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Lucre alto: redes de franquias para cidade de até 40 mil habitantes

Sumário

Escolher uma franquia para cidade de 40 mil habitantes é menos complicado do que você imagina. Por isso, preparamos esse texto com opções para quem quer abrir o próprio negócio e lucrar em municípios menores.

Até porque, segundo dados, o consumo dos municípios pequenos cresceu 23% somente entre 2015 e 2020. Enquanto isso, nas 50 maiores cidades do Brasil, o porcentual foi de 15%, menor do que no interior.

Dessa forma, investir em uma das franquias para cidades pequenas pode ser uma oportunidade de aproveitar essa alta no consumo. Inclusive, há inúmeros modelos de negócio para quem quer oferecer serviços ou produtos.

Além disso, as redes de franquias contam com diversas vantagens para seus investidores. Entre elas, por exemplo, um plano de negócio consolidado, treinamentos, acompanhamento das unidades e marketing. Continue a leitura!

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Vale a pena abrir um negócio em cidade pequena?

Sim, vale a pena abrir um negócio em cidade pequena, pois pode ser uma decisão estratégica com vantagens significativas. O primeiro benefício evidente é a menor concorrência. Assim, proporciona uma oportunidade única para você se destacar no mercado local.

Mas, além disso, a proximidade com a comunidade é um fator importante. Isso porque, em cidades pequenas, as relações interpessoais desempenham um papel fundamental nos negócios.

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Logo, cria-se uma base sólida de clientes fiéis. O boca a boca, nesse contexto, é uma poderosa ferramenta de marketing.

A agilidade operacional é outra vantagem em cidades pequenas. A burocracia tende a ser menor, o que facilita os processos como: licenciamento e regulamentação. Isso agiliza o início das operações e permite uma entrada mais rápida no mercado.

Por outro lado, é vital conduzir uma pesquisa de mercado abrangente para compreender as necessidades locais. Afinal, adaptar o negócio às demandas específicas da comunidade é essencial para o sucesso a longo prazo.

Como escolher franquias para cidades pequenas?

Primeiro, avalie o próprio perfil para ver com qual franquia melhor se identifica. São modelos de negócios variados que exigem características diferentes do empreendedor.

Se você é uma pessoa mais comunicativa, uma boa opção é uma franquia de vendas diretas. Por outro lado, um investidor sem esta característica pode optar por serviços mais técnicos.

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Sendo assim, é preciso estudar bastante a reputação da marca, seja junto aos seus franqueados ou consumidores.

Nesse sentido, veja junto aos atuais e antigos parceiros da franqueadora se ela cumpre com o contrato, oferece suportes eficientes e de qualidade.

Na própria Circular de Oferta de Franquia (COF), você encontra algumas destas informações, como os suportes dados e o contato de franqueados e ex-franqueados.

Converse com eles, entenda se os produtos e serviços da marca têm boa entrada nas cidades do interior. Ainda, se a franqueadora se preocupa com os seus clientes e em resolver os problemas deles.

Da mesma maneira, dê preferência para as marcas que façam parte da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Isso porque, o vínculo com a organização pode ser um bom ponto de partida para escolher.

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Um ponto central para investir em uma franquia para cidade de 40 mil habitantes é ver a sua capacidade financeira para este novo negócio. Logo, se as contas estão mais apertadas, busque marcas com menor investimento e modelos home office.

Por outro lado, se a meta é mais audaciosa, mire em franquias com pontos comerciais e marcas mais conhecidas pelos consumidores.

Por fim, coloque os custos e o retorno na ponta do lápis para se orientar melhor e planejar com maior solidez este investimento. Em breve, conheça as opções de franquias para empreender com bons negócios para cidades pequenas. Mas antes, conheça uma estratégica que não pode faltar na hora de abrir o seu negócio.

O que falta numa cidade pequena?

O estudo de mercado pode trazer ainda mais segurança para quem quer abrir uma franquia para cidade de 40 mil habitantes. Por meio dele, é possível entender quais as melhores oportunidades para investir.

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As pesquisas de mercado e o próprio geomarketing, são formas de avaliar se uma marca pode ou não se dar bem em uma região. 

Isso porque, por mais que uma marca seja muito famosa, nem sempre ela pode atender às demandas da população local. Nesse momento, é importante lembrar que existem várias diferenças entre estados e cidades. 

Uma franquia, assim como qualquer outro tipo de negócio, precisa de um público certo para que o negócio seja viável. Portanto, pode variar muito de acordo com o segmento e até o formato de operação da unidade. 

Desse modo, com esses estudos que as franquias geralmente realizam, é possível entender se aqueles serviços ou produtos realmente serão do interesse do público. E claro, é possível tornar todo o processo ainda mais assertivo. 

Vantagens de abrir franquia em cidade pequena

Os modelos de franquias já caíram nas graças do empreendedor brasileiro por conta da rentabilidade e segurança que trazem.

Nesse sentido, a franquia tem uma segurança maior em relação aos empreendimentos comuns. Por exemplo, uma estrutura já testada e aprovada pelo público. Dessa forma, uma franquia é mais sólida, pois tem menos possibilidade de fechar as portas em pouco tempo.

De acordo com o Sebrae, a mortalidade de uma empresa comum é de 23% nos primeiros dois anos. Já a mortalidade de uma franquia nesse mesmo período é de 5%.

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Além de contar com uma marca consolidada, o franqueado também tem diversos suportes da franqueadora para o desenvolvimento do negócio.

Por exemplo, auxílio para a gestão da unidade, treinamentos para aplicar o know-how da franqueadora e para captar clientes. Ainda, auxílio para o marketing desde a inauguração e para divulgação da unidade.

Mais uma das vantagens de franquias para cidades de até 40 mil habitantes é que uma marca mais famosa pode ser um atrativo para toda a região.

Então, antes de investir, faça um levantamento da concorrência e dos espaços de mercado deixados por ela.

Assim, seu empreendimento, com uma marca certa no lugar certo, pode se tornar um negócio lucrativo e diferenciado na cidade.

Opções de franquia para cidade de 40 mil habitantes

Até aqui você notou que são muitas opções de franquia para cidade de 40 mil habitantes. Elas vão desde corretoras de seguros, serviços automotivos, beleza, alimentação até escolas de idiomas.

São modelos de negócios que podem ser implementados nas diferentes regiões por todo o Brasil. Aqui, separamos algumas marcas que se ajustam a cidades menores. Então, conheça agora alternativas de franquias baratas e lucrativas para você abrir. Acompanhe!

Logomarca da licença Sky Med.
Lucre com Telemedicina!
Investimento Inicial
R$ 2.500,00
logo marca franquia maria brasileira
Lucre no Ramo de Limpeza!
Investimento Inicial
a partir de R$ 47.300
quisto corretora de seguros logomarca em azul e laranja
Lucre com Seguros!
Investimento Inicial
R$ 18 mil
Logomarca da franquia Cellairis!
Lucre com Acessórios para Celular!
Investimento Inicial
a partir de R$ 50 mil
Logomarca da franquia Jan-Pro, de limpeza comercial.
Fature com Limpeza Comercial!
Investimento Inicial
R$ 27,8 mil
logo franquia rhf talentos
Lucre com Serviços de RH!
Investimento Inicial
R$ 13.400
Logomarca da franquia Tutoreanos.
Fature com a Consultoria de Negócios!
Investimento Inicial
R$ 24,9 mil
Logomarca da franquia Facilitoy.
Fature com o Aluguel de Brinquedos!
Investimento Inicial
a partir de R$ 39.990,00
Logomarca da franquia Bevita.
Lucre Com Cuidados!
Investimento Inicial
R$ 50 mil

Cuidados para abrir uma franquia em cidade pequena

Já falamos neste conteúdo sobre as vantagens de se investir em modelos de franquia. Mas você também deve tomar alguns cuidados na hora de escolher a marca.

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Por exemplo, fique atento para os produtos ou serviços oferecidos pela franquia. Eles devem ser adequados para cidades menores, com preços condizentes com a região. Assim, você deve oferecer algo novo para cidades pequenas, ou que haja poucos concorrentes.

Vale lembrar que pode ser perigoso entrar em um mercado pequeno e que já esteja saturado. Por isso, o analise bem o modelo da franquia.

Do mesmo modo, para escolher uma das melhores franquias para cidades pequenas, você deve-se estar atento ao investimento inicial.

Nesse sentido, você pode optar por uma marca na qual seja possível investir sem comprometer a sua vida financeira. Este cuidado é importante, pois o negócio demora a dar lucro. Ou seja, os primeiros meses apenas amortizam o valor gasto para adquirir a unidade.

Sendo assim, se atentar aos custos da unidade, como taxa de royalties e de propaganda, que são gastos mensais normalmente, será fundamental.

Além disso, escolha com cuidado o ponto de instalação da unidade caso este seja o caso. A localização do estabelecimento pode ser determinante para um bom desenvolvimento do negócio.

Depois, siga o plano de negócio da franquia, confie nos estudos e dicas que a marca lhe dá para a implantação da unidade.

Assim, você se planeja ao longo do tempo e direciona seus esforços para práticas já consolidadas da franqueadora que são positivas para o negócio.

Perfil do franqueado 

Outra forma de tornar o processo de investir em uma franquia ainda mais seguro é entender o perfil de franqueado ideal para um negócio como esse. 

Como explicamos, pessoas que são mais comunicativas podem se dar muito bem em franquias que exigem um contato direto com o público. Por outro lado, pessoas mais introvertidas podem se sair melhor ao atuar com algo mais técnico. 

Além disso, não podemos nos esquecer que, de modo geral, o franqueado precisa ser uma pessoa muito dedicada e focada. Isso porque, o crescimento da unidade depende de seu próprio desempenho. 

Para se ter uma ideia, ao conduzir uma franquia, é possível que você tenha que lidar com questões da parte administrativa, financeira e operacional. Por isso, esteja disposto a se desdobrar e se dedicar ao trabalho. 

Do mesmo modo, não podemos nos esquecer de que as franqueadoras oferecem treinamentos e entregam um plano de negócio já testado. Portanto, você também deve estar disposto a aprender e seguir o padrão de qualidade da marca.

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O primeiro passo é entrar em contato diretamente com a marca desejada. Essa comunicação inicial estabelece as bases para uma parceria sólida.

Com a marca identificada, realize uma análise detalhada do negócio. Avalie o mercado local, a concorrência e o potencial de crescimento, pois esses pontos são fundamentais para você tomar decisões informadas sobre a viabilidade da franquia em sua região.

Como você viu até aqui, avaliar a COF é importante, porque o documento fornece informações detalhadas sobre a franquia. O que inclui taxas, obrigações e histórico financeiro. Portanto, entender a COF é essencial para evitar surpresas desagradáveis no futuro. No vídeo abaixo, você descobre como fazer!

Planejar suas finanças cuidadosamente é o terceiro passo. Ter uma visão clara dos custos iniciais, taxas recorrentes e projeções financeiras é preciso para garantir uma gestão financeira sólida ao longo do tempo.

Por fim, após todos os passos anteriores, chega o momento de investir na franquia. Com uma abordagem planejada e estratégica, você está pronto para embarcar na jornada empreendedora com sua nova unidade.

Ao longo do conteúdo, você aprendeu sobre as melhores opções de franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas. Além disso, conferiu dicas estratégicas para investir. Agora que você está por dentro do assunto, empreenda e lucre!

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