Nichos promissores de franquias que vão levar você ao sucesso!

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Imagem de um homem comemorando. Imagem ilustrativa texto nichos promissores.
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O empreendedor deve estar atento aos nichos promissores, principalmente no mercado de franquias, pois este segmento tem mostrado uma boa recuperação.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising(ABF), no segundo trimestre de 2021 o segmento de franquias faturou R$ 41 bilhões. Em 2019, no mesmo período, o faturamento foi de R$ 43 bilhões.

Com números atrativos, cabe ao empreendedor buscar conhecer os nichos promissores para investir de forma certeira em uma franquia. Para isso, vamos lhe apresentar algumas opções.

9 nichos promissores para você abrir sua franquia

O mercado de franchising é amplo, com diversos tipos de franquias que atuam em diferentes nichos, vários deles até desconhecidos de grande parte dos empreendedores.

Muitos dos nichos promissores permitem ganhar dinheiro em pouco tempo e tem sido destaque nos últimos anos.

Outros estão em viés de crescimento, por isso o empreendedor deve ficar atento, pois são nichos ainda desconhecidos, que possuem menos concorrentes ainda.         

Além disso, o investidor deve observar o mercado local, pois existem nichos promissores em algumas regiões e que podem não ser em outras.

Por isso, é preciso saber os nichos de mercado atrativos tanto para a sua região como para o seu perfil. E para este primeiro passo, é interessante conhecer alguns destes nichos promissores aqui.

Imagem de uma mulher e de um homem sorrindo colocando papeis em uma parede de vidro. Imagem ilustrativa texto nichos promissores.
Existem mercados bem atrativos para empreender ainda em 2021.

1. Quisto

Um dos nichos no qual o empreendedor deve ficar atento é o mercado de seguros. Este segmento possui grande faturamento e ainda tem muito para crescer.

Nesse sentido, é possível trabalhar com a venda de seguro de vida, seguro de carros, seguros de casas e empresas, entre outros bens.

Com a Quisto, o empreendedor recebe um negócio fácil de lidar, com uma estrutura de negócio pronta e uma marca reconhecida no mercado. Ao todo são mais de 100 unidades Quisto espalhadas pelo Brasil.

A franquia possui dois modelos de negócios, um em formato loja e o outro em home office. Este último foi destaque na revista eletrônica SEGS por impulsionar o crescimento da franquia.

Um dos maiores atrativos da Quisto Corretora de Seguros é o seu amplo portfólio. São mais de 100 opções de contratos, entre eles os seguros que já citamos.

Além disso, oferece financiamento imobiliário, crédito consignado, rastreamento veicular, entre diversos outros.

Para o franqueado, além de uma marca reconhecida, é uma oportunidade de trabalhar no mercado de seguros sem uma licença.

Nos dois primeiros anos o franqueado pode atuar sem esta licença de corretor, tendo que tirá-la após este período. Assim, ele pode avaliar se deseja mesmo atuar neste setor.

Ademais, recebe treinamento da franqueadora para conhecer o mercado de seguros, os perfis de clientes, forma de atendimento e orientações para o marketing da unidade.

Por fim, a franquia também conta com um software que realiza 20 cotações para um mesmo contrato. Dessa forma, o franqueado consegue oferecer opções variadas de acordo com o que o cliente precisa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

Veja mais sobre a Quisto no vídeo abaixo.

2. Encontre Sua Viagem

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O setor de turismo sofreu uma queda por conta do isolamento social imposto para frear a pandemia, mas conta com um grande potencial de crescimento com o retorno a normalidade.

Este nicho deve sofrer um impacto positivo principalmente a partir de 2022, sendo um dos mercados que o empreendedor pode investir.

A Encontre Sua Viagem é uma franquia de agências de turismo que atua desde 2011 e atualmente conta com mais de 500 unidades no Brasil e no exterior. Por exemplo, a ESV conta com um franqueado na Itália.

De acordo com o diretor da franquia, Henrique Mol, o setor de turismo possui uma demanda reprimida por conta da pandemia, e com o retorno das viagens, deve ter um grande crescimento no mercado.

Após adquirir uma franquia da Encontre Sua Viagem, o empresário vai receber todo o suporte da franqueadora para desenvolver o seu negócio. Neste sentido, ele vai contar com treinamentos e auxílio para gerir a unidade.

Do mesmo modo, a franqueadora produz materiais de divulgação e orienta o franqueado nas ações de marketing. Este trabalho é importante para dar visibilidade ao negócio.

Além disso, a Encontre Sua Viagem trabalha com as maiores empresas do mercado de turismo como companhias áreas, redes hoteleiras, organizadoras de cruzeiros, entre outras.

Dessa forma, consegue oferecer aos clientes uma gama de produtos e serviços voltados para facilitar a vida de quem deseja viajar com tranquilidade.

A Encontre Sua Viagem possui dois modelos de negócios, um em home office e outro voltado para ponto comercial. Assim, o empreendedor pode avaliar sua capacidade de investimento e escolher o modelo que mais se encaixe a ele.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

3. Zaplus Car

A Zaplus Car é uma empresa especializada em produtos voltados para diversos cuidados automotivos, como a higienização e proteção de componentes.

A rede entrou recentemente para o franchising com dois modelos de negócios atrativos para os empreendedores: Standard e Prime.

No Standard, a unidade é instalada em um espaço que pode variar de 40 a 70 metros quadrados, e trabalha exclusivamente com a venda dos produtos da marca.

No modelo Prime, o espaço necessário para a instalação é de 200 a 300 metros quadrados. Isso porque, além da venda dos produtos, a unidade oferece cursos e workshops voltados para estes serviços.

A franquia apresenta também um amplo leque de produtos, como itens para limpeza a seco, enceramento, polimento, higienização interna, entre outros. Possui também a venda de equipamentos para facilitar a limpeza automotiva.

Uma grande vantagem da Zaplus Car é ser a fornecedora de produtos para a Acquazero, que é a maior rede de estética automotiva do Brasil.

Cada uma das mais de 500 unidades da Acquazero é obrigada a comprar os produtos da Zaplus, o que fortalece as vendas da franquia e ainda, ajuda na divulgação da marca.

O franqueado da Zaplus conta também com diversos suportes da franqueadora. Por exemplo, ela ajuda na escolha do melhor local para instalar a unidade e também no layout do estabelecimento.

Do mesmo modo, o franqueado e sua equipe recebem treinamento para conhecer melhor o modelo da franquia e para realizar o marketing da unidade.

Saiba mais sobre a Zaplus no vídeo que separamos para você abaixo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 200 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

4. Cream Berry

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O mercado de Alimentação é um setor para investir sem medo. É também o segmento de maior faturamento no franchising nacional segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em 2020 foram quase R$ 40 bilhões em arrecadação.

Cream Berry é uma franquia de açaí criada em Varginha(MG) e conta com um modelo de negócio atrativo para o empreendedor individual.

Ao abrir uma unidade, o franqueado poderá trabalhar com os diversos produtos da Cream Berry. Isso porque a rede possui um amplo cardápio, além de três modelos de negócios.

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Um deles, é o formato Express, que possui um foco no self service do Açaí. Assim, exige uma estrutura um pouco maior para os clientes se servirem e fazerem suas combinações do creme de açaí e também dos diversos acompanhamentos disponíveis.

Segundo o diretor da Cream Berry, Henrique Mol, o mercado de alimentação é atrativo e amplo, com muitos consumidores em potencial e nichos diferentes para atuar.

Além disso, a franquia conta com uma receita exclusiva de creme de açaí, produzido na cozinha central da rede. Ainda, conta com um cardápio amplo de acompanhamentos para o açaí.

Por exemplo, a Cream Berry trabalha com cremes de frutas variados, chocolates, cereais, entre diversos outros sabores para o cliente escolher.

Ainda, o franqueado conta com suportes da franqueadora que ajuda no desenvolvimento do negócio. Por exemplo, treinamentos e auxílio para as ações de marketing.

Do mesmo modo, a franqueadora orienta para a gestão administrativa da unidade como estoque, capital de giro, atendimento, entre outros detalhes da operação.

saiba mais sobre a Cream Berry no vídeo que separamos para você abaixo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

5. Guia-se Agências Digitais

A Guia-se é uma franquia para quem quer atuar no mercado de marketing digital.

Com o negócio, você vai ter sua própria agência digital em casa. Então, vai poder oferecer serviços como a criação de sites, links patrocinados, gestão de mídias sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo etc.

São atendimentos que as empresas precisam cada vez mais. Afinal, um negócio, para ser relevante, precisa se posicionar bem na internet. Assim, conseguirá atrair mais clientes potenciais.

Seu trabalho como franqueado vai ser prospectar clientes. Você também poderá realizar os serviços de marketing. Porém, se preferir, ainda é possível “terceirizar” a produção dentro da própria rede de franqueados.

A franqueadora oferece suporte completo para sua atuação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

6. Mestre Cervejeiro

Imagem de várias garradas de cervejas. Imagem ilustrativa texto nichos promissores.
O setor de bebidas é atrativo, e se tornou ainda mais após a pandemia.

O mercado de bebidas é um dos nichos promissores, seja pelo grande volume de vendas como também pela grande quantidade de público consumidor.

Uma das formas de como abrir uma franquia de bebidas é com a rede Mestre Cervejeiro. Ela trabalha com um amplo catálogo de cervejas, chegando a 300 rótulos.

Entre seus produtos estão cervejas nacionais e importadas. A empresa conta também com acessórios ligados à cultura cervejeira.

A franquia possui mais de 60 lojas pelo Brasil, em três modelos de negócios: quiosque, loja e container.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 138 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 30 meses

7. Multivix

A franquia Multivix atua com Educação online voltada para cursos de pós-graduação e outros. É um tipo de negócio que se adéqua a este momento onde o número de desempregados passa dos 14 milhões no Brasil segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad).

A rede possui mais de 20 anos de experiência e conta com um modelo enxuto, voltado para ensino à distância.

  • Investimento mínimo: a partir de R$ 27 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: 8 meses
Imagem de uma mulher deitada na cama bebendo algo em uma caneca e olhando para o computador. Imagem ilustrativa texto nichos promissores.
As aulas online são o segmento que atrai a atenção dos empreendedores.

8. Animal Place

Entre os nichos promissores, o empreendedor deve ficar ligado ao mercado Pet, principalmente para quem gosta de animais.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, o Brasil conta com 54,2 milhões de cães, 23,9 milhões de gatos, 19,1 milhões de peixes, 39,8 milhões de aves e mais 2,3 milhões de outros animais

Neste setor atua a franquia Animal Place, que oferece serviços de consultório veterinário, pet shop, banho e tosa e Pet Spa, hotel e creche para pets.

  • Investimento mínimo: a partir de R$ 240 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

9. Snack Saudável

Segundo a agência de pesquisa Euromonitor, o mercado de alimentação saudável cresceu 98% entre os anos de 2009 a 2014 no Brasil.

Neste nicho atua a franquia Snack Saudável, especializada na venda de kits de alimentação saudável escolar, empresarial e para eventos.

  • Investimento mínimo: a partir de R$ 108 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 meses

10. WayBiz

Um dos nichos para se prestar a atenção é o de marketing digital. É cada vez maior o número de empresas que buscam por estes serviços. Muitas delas, por serem menores, precisam terceirizar este trabalho para divulgarem sua marca.

A WayBiz realiza um trabalho no marketing digital voltado para peças de divulgação nos meios eletrônicos.

A WayBiz oferece desde o planejamento do marketing da empresa até a criação de conteúdo, passando pela mensuração dos retornos de mídias.

Da mesma forma, o franqueado atua em home office, utilizando a plataforma da empresa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 12 meses

Trouxemos apenas algumas opções de nichos promissores. Contudo, cabe ao empreendedor analisar a Circular de Oferta de Franquia (COF) das marcas para avaliar os detalhes do negócio na hora de fazer a sua escolha.

Além disso, existem outros nichos como mobilidade urbana, serviços de entrega, consultoria de imagem, coaching, E-commerce de produção própria, entre outros.

Do mesmo modo, separamos um texto com mais dicas para você escolher a melhor franquia para o seu perfil.

Se já optou por uma marca, entre em contato com a franqueadora. Porém, se ainda está com dúvida, aproveite uma consultoria gratuita com especialistas que podem lhe ajudar nesta escolha. Acesse: henriquemol.com.br.

* Informações publicadas em NOVEMBRO/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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