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12 ideias de pequenos negócios que deram certo: confira e invista!

ideias de pequenos negocios que deram certo mulher sorridente usando notebook

No mercado existem diversas ideias de pequenos negócios que deram certo. São empreendimentos inovadores, eficientes ou diferenciados pela qualidade.

Estes pequenos negócios são voltados para o home office ou então para pequenos espaços (alguns até dentro de outros negócios). Logo, muitas franquias se enquadram na categoria, com uma estrutura enxuta e uma operação preestabelecida.

São oportunidades para quem pensa em abrir uma empresa mais rapidamente. Da mesma forma, são empreendimentos lucrativos nos quais o empreendedor já conta com um plano de negócios pronto e a Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca. Sendo assim, separamos neste conteúdo diversas ideias de pequenos negócios que deram certo no franchising. Confira!

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Ideias de pequenos negócios que deram certo e você pode investir

Com falamos, o mercado de franchising conta com várias ideias de pequenos negócios que deram certo. Alguns deles com vários anos de experiência e outros nem tanto. Do mesmo modo, você pode investir em um empreendimento de acordo com o seu perfil, já que são ideias de negócios de baixo custo. Além disso, são segmentos diversos para iniciar o próprio negócio, com público-alvo dos mais variados.

1. Acquazero

Uma das ideias de pequenos negócios que deram certo é a Acquazero, a maior rede de estética automotiva do mundo. A franquia trabalha com diversos tipos de serviços de limpeza e outros cuidados para o carro num mercado de grande potencial.

Para se ter uma ideia, o número de carros em circulação no Brasil passa dos 123 milhões, de acordo com uma pesquisa. Em outras palavras, existe um vasto público consumidor. Além disso, a Acquazero oferece um negócio voltado também para a sustentabilidade. A rede conta com produtos de limpeza biodegradáveis e serviços que utilizam pouca água.

Este diferencial da Acquazero foi destaque em uma matéria da revista eletrônica SEGS, como você pode ver clicando aqui. A Acquazero, além de ser atrativa para os clientes, principalmente os que buscam marcas ecologicamente corretas, também é lucrativa para os franqueados.

A rede possui dois modelos de negócios, sendo loja física e home office. No caso do home office, o franqueado não precisa de um ponto comercial, pois, com essa modalidade, ele leva os serviços até os clientes. Da mesma forma, a franquia conta com um aplicativo próprio que permite ao cliente agendar qualquer serviço com a unidade Acquazero mais próxima.

Por fim, um detalhe vantajoso para os franqueados é que os materiais de treinamentos para os serviços da empresa ficam disponíveis on-line. Assim, ele pode consultá-los sempre que achar necessário.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25,6 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

Veja abaixo um vídeo com outras informações sobre a Acquazero.

2. QCarreira

Com o aumento do desemprego no Brasil, muitas pessoas estão buscando novos meio de conseguir um trabalho. Para se ter uma ideia, o número de desempregados no país passa dos 14,5 milhões, conforme dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Nesse sentido, a QCarreira é uma das ideias de pequenos negócios que deram certo. A franquia trabalha com modelos de orientação profissional e vocacional.

Dessa forma, ela oferece aos clientes um estudo sobre empregabilidade, mercados mais indicados e funções que ele deve buscar. Além disso, esse é um negócio que não exige um ponto comercial para iniciar as atividades da franquia, pois existe a opção home office.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 6 mil
  • Prazo de retorno: entre 4 e 18 meses

3. L’essense

A franquia L’essense é uma rede com um amplo catálogo de cosméticos de fabricação própria. Entre os itens estão cremes e colônias de fragrâncias finas.

ideias de pequenos negocios que deram certo cosméticos

Esse é um mercado atrativo, principalmente para um modelo de negócio como as franquias, com venda presencial e pela internet. De acordo com um estudo realizado pela agência Corebiz, o faturamento do comércio digital de cosméticos cresceu cerca 68% entre os dias 1º de março e 14 de junho de 2020.

formatacao de franquia

O franqueado conta com o suporte da franqueadora para realizar o marketing da sua unidade, bem como para a gestão do negócio. Da mesma forma, o franqueado realiza venda para pessoas físicas, bem como para distribuidores da região. Tudo isso sem precisa manter um estoque.

4. Homecare dos Óculos

O segmento de franquias de Saúde, Beleza e Bem-Estar teve um aumento no faturamento de 16,5% em 2024, comparado com 2023. No total, ele chegou às cifras de mais de R$ 64,8 bilhões, sendo o segundo setor de maior faturamento, atrás apenas das franquias de Alimentação. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Neste mercado atua a franquia Homecare dos Óculos, que oferece um negócio de venda de armações por delivery. A franquia oferece diversas opções de modelos de armação para os usuários de óculos, além de ofertar serviços correlatos como a produção de lentes.

Com este modelo de negócio, o franqueado não precisa de espaço físico para trabalhar, o que diminui custos com aluguel e contas. Assim, ele aproveita uma das ideias de pequenos negócios que deram certo para investir neste crescente mercado sem gastar muito.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 87 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: não informado

5. Mr. Fit

O mercado de comida saudável é uma aposta certa para empreender em 2021, desde que se tenha a qualidade necessária para conquistar seu público-alvo. A preocupação com a estética e com a saúde está fazendo com que as pessoas busquem formas mais saudáveis de se alimentar.

Assim, o número de clientes em potencial é bem grande. Portanto, você pode empreender com uma franquia da Mr. Fit, especializada em comidas saudáveis. A rede oferece vários modelos de negócios voltados para lojas comerciais, mas também um modelo home office mais barato e enxuto.

Dessa forma, o franqueado recebe os produtos prontos, fabricados pela franqueadora, e faz a venda para seus clientes. Por fim, ele recebe apoio para o marketing da unidade, além dos canais de divulgação da marca, como site e redes sociais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6.250,00
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: entre 4 e 36 meses 

6. Limppo Multiserviços

A franquia Limppo Multiserviços foi fundada em 2001 e trabalha com a terceirização de serviços de limpeza. Este setor tem se mostrado atrativo, uma vez que muitas empresas têm buscado por estes serviços a fim de baratear custos. Ainda, diminuindo a necessidade de um departamento para organizar estes cuidados.

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Dessa forma, a franquia é voltada principalmente para oferecer estes serviços a empresas, condomínios, entre outros locais e instituições. Além disso, ela possui a vantagem de ser uma franquia de baixo investimento inicial, principalmente por não precisar de um ponto comercial para o desenvolvimento das atividades. A franquia conta atualmente com várias unidades franqueadas pelo Brasil.

7. 123 Inglês

A franquia 123 Inglês é uma rede que atua 100% on-line, com aulas virtuais de inglês para seus alunos. Assim, o franqueado trabalha em casa, buscando clientes de formas variadas. Os dados de pesquisa do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, apontam um aumento de mais de 20% na matrícula em cursos on-line EaD em 2020.

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Isso mostra um aumento das possibilidades para franquias de cursos de inglês on-line, bem como um mercado em pleno crescimento. Além disso, de acordo com a pesquisa Data Popular, em 2013, somente 10,3% dos brasileiros afirmavam ter algum conhecimento da língua inglesa.

A rede oferece aos franqueados a flexibilidade de trabalhar de casa, sem necessidade de um espaço físico. Ainda, o empreendedor não precisa ser professor de inglês.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29 mil
  • Faturamento médio mensal:  entre R$ 22 mil e R$ 44 mil
  • Prazo de retorno: de 3 e 6 meses

8. Vitalpet

O mercado de serviços é amplo, com diversos nichos de atuação. Entre eles são os serviços voltados para os animais, como os oferecidos pela Vitalpet.

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A franquia administra planos de saúde para animais domésticos, disponibilizando clínicas, centros diagnósticos, laboratórios e profissionais qualificados. O Brasil tem a segunda maior população de cães, gatos e aves canoras e ornamentais em todo o mundo, e é o terceiro maior país em população total de animais de estimação.

São 54,2 milhões de cães; 23,9 milhões de gatos; 19,1 milhões de peixes; 39,8 milhões de aves e mais 2,3 milhões de outros animais. Em outras palavras, esse é um mercado amplo para se trabalhar. A rede possui dois modelos de negócios: um em home office e outro voltado para pontos comerciais.

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  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 35 meses

9. Next Blue Sol

A franquia Next Blue Sol trabalha com instalações de sistemas de energia solar fotovoltaica e desenvolvimento de projetos. Além disso, oferece capacitação para os empreendedores e mão de obra para o setor. Em 2019, o mercado de energia solar cresceu mais de 212% no Brasil, alcançando a marca de 2,4 GW instalados.

Segundo a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, foram instalados mais de 110 mil sistemas fotovoltaicos de mini e microgeração, correspondendo a R$ 4,8 bilhões e mais de 15 mil profissionais trabalhando na área. Dessa forma, como franqueado Blue Sol, o foco do empreendedor será no atendimento e satisfação dos seus clientes.

10. WayBiz

A WayBiz é uma das ideias de pequenos negócios que deram certo no setor de marketing digital voltados para peças de divulgação nos meios eletrônicos. O mercado de marketing digital tem evoluído com o tempo, oferecendo negócios enxutos que prestam este tipo de serviço. Com isso, este tipo de solução tem chegado a um maior número de empresas.

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Empresa estas que nem sempre têm muito capital para investir neste tipo de serviço, mas precisam ser notadas no ambiente da internet. O público envolvido nas ações de marketing on-line não se restringe aos usuários de computadores desktop. Isso porque, dispositivos móveis como smartphones e tablets já contam com mais de 112 milhões de usuários.

Nesse sentido, a WayBiz oferece desde o planejamento do marketing da empresa até a criação de conteúdo, passando pela mensuração dos retornos de mídias. O franqueado atua em home office, utilizando a plataforma da empresa.

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  • Investimento inicial: não informado
  • Faturamento médio bruto mensal: não informado
  • Prazo de retorno: a partir de 3 meses

11. Doutor Resolve

O segmento de Casa e Construção possui algumas ideias de pequenos negócios que deram certo, como no caso da franquia Doutor Resolve. A rede é especializada em soluções profissionais para os serviços de reparo e reforma, com um time de profissionais das mais variadas especialidades.

Este setor do franchising aumentou seu faturamento entre 2023 e 2024 – cerca de 11,8%, chegando a mais de R$ 19,5 bilhões. Nesse sentido, o mercado conta com um amplo público em potencial, desde pessoas comuns, que precisam de serviços em casa, até empresas que terceirizam certos profissionais. Por fim, a Doutor Resolve possui um modelo de negócio em home office para o empreendedor trabalhar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil
  • Faturamento médio bruto mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

12. Alfred Delivery

Mais uma franquia de aplicativo de delivery, a Alfred Delivery também trabalha com a entrega de diversos produtos além de alimentação. O mercado de delivery teve um grande boom com a chegada da pandemia em 2020. Dados do setor mostram um salto de 155% no número de usuários de março a abril de 2020, quando o estimado para o período era de 30%.

A franquia, criada em 2017, funciona da seguinte maneira: o cliente faz o pedido do que está precisando no momento; em outro aplicativo, o entregador recebe o pedido e providencia a entrega no endereço desejado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

Pudemos ver que existem diversas ideias de pequenos negócios que deram certo no mercado, voltados para diferentes nichos. Por fim, para lhe ajudar ainda mais neste processo de empreender, leia o nosso conteúdo com dicas de como escolher a melhor franquia para você. É só clicar no link!

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