Lucre alto: redes de franquias para cidade de até 40 mil habitantes

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O empreendedor que não mora em capitais ainda pode investir em boas opções. O mercado conta com diversas alternativas de franquia para cidade de 40 mil habitantes.

São modelos de negócios variados, mas que devem ter um custo mais baixo para maximizar os ganhos em cidades menores. Neste conteúdo, trouxemos dicas de marcas e outras informações importantes para quem deseja empreender.

Para se ter ideia, entre 2015 e 2020, o consumo em cidades pequenas teve um crescimento de 23%, de acordo com a consultoria do IPC Marketing. Sendo um resultado bem superior aos 15% registrados entre as cidades maiores.

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Dessa forma, investir em um negócio para municípios menores pode ser uma boa oportunidade para quem sonha em ter uma empresa própria.

Inclusive, existem diversas redes de franquias que possuem tipos de negócios voltados para cidades com até 40 mil habitantes. Porém, o empreendedor deve saber escolher bem em qual delas investir. Continue a leitura!

Como escolher franquias para cidades pequenas?

Escolher uma franquia para cidade de 40 mil habitantes envolve uma série de cuidados para que o empreendedor faça bem esta escolha.

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Primeiramente, ele deve avaliar o próprio perfil para ver com qual franquia melhor se identifica. São modelos de negócios variados que exigem características diferentes do empreendedor.

Se você é uma pessoa mais comunicativa, uma boa opção é uma franquia de vendas diretas. Por outro lado, um investidor sem esta característica pode optar por serviços mais técnicos.

Sendo assim, é preciso estudar bastante a reputação da marca, seja junto aos seus franqueados ou consumidores.

Nesse sentido, veja junto aos atuais e antigos parceiros da franqueadora se ela cumpre com o contrato, oferece suportes eficientes e de qualidade.

Na própria Circular de Oferta de Franquia (COF), você encontra algumas destas informações, como os suportes dados e o contato de franqueados e ex-franqueados.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Converse com eles se os produtos e serviços da marca possuem boa entrada nas cidades do interior. Ainda, se a franqueadora se preocupa com os seus clientes e em resolver os problemas deles.

Da mesma maneira, dê preferência para as marcas que façam parte da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A entidade pode ser um bom ponto de partida para escolher.

Vemos um homem olhando para uma parede cheia de gráficos e folhas (imagem ilustrativa). Texto: franquia para cidade de  40 mil habitantes.
A escolha da franquia deve ser feita com cuidado.
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Um ponto central para investir em uma franquia é ver a sua capacidade financeira para este novo negócio.

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Logo, se as contas estão mais apertadas, busque marcas com menor investimento e modelos home office.

Por outro lado, se a meta é mais audaciosa, mire em franquias com pontos comerciais e marcas mais conhecidas pelos consumidores.

Por fim, coloque os custos e o retorno na ponta do lápis para se orientar melhor e planejar com maior solidez este investimento.

O que falta numa cidade pequena?

Outro detalhe que pode trazer ainda mais segurança para quem quer abrir uma franquia em cidades de até 40 mil habitantes, é o estudo de mercado. Por meio dele, é possível entender quais as melhores oportunidades para investir.

As pesquisas de mercado, e o próprio geomarketing, são formas de avaliar se uma marca pode ou não se dar bem em uma região. 

Isso porque, por mais que uma marca seja muito famosa, nem sempre ela pode atender às demandas da população local. Nesse momento, é importante lembrar que existem várias diferenças entre estados e cidades. 

Uma franquia, assim como qualquer outro tipo de negócio, precisa de um público certo para que o negócio seja viável. E claro, isso pode variar muito de acordo com o segmento e até o formato de operação da unidade. 

Desse modo, com esses estudos que as franquias geralmente realizam, é possível entender se aqueles serviços ou produtos realmente serão do interesse do público. E claro, é possível tornar todo o processo ainda mais assertivo. 

Vantagens de abrir franquia em cidade pequena

Os modelos de franquias já caíram nas graças do empreendedor brasileiro por conta da rentabilidade e segurança que trazem.

Nesse sentido, a franquia possui uma segurança maior em relação aos empreendimentos comuns. Por exemplo, uma estrutura já testada e aprovada pelo público.

Dessa forma, uma franquia é mais sólida, e por isso, possui menos possibilidade de fechar as portas em pouco tempo.

De acordo com o Sebrae, a mortalidade de uma empresa comum é de 23% nos primeiros dois anos. Já segundo levantamento da ABF, a mortalidade de uma franquia nesse mesmo período é de 5%.

Além de contar com uma marca consolidada, o franqueado também tem diversos suportes da franqueadora para o desenvolvimento do negócio.

Por exemplo, auxílio para a gestão da unidade, treinamentos para aplicar o know-how e para captar clientes. Ainda, auxílio para o marketing desde a inauguração e para divulgação da marca.

Uma das vantagens de franquias para cidades de até 40 mil habitantes é que uma marca mais famosa pode ser um atrativo para toda a região.

Então, antes de investir, faça um levantamento da concorrência e dos espaços de mercado deixados por ela.

Assim, seu empreendimento, com uma marca certa no lugar certo, pode se tornar um negócio lucrativo e diferenciado na cidade.

Por último, temos um ebook para você com as principais vantagens de abrir uma franquia. Confira!

E-book gratuito "As vantagens de abrir uma franquia: o guia definitivo". Material do texto "franquia para cidade com até 40 mil habitantes".

Antes de passarmos para os cuidados ao abrir uma franquia, acompanhe a seguir algumas dicas de marcas interessantes que existem no mercado.

Opções de franquia para cidade de 40 mil habitantes

Conforme falamos, são muitas opções de franquia para cidade de 40 mil habitantes. Elas vão desde corretoras de seguros até escolas de idiomas.

São modelos de negócios que podem ser implementados nas diferentes regiões por todo o Brasil. Aqui, separamos algumas marcas que se ajustam a cidades menores.

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Cuidados para abrir uma franquia em cidade pequena

Já falamos neste conteúdo algumas das vantagens de se investir em modelos de franquia. Mas o empreendedor também deve tomar alguns cuidados na hora de escolher a marca.

Primeiramente, ele deve estar atento para os produtos ou serviços oferecidos pela franquia. Eles devem ser adequados para cidades menores, com preços condizentes com a região.

Assim, deve oferecer algo novo para cidades pequenas, ou então que haja poucos concorrentes.

Vale lembrar que pode ser perigoso entrar em um mercado pequeno e que já esteja saturado. Por isso, o empreendedor deve analisar bem o modelo da franquia.

Do mesmo modo, para escolher uma franquia para cidade de 40 mil habitantes, deve-se estar atento ao investimento inicial.

O empreendedor deve optar por uma marca na qual ele possa investir sem comprometer a sua vida financeira.

Este cuidado é importante, pois o negócio demora a dar lucro. Os primeiros meses apenas amortizam o valor gasto para adquirir a unidade.

Além disso, se atentar aos custos da unidade, como taxa de royalties e de propaganda, que são gastos mensais normalmente, será fundamental.

Além disso, escolha com cuidado o ponto de instalação da unidade caso este seja o caso. A localização do estabelecimento pode ser determinante para um bom desenvolvimento do negócio.

Por fim, siga o plano de negócio da franquia, confie nos estudos e dicas que a marca lhe dá para a implantação da unidade.

Assim, você se planeja ao longo do tempo e direciona seus esforços para práticas já consolidadas da franqueadora que são positivas para o negócio.

Imagem de um homem bem vestido sentado em frente um computador.
O empreendedor deve estudar bem o mercado onde irá atuar.

Perfil do franqueado 

Outra forma de tornar o processo de investir em uma franquia ainda mais seguro é entender o perfil de franqueado ideal para um negócio como esse. 

Como explicamos, pessoas que são mais comunicativas podem se dar muito bem em franquias que exigem um contato direto com o público. Por outro lado, pessoas mais introvertidas podem se sair melhor ao atuar com algo mais técnico. 

Além disso, não podemos nos esquecer que, de modo geral, o franqueado precisa ser uma pessoa muito dedicada e focada. Isso porque, o crescimento da unidade depende de seu próprio desempenho. 

Para se ter uma ideia, ao conduzir uma franquia, é possível que você tenha que lidar com questões da parte administrativa, financeira e operacional. Por isso, esteja disposto a se desdobrar e se dedicar ao trabalho. 

Do mesmo modo, não podemos nos esquecer de que as franqueadoras oferecem treinamentos e entregam um plano de negócio já testado. Portanto, você também deve estar disposto a aprender e seguir o padrão de qualidade da marca.

Viu como abrir uma franquia em cidade com até 40 mil habitantes pode ser uma boa oportunidade de empreender? 

Para saber mais sobre o franchising e ter mais segurança na hora de investir, leia agora nosso artigo sobre o que considerar na hora de escolher uma franquia

Mas se quiser, você também pode contar com a nossa consultoria gratuita. Por meio dela, profissionais treinados podem lhe ajudar a encontrar a franquia certa. Assim, acesse henriquemol.com.br.

*Informações publicadas em Setembro/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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