Apostar em franquias de comida é o seu objetivo de negócio? Se sim, saiba que essa é uma boa opção. Existem oportunidades incríveis no sistema de franquias de alimentação que vão abrir um horizonte de ideias boas para você. Então, para você conhecer as melhores opções preparamos esse conteúdo.
O segmento de Alimentação é um dos mais promissores no mercado franchising, que ao todo, em 2024, faturou cerca de R$ 273 bilhões. Não à toa, os segmentos de franquias conquistam muitos empreendedores devido a atração pelo poder de lucratividade e demanda.
As pessoas optam por empreender com franquias de comida pela possibilidade variada de atendimento ao público e estruturação da unidade. Afinal, é possível atuar em franquia de restaurante completo, delivery, quiosque, food truck e até home office. Além disso, é um segmento que menos se abala na crise. Mesmo diante das dificuldades econômicas, o mercado consegue se manter firme perante as dificuldades.
Por isso, optar por esse tipo de empreendimento será mais eficaz se o seu objetivo for crescer com um negócio próprio. Assim, se souber escolher o modelo de franquia ideal para o seu perfil e sua capacidade de investimento, você poderá ter boas chances de se destacar com o seu negócio. Veja neste conteúdo como escolher a melhor opção entre os modelos de franquias de comida para você se tornar um franqueado de sucesso. Continue a leitura!
O mercado de alimentação
Vale lembrar que o setor de alimentação segue em alta no Brasil e atrai quem deseja empreender com segurança e bons retornos. O segmento faturou cerca de R$ 71,6 bilhões, em 2024, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Esse número mostra como o mercado continua aquecido e promissor, mesmo diante de desafios econômicos.
Desse modo, abrir um negócio nesse ramo significa atender uma necessidade básica: comer bem, com praticidade e qualidade. Por isso, há espaço tanto para marcas consolidadas quanto para novos formatos. Investir em alimentação é como montar uma boa receita: com ingredientes certos, como localização, gestão e atendimento, o resultado costuma ser positivo. E o sabor do sucesso pode chegar antes do esperado.
Já para quem deseja estabilidade, retorno atrativo e público fiel, o setor alimentício segue como uma das escolhas mais seguras. Por outro lado, estude suas opções e encontre a franquia ideal para abrir seu negócio com confiança.
Por que investir em franquias de comida?
Motivos não irão faltar para você compreender o quanto será interessante investir em franquias de comida. Por isso, vale sempre reforçar que entre as opções do mercado, o segmento de Alimentação é o mais tradicional. A diversidade dos formatos de franquia também chama atenção.
Ao mesmo tempo, os valores de investimento são variáveis: muitas opções são franquias baratas, o que impulsiona uma maior entrada de diferentes perfis de empreendedores no setor. Por fim, separamos aqui algumas informações para reforçar a sua compreensão sobre os pontos positivos desse tipo de investimento. Acompanhe!
Opção constante entre os consumidores
Cada vez mais a alimentação fora do lar vem crescendo entre os consumidores. Esse é um dos fatores pelo qual as franquias de comida vêm se destacando nesse mercado. Pesquisas comprovam que cerca de 30% da renda das pessoas é investida em comida e não importa a situação.
Dessa forma, seja por optarem por uma alimentação diferenciada, mais saborosa ou até mesmo por não terem tempo para a preparação de uma alimentação adequada no decorrer do dia. Assim, muitos brasileiros preferem escolher pela praticidade das empresas que oferecem pratos prontos e lanches rápidos.
Oportunidade de negócio
Para os empreendedores, muitas franquias de comida são oportunidades de negócio que oferecem modelos de franquias baratas e operações mais simples. O que para os empreendedores de primeira viagem é um ponto positivo.
O ideal é iniciar com um modelo de negócio mais enxuto e, à medida que desenvolvem novas habilidades e conhecimentos de gestão, ir expandindo o modelo de negócio.
Assim, há opções de modelos de franquias com operação mais enxuta e simples. Ao mesmo tempo, para quem preferir, existem os modelos de negócio mais robustos e completos. Esses exigem um ponto comercial mais amplo e valor de aquisição alto.
Variedade de cardápio
Um outro fator muito atrativo nesse tipo de negócio é a variedade do cardápio que pode ser oferecido em uma franquia de comida. É possível escolher um tipo de produto e ser especialista no preparo e venda, como pizzas, ou ter a oportunidade de variar entre os tipos de alimentos.
Cada forma de atuação no mercado apresenta suas particularidades no modo de operar a franquia e atender os clientes. Então, mesmo escolhendo uma franquia especializada em um tipo de alimento, ou que trabalha com cardápio variado, as chances de atratividade dos clientes são sempre boas.
Novas tendências
Pensando nessa ampliação de público com novas tendências de mercado, citamos acima as pizzarias que investem em um único tipo de produto. Portanto, vale lembrar que esse investimento possibilita trabalhar com uma grande variedade de sabores e formatos.
Desse modo, as franquias de comida estão sempre atentas às tendências e mudanças de consumo no país. Nesse sentido,você também pode contar com opções de negócios mais saudáveis, sem produtos de origem animal e até alternativas específicas para quem tem uma dieta restritiva, como os intolerantes a glúten ou à lactose. No vídeo abaixo, você confere quais são as franquias lucrativas que trabalham com alimentação saudável, outra tendência do mercado. Assista!
Tecnologia a favor de todos
Com as novas tecnologias e possibilidades, o mercado de franquias de comida vem crescendo e ocupando um espaço ainda maior. Assim, mudanças de comportamento permitiram que o segmento não se abatesse em meio às crises mais severas já vivenciadas nos últimos tempos.
Além disso, o modelo tradicional vem investindo pesado também na forma de atendimento delivery, seguindo as fortes tendências do universo online. Ou seja, as franquias de comida continuam ocupando um bom espaço no franchising. Isso porque, é possível apostar em novas formas de vendas e atendimento ao público. Dessa maneira, as tecnologias ampliam ainda mais as possibilidades de ganhos das unidades.
Por essas e outras, esse mercado tem e ainda terá muito o que alcançar. Tanto para os empreendedores que visam lucratividade, quanto para os consumidores que não abrem mão desse modelo de praticidade.
Cuidados para investir no setor
Por mais que o segmento de Alimentação seja muito positivo e promissor, não podemos esquecer de tomar alguns cuidados ao iniciar um investimento como esse. Como qualquer investimento, é importante que o franqueado se prepare e gerencie a unidade com cautela.
Primeiro, é imprescindível que se tenha uma boa afinidade com o setor. Afinal, você deverá passar boa parte do seu tempo trabalhando na unidade franqueada. Então, é ideal que você se identifique com o mercado e com o formato de franquia, o que irá deixar a gestão mais prazerosa e você não ficará desmotivado logo no primeiro desafio que aparecer.
Cuidar da gestão do seu negócio é outro ponto muito importante que precisa ser pensado desde o início. Assim, com o foco nos resultados e uma organização de gestão financeira, será mais fácil administrar as questões do dia a dia do seu negócio.
Por esse motivo, é essencial seguir todos os ensinamentos repassados pela franqueadora nos treinamentos e nos suportes. Seguir a padronização da marca também auxiliará em uma gestão mais segura e aumentará as chances da sua unidade prosperar.
Por que optar pelo sistema de franquias e não um negócio independente?
O sistema de franquias tem sido uma alternativa de negócio muito mais segura em relação às empresas abertas do zero. Toda essa segurança está diretamente ligada à estrutura das franquias que permite ao franqueado um acompanhamento em todas as etapas da unidade.
Esse apoio visa orientar o empreendedor nas etapas fundamentais de funcionalidade da franquia. O objetivo é capacitar você, além de entregar um plano de negócios testado e aprovado. Assim, será possível visualizar todos os passos que precisam ser dados para alcançar o sucesso da sua unidade. A seguir, confira mais motivos que justificam optar por um sistema de franquias ao invés de um negócio independente.
Abertura do negócio
Quando um franqueado entra para uma franquia, ele recebe todo o apoio na abertura do negócio. Esse suporte diz respeito a escolha do ponto comercial ideal, estruturação da nova loja, apoio com projeto arquitetônico, contratação e treinamentos de funcionários, entre outras questões.
A análise do local onde sua franquia será implantada é uma das etapas primordiais. Embora o franqueado tenha a possibilidade de escolher o ponto, a franqueadora realizará uma análise de geomarketing para entender se a localidade apresenta as características ideais para instalação da franquia.
Nesse sentido, o geomarkting identifica o perfil do local, dos concorrentes e consumidores que estão ao redor, para entender se o ambiente será favorável para implantação da unidade. Esse estudo e apoios completos certamente não seriam possíveis se você optasse por um negócio aberto do zero. É muito comum que os empreendedores tradicionais enfrentem uma trajetória mais solitária, baseada em tentativa e erro.
Treinamentos para execução na franquia
Logo que você adquire o seu negócio, deve se preparar para passar por todos os treinamentos necessários para a execução do trabalho na sua unidade de franquia. Por isso, você passará por um processo de adaptação e aprendizado. Os treinamentos são voltados tanto para o que diz respeito a gestão e administração, quanto para vendas e atendimento ao público.
Desse modo, existem trinamentos online, em plataforma digital da empresa, e também presencialmente. Cada marca estrutura a capacitação da forma que achar melhor.
Suporte de marketing
Ainda nas franquias, é possível contar com um apoio muito bem planejado pelo setor de marketing. Com isso, o franqueado tem as devidas orientações e apoio na elaboração de estratégias de comunicação para divulgar a nova unidade e conquistar clientes.
Por isso, existe toda uma estrutura para divulgação das marcas. As unidades recebem orientações direcionadas e personalizadas, de acordo com as demandas locais. Investimentos em propagandas na mídia, estratégias de marketing e produção de conteúdo também reforçam as vendas de franquias e de serviços da rede.
Tudo isso não seria possível em um empreendimento convencional. Como empresário, você terá que arcar com todos os custos do marketing, além de estruturar sozinho as ações de divulgação.
Auxílio do setor jurídico
O setor jurídico também está apto a passar as devidas orientações aos franqueados quando o assunto são os contratos de adesão da franquia. Além disso, os franqueados encontram respaldo jurídico no dia a dia de operação da unidade.
Planejamento estratégico
Um dos processos mais facilitadores nesse pacote de benefícios que existe nas franquias é o planejamento estratégico. Talvez seja um dos mais importantes. É por meio dele que o franqueado consegue levar adiante o dia a dia no negócio. Seguindo o passo a passo indicado pela franqueadora, ficará mais fácil executar os trabalhos de gestão de forma segura, uma vez que elas já foram testadas no mercado.
Essas e outras razões irão fazer com que você decida por uma franquia ao invés de começar o seu negócio sozinho e sem nenhuma orientação. A seguir, você fica sabendo como se tornar um franqueado de franquias de comidas.
Como me tornar um franqueado de franquias de comida?
Para se tornar um franqueado do setor de Alimentação é preciso tomar a iniciativa demonstrando interesse pelo negócio. Depois, basta seguir um passo a passo a partir desse contato com a rede. Por isso, trouxemos neste ponto as dicas que irão levar você até a abertura de uma franquia de comida de sucesso. Confira!
Faça contato com a franqueadora
Primeiro, é preciso demonstrar interesse pelo negócio. A partir do momento que você escolhe a marca de sua preferência, deve deixar seus dados no cadastro do site da franqueadora. Assim, basta preencher um pequeno formulário disponível no site da franquia e aguardar. Em poucos horas, um representante da marca irá entrar em contato para marcar uma entrevista.
Participe de uma entrevista com o consultor da marca
Nesse contato, um consultor da franqueadora conhecerá sobre os seus interesses de candidato a franqueado. Nesse momento, a marca tem como objetivo entender o seu potencial financeiro, e seu perfil pessoal e profissional. Assim, será possível entender se você realmente tem afinidade com o modelo de negócio. Ao mesmo tempo que você está sendo entrevistado, aproveite para tirar alguma dúvida sobre o investimento e conhecer mais sobre a rede de franquias.
Avalie bem a Circular de Oferta de Franquia
A Circular de Oferta de Franquia, mais conhecida como COF, é um documento de extrema importância para a avaliação dos candidatos. Lá constam todos os detalhes sobre a franquia, valor de aquisição, taxas, previsão de faturamento, além de direitos e deveres de franqueado e franqueadora.
Então, estude bem o documento e entenda se seus objetivos e capacidade financeira condizem com tudo que a empresa dispõe na COF. Por fim, se estiver de acordo com o documento, assine o contrato de franquia. A partir deste momento, você irá iniciar o processo de franqueamento!
Pague a taxa de franquia
Após assinar os documentos que firmam o seu início como franqueado, é chegado o momento de pagar a taxa de franquia. Essa taxa corresponde à autorização do uso do nome e de toda a estrutura da marca. Ou seja, a transferência de todo o conhecimento já adquirido pela franqueadora para que você possa repeti-lo na sua unidade de franquia.
Sendo assim, a partir desse pagamento, você estará a um pequeno passo de ser oficialmente um franqueado. Agora que você já sabe tudo sobre as franquias de comida, os benefícios de escolher por elas, vamos apresentar algumas opções de sucesso que estão presentes no segmento de Alimentação. Nesse sentido, conheça as franquias de comida de sucesso e analise a melhor escolha para iniciar o seu negócio.
Melhores opções de franquias de comida que estão atuando no mercado
Chegou a hora de conhecer algumas alternativas de negócios de sucesso nesse ramo de atuação tão promissor que são as franquias de comida. Conheça, neste tópico, algumas oportunidades de negócio bem atrativas. Em seguida, avalie bem as opções que trouxemos e faça a sua escolha não só pelos valores de adesão, mas pelo que compreendemos como custo-benefício.
Assim, você terá resultados de acordo com o que está sendo investido e não apenas colocando um negócio para funcionar. Escolha o que esteja mais adequado ao seu objetivo e mãos à obra!
Se você não se identificou com nenhum das marcas acima, não tem problema! Como dito, o mercado de franquias de alimentação é diverso. Logo, separamos mais algumas alternativas de negócios para você empreender e lucrar. Mas caso tenha dúvidas sobre alguma marca, entre em contato diretamente com a franqueadora. Acompanhe!
1. Croasonho
A Croasonho é uma franquia focada na venda de croissants artesanais recheados, com presença em dezenas de unidades espalhadas por nove estados e o Distrito Federal.
Segundo a franqueadora, o negócio pode ser operado em lojas de rua, shoppings, cafés ou quiosques. Com uma massa exclusiva, crocante por fora e macia por dentro, e mais de 30 opções de recheios, a Croasonho oferece suporte completo ao franqueado. Isso, incluindo ferramentas de gestão, fidelização e comunicação.
2. Mundo Verde
A Mundo Verde é uma rede de franquias especializada em produtos naturais, suplementos e itens voltados ao bem-estar. Com mais de três décadas de atuação, a marca se consolidou como referência no segmento saudável.
De acordo com a franqueadora, o modelo de negócio combina experiência, suporte completo e alta demanda. A operação pode ser estruturada em lojas físicas, empórios ou conveniências. A ampla variedade de produtos e o reconhecimento da marca fortalecem o desempenho dos franqueados em diferentes regiões.
3. Domino’s Pizza
A Domino’s Pizza é uma rede de franquias reconhecida mundialmente pela entrega rápida de pizzas. Criada em 1960, nos Estados Unidos, a marca consolidou sua presença em mais de dezenas de países, somando milhares de unidades ativas. A franqueadora afirma que o franqueado conta com suporte integral, incluindo tecnologia de ponta, gestão logística e padronização operacional.
Por fim, o modelo facilita a operação da unidade por meio de processos já testados e oferece o diferencial de uma marca sólida no mercado global de alimentação.
4. Nutty Bavarian
A Nutty Bavarian oferece um modelo de franquia especializado na venda de castanhas glaceadas, como amêndoas e nozes, em quiosques instalados em áreas movimentadas.
O formato enxuto facilita a operação e a administração do negócio. De acordo com a franqueadora, a margem de lucro da unidade varia com previsão de retorno em cerca de 12 meses. Com dezenas de unidades no Brasil, a franquia Nutty Bavarian se destaca como uma alternativa lucrativa no setor de alimentação rápida.
5. Bob’s
O Bob’s é uma franquia tradicional no segmento de fast food, com foco em sanduíches, milk-shakes e refeições rápidas. O modelo de negócio oferece estrutura consolidada e suporte completo ao franqueado, desde o treinamento até a operação da unidade.
Segundo a franqueadora, a rede combina reconhecimento de marca com estratégias de marketing eficazes. Isso torna a franquia Bob’s uma opção interessante para empreendedores que desejam atuar em um mercado de alta demanda e consumo frequente.
Ao longo do conteúdo, você aprendeu sobre o mercado de alimentação no franchising e opções de marcas para investir. Com tantas alternativas interessantes ao empreender com franquias de comida, será difícil não ter uma que atenda as suas expectativas de negócio, certo? Agora que está por dentro do assunto, dê o próximo passo. Você pode conversar com a franqueadora do seu interesse e abrir a sua franquia de sucesso.