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Como escolher um segmento de franquia? Saiba o que pesar na hora da escolha

Sumário

O setor de franchising conta com nichos diversos para você ganhar dinheiro com o seu próprio negócio. Assim, hoje você vai conhecer e saber como escolher um segmento de franquia.

Mas primeiro, saiba que em 2024, o setor de franquias faturou cerca de R$ 273 bilhões. Ou seja, um crescimento de 13,5% em comparação ao ano anterior. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Logo, o mercado de franquias segue promissor por ser uma das formas mais seguras de investimento.

Ainda, o franqueado pode contar com o suporte oferecido pela franqueadora para a administração da sua unidade. Assim, o setor de franchising pode ser uma boa opção para quem quer abrir o próprio negócio e lucrar. Continue a leitura!

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Afinal, como escolher um segmento de franquia?

Na hora de saber como escolher um segmento de franquia vários fatores pesam. Por exemplo, saber como analisar o mercado, o seu perfil empreendedor e a reputação da marca do seu interesse. Vamos voltar a falar desse assunto logo mais. Clique no botão e descubra quais são as opções de franquias baratas e lucrativas para você empreender.

Agora, acompanhe a leitura para saber mais sobre como escolher uma franquia e seu segmento e prepare-se para optar pelo melhor negócio para você.

Entenda bem o que você quer fazer

Antes de mais nada, para entender bem o que você quer fazer, verifique qual o seu perfil empreendedor. Isso porque, existem empreendedores que gostam mais de lidar com o público e resolver conflitos. Por outro lado, existem aqueles mais ligados às questões burocráticas, que usam os números para tomar sua decisão, por exemplo.

Dessa maneira, é necessário que você identifique o que quer fazer de acordo com o seu perfil para escolher uma franquia com a qual se identifica. Portanto, trabalhar com algo que gosta é fundamental para ter motivação no dia a dia. 

Ao adquirir uma franquia, quanto mais engajado com o trabalho o franqueado estiver, melhores serão os resultados que poderá alcançar. Por isso, também é importante conhecer a marca e verificar se ela tem uma boa reputação no mercado. 

Avalie seu mercado local

Outro fator importante na hora de colocar em prática como escolher a franquia ideal e seu segmento é a análise da concorrência e do seu público local.

Esses fatores são essenciais no momento de tomar a decisão do local que você vai abrir o negócio, até porque pode-se identificar se ele é mesmo o adequado. Mas não se preocupe! Isso porque, a franqueadora ajudará você na escolha do ponto comercial.

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Analise os números do mercado

Lembre-se também de verificar os números do mercado em geral para saber se ele tem apresentado bons resultados. Desse modo, inclusive você pode se informar sobre os resultados dos segmentos das franquias para embasar sua decisão.

Pesquise franquias e compare

Os franqueados devem fazer uma pesquisa completa. Assim, podem comprar as franquias desejadas já em consideração, principalmente, com a experiência dos clientes e de outros franqueados. 

Como escolher um segmento de franquia, também exige de você a busca por uma marca com a qual se identifique. Sendo assim, confira se você está alinhado com as propostas da empresa. Além disso, ao escolher uma franquia barata ou mais robusta, você deve ter prazer ao atuar no segmento para conseguir um bom desempenho. 

Confira suas condições financeiras

Por último, mas não menos importante, está a análise do quanto você pode gastar efetivamente. Nesse sentido, o conhecimento dos valores financeiros investidos, é uma grande vantagem do modelo de negócio de franquias de sucesso.

Assim, o valor pode ser um dos filtros para você usar na hora de aplicar o seu conhecimento de como escolher um segmento de franquia. Mas além disso, você poderá contar com outros valores, como: o retorno financeiro e o prazo de retorno.

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Então, saiba que você encontra valores e várias outras informações relevantes, na Circular de Oferta de Franquia (COF). Nesse documento estão todas as informações úteis que você precisa saber sobre o negócio.

Ainda nesse conteúdo, vamos abordar novamente sobre a COF. Se você se interessou pelo mercado de franquias, clique no botão e confira as opções de franquias baratas para ganhar dinheiro.

Quais são os segmentos de franquia, segundo a ABF?

Agora que você já sabe tudo sobre como escolher um segmento de franquia rentável, selecionamos abaixo os segmentos de franquia, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Dessa forma, a seguir você aprenderá como atuar em cada um deles, além de encontrar dados atualizados sobre o setor. Confira!

Alimentação – Comércio e Distribuição

O Brasil registrou recordes no delivery nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa, o país foi responsável por cerca de 110 milhões de pedidos mensais.

Em 2024, os pedidos realizados entre 18h e quatro horas da manhã registraram um aumento de 52%, ultrapassando 93 milhões de entregas. Ainda em 2024, o segmento faturou R$ 24,8 bilhões, com um crescimento de 14,7% comparado com 2023, segundo a ABF.

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Alimentação – Food Service

Ao abrir uma franquia no segmento de Alimentação, saiba que ele vem se mantendo como um dos mais importantes do cenário nacional. Em 2024, o setor teve um faturamento de R$ 46,8 bilhões, com um crescimento de 16,1%, comparado com o ano anterior, de acordo com a ABF. 

No segmento é possível atuar com franquias de fast food, pizzarias, lanches, refeições completas ou sobremesas. Mas existem também opções de culinária regional e estrangeira ou com foco em alimentação saudável. As franquias de bebidas também se inserem nessa categoria, com cafeterias, lojas de sucos, vitaminas, chás e outros. 

Casa e Construção

As franquias de Construção estão diretamente atreladas à construção civil que tem ampla demanda. Dessa maneira, produtos e serviços da categoria são sempre necessários. Seja para construção, reformas ou aluguéis de casas, apartamentos ou espaços comerciais.

Sendo assim, é possível oferecer ideias para projetos de reforma, paisagismo, construção, manutenção, compra e aluguel de diferentes espaços. 

Então, para se ter uma ideia, em 2024, a ABF revelou que o segmento registrou um faturamento de R$ 19,5 bilhões. Isso significou um crescimento de 11,8% em relação a 2023. Outro ramo é o de decorações, que pode envolver desde móveis planejados até produtos para ambientes internos. 

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Comunicação, Informática e Eletrônicos

Nesse segmento, temos o ramo da informática, com produtos e serviços relacionados à manutenção de computadores, como: suporte técnico de rede, software, hardware, backup, infraestrutura na nuvem etc.

Depois, temos o ramo da eletrônica, com serviços de manutenção e conserto de aparelhos eletroeletrônicos, de instalação de equipamentos, como: sistemas de monitoramento e segurança, entre outros. Já em 2024, a ABF registrou um faturamento de R$ 8,2 bilhões no segmento. 

Além disso, temos o setor de Comunicação, que conta com uma variedade de serviços que podem ser direcionados para os mais diferentes tipos de empresa. Dessa forma, é possível atuar com propaganda, no desenvolvimento de materiais e campanhas usadas tanto no ambiente digital quanto fora dele.

Já as agências focadas em estratégias de marketing digital e SEO também entram no segmento e desenvolvem planos de atuação para o crescimento de marcas.

Entretenimento e Lazer

Momentos de lazer e diversão não tem preço, não é mesmo? Por isso, destinamos não apenas tempo, como dinheiro, em atividades que gostamos. Nesse segmento existem atividades diversas.

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Assim, temos franquias que trabalham com eventos, o que pode envolver espaços para festas, buffets para comemorações diversas, entre outros. Ou mesmo espaços com jogos e atividades voltados para o público adulto. Existem também as lojas que comercializam brinquedos, videogames e outros produtos destinados para os momentos de lazer das pessoas.

Em 2024, o segmento cresceu 16,6%, em comparação ao ano anterior. Assim, o faturamento alcançou cerca de R$ 3,2 bilhões, segundo a ABF.

Hotelaria e Turismo

Todo mundo gosta de aproveitar as férias e feriados para conhecer novos lugares e curtir momentos de diversão. As franquias no segmento de Turismo e Hotelaria fazem parte de um setor do mercado que vem adquirindo um grande destaque nos últimos anos. Tanto que em 2024, o Turismo representou 9,5% do PIB brasileiro a mais do que em 2019. 

Existem diferentes tipos de programas, que costumam atrair públicos específicos, como: o turismo de aventura, o turismo cultural, religioso, ecoturismo e outros. 

Por fim, temos serviços conhecidos de pacotes, passagens e hotelaria. Em uma agência, também é possível oferecer outros serviços para complementar a viagem, como: locação de automóveis, seguros de viagens e outros. Em 2024, o setor faturou R$ 12,8 bilhões, com um crescimento de 11,5% comparado ao ano anterior, de acordo com a ABF.

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Limpeza e Conservação

Em 2024, a ABF registrou um faturamento de R$ 2,1 bilhões no segmento de Limpeza e Conservação. Nesse segmento também podem ser oferecidas soluções diversas, por exemplo: serviços de lavanderia, costureira, faxina e até de passar roupa. Outros processos são focados em serviços de limpeza residenciais e de empresas.

Segmento de Moda

Nesse segmento, os profissionais podem atuar tanto com a venda de produtos diversos, como as roupas, quanto prestando serviços, como consultorias e divulgação.

O setor têxtil e de confecção no Brasil alcançou um faturamento de R$ 215 bilhões em 2024, representando um crescimento de aproximadamente 7% em comparação com o ano anterior. Esse aumento reflete a recuperação do mercado e a demanda crescente por produtos do segmento.

Ainda, de acordo com a ABF, no franchising, o segmento de Moda teve um crescimento significativo de 8,5% comparado com 2023. Logo, seu faturamento chegou a R$ 28,7 bilhões.

Saúde, Beleza e Bem-estar

De acordo com uma pesquisa o Brasil é o quarto maior país quando o assunto é o consumo no segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar. Desse modo, temos um segmento que apresenta modelos de negócio variados. Por exemplo, existem lojas físicas e online que comercializam diversos produtos para o corpo, cabelo, unhas e afins. 

Além disso, existem as clínicas que oferecem procedimentos de saúde e outras que trabalham com serviços voltados para a parte estética, além dos salões de beleza. Dessa forma, voltados para a saúde, têm os consultórios médicos e odontológicos, que oferecem serviços para o corpo e saúde bucal.

Nesse sentido, ao mesmo tempo, temos as farmácias comuns e de manipulação, além de lojas que comercializam cosméticos, perfumes e outros produtos de beleza. Como um dos maiores e mais lucrativos segmentos do franchising, em 2024, o faturamento chegou a R$ 64,8 bilhões. Ou seja, um crescimento de 16,5% comparado com 2023, segundo a ABF.

Serviços automotivos

O ramo de estética automotiva é um dos investimentos mais rentáveis para se fazer, já que atende um grande público no país e que só tende a crescer. Logo, as possibilidades de negócios são grandes. Por exemplo, existem as franquias de estética automotiva, que trabalham com os serviços de limpeza de veículos, higienização de bancos, ar-condicionado, proteção de pintura, entre outros. 

Sem contar as lojas que trabalham com a comercialização de produtos automotivos, como: as ceras de proteção, produtos para limpeza de rodas e mais. Tem também as lojas voltadas especificamente para a venda de pneus e outros acessórios. 

Desse modo, existem negócios que trabalham com serviços de locação de veículos ou vistoria veicular. Isso, além de empresas que trabalham com serviços de proteção, com sistema antirroubo e afins. Já as oficinas oferecem troca de óleo, manutenção de peças, revisão e outros processos para o funcionamento do carro. 

Os dados da ABF mostram que o setor cresceu 11,1% em 2024, em comparação com o ano anterior. Assim, o faturamento foi de R$ 8,4 bilhões.

Serviços e Outros Negócios

Em 2024, o setor de Serviços e Outros Negócios teve um faturamento de R$ 37,7 bilhões. Isso porque, temos um segmento que abrange uma série de soluções importantes para o dia a dia das pessoas. Dessa forma, as franquias oferecem soluções financeiras, trabalhando com máquinas de crédito, débito e outras transações que são úteis para estabelecimentos comerciais.

Além disso, existem as franquias de corretoras, que oferecem várias soluções de seguros para pessoas e empresas, bem como previdência privada e até financiamentos. 

Há também franquias que oferecem serviços de logística ou contabilidade. Nesse segmento, entram as franquias de pet shop, tanto de venda de produtos quanto serviços de banho, tosa e demais cuidados. 

Serviços educacionais

Existem franquias de educação para as mais variadas finalidades, voltados para o público infantil, jovem ou adulto. Assim, a ABF registrou um faturamento de R$ 15,5 bilhões do setor em 2024. 

Então, quando falamos em franquias de educação, têm as empresas que trabalham com idiomas e cursos profissionalizantes. Outros tipos são as franquias de reforço escolar, aulas particulares e as franquias de escola de música.

Agora você está por dentro dos segmentos de mercado e seu resultado positivo em 2024! Então, para complementar o seu conhecimento sobre o assunto, no vídeo abaixo, confira as tendências para abrir o seu negócio ainda esse ano. Acompanhe!

O que avaliar antes de escolher uma franquia

Escolher a franquia certa exige atenção a diversos fatores, como: reputação da marca, investimento necessário e potencial de lucro. Mas essa decisão deve ser baseada em dados concretos para garantir que você faça adesão a um negócio sustentável.

Desse modo, como dito, um dos principais documentos para análise é a COF, exigida pela Lei de Franquias (Lei nº 13.966/19). Assim, o documento apresenta informações essenciais, como:

  • Tempo estimado para atingir o ponto de equilíbrio da sua unidade de franquia;
  • Investimento inicial e taxas envolvidas;
  • Direitos e obrigações do franqueado;
  • Histórico da franquia e demonstrações financeiras;
  • Payback, rentabilidade e mais.

Portanto, como na escolha de um imóvel, onde é necessário avaliar localização, estrutura e custos adicionais, ao investir em uma franquia é fundamental considerar não apenas o valor inicial.

Isso porque, você também deve considerar o capital de giro necessário para manter a operação da sua unidade. Afinal, a análise detalhada desses pontos ajuda a tomar uma decisão segura e alinhada aos objetivos financeiros e profissionais.

Como investir em franchising com sucesso?

Como você aprendeu até aqui, o franchising é uma opção atrativa para quem deseja empreender com um modelo de negócio já testado e estruturado. Por outro lado, para obter bons resultados, é essencial fazer uma análise detalhada antes de investir.

A escolha da franquia ideal deve levar em conta fatores como reputação da marca, investimento necessário, taxa de retorno e suporte oferecido pela franqueadora. Além disso, uma pesquisa aprofundada sobre o mercado e concorrência ajuda a tomar decisões mais seguras.

Outro ponto fundamental para o sucesso é a gestão eficiente do negócio. Logo, contar com ferramentas de controle financeiro, planejamento estratégico e acompanhamento de desempenho pode fazer a diferença na lucratividade e sustentabilidade da sua franquia.

Com a escolha certa e uma administração bem estruturada, investir em franchising pode ser um caminho sólido para quem busca crescimento no mercado.

Ao longo do texto, você aprendeu como escolher um segmento de franquia. Ainda, conferiu dicas estratégicas para empreender. Agora que está por dentro do assunto, dê o primeiro passo para investir no seu próprio negócio e ganhar dinheiro.

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