

Assim, o cardápio da rede oferece mais de 80 opções, entre casquinhas, sundae, cascão, petit gateau, milk shakes e mix de sorvetes com complementos. A lista ainda inclui açaís variados e café shake.

Faturamento e lucratividade de uma franquia Chiquinho Sorvetes

O setor de Alimentação em geral apresenta bom faturamento para os franqueados, seja pela quantidade de público em potencial, seja pela boa lucratividade dos negócios.

Com a franquia Chiquinho Sorvetes, o empreendedor pode ter um bom faturamento mensal com a sua unidade. No entanto, não se pode esquecer que os valores podem variar por diversos fatores externos ao negócio.

O faturamento da franquia varia de acordo também com o modelo de negócio. Uma franquia Chiquinho Sorvetes tem um faturamento médio mensal de R$ 95 mil. A lucratividade média mensal fica entre 17% e 22%, e o prazo de retorno do investimento é estimado entre 24 e 36 meses.

Estes números são animadores para quem deseja abrir o próprio negócio, seja para uma renda extra ou como receita principal para quem perdeu o emprego.

Seja na franquia Chiquinho Sorvetes ou em outra franquia, você, como empreendedor, deve analisar bem o mercado e suas opções antes de decidir empreender.

franquia de sorvetes

Quem é o dono da Chiquinho Sorvetes?

A Chiquinho Sorvetes foi fundada por Francisco Olímpio de Oliveira, conhecido como “Chiquinho”. Atualmente, a empresa é liderada por seu filho, Isaias Bernardes, que assumiu o negócio em 1984 e foi o responsável pela expansão e transformação da marca em uma rede de franquias.

Qual é o principal produto da Chiquinho Sorvetes?

O principal produto da Chiquinho Sorvetes é o sorvete soft, também conhecido como sorvete expresso. A empresa inovou ao adotar este tipo de sorvete como seu carro-chefe em 2000, o que impulsionou o crescimento da marca e permitiu a criação de um cardápio diversificado com casquinhas, sundaes, milk-shakes e outras combinações exclusivas.

A Chiquinho Sorvetes está presente em todo o Brasil?

Sim, a Chiquinho Sorvetes alcançou a marca de estar presente em todos os estados do Brasil em 2024. A rede possui mais de 968 unidades espalhadas pelo país, consolidando-se como a maior rede de sorveterias do Brasil.

Conheça franquias de açaí e sorvetes

1. Oggi Sorvetes
Segmento: Alimentação / sorvetes / sobremesas geladas
Investimento inicial: a partir de R$ 120 mil
Prazo de retorno: entre 12 a 24 meses
Com mais de 1.170 unidades em operação, a Oggi Sorvetes aposta em um modelo de loja de fábrica com operação enxuta e cardápio diversificado. A franquia oferece sorvetes, açaí, paletas mexicanas e sobremesas variadas. Ideal para cidades com alta temperatura média e centros de grande fluxo.

2. Ice Cream Roll
Segmento: Alimentação / sorvete na chapa / sobremesa diferenciada
Investimento inicial: a partir de R$ 55 mil
Prazo de retorno: entre 11 e 13 meses
Conhecida pelo preparo visual e artesanal de sorvetes diretamente sobre uma chapa fria, a Ice Cream Roll se destaca pela experiência do cliente. O baixo custo de entrada e o apelo inovador tornam a franquia atrativa para quem deseja diferenciação no mercado de sobremesas.

3. Mr. Mix
Segmento: Alimentação / milkshakes / sobremesas geladas
Investimento inicial: aproximadamente R$ 250 mil
Prazo de retorno: entre 12 e 20 meses
Líder nacional no segmento de milkshakes, a Mr. Mix expandiu seu cardápio para incluir sorvetes, sundaes e sobremesas diversas. Com forte reconhecimento de marca, a rede oferece modelos compactos para cidades de médio e grande porte, com boa margem de lucro e suporte ao franqueado.

4. The Best Açaí
Segmento: Alimentação / açaí / sobremesas geladas
Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil
Prazo de retorno: entre 16 a 18 meses
Marca consolidada no segmento de açaí, com operação enxuta que pode ser feita com 2 a 4 funcionários. Aponta margens de 18% a 25% sobre o faturamento e retorno rápido para o padrão do setor. Ideal para cidades com alto consumo de alimentos saudáveis.

5. Açaí Beat
Segmento: Alimentação / açaí / bowls / sobremesas saudáveis
Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
Prazo de retorno: entre 12 a 24 meses
A Açaí Beat oferece modelos de lojas compacta, standard, full e quiosque. Apresenta operação de baixo custo, cardápio versátil e boa taxa de retorno. Focada em produtos com apelo fitness e público jovem, é indicada para shoppings, avenidas e centros comerciais.

6. Açaí Concept
Segmento: Alimentação / açaí / alimentação saudável
Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
Prazo de retorno: entre 18 a 24 meses
Com presença nacional e internacional, a Açaí Concept oferece um conceito de alimentação saudável e visual moderno. Conta com forte suporte de marketing, variedade de toppings e opções veganas. É uma das franquias mais estruturadas do segmento.

7. Jah do Açaí
Segmento: Alimentação / açaí / produtos naturais
Investimento inicial: a partir de R$ 299 mil
Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses
Com identidade descontraída e foco em personalização, a Jah do Açaí oferece bowls completos com frutas, granolas e caldas. Ideal para centros urbanos, a marca aposta na fidelização de clientes por meio da experiência e qualidade dos ingredientes.

8. Açaí da Barra
Segmento: Alimentação / açaí / produtos saudáveis
Investimento inicial: a partir de R$ 230 mil
Prazo de retorno: entre 16 a 18 meses
Franquia com apelo regional e foco em ingredientes naturais, a Açaí da Barra traz um cardápio enxuto, fácil de operar e com alto giro em regiões quentes. Seu diferencial está na apresentação dos produtos e no frescor dos complementos.

9. Açaí no Grau
Segmento: Alimentação / açaí / fast food saudável
Investimento inicial: a partir de R$ 215 mil
Prazo de retorno: entre 12 e 20 meses
Com nome e comunicação voltados ao público jovem, a Açaí no Grau se posiciona como uma opção divertida, acessível e de rápida operação. Seu modelo é indicado para centros estudantis, shoppings e bairros residenciais com alto tráfego.

10. Açailand
Segmento: Alimentação / açaí / sobremesas geladas
Investimento inicial: a partir de R$ 179 mil
Prazo de retorno: entre 10 e 18 meses
A marca aposta em quiosques compactos com foco em açaí puro e mixagens criativas. É ideal para empreendedores iniciantes que desejam baixo custo fixo e operação enxuta. Tem ganhado espaço em cidades pequenas e médias.

11. Maria Açaí
Segmento: Alimentação / açaí / gourmet
Investimento inicial: a partir de R$ 150 mil
Prazo de retorno: a partir de 24 meses
Com conceito visual bem trabalhado e foco em apresentação dos produtos, a Maria Açaí une estética e sabor. A franquia preza por ingredientes premium e ambiente acolhedor, sendo indicada para regiões com alto fluxo turístico e público exigente.

Por que abrir uma sorveteria é um ótimo negócio?

Se você está pensando em empreender no setor de alimentação, abrir uma sorveteria pode ser uma das decisões mais inteligentes e rentáveis. O Brasil, com seu clima predominantemente quente, garante alta demanda por sobremesas geladas durante o ano inteiro — o que já coloca esse modelo de negócio em destaque.

Além disso, o segmento de sorvetes evoluiu muito nos últimos anos. Hoje, não se trata apenas de vender o tradicional picolé. As sorveterias modernas oferecem desde açaí, milkshakes e paletas até opções gourmet, funcionais e saudáveis, como sorvetes veganos, sem lactose ou zero açúcar. Essa tendência saudável amplia o público e ajuda a diferenciar o negócio da concorrência.

Outro ponto forte está nas franquias de sorvete, que oferecem modelos de negócio já testados, suporte de marketing, fornecedores homologados e treinamentos completos. Marcas como Chiquinho Sorvetes, Oggi, Ice Cream Roll e Açaí Beat são exemplos de redes consolidadas que facilitam o caminho do empreendedor. O investimento inicial é acessível em muitos casos e o retorno do investimento pode acontecer em menos de dois anos, especialmente em locais com alto fluxo de pessoas.

Com possibilidades de atuação em quiosques, lojas físicas ou até delivery, o setor também se mostra flexível e escalável. E o melhor: o produto é atrativo, versátil e altamente compartilhável nas redes sociais — fator que impulsiona o marketing orgânico.

Quer montar um negócio lucrativo e com apelo universal? Aposte em abrir uma sorveteria e aproveite esse mercado que une prazer, inovação e excelentes margens de lucro.

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