Apostar em franquias em Maringá (PR) pode ser uma boa oportunidade para quem deseja mudar de vida e crescer em uma das regiões mais ricas e estratégicas do Brasil. Aqui, separamos informações sobre a cidade e dicas de como você pode lucrar com o seu próprio negócio.
Mas primeiro, sabe que investir no mercado de franquias pode ser promissor. Isso porque, em 2024, o faturamento alcançou cerca de R$ 273 bilhões. Ou seja, um crescimento de 13,5% comparado com 2023, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Logo, empreender em Maringá pode ser uma boa oportunidade para você.
Localizada próximo das fronteiras do Paraná com os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, sem contar na proximidade com o Paraguai, Maringá é uma das cidades mais importantes do estado. Não à toa, dados a consideram uma das melhores no quesito Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Atualmente, a cidade conta com um dos maiores do Brasil, com 0,808 em 1. Esse é um importante parâmetro para conseguir identificar questões como educação, longevidade e renda.
Dessa forma, para que você conheça as vantagens de investir em franquias na região, as vantagens de Maringá, como se tornar um franqueado e algumas opções de marcas para você, preparamos o texto a seguir. Acompanhe a leitura.
Por que apostar nas franquias em Maringá?
Antes de apresentarmos as vantagens de apostar em franquias em Maringá, é preciso conhecer um pouco mais sobre esse modelo de negócio. A principal premissa de uma franqueadora é conseguir um processo mais econômico e barato para expandir a sua área de atuação.
Em troca, ela oferece para empresários, conhecidos como franqueados, a possibilidade de comercializar produtos e/ou serviços ligados a empresa. Mas para que isso possa funcionar, a marca garante a transferência de know-how e expertise para o empreendedor colocar em prática em sua unidade.
Porém, como você estará com uma franqueadora por trás do seu negócio, siga as orientações e padronizações passadas. Afinal, serão esses fatores que irão lhe permitir entrar no mercado com um público e reconhecido por diversas pessoas.
Vale destacar que questões que envolvem gestão e administração são por sua conta. Não à toa as franquias são conhecidas por serem “semi-independentes”. Outra situação que favorece os futuros franqueados é com relação ao investimento necessário para tirar o projeto do papel.
Diferente das empresas abertas do zero, onde você precisa iniciar um processo longo e sem uma previsão fiel dos gastos que terá, as franquias têm um valor pré-determinado. Devido a taxa de franquia, despesas mensais com royalties e propaganda, mais padronização da unidade, fica mais fácil prever a quantia exata do seu investimento.
Descubra as vantagens de investir em Maringá
De acordo com o Índice de Cidade Empreendedoras (ICE), desenvolvido em 2023, Maringá ficou em vigésimo lugar no ranking. Vale destacar que a frente de cidades como Manaus (AM), Campinas (SP), Cuiabá (MT) e Recife (PE). Além disso, o levantamento identificou o Paraná como um dos melhores estados.
Voltando para uma análise mais detalhada das vantagens de apostar em franquias em Maringá, o município oferece um dos custos com impostos mais baixos do Estado.
Quando passamos o estudo para a complexidade tributária de Maringá, a surpresa é ainda maior. Segundo o ICE, a cidade é uma das mais baixas do Brasil. Muito desse cenário se reflete no dia a dia do município. Logo mais, descubra o que abrir na cidade para empreender e ganhar dinheiro. Mas antes, entenda o passo a passo para se tornar uma franqueado.
Qual o passo a passo para se tornar um franqueado?
Encontrar franquias em Maringá não é uma das situações mais complicadas de se fazer quando pensamos nesse tipo de negócio. Diferente do processo de abertura de uma empresa do zero, existem diversos pontos que podem ser saltados, uma vez que foram feitos pela própria franqueadora.
Assim, cabe a você, futuro franqueado, conseguir fazer a melhor pesquisa possível para encontrar a marca que melhor irá casar com suas ideias e objetivos de vida a longo prazo. Por ser um modelo de negócio onde o foco é a junção perfeita entre as duas partes, todo cuidado é pouco ao longo do processo de abertura da franquia.
Como você irá ficar por conta do empreendimento nos próximos anos, se houver uma relação ruim, certamente o sucesso da sua unidade estará comprometida. Afinal, mesmo que as franquias sejam consideradas o empreendimento mais seguro, ela ainda oferece riscos.
Vale esclarecer que de acordo com o levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apenas 15% das franquias fecham as portas antes de completar dez anos. Em contrapartida, os negócios abertos do zero, chegam a uma taxa de mortalidade de 75%. Agora, confira o passo a passo estratégico que preparamos. Acompanhe!
Encontre o melhor setor para o seu perfil
O primeiro passo para que possa começar a sua trajetória como franqueado, é identificar qual o setor você está mais disposto a trabalhar. Observe que aqui, não vamos analisar o retorno financeiro dos segmentos, mas sim aquele que você sempre sonhou em trabalhar. Avaliar apenas as questões financeiras é o maior erro de qualquer empreendedor.
Abrir um empreendimento tem como finalidade oferecer a oportunidade de você finalmente trabalhar com algo que gosta. Caso contrário, a sensação de estar preso a um trabalho que não tem identificação se torna muito pior do que no regime de carteira assinada. Afinal, é algo que você apostou suas economias e, para se livrar será muito mais complicado.
Tendo isso em mente, analise todos os segmentos presentes entre as franquias em Maringá. Logo, estude e entenda com qual você realmente se identifica, que tenha o mínimo de conhecimento etc. Por exemplo, se gosta de carro, certamente as empresas do segmento automotivo terão mais a lhe oferecer do que o de saúde.
Lembre-se que o trabalho de empreendedor precisa de uma dedicação diária e momentos de descanso são mínimos. Agora, imagina o sofrimento que será caso opte por um setor apenas por causa do dinheiro que ele pode oferecer? Por mais que pareça fácil chegar aos resultados, serão diversos problemas e desafios que irá encontrar ao longo do processo.
Assim, o caminho acaba parecendo mais difícil do que realmente é. Acordar todas as manhãs com a sensação de estar em um negócio que não é a sua cara, certamente será um dos fatores que mais vão lhe desanimar. Dessa forma, vale a pena destacarmos novamente esse ponto: escolha o setor que você tem afinidade e não pelo dinheiro.
Analise as tendências do segmento
Após fazer essa primeira analise para encontrar as franquias em Maringá, o próximo passo é conhecer quais são os movimentos do mercado. Cada setor tem suas particularidades contemporâneas e perspectivas para o futuro. Todos esses pontos são movidos pelas novas tendências de consumo que mudam com o passar do tempo.
Esse movimento, por mais que seja natural, pode pegar diversos empresários de surpresa. Então, deixar de pensar em seus clientes a longo prazo permite que perca espaço para concorrentes e coloque o franquia em risco. Por mais que esse seja um levantamento aparentemente complicado, o que não faltam são estudos sobre tendências.
Vamos pegar o exemplo do setor alimentício. O número de pessoas que estão seguindo a dieta vegana e vegetariana tem crescido a cada ano. Além disso, a perspectiva é que os adeptos desse tipo de alimentação aumente ainda mais. Assim, os restaurantes terão que começar a pensar em cardápios com opções para esse público.
Além disso, outro ponto que é preciso ficar atento para que não corra o risco de ficar para trás, é com relação as pessoas intolerantes a lactose e alérgicas ao glúten. O diagnóstico de pessoas com algumas dessas restrições alimentares também tem aumentado consideravelmente.
Por causa disso, caso queira abrir uma das franquias em Maringá voltada para alimentação, é muito importante que fique atento as possibilidades dela acompanhar essas mudanças. Com relação a outros setores, existem pesquisas que apontam o aumento do consumo consciente de produtos e/ou serviços sustentáveis.
Ou seja, não é apenas escolher o setor que tem mais a ver com você, mas também estudá-lo para encontrar as tendências que irão mover o segmento nos próximos anos. Com essas duas dicas iniciais, a sua jornada ganha mais força e potencial para se tornar um sucesso.
Faça um levantamento da sua situação financeira
O próximo para se tornar um franqueado é fazer um levantamento da sua condição financeira. O ideal nessa prática é conseguir identificar o seu poder de compra com base nos seus gastos mensais. Esse é um acompanhamento fundamental para qualquer empresário, principalmente depois que estiver com o negócio rodando.
Primeiro, você pode mapear quais as suas despesas que podem ser consideradas bobas. A dica é separar em uma lista apontando quais são essenciais e quais você apenas quer. Todas os seus custos que estiverem na segunda parte, podem ser descartadas.
Certamente, o objetivo não é cortar todos os seus desejos, apenas reduzi-los para que consiga ter um bom dinheiro para iniciar o seu investimento. No primeiro mês que fizer esse levantamento, irá notar uma diferença considerável em relação aos últimos meses. Caso queira algo mais, ainda existem outras duas práticas aconselháveis.
A primeira é ligar para as suas operadoras de televisão, internet, telefone ou outro serviços. Tente negociar planos mais em conta, sempre há uma solução mais enconta para você. Após, negocie para conseguir alguma promoção, não tenha vergonha de pechinchar e economizar ainda mais.
Se tiver dívidas pendentes, entre em contato com o credor para renegociá-la. Como o objetivo deles é apenas receber o que lhe é por direito, não irão poupar esforços para conseguir encontrar um caminho mais tranquilo para você quitar o crédito. Seja com redução de juros, aumento nas parcelas etc.
Esses são exercícios que visam apresentar para um empreendedor de primeira viagem, a importância de fazer o acompanhamento de perto do financeiro. Se não houver essa cultura econômica, de nada adiantará escolher o setor e estudar as tendências.
Pesquise sobre as franquias em Maringá
Diante dos primeiros passos teóricos, chegou o momento de fazer a primeira busca pelas franquias em Maringá que estão disponíveis no mercado. Nesse momento, é aconselhável que você faça um acompanhamento com base em alguma margem de investimento. Considerando que agora você sabe o quanto pode aplicar no negócio.
É muito comum partimos para a escolha da franqueadora mais barata, mas isso pode ser um tiro no pé. Como vimos, as franquias são negócios que dependem da união perfeita entre as partes. Assim, pode acontecer de você focar apenas nas mais em conta e acabar tendo mais trabalho e prejuízo do que imaginava, saltando outras etapas do processo.
Dessa forma, o aconselhável é que você trace uma margem do quanto está disposto a investir em uma franquia. Mas para chegar a esse valor, você estipula um mínimo com base no seu capital financeiro e aponta o máximo com base no dobro desse valor. Assim, podemos estipular o dobro por causa dos financiamentos disponíveis.
Diversos bancos brasileiros oferecem condições especiais para quem deseja se tornar franqueado. São benefícios exclusivos para esse tipo de empreendedor. Porém, por mais atrativo que seja, o aconselhável é que pegue, no máximo, o valor equivalente a 50% do investimento.
Isso acontece por causa do impacto que pode ter no desenvolvimento da sua unidade. Mesmo que seja uma boa opção, o número de parcelas são limitados.
Assim, quanto maior for o valor que pegar, mais dinheiro você terá que gastar todo mês para quitar a linha de crédito.
Considerando os juros, essa situação pode acabar se tornando uma bola de neve. Caso queira, também existe a opção de contar com um sócio. Isso aumenta a capacidade de investimento e permite trabalhar com uma margem ainda maior.
Verifique a reputação da marca
Você precisa fazer uma busca sobre cada uma das empresas que escolheu anteriormente. Ou seja, saber como ela é vista pelo público e se tem um produto e/ou serviço realmente importante e com potencial de crescimento dentro da sua região. Mas para isso, o processo é bem simples.
Primeiro, a sua pesquisa pode começar pelas redes sociais. Todas as marcas geralmente têm um perfil seja no Instagram, Facebook e/ou Twitter. Atualmente, essa é a melhor maneira para se comunicar com o seu público de maneira geral. Sendo assim, uma boa oportunidade para conhecer como ela é vista por todos.
Analise os comentários que são feitos, as reclamações que aparecem o como são respondidas pela marca. Certamente você não irá encontrar nenhuma empresa 100% no mercado, sempre haverão críticas. Assim, para fazer a analise da melhor forma possível, repare se é algo substancial ou contínuo.
Essa pequenas busca já será o suficiente para manter ou cortar uma das franquias em Maringá para abrir. Uma dica boa é observar se há outros clientes respondendo pela marca, por mais que isso seja algo mais raro, demonstra muito a fidelidade dos consumidores e traz uma boa visão sobre o empreendimento.
Outra ferramenta importante para encontrar as melhores opções é o “Reclame Aqui”. Como o próprio nome sugere, esse é um espaço dedicado a críticas sobre diversos aspectos. A vantagem de acompanhar por ele é que você terá uma avaliação feita pelos consumidores sobre a reputação da marca e ainda conhecerá como ela conduz a resolução dos problemas.
Entre em contato com a franquia
Na reta final para se tornar um franqueado, chegou o momento de entrar em contato com as franqueadoras selecionadas. Enquanto antes você estava fazendo uma pesquisa sobre ela, agora é hora delas lhe conhecerem. Portanto, para iniciar o processo, basta acessar o site da franqueadora e preencher o formulário para franquias.
Em seguida, aguarde o contato da empresa para iniciar o processo. Nessa etapa, serão algumas reuniões para que ambas as partes possam começar a entender como cada uma funciona. Mesmo que você seja entrevistado, não deixe de fazer perguntas para esclarecer suas principais dúvidas sobre o empreendimento.
Caso esteja entrando no projeto em sociedade, algumas das conversas serão feitas com ambos empresários. Ao longo da etapa, não deixe de fazer também um levantamento dos principais pontos que chamaram a sua atenção, seja positivo ou negativo. Eles serão importantes para iniciar a próxima dica.
Porém, antes precisamos frisar que não existe problema em conversar com mais de uma das opções de marcas de franquias em Maringá. Desde que você, consiga eliminar aquelas que lhe desagradou ao longo desse processo. A orientação que virá em seguida, precisa ser muito bem analisada. Sendo assim, quanto mais marcas você tiver no seu radar, mais estudos serão necessários.
Estude a Circular de Oferta de Franquia
As franquias em Maringá que mais chamaram a sua atenção, irão enviar para você o documento chamado Circular de Oferta de Franquia (COF). Ele será responsável por apresentar diversos fatores fundamentais para o seu conhecimento e aprendizado sobre a marca em questão.
Por causa disso, aconselhamos que trabalhe com um número bem reduzido de empresas a partir desse ponto. Serão dados densos que podem ser facilmente confundidos e gerar problemas para você no futuro. Então, se pegar apenas uma é o ideal, mas caso contrário mantenha no máximo três.
No documento haverão informações como o histórico da marca, pendências judiciais, taxas, investimento total previsto, balanço financeiro, regras, limite da área de atuação etc. Tudo isso precisa ser redigido pela franqueadora e conter uma comunicação fácil e simples de ser compreendida.
Porém, a principal dica que podemos passar sobre a COF é consultar um advogado em caso de dúvidas. O ideal é que seja um profissional que esteja acostumado com os processos que envolvem o franchisig. Mas lembre-se: não tenha pressa para estudar o documento!
De acordo com a Lei de Franquias, a Circular precisa ser entregue pelo menos dez dias antes da assinatura do contrato. Caso o prazo não seja respeitado, o negócio será cancelado. Assim, analise com cuidado todos os pontos para conseguir tomar a melhor decisão. No vídeo abaixo você confere mais sobre a COF. Assista!
O que abrir em Maringá? Separamos opções
Vamos lhe conectar a diversas franquias para que você encontre a que mais combina com o seu perfil. A cidade de Maringá, como você aprendeu até aqui, oferece um cenário promissor para novos negócios, e investir com planejamento aumenta suas chances de sucesso.
Conhecer várias marcas permite entender como cada modelo funciona. Assim, você consegue comparar propostas e identificar qual se alinha aos seus objetivos. A seguir, separamos franquias em Maringá com ótimo potencial. Analise cada uma com atenção e dê o primeiro passo rumo ao seu próprio negócio!

Como vimos ao longo do texto, encontrar um empreendimento não é algo muito complicado. Basta apenas ter paciência e dedicação para escolher a franqueadora perfeita para o seu perfil de empreendedor. Essa decisão é fundamental para conseguir se decolar em uma região tão próspera quanto Maringá. Agora que está por dentro do assunto, dê o próximo passo para abrir a sua franquia de sucesso.