São muitos formatos de franquias para o empreendedor investir, voltados para diferentes perfis de negócios e públicos. Por isso é preciso avaliar bem antes de optar por um deles.
O mercado de franchising é atrativo e por isso chama a atenção dos empreendedores. Somente em 2020, o setor faturou mais de R$ 167 bilhões de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF)
Sendo assim, existem franquias nos mais variados tamanhos e com diversas rentabilidades. Dessa forma, trazemos alguns formatos para você conhecer um pouco mais. Acompanhe o texto conosco!
10 formatos de franquias para você abrir
Conforme falamos, o mercado de franchising é amplo, com modelos de franquias bem diferentes e voltados para vários perfis de empreendedores.
Antes de fazer a sua escolha, o empreendedor deve analisar bem qual o formato de franquias se adéqua mais aos seus objetivos e verificar também a Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca antes de investir.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Entre as opções no mercado, falaremos um pouco sobre cada uma delas, algumas já consagradas e outras bem interessantes para o público.
1. Nanofranquias
As Nanofranquias são franquias com investimento inicial até R$ 25 mil. Este formato de franquia é mais voltado para tipos de negócios sem ponto físico de atendimento.
São modelos enxutos, normalmente voltados para um negócio que exige apenas um computador ligado à internet e um telefone para o trabalho do dia a dia.
Nesse sentido, é um formato de negócio interessante para quem não tem muito capital para investir e também não quer correr riscos com um empreendimento maior.
Da mesma forma, é ideal para quem busca uma renda extra, e ainda possibilita trabalhar em diferentes nichos de mercado.
Um exemplo de nanofranquia atrativa é a Encontre Sua Viagem. A franquia de agência de turismo trabalha com pacotes turísticos e outros produtos voltados para este mercado.
2. Microfranquias
As microfranquias também são um modelo de negócio voltado para empreendedores com menos capital para investir e são um pouco mais caras que as nanofranquias.
Este formato de franquias possui um investimento inicial até R$ 135 mil, e por isso, conta com uma variedade maior de modelos de negócio.
Nesse sentido, apresenta franquias mais enxutas, sem ponto comercial, mas também conta com marcas que necessitam de um estabelecimento físico.
Dessa forma, cabe ao empreendedor analisar bem os modelos, entender o que se encaixa melhor ao seu perfil e a sua realidade financeira.
Uma das microfranquias do mercado é a Cream Berry. A marca atua na venda de açaí com modelos de ponto comercial. São três formatos da rede, um deles voltado para o atendimento self-service.
3. Franquias on-line
Um formato que tem se difundido bastante na atualidade são as franquias on-line. Este tipo de negócio realiza vendas ou atendimentos pela internet.
Assim, o franqueado não precisa de muita estrutura, necessitando apenas de um computador ligado à internet.
Além disso, conta com um mercado diversificado, com franquias que atuam em diferentes nichos, muitos deles voltados para as redes sociais.
Um exemplo de franquia on-line é a Brasil Nutri Shop, onde o franqueado faz a venda de suplementos alimentares e produtos fitness por meio do site da franquia e recebe um percentual sobre cada venda feita.
4. Franquia home office
Um dos formatos de franquias mais atrativos atualmente é o home office. Neste modelo, o franqueado trabalha o tempo todo de casa, sem ter a necessidade de se deslocar.
Dessa forma, ele economiza com os custos de locomoção, bem como aluguel de loja e estoque. Por isso, é bastante atrativo para empreendedores com menos capital.
Do mesmo modo, alguma franquias também possibilitam uma flexibilidade de horário de trabalho. Sendo interessante para quem busca uma renda extra no empreendedorismo.
Uma das franquias home office do mercado é a Quisto Corretora de Seguros. Com uma unidade da rede, o franqueado realiza as vendas dos mais de 100 tipo de contratos que estão no portfólio da empresa.

5. Franquia home based
O formato home based também é um tipo de franquia bem atrativo para empreendedores com menos capital para investir.
Neste modelo de negócio, o franqueado trabalha parte do tempo em casa e a outra parte fora dela, fazendo entregas ou atendimentos junto aos clientes.
Uma franquia neste formato é a Acquazero, especializada em serviços de limpeza automotiva. Dessa forma, o franqueado vai até o cliente para prestar os mais variados serviços voltados para a conservação de carros.
Antes de passar para o próximo formato, veja o nosso conteúdo explicando mais sobre a diferença entre home office e home based.
6. Franquias de loja
Com um formato mais robusto, as franquias de loja são voltadas para um perfil diferente de empreendedor se comparado aos modelos que já falamos.
Saiba que este modelo de franquia exige uma dedicação maior, pois o atendimento costuma ser em horário comercial. Além disso, precisa de investimentos maiores, seja na estrutura da loja bem como para estoques e funcionários.
Uma franquia em formato loja é a Zaplus Car, rede especializada na venda de produtos para limpeza e outros cuidados para veículos. A rede ainda fornece equipamentos e acessórios para realização destes serviços.
7. Quiosque
Os quiosques são aquelas lojas localizadas nos corredores dos shoppings ou em centros comercias que normalmente ocupam pequenos espaços.
Muitas franquias possuem este formato, pois ele exige um investimento menor do que as lojas tradicionais, além de exigir custos menores de manutenção. Mas ainda assim, são um bom atrativo para os clientes.
Além disso, podem ser franquias de vendas de produtos voltados para diversos tipos de serviços.
Um exemplo de franquia neste formato é a Piticas, especializada na venda de Camisetas e acessórios oficiais licenciados do universo geek, super heróis, séries, personagens e bandas de rock.
8. Food truck ou bikes
Um dos formatos de franquias que tem se expandido recentemente é o de food truck ou bikes. Neles, o negócio é feito sobre rodas em um pequeno caminhão, carro médio ou em uma bicicleta adaptada.

Este tipo de franquia permite que o empreendedor desloque o seu negócio até regiões com maior concentração de público.
Assim, o franqueado monta a estrutura do negócio sobre um veículo, e com isso, ganha mobilidade em seu empreendimento.
Uma franquia que trabalha no formato bike é a Only Mule. A franquia é especializada em drinks e coquetéis, e com este modelo, o franqueado leva seus produtos até a porta de eventos ou para reuniões.
9. Containers
Aqueles containers que antes serviam apenas para transporte de grandes cargas em navios, se tornaram uma forma de empreender.
Assim, as franqueadoras adaptaram estes containers para receber o seu negócio, com a instalação de rede elétrica e de água, por exemplo.
Este formato permite que a própria unidade seja deslocada caso não consiga ter um bom retorno em determinada região.
Ainda, por ser um modelo inovador, chama a atenção dos consumidores que passam pelo local, atraindo novos clientes para o seu negócio.
Uma franquia que passou a trabalhar recentemente com este formato foi a Cacau Show. A rede, conhecida por suas trufas e chocolates, possui o modelo container entre suas opções de negócios.
10. Shop in shop
As franquias shop in shop são marcas que vendem seus produtos ou serviços dentro de um estabelecimento que não seja da empresa.
Nesse sentido, o empresário que já possui um ponto comercial, compra uma franquia e a instala no seu comércio. Desta forma, a unidade franqueada funciona dentro de um estabelecimento comercial já existente.
Uma das marcas que atuam neste formato é a Mara Mix. A franquia é uma empresa especializada em máquinas de bebidas quentes, entre elas, o café.
Aqui apresentamos os diversos formatos de franquias e também citamos algumas marcas. Para completar, leia o nosso conteúdo com diversas outras opções de franquias baratas que separamos para você.
Se optar por uma marca, entre em contato com a franqueadora. Contudo, se ainda tem dúvidas, conte com uma consultoria gratuita com especialistas que vão lhe ajudar nesta escolha. Acesse: henriquemol.com.br.