O mercado de franchising é variado, com muitas opções para os empreendedores e um destes modelos de negócios é a franquia unitária. Aqui, você vai aprender sobre esse modelo de negócio e alguns outros para empreender e ganhar dinheiro.
Mas primeiro, saiba que o mercado de franquias está em expansão no Brasil. Logo, pode ser uma boa alternativa de investimento para quem quer empreender e ganhar dinheiro. Isso porque, em 2024, o faturamento alcançou cerca de R$ 273 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ou seja, um crescimento de 13,5% comparado com 2023.
Logo, o empreendedor que deseja investir nos modelos de franquia deve conhecer bem como funciona este mercado. Assim, poderá analisar a melhor opção para as suas pretensões e seu perfil. Da mesma forma, observar o segmento no qual pode ter mais retorno, o que se ajusta mais a sua capacidade de investimento inicial. Continue a leitura!
O que é uma franquia unitária?
No modelo de franquia unitária, o franqueado licencia junto à franqueadora a permissão para abrir uma unidade da rede em um local predeterminado. Além disso, neste modelo de negócio, o franqueado tem o direito de exclusividade de atuação neste determinado local.
Nesse sentido, pense em uma franquia que se instala em um shopping center. Normalmente, não vemos duas lojas de uma mesma rede nestes locais. Isso para evitar que as unidades façam concorrência entre si. Este modelo é adotado por diversas redes de franquias, reservando um território para atuação daquele franqueado com o seu ponto comercial.
Por outro lado, o franqueado tem que se instalar no local escolhido pela franqueadora. Ele é determinado com base nos planos de negócios e expansão da marca, bem como regiões de visibilidade.
Desse modo, o empreendedor deve analisar bem as possibilidades de modelos. Na franquia unitária, pode ser necessário um investimento maior no início, dependendo do local escolhido pela rede. Seja como for, a franquia unitária pode ser uma boa opção, pois recebe esta exclusividade, o que é bom para a captação de clientes. Conheça opções de franquias baratas e lucrativas para empreender e ganhar dinheiro. Clique no botão abaixo!
Outros tipos de franquias para abrir
Como falamos, as franquias têm diversos modelos de negócios. Por isso, exigem bastante atenção do empreendedor. O ideal é o empresário analisar todos os tipos de empreendimentos antes de escolher a franquia. Até porque, há modelos de uso de marcas mais enxutas, com menos investimentos em estrutura.
Sendo assim, alguns contam com uma maior flexibilidade de instalação do ponto comercial, bem como a forma de atuação do empreendedor. Por conta desta diversidade, separamos aqui mais alguns modelos de negócios além da franquia unitária para você conhecer melhor. Acompanhe!
Microfranquia
A microfranquia se caracteriza basicamente por ser um modelo mais enxuto de trabalho, com investimento inicial de até R$ 135 mil. Além de negócios que exigem ponto físico, existem microfranquias Home Office, para trabalhar de casa. As microfranquias se tornaram populares entre os empreendedores, pois muitas delas podem ser administradas no tempo livre. Assim, é possível conciliar com um emprego, por exemplo CLT.
Nesse sentido, o franqueado pode trabalhar com flexibilidade de horários, além de não precisar investir em estrutura. Muitas franquias nesse modelo pedem apenas um computador, internet e um telefone para trabalhar. Do mesmo modo, algumas microfranquias exigem ponto comercial, mas costumam ser lojas menores, com menos estoque. Já outras são comércio online, onde o franqueado recebe um percentual das vendas.
Store in store (Shop in shop)
Este modelo de franquia é para o empreendedor que já tem um negócio e deseja implementar seus ganhos investindo em outro ramo. São franquias que permitem incorporação por um empreendimento já em curso, exigindo pouca ou nenhuma adaptação do local e do modo de operação. Portanto, é possível serem negócios complementares um do outro, mas da mesma forma, podem ser totalmente desconectados.
Assim, a franquia shop in shop se adapta a vários segmentos, com inúmeras possibilidades. E ainda, o empreendedor aproveita para trazer uma marca mais conhecida, melhorando ainda mais o retorno.
O que vale neste tipo de franquia é a possibilidade de rentabilidade do negócio para o empreendedor, que com isso aproveita um espaço já usado para melhorar as suas vendas, por exemplo: uma franquia de produtos voltados para crianças que é anexada a uma papelaria ou farmácia, ou uma franquia de serviços automotivos em um estacionamento.
Franquia de conversão
Na franquia de conversão, um empresário individual transfere para uma franqueadora a tecnologia e o modo de operação do seu antigo negócio. Este modelo é procurado por empresas com produtos e/ou serviços já razoavelmente adaptados para o modelo de franquias, mas que precisam de um “empurrão” de uma grande marca.
Assim, o empreendedor adapta os sucessos e fracassos do empresário individual às normas e regras da empresa franqueadora. Com esta troca, a empresa ganha penetração de mercado e alia a uma grande marca e empresa franqueadora. Assim, se aproveita do marketing, da organização e da capacidade de venda.
Com isso, a empresa ganha em capacidade de compras, pois conta com a força das unidades franqueadas pela franqueadora. Assim, pode baratear o seu negócio e alavancar a sua rentabilidade. Por outro lado, para a franqueadora é bom, porque diversifica as suas operações, agregando valor a cada nova unidade.
Este tipo de franquia de conversão deve ter uma parceria bem estruturada e clara, para que o pequeno negócio não seja “engolido” pela franqueadora. A parceria deve ser positiva para todas as partes.
Franquia combinada
A franquia combinada é um modelo no qual o empreendedor combina várias franquias diferentes em um mesmo espaço comercial. Dessa forma, as franquias costumam trabalhar de modo semelhante entre si, e com produtos e/ou serviços complementares. Assim, o franqueado consegue abarcar muitas necessidades em um mesmo local. Porém, o empreendedor abrirá mais de uma unidade de franquia apenas com o consentimento de todas as franqueadoras.
Isso porque, algumas marcas exigem exclusividade no ponto comercial, com apenas produtos e/ou serviços correspondentes. Um exemplo deste tipo de modelo são franquias de serviços como lavanderia, sapataria e costura que operam em um mesmo ponto comercial.
Franquia social
A franquia social é um modelo um pouco diferente dos demais que apresentamos aqui. Neste tipo de negócio, usam-se as técnicas e ferramentas do franchising para expandir e replicar um projeto social. Na franquia social o objetivo não é o lucro. Tanto franqueado, quanto franqueador, visam ampliar as ações sociais, e usa-se um modelo de organização replicável. Com isso, é possível alcançar mais pessoas.
Por isso, visa-se a sustentabilidade e crescimento de projetos sociais, que ao seguir um modelo já organizado, se tornam mais atrativos para quem deseja investir tempo e dinheiro em uma causa social. Nesse sentido, muitas fundações e institutos têm usado essas técnicas para promover franquias sociais. E assim conseguir ampliar a atuação dos projetos sociais.
Vale lembrar que essas franquias também devem seguir os trâmites da Lei de Franquias (Lei nº 13.966/19), como a disponibilização da Circular de Oferta de Franquia (COF). Ainda, deve oferecer alguns tipos de suportes, seja para a organização da unidade da franquia ou para o desenvolvimento do projeto.
Franquia de repasse
O termo franquia de repasse é a denominação de uma unidade que será repassada pelo antigo franqueado para um novo. Esta mudança de dono da unidade da franquia é um processo que deve ser bem pensado, levando em conta o que diz o contrato de franquia.
A rescisão de um franqueado pode se dar por vários motivos, sejam de ordem pessoal ou econômica. Mas nem sempre ele poderá se desfazer da unidade sem o de acordo da franqueadora. Em alguns casos, a franqueadora, por contrato, exige escolher o novo franqueado, de acordo com o perfil que ela deseja. Logo, na própria COF, a marca pode estabelecer a cobrança de nova taxa de franquia do novo empreendedor.
Todo esse movimento para fazer jus aos treinamentos e suportes para o novo franqueado. Além disso, o empreendedor que investe em uma franquia de repasse deve se atentar para alguns detalhes. Analise se a unidade está com as contas em dia, como está o faturamento e se não há pendências administrativas ou judiciais. Enfim, bastante cuidado e muito diálogo com a franqueadora para que a mudança de empreendedores realize-se de forma clara e dentro da lei e do contrato.
Franquia master
Uma franquia master é um modelo de negócio onde a unidade será um apoio para os franqueados da sua região. Assim, ao invés de um franqueado se reportar diretamente à franqueadora, estará ligado à franquia master. Dessa maneira, essa unidade será a responsável por dar o suporte aos franqueados da sua localidade.
Assim, a figura desse licenciado de suporte é um tipo mais qualificado de franqueado. Ele tem o conhecimento que é preciso para fazer a implementação, operação e comercialização dos serviços e/ou produtos.
O papel desta franquia master é ser um suporte da franqueadora para a expansão da marca. Assim, os empreendedores estarão mais próximos de quem lhe ajudará no empreendimento. Enfim, é um modelo de negócio para franquias em uma escala maior de expansão, seja em número de unidades, seja no território.
Como escolher o modelo ideal de franquia para o seu negócio?
A escolha do modelo de franquia certo é uma etapa decisiva para o sucesso da sua expansão. E, embora possam existir diversas opções no mercado, essa decisão precisa estar alinhada com uma estratégia sólida. Agora, confira algumas dicas de como escolher o seu próprio modelo de negócio de sucesso.
1. Construa um conceito forte
Sua marca precisa ser mais do que um produto e/ou serviço. Isso porque, grandes redes vendem propósito, estilo de vida e experiência. Por isso, o conceito precisa estar bem definido. Afinal, ajuda a escolher o modelo de franquia mais coerente com a identidade da marca e o público-alvo.
2. Comece com um bom planejamento
O planejamento estratégico é como o mapa do seu negócio. Sendo assim, ele mostra onde a empresa está agora, onde quer chegar e como vai trilhar esse caminho. Nesse processo, é importante fazer um diagnóstico do cenário atual, definir a missão da empresa, traçar metas e acompanhar os resultados. Essas informações orientam decisões mais assertivas.
3. Faça auditorias operacionais
As auditorias ajudam a entender o funcionamento interno da empresa. São elas que revelam gargalos e mostram o que pode ser melhorado. Com esses dados em mãos, é mais fácil saber qual modelo de franquia atende melhor às necessidades da rede.
Então, pense como montar uma mala para viajar: você não coloca tudo de qualquer jeito. Escolhe o que faz sentido para o destino, organiza por prioridade e se prepara para o caminho. É assim também com o franchising.
Ao longo do conteúdo, você aprendeu o que é franquia unitária e quais são os demais modelos de negócios para empreender. Agora que está por dentro do assunto, pode escolher investir na franquia de sucesso do seu interesse e ganhar dinheiro com seu próprio negócio. Sendo assim, não perca tempo e dê o primeiro passo.