Existem diversas redes de franquias famosas no Brasil que buscam expandir as unidades para fora do país. Então, se você deseja saber como abrir uma franquia nos Estados Unidos, aqui vamos mostrar por meio de um guia prático.
O mercado de franquias no Brasil apresentou um crescimento de 13,5% em 2024, alcançando um faturamento de R$ 273 bilhões. Esse resultado expressivo reflete a recuperação do consumo no país. Logo, o cenário atual tem favorecido o empreendedorismo por meio de modelos de franquias, que oferecem suporte, reconhecimento de marca e maior previsibilidade financeira para quem deseja investir.
Vale entender que de acordo com os últimos dados levantados, existem diversas marcas brasileiras de franquias atuando no exterior. O maior número está nos Estados Unidos, com cerca de 69. Este indicador tende cada vez mais a aumentar por conta da internacionalização das franqueadoras.
Nesse sentido, para o empreendedor que pretende se mudar para lá, atitude bem comum nos últimos anos, empreender pode ser uma boa. Afinal, você tem a chance de ter ganhos satisfatórios ao longo dos anos. Porém, não é um processo simples, e as franquias aparecem como negócios práticos para quem quer abrir seu próprio negócio de sucesso. Continue a leitura!
Saiba como empreender nos Estados Unidos
Muitos brasileiros que têm residência fixa e cidadania norte americana nos Estados Unidos, encontram boas oportunidades para empreender. Uma das oportunidades é investir em franquias brasileiras em solo norte-americano.
Dessa maneira, franqueadoras nacionais oferecem a oportunidade de brasileiros investirem em solo internacional. Portanto, para isso, há suporte para que os franqueados se instalem nos EUA e comecem a faturar em dólar.
Então, é possível investir em um negócio próprio, com características brasileiras e com atuação no mercado estadunidense. Assim, com potencialidade de ser reconhecido em todo o mundo. Por outro lado, não se pode deixar de lado detalhes culturais e históricos das diversas regiões dos Estados Unidos. É como uma pesquisa de mercado que se faz aqui, mas com detalhes diferentes.
Assim, é possível ser dono do próprio negócio, representando o seu país com empresas de sucesso no mercado. Porém, é fundamental saber sobre questões como visto de trabalho, green card, que podem permitir ou não que você abra uma franquia.
Outro ponto ao qual você deve se atentar é que pode não ser o mais indicado investir em um negócio para vender apenas para brasileiros que moram lá. Aprenda e veja como cativar também os nativos, europeus e asiáticos que vivem na América do Norte. Vamos voltar a falar desse assunto mais a frente!
Algumas franquias investem nesse potencial e têm total capacidade de internacionalizar seu negócio. Dessa forma, favorecendo as oportunidades de investimento dos brasileiros que estão de olho em terras internacionais. No vídeo abaixo conheça as altenativas de franquias baratas para abrir nos EUA!
Como abrir uma franquia brasileira no exterior?
Primeiro, é preciso identificar o segmento que você pretende atuar e saber se a franqueadora tem projeções de internacionalização. Essas são informações importantes para quem pretende abrir uma franquia brasileira no exterior.
Outras questões são indispensáveis e devem ser analisadas, antes mesmo que você leve para fora do país uma marca brasileira. Entre elas, está o seu potencial de recursos financeiros para mantê-la nos Estados Unidos. Afinal, não são todas as possibilidades de investimento que darão acesso às franquias baratas.
Tão importante quanto o seu desejo de ser um investidor é a formalização do negócio. Ele deve seguir os padrões da legislação do local onde você deseja abrir a unidade franqueada.
Do mesmo modo, outras informações que devem ser estudadas são o perfil do público-alvo, concorrentes, porte da localidade, entre outros dados. Analise os aspectos culturais que podem impactar no seu negócio. Logo, deve ser feita uma avaliação bem detalhada e uma pesquisa profunda, antes mesmo de procurar essa alternativa. Isso porque, nem todos os países são fáceis para empreendedores estrangeiros.
Nesse sentido, para que você tenha segurança no processo, procure um advogado especialista nessa questão. Assim, o profissional poderá orientá-lo sobre a lei vigente no país e como você deve proceder para dar continuidade. Enquanto isso, avalie as condições financeiras e burocráticas para essa abertura. Adiante as informações e siga de acordo com as orientações da franqueadora e as determinações vigentes no país.
Uma outra dica é, caso conheça outro franqueado que já atue no país, busque informações sobre todo o processo de internacionalização. Assim, fica mais fácil se preparar para investir nesse tipo de negócio. A seguir, entenda o que é a internacionalização de franquias.
Internacionalização de franquias
A internacionalização de franquias é um movimento que está em alta no franchising brasileiro. Como forma de potencializar a expansão e a capilaridade de atuação das unidades, muitas franqueadoras apostam em conquista de territórios internacionais.
Sendo assim, é possível aperfeiçoar todo o processo produtivo, de gestão, operação e atendimento aos clientes. Inclusive, você pode reduzir a dependência das vendas internas, além de outros benefícios. Portanto, para se ter uma ideia, o Brasil está entre os dez primeiros colocados no ranking de países que investem em internacionalização. Atualmente, são mais de 130 mil unidades brasileiras em operação em outros países.
Dessa forma, os dados demonstram que muitos mercados internacionais estão abertos à entrada de investidores estrangeiros, mas os Estados Unidos se mostra como o território mais receptivo. Já outra informação importante, além de todos os cuidados já mencionados, é dominar o idioma e escolher bem a localidade que você deseja atuar.
Por fim, contando com o suporte da franqueadora, você não terá problemas para abrir uma franquia nos Estados Unidos e atuar como franqueado no exterior. Agora, confira as vantagens de investir por lá!
Vantagens desse tipo de negócio
Existem muitos benefícios no processo de internacionalização das franquias. Entre eles, o principal está na possibilidade de explorar novos mercados de atuação e com grande potencial de crescimento.
Você também deve considerar a possibilidade de exploração global dos produtos e/ou serviços. Além disso, a oportunidade de atender um mercado ainda carente do que será comercializado pela sua unidade. Com estas informações em mente, resta agora conhecer algumas marcas para abrir nos Estados Unidos, sobre as quais falamos à frente.
Franquias brasileiras que atuam no exterior
Existem no Brasil algumas franqueadoras que operam em novos mercados, inclusive no exterior. Os objetivos são múltiplos, com explicamos anteriormente, sendo o principal deles a potencialização das estratégias de expansão.
Sendo assim, conheça algumas opções de franquias que atuam em diferentes mercados nos Estados Unidos. Certamente há um modelo de negócio ideal para o seu perfil. Lembre-se de estudar bem o mercado e entender os detalhes sobre o investimento na franquia.
Do mesmo modo, procure as marcas, entenda como funciona este processo para iniciar uma unidade da rede nos Estados Unidos. Saiba que é comum que a franqueadora apresente um estudo de mercado, mas é importante você também buscar este conhecimento.
Pode ser interessante visitar a região antes de empreender, conhecer bem detalhadamente os valores de investimento e projeção de ganhos. Logo, lembre-se que esse é um dos pontos importantes de como abrir uma franquia nos Estados Unidos.
Todas as informações sobre o modelo de negócio do seu interessa estão na Circular de Oferta de Franquia (COF). O documento fornece dados detalhados sobre o investimento e o seu estudo garante uma maior compreensão do formato de investimento.
Agora, se você achou que uma franquia pode ser a oportunidade que procura, clique no botão abaixo e conheça uma lista variada com alternativas para empreender dentro ou fora do país. Depois, confira mais algumas marcas brasileiras para abrir uma franquia nos Estados Unidos. Caso você tenha alguma dúvida, pode falar diretamente com a franqueadora!
1. Acquazero
A Acquazero é uma franquia brasileira que atua nos Estados Unidos. A marca é a maior franquia de limpeza ecológica do mundo, com centenas de franqueados. Nos EUA, já são várias unidades franqueadas na cidade de Orlando (Flórida).
Logo, o potencial de mercado da marca está no procedimento de limpeza ecológica. Portanto, para limpeza externa de um veículo, é usado cerca de 300 ml de água. Quantidade muito menor do que usado em lava jatos tradicionais que, em média, gastam 300 litros de água pra realizar o mesmo serviço. Além dessa solução, a Acquazero atua com mais três outras alternativas de lavagem eficientes.
A marca também oferece outros serviços de limpeza e estética automotiva, o que aumenta o ticket médio das unidades. Isso graças às técnicas específicas e aos produtos biodegradáveis próprios para esse fim.
Por fim, é possível investir em modelos de negócios de franquias home office, que oferecem atendimento delivery. Ou então, em franquias de lojas físicas, sendo muito atrativas para quem deseja atuar no exterior.
2. Master House
A Master House é uma rede de franquias especializada em serviços voltados para construção e reforma. Ao investir, o franqueado pode oferecer serviços de alvenaria, elétrica, hidráulica, jardinagem e pintura. Além disso, gesso e drywall, impermeabilização, montagens e manutenção predial.
Já a marca atua com uma unidade em Orlando (Flórida) e busca ampliar os negócios aproveitando o mercado forte de construção na América do Norte. Assim, os franqueados podem atuar representando uma marca com bom poder de atração de clientes.
3. Localiza
A Localiza é, atualmente, uma das maiores franquias do segmento Automotivo. A marca é especialista em vendas e aluguel de veículos. Inclusive, é dentro do setor de locação de veículos, que a Localiza garante presença em quase todos os estados do Brasil.
Fundada em 1973, a rede começou a expansão na década de 1990, com a primeira unidade em Buenos Aires, na Argentina. A partir daí, ela passou a crescer e se tornou uma das referências do mercado Sul Americano.
Atualmente, são dezenas de unidades espalhadas pela Colômbia, Chile, Equador, Paraguai e Uruguai. Este último é, inclusive, o centro de franquias da rede. Com a atuação forte no mercado, a expansão e internacionalização se tornaram movimentos naturais para a franqueadora.
Evite erros ao investir em franquias nos EUA
Muitos brasileiros iniciam negócios nos Estados Unidos focando apenas no público da sua nacionalidade. Montam lojas de açaí, pão de queijo ou coxinha, mas se esquecem de adaptar o modelo ao gosto americano. O resultado costuma ser a dificuldade de expansão e baixo retorno.
Outro ponto importante surge quando o investidor não pode acompanhar a operação de perto. Nesse caso, a melhor alternativa envolve contar com parceiros experientes.
Investir sem conhecer o mercado local é como tentar dirigir em um país novo sem entender as placas. A chance de errar o caminho é grande. Por isso, planejamento e apoio estratégico fazem toda a diferença. Agora que você sabe os riscos mais comuns, busque orientação, escolha bons parceiros e aumente suas chances de sucesso ao empreender nos EUA com franquias.
Como escolher franquia nos Estados Unidos que combina com o seu perfil?
Antes de investir, vale a pena entender qual tipo de negócio combina com você. Analise sua rotina, veja quanto tempo disponível possui e pense nas atividades que realmente gosta de fazer. Isso ajuda a encontrar uma franquia alinhada aos seus interesses.
Se prefere horários flexíveis ou deseja colocar alguém da família na operação, escolha um modelo que permita essa autonomia. Além disso, invista em áreas com as quais você se identifica, pois isso torna a jornada mais leve e produtiva. Conhecer suas preferências e limitações é o primeiro passo para empreender com segurança nos EUA. Faça essa análise com calma e comece a trilhar o caminho certo.
Ao longo deste texto, mostramos que a internacionalização de franquias é uma alternativa de expansão muito interessante. A estratégia é possível para investidores que moram fora do país e, também, para brasileiros que sonham em atuar em mercado internacional.
Dessa forma, as marcas aqui apresentadas podem oferecer condições adequadas para que você invista com menor risco e assim abrir uma franquia nos Estados Unidos. Enfim, encontre condições de desempenhar o papel de um franqueado de sucesso. Dê o primeiro passo e converse com a franqueadora do seu interesse.