Muitos empreendedores estão de olho no mercado de higienização. Por isso, trazemos neste conteúdo algumas opções de franquias baratas de produtos de limpeza para você conhecer.
O mercado brasileiro de produtos de limpeza registrou crescimento em 2024, com um aumento de 2,1% no consumo, alcançando um total de R$ 38,1 bilhões. Esse avanço reflete a maior preocupação dos consumidores com higiene, bem-estar e cuidados domésticos, além da busca por produtos mais sustentáveis e eficientes no dia a dia.
Vale a pena abrir franquias baratas de produtos de limpeza?
A pandemia do novo coronavírus trouxe uma preocupação maior das pessoas com a limpeza da casa, como forma de evitar contaminações. Por conta disso, o setor de produtos de limpeza apresentou crescimento e tende a continuar nesta toada. O setor de produtos de limpeza movimentou cerca de R$ 26 bilhões em 2019, registrando um crescimento de 23,8% sobre o ano anterior.
Estes números foram apresentados pela ABIPLA, Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional. Para se ter uma ideia, o mercado global de produtos de limpeza doméstica, que na média dos últimos 5 anos cresceu 4,8%, em 2020, registrou uma elevação de 8,4% em relação ao ano anterior, chegando a 166,46 bilhões de dólares.
Dessa forma, os números, que são da consultoria Euromonitor, mostram o impacto da pandemia no mercado, o que é uma boa oportunidade para os investidores.
Além dos grandes players mundiais, o mercado conta com franquias baratas de produtos de limpeza com várias opções de modelo de negócio. Uma das vantagens de abrir uma franquia no segmento de limpeza vai além da força do mercado. Este formato de negócio propicia segurança e organização para empreender.
Por receber uma empresa preestabelecida, o desenvolvimento do negócio se dá de forma mais natural. E com os suportes da franqueadora, o empreendedor conta com a ajuda que precisa. Por exemplo, o modelo de franquia é mais simples, possibilitando até mesmo o empreendedor inexperiente de investir neste negócio.
Da mesma forma, conta com uma marca reconhecida no mercado, o que faz toda a diferença. Por fim, é possível conseguir uma franquia de baixo custo, com um faturamento médio mensal atrativo.
Quanto fatura uma loja de produtos de limpeza?

Falar em faturamento de uma loja de produtos de limpeza é complexo, pois este valor irá variar muito por diversos fatores. Seja a localização do estabelecimento, a marca com a qual atua, os serviços de limpeza que podem vir agregados ao negócio. Além disso, a maturidade do negócio também influencia. Contudo, é possível falar que uma loja de produtos de limpeza fatura em média cerca de R$ 200 mil por mês.
Do mesmo modo, o valor líquido pode variar, pois a lucratividade do negócio varia, uns com uma margem maior, e outros nem tanto. A margem de lucro varia de 15% até 80%, mas é claro que tudo dependerá do modelo do negócio e dos produtos que serão produzidos ou comercializados.
Em outras palavras, são muitos fatores que influenciam nos ganhos das franquias baratas de produtos de limpeza e em outros modelos. Por isso, cabe ao empreendedor pesquisar bem, achar o negócio que melhor lhe atenda e iniciar o processo para abrir sua empresa especializada em limpeza.
O que é preciso para abrir uma loja de produtos de limpeza?
O processo para iniciar um negócio de produtos de limpeza exige alguns cuidados do empreendedor, além de muita pesquisa de mercado. Nesse sentido, uma das primeiras etapas é analisar os produtos que irá vender. O público destes produtos é levado pela qualidade aliada ao preço. Por conta disso, avalie os diversos fabricantes, corra atrás de fornecedores com boas qualificações e reconhecimento de mercado.
Da mesma forma, estude as margens de lucro que estes fornecedores irão lhe permitir. Pode ser vantajosa uma marca forte com menor lucratividade, bem como uma marca menos conhecida com lucro maior para você. Esta é uma escolha que o empreendedor deve avaliar de acordo com sua capacidade de investimento, o seu mercado local e as tendências econômicas.
Outro ponto é avaliar as franquias baratas de produtos de limpeza afiliadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF). Estude as marcas que atuam neste segmento e conheça a Circular de Oferta de Franquia (COF) das redes de produtos de limpeza.
Da mesma forma, antes de iniciar este negócio, tente avaliar onde será o melhor local para instalar a empresa. Leve em conta os concorrentes e as lacunas de mercado que podem ser exploradas. Além disso, invista em marketing para sua empresa, etapa importante para um novo negócio. Estas são algumas etapas necessárias para abrir uma loja de produtos de limpeza, seja um negócio do zero ou por meio de franquias.
5 franquias baratas de produtos de limpeza para abrir
Caso você tenha optado por conhecer um pouco mais sobre franquias baratas de produtos de limpeza, separamos algumas marcas para você. São modelos de negócios variados, voltados para nichos de mercados diferentes, possibilitando que o empreendedor estude a melhor forma de fazer o investimento.
1. Zaplus Car
A Zaplus Car é uma franquia especializada na venda de produtos para limpeza e outros cuidados automotivos. A rede possui um amplo catálogo de produtos, muitos deles para limpeza a seco, higienização interna de veículos, entre outros. Uma das vantagens da franquia de limpeza Zaplus Car é que seus produtos atendem tanto profissionais da área como motoristas que cuidam do próprio carro.
De acordo com o diretor da Zaplus, Henrique Mol, a variedade de produtos oferecida pela franquia é uma oportunidade para o franqueado trabalhar com um amplo mercado consumidor, entre empresas e pessoas físicas. Outro grande atrativo da marca é o fato de ela ser fornecedora exclusiva de produtos de limpeza da franquia Acquazero, maior rede de estética automotiva do país.
A Acquazero tem diversas unidades no Brasil e no mundo, e todas devem comprar seus produtos junto a Zaplus. Por isso, o franqueado da Zaplus conta com esta reserva de mercado interessante e lucrativa. Veja como é a loja da Zaplus Car no vídeo a seguir.
A franquia apresenta dois modelos de negócios para os empreendedores: o Standard e o Prime. No modelo Prime, além da venda dos produtos, o franqueado pode oferecer cursos e workshops em sua unidade voltados para os serviços de limpeza automotiva.
Do mesmo modo, a franqueadora oferece uma série de suportes para os franqueados. Um deles são os treinamentos para conhecer a operação da franquia e como gerir a unidade. Por fim, o franqueado recebe apoio para ações de marketing e para a escolha do melhor local de instalação da unidade.
- Investimento inicial: a partir de R$ 201 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
- Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
2. Ecoville
A franquia Ecoville é uma marca presente no mercado de produtos de limpeza, oferecendo aos empreendedores um modelo de negócio atrativo.

A rede possui um amplo catálogo de produtos de limpeza voltados para os mais diferentes ambientes. Por exemplo, produtos para uso doméstico, uso profissional e até industrial. Além disso, a Ecoville apresenta três modelos de negócios para o investir iniciar uma franquia barata de produtos de limpeza: o formato express, móvel e a loja.
- Investimento inicial: a partir de R$ 199 mil
- Faturamento médio mensal: até 3 milhões ao ano
- Prazo de retorno: não informado
3. Bioclean
Uma das franquias baratas de produtos de limpeza no mercado é a Bioclean. A rede oferece um grande catálogo de produtos, muitos deles são linha própria da empresa. Além disso, fazem parte do público-alvo da franquia lojas, escritórios, condomínios, indústrias, escolas, faculdades, estabelecimento comerciais em geral e consumidores domésticos.
- Investimento inicial: a partir de R$ 38 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: não informado
4. REDEDLIMPA

A franquia REDEDLIMPA atua no mercado de produtos de limpeza há mais de 20 anos e oferece uma opção para o empreendedor iniciar um negócio de forma simples.
Nesse sentido, o franqueado conta com uma grande quantidade de produtos para a comercialização, como detergentes, amaciantes, desengordurantes, alvejantes, limpa alumínio, entre outros. Além disso, o franqueado recebe diversos suportes, como treinamento e auxílio para a gestão da unidade.
5. iGUi TRATABEM
Por fim, a franquia iGUi TRATABEM é uma rede de produtos de limpeza para piscinas e outros cuidados. Atualmente, a operação da rede conta com 190 unidades espalhadas pelo país. A marca oferece a possibilidade de o franqueado investir em um modelo de negócio acessível, como a loja de baixo custo (container).
- Investimento inicial: a partir de R$ 75 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 40 mil
- Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses
O mercado de franquias baratas de produtos de limpeza é um segmento atrativo, com vários modelos de negócios.