Franquias 2021: tendências de negócios que vão fazer enorme sucesso

Por
em
Foto de uma moça de blusa preta em uma mesa de madeira com um computador em cima. Ao lado vemos um caderno e um vaso de planta. Ao fundo vemos uma sala com uma estante branca. Imagem ilustrativa para texto franquias 2021 tendências.
Advertisement

Para quem pretende investir nas franquias em 2021, precisa conhecer as tendências do mercado, como o setor de turismo, alimentação, beleza, entre outros.

O ano de 2020 foi, sem dúvida, um período conturbado, que teve grandes perdas e transformações sociais que impactaram diretamente a economia e o desempenho de várias empresas.

Assim, apesar de uma grave crise econômica, 2021 chega com a possibilidade de mudar esse cenário e recuperar a situação com tendências de negócios com altas chances de lucro.

Investir em uma franquia se torna uma forma ainda mais segura de começar a empreender, afinal, você pode contar com todo suporte de uma marca já consolidada no mercado.

Por isso, se você quer ter tranquilidade para investir em um negócio com grandes possibilidades de crescimento em 2021, não deixe de conferir as dicas que separamos abaixo. Acompanhe a leitura conosco.

É hora de abrir um negócio?

Após uma grande crise econômica que afetou tantas empresas, algumas pessoas podem ter algum tipo de receio de investir em um negócio.

Porém, mesmo com a pandemia, o setor de franquias conseguiu se adaptar e ter flexibilidade suficiente para manter bons números.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising, a ABF, o faturamento das franquias, durante o terceiro trimestre de 2020, registrou um faturamento de mais de R$ 43,9 bilhões.

Se compararmos com o mesmo período em 2019, quando o faturamento chegou a R$ 47,2 bilhões, vemos que, mesmo com um cenário conturbado, o franchising brasileiro conseguiu se manter firme.

Com a crise, muitas empresas precisaram inovar na forma de atuar, já que a tendência é que as pessoas voltem a fazer e consumir o que não puderam no último ano. É o momento de colocar em prática as melhorias.

Ou seja, o mercado está em alta e, de modo geral, 2021 traz consigo expectativas de altos investimentos, já que promete ser um ano de recuperação para vários setores do mercado.

Homem de blusa azul, colocando uma moeda em um pote cheio de moedas. Na mesa vemos uma calculadora, celular, pasta com folhas e pilha com moedas (imagem ilustrativa). Texto: franquias 2021 tendências.
A tendência é ter bons investimentos em franquias no ano de 2021.

Vantagens de abrir uma franquia em 2021

As franquias são formas interessantes de investimento para várias pessoas que querem ter a autonomia de ter um negócio próprio, mas desejam mais segurança para começar a operar.

Isso pois, nesse modelo de negócio você irá fazer parte de uma marca já consolidada, sendo mais uma unidade de uma empresa conhecida pelo público.

Sendo assim, mesmo que você tenha liberdade para gerenciar a sua unidade, você também pode contar com todo o suporte de uma franqueadora.

Porém, ao investir nas tendências de franquias em 2021, você pode encontrar ainda mais benefícios do que imagina.

No ebook abaixo você confere algumas dicas para ter sucesso ao abrir uma franquia!

ebook como abrir uma franquia de sucesso

Recuperação da Economia

Como já mencionamos, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas em 2020, o setor de franquias ainda conseguiu ter um bom desempenho no decorrer do ano.

Assim, segundo os levantamentos disponibilizados pela própria ABF, foi possível notar uma recuperação de faturamento ainda no terceiro trimestre de 2020.

Desse modo, para o ano de 2021, que já conta com boas expectativas para a economia em geral, também conseguimos enxergar grandes oportunidades de crescimento para as franquias.

Além disso, várias empresas que precisaram se adaptar à nova realidade para manter o faturamento, passaram a contar com novos modelos de negócios e ferramentas, mais versáteis e baratas.

Nesse sentido, tivemos empresas bem estruturadas que se consolidaram no mercado e que, ao encontrar um mercado mais favorável, terão chances ainda maiores de crescimento.

Públicos-alvo variados

Advertisement

Outra grande vantagem para quem deseja apostar nas franquias em 2021, e suas tendências, é a possibilidade de encontrar um público amplo.

Isso porque, em qualquer setor que você optar em trabalhar, será possível encontrar muitos clientes em potencial. Vamos imaginar, por exemplo, o setor de alimentos.

Mesmo que você trabalhe com uma franquia de pizzas, que tem bastante concorrência, é possível ter em mente que você poderá alcançar diferentes perfis de clientes interessados no seu produto.

E o grande diferencial de apostar em uma franquia, é que você irá trabalhar com uma marca que já é conhecida pelas pessoas.

Foto de quatro pessoas reunidas ao redor de uma mesa de madeira. Vemos que uma moça com blusa azul está escrevendo em um caderno. Temos outro caderno à mesa, um computador, uma xícara e uma janela ao fundo (imagem ilustrativa). Texto: franquias 2021 tendências.
Ao trabalhar com uma franquia, você poderá encontrar um público amplo.

Ou seja, os consumidores já ouviram falar da marca e sabem o que esperar dos seus serviços, então, é ainda mais fácil conquistar a confiança.

Com uma franquia, você irá transmitir ainda mais segurança para seus clientes, e por ser conhecido, terá mais facilidade para atrair ainda mais pessoas.

Modelos de negócios já estabelecidos

E, claro, outra grande vantagem de se apostar em franquias é que temos um modelo de negócio que já está estabelecido e que realmente funciona.

Você já parou para pensar que, ao começar um negócio, você precisará desenvolver todo o plano de negócios para o seu funcionamento?

Pois é. Além de não ser nada fácil chegar a um plano de negócios ideal, você também terá que lidar com todos os defeitos que podem aparecer no caminho, e precisará encontrar formas de superar esses problemas.

Mas em uma franquia, você estará começando o seu empreendimento com um modelo de negócio que já foi testado e que passa por atualizações constantemente.

Como as franquias contam com várias unidades que estão operando com aquele formato de trabalho, elas conseguem visualizar de forma bem fácil quais pontos estão ou não funcionando na prática.

Desse modo, com todas as possibilidades de monitoramento e inovações, as marcas conseguem oferecer para seus franqueados modelos de negócio bastante eficazes. É por isso, também, que as franquias são tendências em 2021.

Previsão de gastos e ganhos

Começar a investir não é tarefa fácil, e para quem busca ter uma experiência tranquila na hora de destinar parte do dinheiro, é importante ter uma noção clara de todos os gastos e ganhos.

Por isso que as franquias se apresentam como uma boa oportunidade, porque no momento de pesquisa você consegue descobrir várias informações importantes a respeito dos gastos e faturamentos.

Ao pesquisar por uma franquia, seja ela qual for, você poderá entrar em contato com a empresa e consultar vários dados indispensáveis sobre a realidade financeira daquele negócio.

Foto de um cofrinho em formato de porquinho, branco, em cima de uma superfície de madeira (imagem ilustrativa). Texto: franquias 2021 tendências.
Em uma franquia você já começa o negócio tendo noção dos gastos e lucros.

Ou seja, logo de cara você saberá quanto é necessário investir para ter uma unidade daquela franquia e quais taxas deverão ser pagas.

Da mesma forma, a marca informará sobre as projeções de faturamento médio mensal e em quanto tempo você terá o retorno do seu investimento.

Logo, você consegue ter ainda mais segurança para investir, sabendo quais são os prazos e valores que você pode esperar do negócio.

Suportes da franqueadora

Administrar um negócio e conseguir manter um bom desenvolvimento não é nada fácil. Ao longo do caminho, podem aparecer diversos desafios que estão além das suas habilidades.

Mas para ter uma experiência ainda mais positiva, e o sucesso do negócio, você poderá contar com o suporte da franqueadora para várias áreas.

Assim, você tem a ajuda de profissionais preparados desde o momento da escolher do ponto comercial até a etapa de gerenciamento e divulgação.

A franqueadora pode ajudar, também, na escolher um local ideal para instalar a unidade, realizar um treinamento adequado para que você ofereça um atendimento de qualidade e opere o negócio de forma correta.

Além disso, você pode ter suporte para as questões jurídicas e comerciais, além do marketing para divulgar o seu negócio de modo mais eficaz.

Sendo assim, mesmo com autonomia para liderar o empreendimento, você também terá apoio para enfrentar as mais diversas situações.

Em quais franquias investir em 2021?

Agora que você já sabe como as franquias são tendências em 2021, e que integrar uma marca consolidada pode trazer vários benefícios, é hora de conhecer algumas marcas para investir.

No mercado, você irá encontrar várias oportunidades nos mais diversos setores. Por isso, é preciso pesquisar com calma para encontrar o negócio que mais adere ao seu perfil.

Foto de um tablet preto e algumas folhas com gráficos em um superfície de madeira (imagem ilustrativa. Texto: franquias 2021 tendências.
Para encontrar o negócio certo, avalie as tendências que melhor correspondam ao seu perfil.

Além de considerar o lucro de uma marca, é preciso ter em mente que o ideal é encontrar um negócio em que você terá satisfação em atuar.

Afinal, ao se tornar um franqueado, o seu trabalho fará parte da sua vida por bastante tempo. Logo, para que você tenha um desempenho adequado, é importante gostar do que faz e se identificar com a proposta.

Nesse sentido, acompanhe a seguir algumas informações sobre as marcas que separamos e lembre-se: procure por aquela que mais se alinha aos seus objetivos.

Acquazero

A Acquazero é a opção certa para aquelas pessoas que gostam de carros e têm o interesse de trabalhar com estética automotiva de forma sustentável. 

Isso porque a marca possui como carro-chefe a limpeza ecológica. A forma utilizada pela Acquazero consegue realizar a higienização de automóveis com apenas 300 ml de água e produtos biodegradáveis.

Porém, os serviços da Acquazero vão além. Você pode trabalhar também com higienização interna, polimento de faróis, vitrificação de pintura entre outros serviços.

Já na forma de atuação, o franqueado da Acquazero pode escolher entre o delivery ou a loja física.

Na modalidade delivery, o franqueado pode operar de casa e se deslocar até o local onde está o cliente, seja na casa ou no trabalho, para realizar os serviços.

Sendo assim, você pode oferecer ainda mais comodidade para seu público e ter mais flexibilidade para trabalhar.

Além disso, a Acquazero oferece um treinamento completo para todos os profissionais, com métodos de qualidade e equipamentos de ponta.

Fora o treinamento, os franqueados também podem contar com o apoio jurídico e material extra para ajudar no desenvolvimento do negócio.

Logo, com um número tão elevado de veículos circulando pelo país, e que constantemente precisam de cuidados, a Acquazero possui amplo público em potencial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22.820 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

Confira no vídeo que separamos abaixo mais informações sobre a franquia Acquazero. 

Quisto Corretora de Seguros

Uma ótima opção para quem deseja apostar em uma franquia de sucesso com ótimo faturamento é a Quisto Corretora de Seguros.

A Quisto possui parceria com várias seguradoras renomadas no país, e hoje, oferece mais de 90 opções de produtos para os seus clientes, desde seguros até soluções financeiras.

Desse modo, um franqueado da Quisto pode operar com os preços em conta e nos mais variados setores.

E para ter um bom desempenho, a marca oferece um sistema exclusivo de gestão, o que possibilita ao franqueado gerar até 20 orçamentos diferentes ao mesmo.

Outra grande vantagem é que o investidor pode escolher a melhor forma de operação, seja em lojas físicas ou home office.

Sendo assim, é possível realizar todas as operações pelo próprio computador e manter o contato direto com os clientes pelo telefone. 

A Quisto também oferece para os seus franqueados o treinamento adequado para que ele aprenda a operar o negócio de forma correta.

Além disso, você pode contar com materiais extras, manuais, apoio de marketing e suporte jurídico.

Por trabalhar com os serviços que garantem a proteção e a tranquilidade das pessoas, a Quisto é uma ótima oportunidade para oferecer serviços de segurança necessários para o público.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

Mardelle

Já para aquelas pessoas que buscam uma oportunidade no setor de moda íntima, a Mardelle pode ser uma ótima aposta para as franquias de 2021 e suas tendências.

A Mardelle nasceu em Minas Gerais e já conta com mais de 20 anos de experiência no mercado. Além disso, ela é conhecida por oferecer produtos de qualidade e conforto para os seus clientes.

A marca conta com produtos de várias linhas de roupas íntimas femininas, masculinas, infantis, e até peças voltadas para gestantes em amamentação.

De modo geral, a Mardelle possui preços em conta e pode ser localizada tanto em lojas de rua, quanto em lojas dentro de shoppings centers. 

Foto de sutiãs e uma loja da Mardelle (imagem ilustrativa). Texto: franquias 2021 tendências.
Com a Mardelle você tem a opção de trabalhar com moda íntima.

Sendo assim, ao se tornar um franqueado, você será orientado na busca pelo ponto comercial ideal, além de poder contar com treinamentos voltados para a gestão do negócio, atendimento ao cliente e outros.

E claro, por se tratar de peças tão fundamentais no vestuário de todos, os produtos oferecidos pela Mardelle estarão sempre em alta, o que significa uma boa saída.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 206 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Suav

Para quem tem vontade de atuar no ramo de beleza e estética, a dica que daremos agora é de uma marca que oferece um atendimento diferenciado para os seus clientes.

Isso porque a Suav atua com o modelo de atendimento express, em que o cliente não precisa marcar horário para ser atendido. Ou seja, basta chegar à loja para ser atendido na mesma hora.

A Suav oferece vários serviços, desde design de sobrancelhas, escovaria, esmalteria e depilação.

Inclusive, outro grande diferencial da marca é seu método de depilação com a cera Suav, que possibilita uma experiência menos dolorida.

Com o modelo de atendimento mais ágil, muito popular nos Estados Unidos e em países da Europa, a Suav é considerada pioneira no país.

Os profissionais recebem um treinamento completo para oferecer a melhor experiência para os clientes.

Assim, atrelado a um ambiente confortável, produtos de qualidade e técnicas eficazes, a empresa garante ótimos resultados.

Com um modelo de funcionamento rápido, voltados para os serviços de estética, que estão sempre em alta, o que não faltará serão oportunidade no mercado.

Ou seja, mais tendências em franquias para 2021.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 168 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 16 e 36 meses

Encontre Sua Viagem

O setor de turismo é uma das grandes apostas para o próximo ano e, assim, as franquias na área são tendências para 2021.

Isso porque as pessoas ficaram impedidas de viajar no último ano. Logo, seria natural um movimento de busca por novas experiências.

A dica para quem quer apostar na área é a Encontre Sua Viagem. A marca trabalha com a venda de passagens aéreas, hotelaria, passeios e outros serviços que agregam a sua viagem.

Para se ter uma ideia, a Encontre Sua Viagem conta com mais de 400 mil opções para hotelaria e 130 companhias aéreas no mundo.

Por isso, como franqueado, você poderá trabalhar com muitas opções, oferecendo preços em conta para os clientes.

Homem de blusa azul segurando telefone preto enquanto faz anotações em um caderno na mesa branca. Ao fundo vemos um mapa mundi e um globo. E na mesa vemos um computador branco e um vaso de planta.
O setor de turismo só tem a crescer em 2021.

Outra grande vantagem é que, para trabalhar com a marca, você pode escolher por modelos de operações distintos.

Para quem deseja ter um ponto comercial, pode investir no modelo de loja física.

Mas para aquelas pessoas que procuram mais flexibilidade, operando de casa e sem gastos extras, pode optar pelo modelo home office. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

PremiaPão

A PremiãoPão é a maior empresa de publicidade em saquinhos de pão no país, sendo uma ótima oportunidade para quem deseja começar a empreender.

A marca nasceu em 2015 e, atualmente, conta com mais de 150 franqueados espalhados por todo o país.

Seu modelo de atuação é o home-based, o que facilita a vida do investidor, que encontra valores de investimento mais em conta, além de flexibilidade.

O interessante dessa marca é que ela trabalha diretamente com anunciantes locais e padarias. E como o pão é indispensável no dia a dia de muitos brasileiros, as chances de sucesso são altas.

  • Investimento: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: em torno de R$ 14 mil
  • Prazo de Retorno: até 6 meses

123 Inglês

Outro setor que vem para a lista de franquias de 2021 em tendências é o da educação.

Isso ocorre em um cenário em que cada vez mais brasileiros percebem a necessidade de qualificação para o mercado de trabalho.

Com o 123 Inglês, os franqueados podem trabalhar com cursos de inglês de forma on-line. Assim, ele conta com a flexibilidade que o ensino à distância proporciona.

  • Investimento: R$ 29 mil até R$ 34 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 22 mil a R$ 44 mil
  • Prazo de Retorno: 3 até 6 meses

Nação Verde 

Uma tendência que está super em alta, e reflete diretamente nas franquias, é a busca das pessoas por produtos mais naturais e que oferecem mais qualidade no dia a dia.

Por isso, uma boa aposta é a Nação Verde, empresa que trabalha com vários itens naturais, seja alimentos ou cosméticos. E as opções são diversas, como produtos em pó, in natura, desidratados e outros.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 26 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 62 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 48 meses

Brasil Nutri Shop 

A Brasil Nutri Shop é outra alternativa de investimento para 2021, já que reúne duas grandes tendências do momento: a venda on-line e produtos fitness.

Com a marca, o franqueado poderá contar com um site próprio para vender suplementos alimentares e outros produtos fitness. Isso sem precisar se preocupar com estoque e entregas.

  • Investimento: R$ 10.900,00
  • Faturamento médio mensal : R$ 5 mil
  • Prazo de Retorno: 12 até 24 meses

UaiRango

O delivery foi um dos serviço mais usados durante o último ano e tende a continuar crescendo. Por isso que uma grande aposta é a UaiRango, um sistema de entregas voltado para cidades interioranas.

Assim, o franqueado pode atuar de casa. O serviço promete oferecer uma boa experiência para os clientes que fazem os pedidos e para as lojas que recebem as demandas.

Essa também é uma oportunidade de investir com economia, já que é uma franquia com valores em conta no mercado.  

  • Investimento: R$ 5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 1 mil a R$ 5 mil
  • Prazo de Retorno: 6 até 12 meses

Agora que você já conhece algumas franquias para 2021 e suas tendências. Logo, não deixe de conferir nosso ebook gratuito sobre como abrir uma franquia de sucesso. É só clicar no banner abaixo!

ebook como abrir uma franquia de sucesso

Além disso, você pode se interessar pelo nosso post sobre como escolher uma franquia para abrir: passo a passo.

Advertisement
Advertisement