O processo de como abrir uma franquia de açaí exige do empreendedor uma boa pesquisa para ter um negócio sólido. Aqui mostraremos alguns pontos que vão ajudar você neste processo de abertura de uma açaiteria.
O mercado de açaí cresce cerca de 15% ao ano e é um produto que virou febre de norte a sul do Brasil. É um setor que vale a pena o empreendedor investir e ter um negócio próprio.
Contudo, é necessário bastante pesquisa e alguns cuidados típicos de um negócio na área de alimentação. Por exemplo, armazenamento, sabor, modo de servir, entre outros detalhes.
Além disso, não será do dia pra noite que você vai estruturar um negócio de venda de açaí, ou até mesmo um empreendimento mais simples. Algumas etapas devem ser cumpridas nesse processo, que mostraremos neste texto.
Comece avaliando seu perfil empreendedor
O empreendedor deve analisar bem diversos aspectos da sua própria vida antes de decidir investir em um negócio próprio. É preciso avaliar suas características para que elas possam ser usadas de forma positiva no seu empreendimento.
Por exemplo, aproveitar um perfil mais concentrado e iniciar um negócio de serviços técnicos ou voltados para tecnologia da informação.
Porém, para pessoas mais expansivas, ou que gostem de lidar com pessoas, um negócio voltado para vendas, com o trato diretamente com os clientes, talvez seja melhor.
Estes são exemplos de características que podem ser aproveitadas pelo empreendedor em seu negócio.
Além disso, ele deve analisar o seu momento de vida e suas relações pessoais para poder investir em uma empresa. Ou seja, deve estar com uma estrutura financeira organizada e ter tempo para se dedicar a esta atividade.
Alguns modelos de negócio, em home office, facilitam a vida, pois permitem trabalhar em horário mais flexível e dentro de casa, o que facilita cuidar dos filhos, caso os tenha.
Por outro lado, um empreendimento comercial, em um ponto físico, exige muito mais dedicação. Nessa hora, o empreendedor deve avaliar suas possibilidades.
Assim, para abrir um negócio de açaí, por exemplo, o empreendedor deve avaliar o seu próprio perfil e suas possibilidades.
Enfim, uma forma simples de iniciar este empreendimento seria por meio de uma franquia, sobre a qual falaremos agora.
Passo a passo para abrir uma franquia de açaí
Iniciar um empreendimento é algo complexo, pois devemos ter cuidado e saber onde vamos investir o nosso dinheiro.
Além disso, deve-se levar em conta que em um mercado competitivo como este, não é qualquer negócio que consegue se sobressair.
Dessa forma, para o empreendedor que deseja saber como abrir uma franquia de açaí, separamos um passo a passo para lhe orientar. São etapas que farão o seu negócio mais sólido e seguro.
Pesquisar as marcas de franquia
Se você já pensou bastante e analisou que o seu próximo passo é iniciar uma franquia de açaí, está pronto para dar início ao processo.
São inúmeras franquias de açaí no mercado, por exemplo, a Açaí Beat, Açaí Concept, Uni Açaí, Cream Berry, entre outras redes
Entre em contato com as marcas que mais lhe chamam a atenção e conheça o modelo de negócio de cada uma.
Além disso, analise a Circular de Oferta de Franquia (COF) das marcas. Este documento detalha boa parte do negócio da franqueadora.
Faça uma pesquisa extensa de cada uma delas aproveitando que, na internet, existe uma grande quantidade de informações disponíveis.
Ainda, se possível, experimente os produtos das marcas, ou converse com quem já teve a oportunidade de degustar o açaí daquela franquia. Isso lhe dará um bom panorama a respeito daquela marca.
Entender o mercado local
Um dos pilares para começar um negócio bem-sucedido é saber escolher um bom mercado local para atuar.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui
, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.Assim, para começar um negócio de venda de açaí em uma região, bairro, ou cidade, é preciso estudar bem o mercado local.
Analise a região, saiba quais são os concorrentes, se eles estão em crescimento ou passando por dificuldade.
Da mesma forma, analise se a região comporta mais uma loja de açaí ou se já está saturada deste comércio. Este excesso de negócios de açaí é prejudicial para o seu desenvolvimento.
Além disso, veja se terá público suficiente para tornar o seu negócio viável financeiramente.
Pense que o mercado é um bolo que terá que ser repartido. Com muitas pessoas para comer, sobra uma fatia menor para cada um. Com muitos negócios de açaí, sobram menos clientes por loja.
Toda esta análise da qual falamos é feita pela franqueadora, por isso compensa saber como abrir uma franquia de açaí. Ela orienta o empreendedor na escolha do melhor local para instalar a unidade.
Analisar reputação da marca
Uma das etapas de como abrir uma franquia de açaí é conhecer bem a marca na qual você irá investir. E, para conhecê-la bem, existem algumas formas bem simples.
Primeiramente, realize uma pesquisa na internet, principalmente nas redes sociais e também no site Reclame Aqui.
Com um produto como o açaí, a qualidade é fundamental para conquistar os clientes. O sabor é um diferencial das maiores franquias do setor.
Dessa forma, faça esta pesquisa e veja o que os consumidores falam das franquias nas quais você está mais interessado.
Por exemplo, no Instagram ou Facebook da marca, os consumidores costumam deixar comentários que podem dar uma noção sobre a franquia.
Enfim, saiba da reputação da marca entre os parceiros, sejam fornecedores ou funcionários, para só então começar a formar uma opinião sobre a marca.
Conversar com franqueados
Uma boa forma de conhecer uma franquia por dentro é conversando com os franqueados da marca. De acordo com a Lei de Franquias, os contatos de franqueados e ex-franqueados da marca devem estar na COF.
Dessa forma, tenha uma boa conversa com aqueles que estão na rede, bem como os que já se retiraram. Busque saber os motivos para o encerramento do contrato, por exemplo.
Além disso, veja com estes parceiros se a franqueadora oferece mesmo todos os suportes que ela dispõe e se eles são realmente eficientes.
Do mesmo modo, saiba sobre o retorno das lojas, se a lucratividade é a mesma prometida pela franqueadora.
Nestas conversas, muitas informações importantes são reveladas, o que é fundamental para uma escolha consciente do empreendedor.
Por fim, conheça a experiência que os franqueados da franquia podem compartilhar com você, informações que vão além da COF e do contrato de franquia.
Negociar a franquia
Como todo negócio, existem algumas tratativas antes de fechar um acordo, que consiste nas partes se alinhando para uma parceria vantajosa para ambos os lados.
No processo de como abrir uma franquia de açaí, o franqueado negocia detalhes antes de iniciar seus trabalhos.
Por exemplo, podem existir negociações para o pagamento da taxa de franquia de forma parcelada ou com desconto.
Do mesmo modo, o franqueado pode solicitar alguma ajuda extra da franqueadora. Ações peculiares, que não estão no contrato, mas podem vir a ser disponibilizadas em prol de uma boa parceria.
Estas negociações são comuns e podem envolver diversos aspectos, sejam financeiros, de visibilidade da unidade nas mídias sociais da marca, entre outros.
Lembre-se de que como qualquer tipo de contrato, as partes buscam alinhar seus interesses para que o negócio seja bom para todos.
Passar por treinamento
Um dos passos iniciais após se tornar um franqueado de uma rede de açaí é passar pelos treinamentos da franqueadora. Os cursos são os mais diversos possíveis, dependendo do tipo de negócio da marca.
Por exemplo, o franqueado recebe treinamento para organizar a loja e tornar o trabalho mais eficiente no dia a dia.
Do mesmo modo, recebe instruções da franqueadora. Seja para a produção do cardápio, como realizar o preparo, armazenamento dos insumos, bem como o modo de servir, entre outros detalhes.
Como toda unidade deve ter uma operação padrão, estes treinamentos visam homogeneizar o atendimento em todas as franquias da marca.
Estes treinamentos também ajudam a entender como fazer a gestão da unidade, compras de insumos, quanto manter de estoque etc.
São formas de repassar ao franqueado a experiência que a franqueadora possui com as suas outras unidades. Algo que pode ajudar o novo empreendedor.
Por fim, algumas franqueadoras também mostram em seus treinamentos as melhores ações para captação de clientes e para o marketing da unidade.
Pode ser que a franqueadora faça a produção de material de propaganda, mas a divulgação da unidade em si deve ser feita pelo franqueado. É um tipo de atuação que o franqueado não pode negligenciar, pela importância de se ter um bom marketing.
Fazer implantação
Depois de toda a parte teórica, documentação e até de adquirir o conhecimento da franquia, chegou a hora dos ajustes finais.
Assim, após as tratativas, chegou o momento de escolher o local para a instalação da unidade. A região já vem delimitada em contrato, mas o local específico deve ser escolhido posteriormente.
Dessa forma, pode o franqueado, antes mesmo de assinar o contrato, procurar o melhor lugar para sua unidade. Isso porque as questões burocráticas como contrato de aluguel e alvarás de funcionamento demoram a sair.
Além disso, a franqueadora pode ajudar na escolha do local. Algumas redes realizam um estudo de geomarketing. Nele, se analisa o mercado local, onde está o público-alvo e o local mais eficiente para instalação.
Além disso, antes da inauguração, o espaço deve passar por uma reforma para se adequar à identidade de marca da franquia.
Assim, a reforma pode ser ampla ou adaptativa, dependendo do espaço escolhido pelo franqueado. Ou seja, pode ter que construir suportes para o negócio, parte elétrica, fachada, entre outros detalhes.
Ademais, cabem também adaptações para conseguir as licenças e alvarás necessários para o seu funcionamento. Principalmente por ser no ramo alimentício, estas licenças são extremamente necessárias.
Por fim, antes da inauguração, é necessário realizar um trabalho de marketing intenso na região, buscando atrair as pessoas para a novidade.
Em alguns casos, realizar promoções, parcerias locais, entre outras ações, buscando impulsionar o empreendimento em seus primeiros meses.
Abrir o negócio
Chegou o grande dia! É a hora de receber os clientes, servir sucos e cremes de açaí para todo mundo!
Para o empreendedor, este é sempre um momento de muita tensão. É normal nem tudo sair como o planejado, mas é só com a inauguração que pequenos problemas podem ser identificados.
Contudo, esta etapa é facilitada por conta dos suportes da franqueadora. Em muitos momentos ela consegue prever os problemas iniciais com base em suas outras unidades.
Tudo fica melhor quando o empreendedor pode contar com uma franqueadora experiente, como é o caso da Cream Berry. Sobre ela falaremos um pouco mais agora.
Saiba como abrir uma franquia de açaí Cream Berry
A franquia Cream Berry nasceu na cidade de Varginha, Minas Gerais, com o nome Akasa do Açaí. Essa é uma das formas de como abrir uma franquia de açaí.
O processo para abrir uma unidade da Cream Berry é simples, contando com suportes variados da franqueadora.
Inicialmente, o interessado deve se cadastrar no site da franquia para receber a COF da marca.
Em seguida, é preciso se aproximar da rede, negociar o contrato de franquia, assim como falamos anteriormente. Estando tudo certo entre as partes, faça a assinatura do contrato comprando, assim, uma unidade.
A montagem da unidade é facilitada por ser a Cream Berry um negócio enxuto e que oferece os suportes necessários para o franqueado.
Ao abrir uma unidade, o empreendedor poderá trabalhar com os diversos produtos da Cream Berry. A rede possui um amplo cardápio, além de vários modelos de negócio.
Um deles, o formato Express, tem foco no self-service do Açaí. Assim, ele exige uma estrutura um pouco maior. Desse modo, os clientes podem se servir e fazer suas combinações do creme de açaí e os diversos acompanhamentos disponíveis.
Além deste, há o formato container, sem self-service, com os produtos predefinidos. Por fim, a franquia conta também com outros diferenciais. E, por último, o formato To Go, em que o cliente compra pra levar. Se interessou? Então, continue a leitura.
Diferenciais da franquia de açaí Cream Berry
Um dos diferenciais da franquia Cream Berry é os modelos de negócios trabalham com o atendimento delivery.
Esta forma de consumo se tornou importante para os negócios, principalmente no segmento de alimentação.
Da mesma forma, a franquia conta com uma receita exclusiva do açaí, o que traz qualidade para todas as suas unidades.
A cozinha da franquia é centralizada, padronizando os insumos, bem como facilitando a vida do franqueado. Assim, ele recebe o creme e o suco de açaí pronto, simplificando seu trabalho.
Além disso, a rede possui um amplo cardápio de acompanhamentos para o açaí, como cremes de frutas variados, chocolates, entre outros.
Ademais, por ser um modelo enxuto de negócio, exige poucos funcionários, já que sua operação é facilitada. Com isso, o empreendedor diminui os custos mensais de manutenção da unidade.
Por último, a franquia também oferece suportes variados para o franqueado, fazendo com que a parceria se fortaleça com o desenvolvimento do negócio.
Agora que você já sabe como abrir uma franquia de açaí, resta analisar bem as marcas e começar a sua jornada neste atrativo mercado. Então, mãos à obra!