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Quais são os formatos de franquias disponíveis no mercado hoje?

Sumário

O franchising conta com diversos formatos de franquias que se adaptam a diferentes faixas de investimento e perfis empreendedores. Por isso, preparamos este texto para você ficar por dentro desse modelo de negócio e lucrar!

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2022, o segmento faturou mais de R$ 211,4 bilhões, 14,3% a mais comparado com 2021. Logo, o setor de franquias segue aquecido e em crescente expansão no Brasil.

Para quem quer aproveitar o crescimento desse formato de negócio, há inúmeras possibilidades de atuação. Cada tipo de franquia tem vantagens e desvantagens. Então, é importante analisar todos muito bem.

Mas o que todos têm em comum é a possibilidade de representar uma marca reconhecida no mercado. Além disso, as franqueadoras oferecem diversos suportes que vão desde a escolha do ponto, até o treinamento do franqueado e de sua equipe.

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11 formatos de franquias para você abrir

Se você está considerando entrar no mundo das franquias e se tornar um empreendedor de sucesso, este guia é para você. No mercado atual, existem diversas opções de formatos de franquias, cada uma com suas características e oportunidades.

Agora, apresentaremos os formatos de franquias para você explorar e considerar abrir o seu próprio negócio. Assim, você encontrará uma variedade de modelos de negócio para atender aos seus interesses e objetivos de empreendedorismo.

Continue lendo para descobrir qual desses formatos pode ser a escolha perfeita para o seu futuro como franqueado. Acompanhe!

1. Nanofranquias

As nanofranquias são um dos formatos de franquias para quem quer investir com baixo custo. Dessa forma, o valor de investimento é de no máximo R$ 25 mil.

Normalmente, as nanofranquias são criadas para serem um negócio simples e enxuto. Por isso, muitos empreendimentos como esse não contam com espaço físico, estoque ou funcionários.

Logo, esse formato é mais indicado para quem deseja trabalhar por conta própria, sem equipe ou sócios. Ao mesmo tempo, a maioria das nanofranquias têm um modelo de trabalho remoto.

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Desse modo, o negócio também pode ser uma alternativa para quem busca uma fonte de renda extra. Afinal de contas, é possível trabalhar em casa, em horários flexíveis e montar sua agenda de atuação.

2. Microfranquias

Entre os formatos de franquias com baixo investimento, também é possível escolher uma microfranquia. Nesse sentido, o valor desses empreendimentos é de no máximo R$ 135 mil.

Assim como as nanofranquias, muitas microfranquias permitem atuação sem sair de casa. Porém, há modelos com baixo investimento e espaço físico reduzido.

Sendo assim, as microfranquias conquistaram o coração dos brasileiros, sobretudo na pandemia. Além disso, há inúmeras opções de redes que adotam esse formato.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) faz anualmente uma lista com as melhores microfranquias do Brasil. Dessa forma, é possível escolher entre aquelas que tiveram melhor desempenho no mercado.

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Além disso, as microfranquias são opções para quem quer começar a empreender e não tem muito dinheiro. Do mesmo modo, há diversas linhas de crédito e empréstimos para abrir pequenas empresas.

3. Franquia virtual

As franquias virtuais são uma tendência alavancada pela alta do e-commerce durante a pandemia. Somente no primeiro trimestre de 2022, por exemplo, o crescimento das vendas online foi de 12,6%.

Dessa forma, representou um faturamento de R$ 39,6 bilhões. Nesse sentido, com a recuperação econômica, as vendas online continuam crescendo graças à praticidade, variedade e possibilidade de comprar produtos de qualquer lugar.

Além disso, há diversas formas de investir em uma franquia virtual. Algumas, por exemplo, não demandam estoque nem logística.

Portanto, você vende produtos por meio de um site e quando os clientes compram é a franqueadora que entrega e cuida dos estoques. Logo, há menos gastos operacionais para manter a unidade.

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Por outro lado, algumas franquias virtuais contam com estoque reduzido e que você pode administrar de casa. Do mesmo modo, esse modelo de negócio não costuma demandar uma equipe. Em todo caso, uma franquia virtual permite a atuação sem sair de casa, com horários flexíveis.

4. Franquias de loja

Um dos formatos de franquias mais tradicionais é o de loja. Muitas vezes, usamos esse termo para identificar redes que atuam com um espaço físico delimitado e não necessariamente vendendo produtos.

Dessa forma, é possível trabalhar com produtos ou serviços em pontos comerciais. Vale destacar que esse formato precisa seguir padronizações da franqueadora.

Com certeza você já foi a uma franquia famosa e percebeu que as unidades eram todas parecidas. Isso acontece porque, o sistema de franquias funciona por meio de padrões que incluem o espaço físico.

Sendo assim, esse formato costuma ter um valor de instalação mais alto. Afinal de contas, você precisa alugar o espaço, realizar reformas e comprar equipamentos. Além disso, boa parte das franquias de loja exigem que você tenha um estoque. Por isso, há mais gastos recorrentes com manutenção e logística.

No entanto, por estarem em locais estratégicos como shoppings, galerias ou ruas movimentadas, as franquias de loja atraem muitos consumidores pela comodidade.

5. Quiosque

Para quem busca um negócio com ponto comercial, mas de operação reduzida, um dos formatos de franquias possíveis é o de quiosque. Afinal de contas, esse modelo ocupa pouco espaço e não precisa de muitos funcionários.

Do mesmo modo, os quiosques costumam centralizar toda a atuação em um único ponto. Assim, você gasta menos tempo e dinheiro nas operações do dia a dia.

Além disso, vale destacar que algumas franquias de quiosque demandam um estoque reduzido. Sendo assim, talvez o empreendedor precise gastar com o aluguel de um espaço para essa finalidade.

Mas a maioria das redes têm quiosques localizados em shoppings ou galerias, onde há espaços voltados para isso. A localização também é um grande diferencial desse modelo.

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Assim como as lojas, os quiosques costumam estar em espaços de grande movimento, o que atrai muitos clientes. Também vale destacar que há vários segmentos que permitem adotar esse formato.

Não é somente o setor de Alimentação que se beneficia com os quiosques. Há, por exemplo, negócios de cosméticos, roupas, eletrônicos, presentes e muito mais.

6. Home office

Mais um dos formatos de franquias que está em alta é o home office. Antes de mais nada, vale destacar que este modelo não funciona inteiramente remoto. Dessa forma, é necessário revezar entre um escritório ou loja e trabalhar de casa.

No caso das franquias, em alguns casos, os franqueados se deslocam para oferecer serviços na casa dos clientes ou para prospectar novos consumidores. Outras marcas permitem que o investidor atue em casa e seus colaboradores façam o trabalho in loco.

Dessa forma, os custos de operação são menores e o tempo de deslocamento também. Com a pandemia, muitas empresas adotaram esse sistema e após, pessoas continuam a optar por esse modelo de trabalho.

Uma pesquisa apontou, por exemplo, que em 2022, 58% dos brasileiros preferem trabalhar de forma remota ou híbrida. No caso das franquias não foi diferente. Algumas franqueadoras perceberam essa tendência e apostaram em um modelo de negócio mais flexível.

7. Home based

Entre os formatos de franquias, o Home Based pode ser confundido com home office. No entanto, o primeiro consiste em um negócio com atuação totalmente remota.

O termo home based, inclusive, significa baseado em casa. Ou seja, a ideia é que o negócio funcione totalmente onde o investidor mora. Para isso, basta ter um celular, computador e boa internet.

Do mesmo modo, esse modelo vem crescendo dentro do franchising. Segundo a ABF, 14,8% das franquias adotam esse formato. Esse modelo tem diversas vantagens e uma delas é a praticidade.

Também é possível conciliar uma franquia home based com outra ocupação. Hoje, há diversos setores em que essas redes atuam. Entre eles, por exemplo: serviços de delivery, corretoras de seguros, métodos de pagamento, aulas online, consultoria empresarial e muito mais.

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8. Food truck 

Há alguns anos, o modelo food truck tem conquistado o mercado, sobretudo da Alimentação. Assim, também está presente entre os formatos de franquias e apresenta inúmeras vantagens. Primeiramente, o menor custo. Afinal de contas, não é necessário alugar um espaço nem fazer reformas.

Mas vale lembrar que você precisa adquirir o veículo e os equipamentos para a operação da empresa. Outra vantagem de uma franquia food truck é a mobilidade.

Logo, você pode levar seu negócio para feiras, eventos, locais com grande movimentação ou até um food park, onde outros empresários que usam o mesmo modelo de negócio estarão. Além disso, é preciso, em média, um ou dois funcionários para manter seu food truck funcionando.

9. Bikes

As bikes também são opções para quem busca um formato compacto e itinerante. Assim, essas franquias funcionam por meio de bicicletas adaptadas para vender produtos de consumo rápido.

Desse modo, você pode levar sua franquia na bike para parques, festas, shows, confraternizações ou mesmo posicioná-la em um shopping. A ideia é que o cliente pegue o produto e consuma em outro lugar ou compre e leve para a casa.

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Então, esse não é um formato para quem quer uma franquia com espaço para os clientes. Afinal de contas, esse modelo se encaixa no formato ‘To Go’ (para levar, em inglês).

Por isso, esse modelo de negócio costuma ser mais barato. Por fim, apenas um funcionário pode conduzir as vendas, o que também reduz gastos com pessoal.

10. Containers

Os containers também estão entre os formatos de franquias compactos. Mas o tamanho deles pode variar de acordo com a proposta do negócio e do espaço que vai ocupar.

Geralmente, as franqueadoras determinam a metragem mínima do container. Embora ocupe menos espaço, esses negócios demandam equipamentos para funcionar.

Uma franquia de alimentação em um container, por exemplo, deve ter uma cozinha para preparar os pratos do cardápio. Ainda assim, os gastos são menores do que alugar um espaço físico.

Porém, é preciso conferir se no valor do container em si está incluso na taxa de franquia. Caso contrário, é necessário alugar. Um grande atrativo desse modelo é a localização, já que pode estar em supermercados, shoppings, estacionamentos, entre outros.

11. Shop in shop

Shop in shop é um formato em que as franquias vendem seus produtos dentro de outros estabelecimentos. Ou seja, o empresário já tem um estabelecimento e compra uma unidade para instalar nesse local.

Em outros casos, é possível alugar um ponto de venda em uma loja de outra pessoa. Além disso, normalmente, a unidade tem alguma ligação com os produtos que já são oferecidos no local.

Dessa forma, uma franquia shop in shop complementa a experiência do cliente. Esse é um grande atrativo desse modelo de negócio. Afinal de contas, a pessoa vai comprar algo, se depara com outros produtos e se sente tentado a consumir.

Do mesmo modo, esses negócios funcionam com apenas um estande, vending machines ou outros formatos compactos. 

Como escolher o melhor formato de franquia?

Para escolher entre os formatos de franquias, é preciso analisar alguns fatores. Entre eles, por exemplo, seu perfil, o mercado local, opção de marcas e capacidade de investimento.

Logo, você precisa analisar seu perfil empreendedor. Ou seja, considerar seus pontos fortes e fracos e escolher uma franquia em uma área que você tenha interesse.

Afinal de contas, existem diversos segmentos de franquias e cada um tem as características desejáveis para seus franqueados. Nesse sentido, você pode comparar o que a rede deseja com o que você tem a oferecer.

Do mesmo modo, é importante pesquisar sobre o seu mercado local. Assim, analise quais negócios estão em falta no local em que você está ou qual a demanda do público-alvo que você poderia suprir.

Em seguida, pesquise sobre algumas franquias no segmento em que você deseja investir. Então, filtre a busca pela capacidade de investimento, por exemplo.

Hoje em dia, existem franquias mais baratas ou mais caras em praticamente todas as áreas. Portanto, planeje-se financeiramente para saber exatamente quanto você pode investir. Mas lembre-se que as redes têm mais gastos além do investimento inicial.

Depois, quando já tiver selecionado algumas alternativas, entre em contato com as franqueadoras para o conhecer o negócio mais de perto. Mas lembre-se que é importante solicitar a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Isso porque, por meio deste documento, é possível analisar informações essenciais sobre o negócio. Entre elas, por exemplo: valor de investimento, tempo de retorno, obrigações dos envolvidos e muito mais. A seguir, confira quais são as melhores opções de franquias de sucesso para abrir e lucrar.

Franquias de sucesso para você considerar abrir

Se você está pensando em investir em um negócio próprio e deseja explorar o mercado de franquias, agora, apresentaremos uma seleção de franquias de sucesso que merecem sua atenção.

Descubra oportunidades de investimento em diferentes setores e encontre a opção ideal para começar sua jornada como empreendedor. Confira as opções a seguir e escolha a franquia que se alinha com seus interesses e metas de negócios.

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Perfil ideal de um franqueado

O perfil ideal de um franqueado é essencial para o sucesso de um negócio de franquia. Primeiramente, um franqueado deve ser um empreendedor apaixonado e comprometido, capaz de seguir à risca os procedimentos da franquia.

Além disso, é crucial ter habilidades de gerenciamento, como liderança e capacidade de tomar decisões. A capacidade de se adaptar a sistemas estabelecidos e seguir padrões de qualidade é fundamental.

Também é importante ter conhecimento na área de atuação da franquia. Por fim, o franqueado ideal deve ser resiliente, disposto a aprender e a se dedicar ao negócio, contribuindo para o crescimento da rede.

Passo a passo para abrir a sua franquia

Como você aprendeu até aqui, o primeiro passo é entrar em contato com a marca desejada. Então, pesquise franquias que se alinhem com seus interesses e valores. Uma vez encontrada a franquia ideal, é hora de analisar o negócio. Estude o mercado, a concorrência e o potencial de lucro na sua região.

Após essa análise da COF, o próximo passo é planejar suas finanças. Portanto, elabore um plano de negócios sólido e calcule os custos iniciais e operacionais. Em seguida, negocie com a franqueadora para definir os termos do contrato.

Finalmente, invista na franquia escolhida. Adquira os equipamentos e estoque necessários, contrate funcionários e esteja pronto para iniciar suas operações. Seguindo esses passos com cuidado, você estará no caminho certo para abrir com sucesso a sua franquia.

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