Por que investir em franquia? Nesse conteúdo, saiba tudo sobre as vantagens deste tipo de negócio e as facilidades para quem está começando.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias teve um crescimento de 14,3%, em 2022, em comparação com o ano anterior. Sendo assim, alcançou uma receita total de R$ 211,4 bilhões.
Nesse sentido, essa pode ser uma alternativa para quem quer abrir o próprio negócio e ganhar dinheiro. O crescimento mostra que os brasileiros têm encontrado no sistema de franquias uma boa oportunidade de empreender. Quem sabe você não entre para os números do próximo ano? Continue a leitura!
Afinal, por que investir em franquia?
Investir em franquia é uma escolha estratégica. Proporciona estabilidade, ao mesmo tempo, permite explorar oportunidades de mercado.
Além disso, é um modelo testado e comprovado. Então, ao avaliar os benefícios, você se aproximará da resposta que oferece segurança financeira, suporte e sucesso empreendedor. Confira mais detalhes adiante. Confira!
Modelo de negócio pronto para executar
Um dos primeiros pontos para saber como funciona a franquia, é entender que oferecem um negócio próprio para os franqueados e pronto para ser executado.
Dessa forma, a franqueadora oferece um plano estruturado que faz parte da experiência de diversos especialistas no negócio. Assim, você pode investir em um empreendimento seguro e com mais chances de resultados positivos.
Além disso, o know-how é passado para o franqueado por meio de treinamentos, materiais para estudo e assessorias. Dessa maneira, você pode iniciar a sua franquia com um plano de negócio pronto para ser executado e sem a necessidade de ter que começar tudo do zero.
Muitas franqueadoras também costumam ter diferentes modelos de negócio para se adequar a diferentes realidades e capacidades de investimento. Assim, você terá auxílio na escolha do melhor modelo para o mercado local, bem como na adaptação para a capacidade de dedicação ao negócio.
Reconhecimento da marca
Outra grande vantagem de investir em franquia é o reconhecimento da marca. Afinal, uma marca só entra para o sistema de franchising quando já tem bons resultados no mercado.
Além disso, o modelo de negócio já é aprovado pelo seu público consumidor. Assim, as franquias costumam ser marcas já reconhecidas por diversos clientes. Isso ajuda na prospecção do negócio e atrai cada vez mais clientes.
Porém, é necessário analisar bem o negócio, sua relação com colaboradores e franqueados, além do desempenho no mercado. Também é interessante analisar a reputação da marca e opinião dos clientes sobre seus produtos ou serviços.
Essa análise ajuda muito na escolha de uma marca reconhecida e consolidada. Afinal, ninguém quer investir em algo sem ter resultados positivos.
Então, ao escolher uma franquia reconhecida, o empreendedor tem mais segurança para aplicar seu dinheiro. Além de receber auxílio da franqueadora para resolver problemas e encontrar soluções.
Suporte da franqueadora
O suporte da franqueadora é um dos pontos mais fortes para o sucesso das franquias e de seus franqueados. Portanto, o franqueado tem um negócio próprio, sem precisar fazer tudo sozinho e começar do zero.
Isso porque, a franqueadora também tem o objetivo de alcançar os melhores resultados em todas as suas unidades franqueadas.
Afinal, isso ajuda na boa reputação da marca, seu reconhecimento e qualidade nas atividades exercidas. O investidor também tem o interesse de bons resultados e melhores lucros. Assim, é uma parceria onde ambos os lados ganham e têm objetivos alinhados.
Entre os suportes oferecidos pela franqueadora estão o treinamento do franqueado e de seus funcionários, o repasse de know-how e as estratégias de negócio. Além disso, é comum ter outros materiais de apoio para estudo e treinamentos recorrentes.
No mais, as franqueadoras oferecem assessorias em questões jurídicas, de marketing e financeira. Além disso, conta com uma equipe de profissionais prontos para tirar dúvidas e auxiliar os franqueados com seu empreendimento a qualquer momento.
Modelos variados de negócio
Como citado anteriormente, as franquias podem oferecer diferentes modelos de negócios. Essas questões são boas para englobar o máximo possível de investidores com diferentes realidades e expectativas.
Desse modo, é possível escolher por quantidade demográfica da região, capacidade de investimento inicial, entre outros aspectos. Logo, os empresários podem escolher, por exemplo, entre os formatos: home based ou home office.
Nesse modelo o franqueado tem a possibilidade de empreender em casa, sem necessidade de um espaço físico. Até mesmo com vendas, já que a franqueadora cuida do estoque, transporte e entrega para os clientes finais.
Há também a possibilidade de trabalhar em unidades físicas como lojas, quiosques e contêiner. Nesse sentido, o franqueado escolhe a melhor opção para o ponto de implantação e o modelo de loja conforme a sua capacidade de investimento.
Ou seja, mesmo com um ponto físico é possível investir em negócios mais baratos. Os quiosques ou contêineres, por exemplo, costumam ser espaços reduzidos, com menor taxa de manutenção e demandam uma equipe pequena.
Ainda existe a opção de delivery, que pode trabalhar em conjunto com o ponto físico. Então, o empreendedor pode aumentar a possibilidade de maiores faturamentos com a sua unidade franqueada.
Como você pode ver, são inúmeras possibilidades de investir em franquias. Essa variedade dá ao empreendedor a chance de investir de acordo com a sua capacidade financeira.
Inclusive, esse é um dos assuntos abordados no curso Franquias: Guia prático para iniciantes. Acesse e saiba mais sobre as aulas. Assim, potencialize o seu conhecimento sobre ter uma franquia de sucesso.
Estudo do ponto comercial
Para as franquias com uma unidade franqueada de forma física, existe o auxílio para a escolha do ponto. Assim, você recebe ajuda de profissionais capacitados para analisar o lugar ideal para abrir o seu negócio.
A escolha do ponto é muito importante, pois eleva as possibilidades de bom desempenho do negócio e contribui para um alcance maior no número de clientes.
Para isso, a franqueadora usa diversas estratégias como avaliação de pontos comerciais existentes, dados históricos e análise do mercado local. Desse modo, também engloba a definição do público-alvo e mapeamento dos lugares de grande fluxo.
Treinamento para saber o que fazer
Outra grande vantagem de investir em franquia é a possibilidade de empreender mesmo sem ter experiência no ramo. Isso porque, as franqueadoras oferecem treinamentos e materiais para o franqueado aprender a gerir o seu negócio.
Isso é possível graças à equipe da franqueadora que conta com diversos especialistas capacitados que prestam auxílios em questões técnicas e estratégias.
Assim, mesmo sem ter nenhum conhecimento na área, o investidor pode começar a empreender e ter um negócio próprio. Além da segurança que a franqueadora oferece para alcançar os melhores resultados com a unidade.
Caso tenha funcionários na unidade, eles também irão receber treinamentos. Muitas vezes, as capacitações são periódicas, com o objetivo de trazer novas estratégias e apresentar novos planos de ação.
Estratégias de marketing já definidas
Investir em franquia significa ter acesso a estratégias de marketing definidas. Isso porque, são criadas por meio de experiência, estudo e análise de profissionais do mercado.
Assim, você não precisa se preocupar com a criação de propagandas e ações. Geralmente, as franqueadoras se encarregam de criar peças, promoções e outras ações de marketing para alavancar o negócio.
Por fim, a equipe de marketing da franqueadora também realiza ações locais e gerais. Assim, o franqueado pode contar com o marketing tanto para o público local quanto para o público mais geral. Dessa forma, são maiores as chances de conquistar novos clientes e a fidelidade deles.
Agora que você por que investir em franquia, abra o seu negócio de sucesso e ganhe dinheiro com a sua empresa.