Para o processo de como abrir franquia de sucesso, o empreendedor precisa analisar diversos aspectos, pois este modelo de negócio possibilita que mesmo sem experiência se possa ser bem-sucedido com um negócio próprio, como mostraremos.
O mercado de franquias é um chamativo para os empreendedores iniciantes por diversos motivos e um deles é o seu faturamento. Só em 2021, o franchising brasileiro teve ganhos de mais de R$ 185 bilhões.
Logo, são muitas franquias no setor e dos mais diferentes tipos. Mas o empreendedor precisa estar atento para investir de forma certeira. Por isso, confira a seguir algumas dicas do que avaliar nesse processo.
Veja como abrir uma franquia de sucesso!
Como dito, o empreendedor precisa entender que o processo de como abrir uma franquia de sucesso envolve cuidados para que possa investir de forma segura.
Nesse sentido, se atentar a diversos fatores que influenciam no êxito da sua jornada e ter uma franquia lucrativa.
Dessa forma, separamos aqui alguns pontos que irão fazer com que você possa entrar para o mercado de franquias da melhor forma, empreendendo de maneira segura e confiável.
Entenda bem o que é uma franquia
O primeiro passo de como abrir franquia de sucesso é entender como funciona este modelo de negócio, quais seus pontos fortes e como pode se encaixar ao seu perfil.
Nesse sentido, o modelo de franquia já tem um negócio previamente estabelecido que atua no mercado há um tempo. Isso é um dos pontos que vale a pena neste formato.
Além disso, a franquia é uma forma de um empreendedor sem experiência investir em um negócio de forma mais simples e com menos riscos.
Isso porque, recebe um modo de fazer, o know-how da franqueadora, o que facilita sua vida, pois saberá como precisa trabalhar, a maneira que irá fazer a gestão no dia a dia.
Por meio do contrato de franquia, terá o direito de uso da marca, algo atrativo para conseguir captar consumidores de forma eficiente.
Do mesmo modo, é importante que o empreendedor entenda as limitações do modelo de franquia.
Nesse sentido, o franqueado não tem tanta liberdade para montar o negócio, vender os produtos que quiser e realizar os serviços que não sejam da forma padronizada.
Assim, para empreendedores criativos, cheio de ideias, nesse caso, pode ser mais interessante abrir um negócio do zero, o qual poderá estruturar da forma que quiser.
Enfim, entender as vantagens e limitações é fundamental no processo de como abrir franquia de sucesso, porque você investe sabendo o que esperar.
Saiba o quanto pode investir
Um ponto fundamental para empreender é saber quanto você pode investir e a franquia ajuda neste planejamento. Isso porque, antes de começar o negócio, o franqueado já se sabe quanto será o investimento inicial.
Dessa forma, entenda quanto poderá investir, veja qual o seu custo de vida, corte gastos e a necessidade de vender algum bem que possa aumentar sua possibilidade de investimento. Fazendo todas as contas, é a hora de escolher a franquia.
O empreendedor precisa ter em mente que o dinheiro que investe demora um pouco para retornar e o negócio pode passar por oscilações ao longo do tempo.
Assim, é importante ter as contas em dia, evitar empréstimos e diminuir gastos que não sejam necessários para manter uma boa saúde financeira.
Outro ponto importante é buscar como abrir franquia de sucesso que se encaixe às suas possibilidades financeiras.
Por fim, não adianta querer investir em algumas franquias voltadas para shopping, que são mais caras, se você tem apenas R$ 20 mil de capital.
Planeje seu investimento
O próximo passo depois de analisar quanto tem para investir é planejar como irá aplicar este dinheiro em um negócio.
O modelo de franquias permite um planejamento mais seguro, pois antes de iniciar seu negócio próprio você sabe quanto irá precisar.
Na Circular de Oferta de Franquia (COF), documento que funciona como um prévio contrato de franquia entre franqueadora e empreendedores interessados, há uma projeção de custos para começar uma unidade da rede.
Assim, o empreendedor consegue planejar e avaliar se tem capacidade de investir na franquia ou se terá que procurar um negócio mais barato.
A COF informa qual é a taxa de franquia, os custos do negócio, a previsão de rentabilidade e de prazo de retorno do investimento. Ainda, a franqueadora apresenta uma projeção de custos de reformas caso seja necessário modelar o layout do ponto comercial.
Enfim, sabendo todas essas informações, o empreendedor sabe quanto é necessário para ter o negócio e o que dá mais segurança.
Pesquise várias marcas de franquias
O setor de franquias conta com muitas marcas e o empreendedor deve pesquisar sem pressa para ver aquelas que mais se encaixam no que deseja.
Logo, o empreendedor deve pesquisar na internet, ver sites especializados para entender os tipos de franquias que atuam no mercado que quer investir.
Além disso, é possível entrar em contato com as redes de franquia pelo site delas para receber a COF e assim analisar mais detalhes do negócio da franquia.
Veja quanto pode investir e busque franquias que se encaixem naquele valor. Existem feiras de franchising que possibilitam um contato mais próximo com as marcas e uma grande variedade de opções.
Porém, é importante também escolher um segmento para que possa pesquisar franquias no setor, ou seja, direcionando melhor o processo.
Nesse sentido, você consegue avaliar qual entre as marcas que aparecem mais chamam a sua atenção.
Confira a reputação das marcas
Outro ponto importante é conhecer a reputação da marca. Procure por empresas que tenham o selo de excelência concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Este selo é oferecido frequentemente às marcas que obtiveram a mais alta pontuação na pesquisa feita com os respectivos franqueados.
Em suma, isso garante que você esteja trabalhando com uma franqueadora segura no quesito prestação de suporte aos franqueados.
Se a franqueadora não oferece os suportes de forma eficiente, o empreendedor pode ter dificuldade para o desenvolvimento do negócio. Isso não é bom para quem busca como abrir franquia de sucesso.
Do mesmo modo, pesquise na internet e nas redes sociais sobre o que os consumidores falam sobre os produtos e serviços das franquias que mais lhe chamaram a atenção.
Veja se as marcas têm um bom pós-venda, se resolvem os eventuais problemas que surjam para os seus clientes por conta dos produtos ou serviços.
Uma marca que não atenda bem seus consumidores ou seus franqueados não é interessante e você pode descobrir isso antes mesmo de fechar o contrato com a rede.
Selecione as franquias mais interessantes
O seu sucesso com uma franquia está relacionado a uma boa escolha do negócio.
Depois de avaliar quanto tem para investir, planejar e pesquisar bastante, selecione algumas das franquias mais interessantes para você.
Veja aquelas que melhor se encaixam no seu perfil e que estejam em um mercado no qual você queira atuar. Mas é importante trabalhar com algo que se gosta, pois será mais prazeroso ao longo da jornada.
Do mesmo modo, analise as franquias que tenham uma marca mais famosa que possa atrair os consumidores para o seu negócio.
Nesse sentido, busque avaliar os pontos positivos e negativos de cada uma das franquias que pesquisou para ver qual delas se encaixa mais no seus objetivos e é um negócio mais sólido.
Por outro lado, não se deixe levar apenas por números. Por exemplo, uma franquia que promete um faturamento maior ou um retorno mais rápido.
Isso porque, os números podem ser levados em conta, mas não podem ser o principal motivo na escolha de um negócio.
Entre em contato com as franqueadoras
Após escolher algumas franquias que mais lhe chamaram a atenção entre as que pesquisou, entre em contato com as franqueadoras das marcas.
Nesta etapa é a hora de conhecer mais detalhes sobre o negócio e entender como funciona o dia a dia de uma unidade da rede.
Do mesmo modo, neste contato é possível tirar dúvidas acerca da COF e de outras informações que o empreendedor tiver pesquisado ao longo deste processo.
Além disso, a própria franqueadora também vai querer saber mais sobre você. Logo, é comum as empresas buscarem um perfil de empreendedor para se tornar franqueado.
Mas também irá querer saber sobre as suas habilidades. Nesse sentido, é possível que haja alguma entrevista prévia para que o empreendedor possa continuar no processo de se tornar franqueado.
Este contato é a hora de aparar as arestas, entender melhor como funciona a operação e se o negócio é mesmo aquilo que você esperava.
Se torne consumidor das marcas
Neste processo de como abrir franquia de sucesso você deve conhecer bem as marcas, como dito. Porém, para entrar ainda mais na franquia torne-se um consumidor dela.
Saiba se o produto é bom e se tem potencial para conquistar os consumidores da sua região. Use seu paladar para avaliar a unidade a qual pretende investir.
Do mesmo modo, contrate os serviços da rede para conhecer o padrão de atendimento, o preço, bem como outros detalhes do negócio.
Isso aproximará você da empresa, mostrando as qualidades e defeitos que irá enfrentar caso invista na franquia. Ainda, de maneira subjetiva, pode convencê-lo a fechar o negócio com a marca ou não.
Converse com franqueados
O interessado em uma franquia pode e deve conversar com os franqueados da rede para conhecer detalhes sobre o dia a dia do negócio.
Na COF deve constar o contato dos franqueados e ex-franqueados da marca. Estes empreendedores podem dar a você uma visão mais detalhada sobre o negócio.
Por exemplo, podem informar se os suportes que a franqueadora oferece são realmente aquelas que se comprometeu a prestar.
Ainda, se a rede acompanha os franqueados ao longo do tempo para ajudar quando preciso.
Do mesmo modo, a franqueadora apresenta aos interessados uma rentabilidade média das unidades e conversando com os franqueados, o empreendedor pode se informar se isso realmente acontece.
Os franqueados e ex-franqueados podem dar uma visão real sobre os consumidores, se eles saem satisfeitos, se retornam para comprar mais, ou se acabam se decepcionando.
Este tipo de informação não se acha facilmente, e ainda, é um detalhe que apenas empreendedores que viveram o dia a dia do negócio podem passar.
Compare todas as marcas
Depois de todas estas etapas de como abrir franquia de sucesso, faça um comparativo entre as marcas que mais lhe chamaram a atenção.
Veja os valores de investimento e retorno que melhor se encaixam nas suas expectativas. Em seguida, confira qual dela oferece algum diferencial que possa potencializar o crescimento do negócio ou que se ajuste melhor na sua região.
Nesse sentido, depois de analisar a COF das marcas e conversar com as franqueadoras, coloque no papel os prós e contras de cada uma das marcas.
Tente levar em consideração aspectos mais gerais, como o nicho de mercado onde a franquia atua e se está em um bom momento, por exemplo.
Do mesmo modo, analise aspectos mais específicos, como o dia a dia de cada franquia, o que exige do franqueado, se a marca é reconhecida, entre outros aspectos.
Abra sua franquia!
Enfim, a última etapa! Mostramos que o processo para ter uma franquia de sucesso não é simples e nem rápido. Mas é essencial que o empreendedor leve em consideração diversos aspectos antes da sua escolha.
Após analisar as marcas, optar por aquela que mais lhe passou confiança e na qual você viu mais potencial, chegou a hora de abrir sua franquia.
Nessa hora, o empreendedor passa por treinamentos para conhecer a operação, entender o mercado no qual vai atuar e outros aspectos relativos ao negócio.
Dessa forma, terá mais capacidade para gerenciar o empreendimento e assim aumentando suas chances de ter sucesso nesta jornada.
Por último, um passo de como abrir franquia de sucesso é pesquisar sobre diferentes marcas. Assim, finalizamos este conteúdo com uma lista de franquias baratas e rentáveis para você conhecer um pouco mais. Leia!