Anda se perguntando qual a melhor franquia para cidade pequena? Pois saiba que essa é uma dúvida comum.
Afinal de contas, no Brasil existem quase 5 mil municípios desse tipo, e eles possuem vários empreendedores em potencial.
Esse é o seu caso? Então, é importante que você tome alguns cuidados para escolher seu negócio. São várias as redes de franquias disponíveis no mercado, mas nem todas são interessantes para pequenas cidades.
Primeiro porque muitas delas podem não contar com o público-alvo da marca, porque seus produtos e serviços não interessam à população local.
Também pode acontecer de a marca desejada já contar com unidades franqueadas muito próximas ao município. Se for esse o caso, a franqueadora pode não considerar sua praça interessante. Até porque, o usuário interessado no seu produto poderá ir a outra cidade para buscá-lo.
Claro que esses são apenas alguns dos aspectos que levam à abertura ou não de uma franquia na localidade.
Para encontrar a franquia ideal, então, é preciso muita pesquisa. Inclusive já avaliando se aquela marca é indicada para a sua cidade pequena.
Dizemos isso porque, para agilizar o processo de franqueamento, as franqueadoras costumam indicar as localidades em que estão interessadas.
Às vezes, essa lista traz logo os nomes dos municípios. Em outras, informa o número mínimo de habitantes na cidade para que a localização seja interessante para abrir uma franquia.
Mas não se preocupe: com tantas marcas no mercado, há opções de franquia para abrir em todo o Brasil. Você só precisará encontrar a ideal.
A seguir, nós contamos qual a melhor franquia para cidade pequena e um pouco mais sobre esse modelo de negócio. Continue lendo!
Como funciona uma franquia?
Ao abrir uma franquia, o empreendedor inicia uma nova unidade de uma empresa que já existe. Isso significa que o negócio é uma “cópia” de todas as demais unidades da marca.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Ou seja, uma franquia oferece exatamente os mesmos produtos e serviços que a “empresa matriz” da rede. Isso é algo que atrai os clientes, pois eles sabem o que esperar da empresa.
Inclusive porque, os usuários podem pesquisar sobre a marca antes de comprar. Se ela tiver uma boa reputação
, o consumidor se sentirá mais atraído pelo seu negócio. Afinal, ele sabe que a nova unidade da franquia vai oferecer o mesmo a que outras pessoas já tiveram acesso.Esse é um dos fatores que torna mais simples atrair os clientes e garantir um bom faturamento à franquia. Para se ter uma ideia, apenas em 2019, o setor de franchising faturou R$ 186,7 no País.
Entre os ramos com maior rendimento, estão o de Alimentação e o de Saúde, Beleza e Bem-estar. Também em 2019, os dois tiveram faturamento de R$ 48,3 bilhões e R$ 34,2 bilhões, respectivamente. Todas as informações são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Não significa, porém, que os demais segmentos sejam pouco atrativos. Muitos deles são mais interessantes, até para momentos de crise. Veja no texto: Abrir franquia na crise: em quais setores investir? Opções de negócio.
Vale dizer que, para o sucesso de uma unidade, o franqueado precisa seguir uma padronização da marca. Para garantir isso, o empreendedor passa por treinamentos oferecidos pela franqueadora.
Em diversos casos, esses treinamentos podem ser feitos on-line. Mas muitas franquias ainda oferecem capacitação presencial, para o empreendedor e sua equipe.
Que tal conhecer mais um pouco sobre franquias antes de continuar o texto? Basta clicar no banner a seguir e acessar o ebook.

Passo a passo para abrir uma franquia em cidade pequena
Entender como funciona uma franquia é parte importante no seu processo de empreender. Mas, além disso, é necessário entender as etapas para abrir uma franquia.
Para que a escolha p ela marca seja feita adequadamente, todos os passos são importantes. Especialmente porque, antes de assinar o contrato de franquia, você ainda pode mudar de ideia.
Se realizar cada uma das etapas corretamente, você terá mais segurança de que aquele negócio é mesmo o ideal para você. Acompanhe esse passo a passo cuidadoso a seguir.
Pesquise sobre a marca de franquia
Você sabe em qual setor deseja investir? Caso não, é importante começar fazendo essa análise. Escolha um segmento com o qual você tem afinidade e que terá prazer em atuar.
Com esse ponto decidido, será hora de pesquisar franquias neste ramo. Acredite, serão muitas, e cada uma delas vai merecer uma análise cuidadosa.
Você pode começar eliminando as que têm custo muito longe da sua realidade atual. Mas não avalie apenas isso.
Se necessário, por exemplo, você pode procurar por um financiamento ou empréstimo para a franquia. Então, o fator financeiro não deverá ser o mais importante na sua decisão.
Na verdade, será preciso que você encontre empresas que combinem com seu perfil empreendedor. Que tenham Visão, Missão e Valores de acordo com o quê você acredita.
Esse processo de pesquisa também vai precisar passar por uma análise do público local e dos seus concorrentes. Saiba como escolher a melhor franquia para pequenas cidades clicando aqui.
Depois, tenha a certeza de avaliar a reputação de cada marca. Como franqueados e clientes veem a empresa? A maioria das críticas precisa ser boa, para que você sinta mais segurança no investimento.
Informe seu interesse à marca
Com a marca escolhida, será hora de entrar em contato com a franqueadora. Para isso, acesse o site da empresa e inscreva-se no formulário disponível.

Normalmente, é preciso informar dados como seu nome e endereço de e-mail. Assim, a empresa poderá encaminhar a sua Circular de Oferta de Franquia (COF). A COF é o documento em que a franqueadora apresenta tudo sobre seu negócio.
Nessa fase de consideração você pode, inclusive, se inscrever nos formulários de várias marcas. Dessa forma, enquanto avançar nos passos, você poderá comparar as opções e escolher a franquia mais vantajosa.
Converse com a franqueadora
Em geral, o processo de franqueamento só acontece após muitas conversas com a franqueadora. São reuniões, on-line ou presenciais, para que a franqueadora conheça o empreendedor e seu perfil.
Só assim a rede pode ter a certeza de que você, interessado, tem mesmo as habilidades necessárias para trabalhar com a marca.
Essas reuniões também são oportunidades para o candidato entender melhor a marca, seu modo de trabalho, regras, despesas, requisitos e mais.
Durante essas conversas, a franqueadora também poderá apontar se seu negócio é mesmo interessante para a sua cidade pequena. Inclusive avaliando a presença do seu público-alvo.
Avalie bem sua capacidade financeira
Assim como qualquer outro negócio, uma franquia tem uma série de despesas para a sua abertura e operação. Para ter a certeza de que sua empresa terá uma boa saúde financeira, você deve se programar.
Começando por avaliar o quanto você tem disponível para investir. Como citamos, caso o valor não seja suficiente, você poderá buscar por um empréstimo ou financiamento para a franquia. Mas é preciso ter ciência dessa necessidade, para que você tome logo as providências necessárias.
Além disso, há as despesas rotineiras da empresa. Somado ao pagamento dos funcionários, contas de energia e outras, há as taxas pagas à franqueadora.
Normalmente, são duas as principais. A taxa de publicidade garante ao franqueado suporte para a divulgação da sua unidade. Enquanto isso, os royalties mantém sua permanência de uso da marca e seu know how.
Assine o contrato de franquia
Com tudo alinhado com a franqueadora, será hora de firmar o contrato de compra da franquia. Para isso, o empreendedor precisa fazer o pagamento da taxa de franquia e assinar o contrato.
A partir daí, a franqueadora vai orientar o franqueado sobre os próximos passos. Começando pelo seu treinamento, para que o empreendedor aprenda exatamente como atuar respeitando os padrões da marca.
Quando o negócio tem loja física, também é necessário buscar pelo melhor ponto comercial para instalação. As franqueadoras costumam realizar um estudo de geomarketing para encontrar a região da sua cidade pequena mais adequada para operação.

Já no caso das franquias home office, não é preciso encontrar ponto comercial. Em vez disso, o franqueado atua direto de casa, o que diminui os custos operacionais.
Para iniciar o negócio, também será preciso divulgá-lo. Então, o franqueado deverá iniciar páginas nas redes sociais para sua unidade, distribuir panfletos e outras ações que a franqueadora achar adequadas.
Inicie sua operação
Seguindo todas as orientações da franqueadora, você poderá abrir sua unidade de franquia em pouco tempo.
Claro que, em alguns casos, o prazo pode ser maior, por causa da adaptação do espaço comercial. Mas franquias home office, por exemplo, costumam iniciar sua operação rapidamente. Afinal, esse formato de negócio não precisa de muito para atuar.
Depois de iniciar o trabalho, lembre-se de trabalhar para conquistar e, principalmente, fidelizar seus clientes. Um cliente fiel compra de forma contínua e ainda indica o seu negócio. Esses são aspectos que garantem faturamento ainda melhor à sua unidade.
Qual a melhor franquia para cidade pequena? Veja opções!
Agora que você já sabe como funciona o processo de franqueamento de um negócio, e as dicas para escolher sua franquia, é hora de conhecer opções.
Como citamos, o mercado de franchising é amplo, e pode garantir que você escolha uma empresa que combine com seu perfil. Veja abaixo.
Pronto! Agora você já sabe qual a melhor franquia para abrir em cidade pequena, e conheceu algumas opções.
Mas, na hora de escolher a melhor empresa, não se esqueça que você precisa gostar do ramo e da atividade, além de se identificar com a marca. Isso será essencial para manter seu entusiasmo em investir tempo e dinheiro no negócio.
Pensando nisso, que tal conhecer mais opções de franquias e descobrir se elas não são mais interessantes para você? Acompanhe: Franquias baratas 2020: opções para lucrar ao investir.
*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.