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Mercado digital está em alta! O que é e como funciona? Veja como investir

Sumário

O mercado digital é um segmento da Economia que tem passado por grandes mudanças. As últimas delas impulsionadas pela pandemia do novo coronavírus.

A forma de consumir tem se alterado com a transformação digital, pois produtos e serviços estão a um clique de distância. E isso tem beneficiado diversos modelos de negócios.

Por conta disso, diversos empreendedores estão mirando o ambiente digital para investir em um negócio próprio. Quer saber como? Então, fique com a gente até o final deste conteúdo!

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Números do mercado digital no Brasil

O mercado digital possui dentro dele diversos nichos, como vendas de produtos e serviços dos mais variados.

No Brasil, este segmento está em crescimento por conta da pandemia e a necessidade do isolamento social.

Dessa forma, as pessoas tiveram que ficar mais em casa e, com isso, consumir sem se deslocar, principalmente com o auxílio da internet.

Para se ter uma ideia, as vendas on-line no país cresceram 57,4% no primeiro trimestres de 2021, se comprado com o mesmo período do ano anterior.

Este número resultou em um faturamento de R$ 35,2 bilhões para o e-commerce entre janeiro e março de 2021, aumento de 72,2% na comparação com 2020.

Outro setor do mercado digital que tem se destacado é o de educação a distância.

Segundo pesquisa da Educa Insights em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), cerca de 46% dos entrevistados demonstraram interesse no Ensino a Distância (EaD).

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Nesse sentido, é um mercado que tem atraído pessoas que não possuem tanto tempo no dia a dia para frequentar uma sala de aula.

Ainda, vale destacar o aumento do acesso à internet no Brasil. Os lares brasileiros passaram a contar mais com a internet de banda larga móvel, crescendo de 80,2% em 2018 para 81,2% em 2019.

Por fim, no geral, cerca de 82,7% dos domicílios nacionais possuem atualmente acesso à internet, um aumento de 3,6 pontos percentuais em relação a 2018.

Entenda o que é e como funciona o mercado digital

O mercado digital não se resume as compras pela internet. Ele é muito mais do que isso.

Ele pode ser definido como uma rede de pessoas interligadas que vão oferecer diversos tipos de soluções para o mais variados perfis de pessoas.

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Além disso, é um mundo que permite acessar informações o tempo todo, independente da sua localização. E muitas vezes, nem o idioma é empecilho para se conectar a outras pessoas.

Neste mercado, você encontra uma loja virtual com produtos fabricados a centenas de milhares de quilômetros. Isso porque os canais de vendas das empresas estão cada vez mais amplos.

Ademais, com a facilidades da internet, as empresas não restringem seu público-alvo a apenas um região. Em outras palavras, o mundo virou o quintal de todos!

Assim, é um mundo onde se acha de tudo para vender, para comprar, para ajudar, para fazer, etc. Muitas vezes, ajudados pela inteligência artificial.

Agora que você já sabe mais sobre este mercado, conheça as suas principais áreas nas quais é possível encontrar oportunidades para empreender.

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Principais áreas do mercado digital

O nicho mais chamativo do mercado digital, sem dúvidas, é o e-commerce. As vendas on-line são o motor propulsor deste segmento.

O e-commerce tomou uma grande proporção entre os consumidor, por conta da comodidade da entrega e variedade de produtos.

Outro nicho dentro do mercado digital, todo mundo já conhece, é a Economia compartilhada. Com ela se divide entre bens, serviços ou experiências.

Com os exemplos, você logo verá que o mundo está permeado de Economia compartilhada: é o caso da Uber, empresa privada de transporte, bem como o Airbnb, serviço comunitário para aluguéis de quartos e casas.

Do mesmo modo, com a tecnologia, é fundamental uma base de programação e desenvolvimento de softwares como meios de fazer o mercado girar.

São as empresas que apresentam soluções para tornar o mercado digital mais simples, eficiente e acessível. Com elas, se viabiliza o funcionamento deste segmento.

Além disso, um segmento importante neste mercado é o marketing digital. Se muitas pessoas agora compram pela internet, as empresas também devem voltar a sua divulgação para este meio.

É só pensar nas propagandas nas redes sociais, as ações que as marcas fazem no ambiente digital.

Nesse trilhar, uma área importante é a de criação de conteúdo para as plataformas digitais. Seja redes sociais, blogs, entre outros meios.

Ademais, o ambiente digital também trouxe problemas que demandaram soluções em questão de segurança da informação, por exemplo.

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O mercado digital também abriu portas para os profissionais freelancers, pois permite uma atuação a distância, bem como produtores digitais.

Por fim, o mercado pede também pessoas com capacidade de analisar dados, para orientar as ações neste ambiente.

Maiores tendências do mercado digital para investir

Conforme falamos, existem alguns segmentos fortes no mercado digital. E para empreender, alguns deles apresentam boas oportunidade.

Em primeiro lugar, o e-commerce pode ser um bom negócio para investir. Isso porque existem modelos de negócios dos mais variados, em vários mercados da Economia.

Por exemplo, o empreendedor pode investir na venda de produtos e optar por um negócio em home office. Muitos deles sequer exigem a manutenção de estoque.

Da mesma forma, é possível investir em empresas de marketing digital. O setor exige certo conhecimento, mas permite ter um negócio sem sequer sair de casa.

Um número cada vez maior de empresas, principalmente as pequenas, buscam formas de terceirizar o marketing. Muito por causa da necessidade de realizar este trabalho no mundo digital.

Por fim, o empreendedor também pode investir neste mercado por meio de uma franquia. A seguir, vamos falar um pouco sobre este modelo de negócio e trazer algumas opções.

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Conforme falamos, o mercado digital é amplo, com diferentes formas e nichos de atuação para novos empreendedores.

Uma dessas formas de investir neste setor é com as franquias. Este modelo de negócio consiste em iniciar uma empresa que é cópia de outra.

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Nesse sentido, o empreendedor é autorizado por uma marca a operar uma nova estrutura igual a da matriz. Assim, recebe um negócio já preestabelecido, com uma operação padrão, e produtos ou serviços definidos.

É uma forma mais segura de investir em um negócio próprio. Primeiro, por contar com uma marca reconhecida no mercado.

Do mesmo modo, o empreendedor recebe suportes para o desenvolvimento do negócio, como treinamento e apoio para a gestão e para o marketing da unidade.

Ainda, as experiências anteriores da franqueadora lhe orientam para as melhores ações. Por exemplo, como captar clientes, como gerir administrativamente o negócio, entre outros detalhes.

Na Circular de Oferta de Franquia (COF), são informados todos estes suportes disponíveis para o franqueado.

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Por fim, separamos um vídeo falando um pouco mais sobre este modelo de negócios de franquias. Em seguida, conheça algumas das redes que trabalham no mercado digital.

https://www.youtube.com/watch?v=YY2AczSJec4&t=20s

1. Encontre Sua Viagem

A princípio, uma das formas de empreender no mercado digital é por meio da franquia Encontre Sua Viagem, rede de agências de turismo que nasceu na cidade de Belo Horizonte (MG).

Ela realiza a venda de pacotes, passagens e hospedagens, entre outros serviços, por meio de seu site ou em suas lojas.

A rede apresenta um modelo de negócio atrativo para o empreendedor, pois possui parcerias com os maiores players do mercado de turismo mundial.

Dessa forma, a Encontre Sua Viagem foi destaque na revista eletrônica SEGS por ser uma das maiores redes de turismo do Brasil.

Aos franqueados, a Encontre Sua Viagem oferece diversos suportes para o bom desenvolvimento do negócio.

Por exemplo, treinamento para conhecer a operação da franquia, bem como para realizar as ações de marketing da unidade.

Da mesma forma, oferece apoio para a gestão, além de um site eficiente para as vendas.

A Encontre Sua Viagem possui atualmente possui mais de 500 unidades no Brasil e no exterior, com uma unidade na Itália.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal:  R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

2. Quisto

No mercado digital, o empreendedor também pode atuar com a venda de seguros, setor este de grande faturamento.

Sendo assim, ele pode investir em uma rede de renome como a Quisto Corretora de Seguros e trabalhar em home office.

A rede possui um amplo catálogo de produtos, com mais de 90 tipos de contratos disponíveis para os clientes.

Parceira das maiores seguradoras do mundo, a Quisto apresenta um negócio atrativo para os franqueados.

Isso porque eles contam com um modelo de negócio mais barato, em home office, que possibilita manter outro emprego enquanto trabalha nas horas de folga.

Outra vantagem para o franqueado é o software exclusivo da Quisto, que consegue fazer mais de 20 cotações para um mesmo contrato.

Dessa forma, o corretor pode trabalhar com mais possibilidades para os clientes, e com isso, melhorar as negociações.

Além do modelo em home office, a Quisto também possui o modelo voltado para ponto comercial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal:  R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 18 meses

3. Guia-se Agências Digitais

A Guia-se é uma franquia para quem quer atuar no mercado de marketing digital.

Com o negócio, você vai ter sua própria agência digital em casa. Então, vai poder oferecer serviços como a criação de sites, links patrocinados, gestão de mídias sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo etc.

São atendimentos que as empresas precisam cada vez mais. Afinal, um negócio, para ser relevante, precisa se posicionar bem na internet. Assim, conseguirá atrair mais clientes potenciais.

Seu trabalho como franqueado vai ser prospectar clientes. Você também poderá realizar os serviços de marketing. Porém, se preferir, ainda é possível “terceirizar” a produção dentro da própria rede de franqueados.

A franqueadora oferece suporte completo para sua atuação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

3. Aprova Crédito

A Aprova Crédito trabalha no segmento de crédito e já está consolidada no mercado. A rede tem parcerias com as melhores instituições financeiras e, por isso, as soluções que oferece são bem variadas.

São serviços como empréstimos, portabilidade e refinanciamento, financiamentos, consórcios, capital de giro para empresas, maquininhas de cartão, seguros etc.

O papel do franqueado é o gerenciamento da unidade. Porém, você terá treinamento completo sobre como atuar e vender as soluções da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 18 meses

4. Bellaza

A Bellaza é a rede pioneira em oferecer um modelo de franquia digital no segmento de maquiagens multimarcas.

Assim que você se tornar um franqueado, a franqueadora vai desenvolver um site personalizado com todos os produtos já cadastrados.

Assim, seu papel será divulgar essa loja virtual, para que as pessoas comprem nela. Não será preciso se preocupar com estoque, pois é a própria franqueadora que fará as entregas dos produtos, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

5. Brasil Nutri Shop

A Brasil Nutri Shop é a maior rede de franquias no setor de suplementos alimentares e produtos fitness em toda a América Latina.

O seu modelo de negócio funciona de forma online e permite aos franqueados operarem suas unidades sem a necessidade de uma estrutura física.

Ao abrir sua unidade, você vai receber um site desenvolvido pela franqueadora. A rede oferece suporte completo para as vendas e divulgação do site.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

6. Five Franquias

A Five Franquias é pioneira no segmento de multi serviços, como seguros, turismo, financiamento, consórcios e saúde.

Assim, o trabalho do franqueado da marca consiste na divulgação e comercialização de todos esses serviços.

Atualmente, a Five Franquias tem dois modelos de negócio: o home office e o modelo loja. Como franqueados, a marca procura por pessoas com perfil comercial e gestão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 7.990,00
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: até 2 meses

7. Franquias do Futuro

A rede Franquias do Futuro é uma franquia digital de baixo custo. O grupo é um grande marco na inovação do franchising no Brasil.

Isso porque, ele desenvolveu um modelo de franquia pouco explorado até então, o de franquias virtuais. Logo, essa é uma oportunidade de ter um negócio próprio de forma descomplicada, sem necessidade de estoque de produtos.

O franqueado só precisa escolher o segmento para atuar e adquirir sua franquia da marca. Então, vai receber um site personalizado e com todos os produtos para venda já cadastrados.

Em seguida, sua tarefa será divulgar o portal e atrair as pessoas para comprarem. As entregas são feitas pela própria franqueadora, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

8. Mazze

A Mazze é uma microfranquia que atua no segmento de Moda, com a venda de joias e semijoias exclusivas. A marca existe desde 2013, mas a partir de 2019 passou a se expandir com franquias online.

Nela, os franqueados trabalham de casa e não precisam contar com estoque, nem se preocupar com logística. Isso porque, é a franqueadora que cuida das entregas feitas por meio dos pedidos no site.

Para trabalhar, você vai receber um e-commerce personalizado para vender os produtos. Além disso, vai poder trabalhar com a venda de kits consignados para pronta entrega, o que aumenta as chances de lucro.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

9. Mundo Toy

A Mundo Toy é uma franquia de brinquedos, jogos e acessórios para o público infantil. Seu modelo é o de franquia online.

Ou seja, o franqueado pode trabalhar de casa vendendo os produtos homologados pela marca, sem necessidade de estoque e sem precisar realizar as entregas.

Dessa forma, você terá um site personalizado para vender brinquedos e acessórios, como carrinhos e cadeirinhas de bebê.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

10. Orgânica – Franquia Digital

A Orgânica é uma rede especialista em produtos de beleza naturais e, agora, tem uma franquia exclusivamente digital.

Com o negócio, você vai oferecer vários cosméticos orgânicos. Por exemplo, fragrâncias, produtos para banho, cabelos, home SPA, itens skin care e mais.

O negócio online é simples. Você terá uma loja online, e vai divulgar esse site para que as pessoas comprem nele. A franqueadora vai realizar as entregas direto para o cliente, para que você não tenha que se preocupar com a logística.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

11. PanMinas

A PanMinas é uma franquia on-line que oferece um amplo catálogo de utensílios domésticos. Os consumidores podem comprar por meio do site do franqueado.

O catálogo da rede oferece produtos voltados para o dia a dia da casa, que são entregues pela franqueadora.

Para o franqueado, é uma forma de investir pouco em um negócio e ter também um baixo custo de manutenção do empreendimento. Isso já que a franquia é home office e não requer estoque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 500,00
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 6.999,00
  • Prazo de retorno: de 6 a 18 meses

12. Primeiro Mundo Registros de Marcas

A Primeiro Mundo Registro de Marcas atua no registro de marcas junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Atualmente, a marca atua no Brasil e no exterior e oferece a seus clientes assessoria no uso exclusivo de sua marca, logotipo, nome do seu produto, serviço ou invenção, acompanhando todas as fases do processo de registro junto ao INPI.

Como franqueado, você vai poder trabalhar no modelo home office, de onde quiser, atendendo inclusive clientes de outros países.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 16 meses

13. QCarreira

A rede QCarreira surgiu com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem a profissão ideal. Para isso, a marca desenvolveu um aplicativo e uma metodologia próprios.

Assim, os clientes passam por um programa que identifica os potenciais de cada um e apresenta opções de carreiras que combinam com o perfil.

A franquia QCarreira permite ao franqueado trabalhar de casa, com atendimento online. Para atuar, você vai receber treinamento completo da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 20 meses

14. Qualifica Cursos

A Qualifica Cursos faz parte de uma rede com mais de 20 anos de atuação no ramo da Educação Superior. Ela atua com cursos profissionalizantes, pós-graduação, preparatórios, graduações e muito mais.

Todos os cursos são oferecidos por meio de uma plataforma online. Dessa maneira, o franqueado pode se tornar diretor de uma universidade online.

Para isso, você vai passar por qualificações recorrentes, contar com software de gestão comercial, pedagógica e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

15. Reiback

A Reiback Franquias é uma rede de Multi Produtos. Assim, você vai poder atuar em quatro segmentos, para um retorno rápido e recorrente. São Seguros, Consórcio, Crédito Consignado e sistemas de Energia Solar.

Seu trabalho como franqueado será de divulgação da unidade e a busca por clientes para comporem sua carteira de usuários. Você terá todo o treinamento e suporte necessários para atuar, oferecido pela franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

16. Top English

A Top English é uma franquia de ensino com metodologia completamente focada na conversação, desde a primeira aula. Assim, a gramática é assimilada de forma extremamente objetiva, eficiente e prática.

O curso pode ser presencial, com aulas em casa ou no trabalho, e também de forma online com um professor ao vivo.

O modelo de negócio tem uma estrutura organizacional com três figuras: o franqueador, o master franqueado e o professor (franqueado regional). O franqueador tem o papel de dono da marca; o master franqueado terá o direito de subfranquear seu território; e o franqueado regional é o professor de inglês.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

17. Cebrac

A franquia Crebrac é especializada em cursos profissionalizantes ministrados a distância. A rede conta com diversos cursos em áreas das mais variadas.

Por exemplo, cursos para as áreas comercial, administrativa, pedagógica, de marketing, gestão de pessoas e TI.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil
  • Faturamento médio mensal:  R$ 42 mil
  • Prazo de retorno: de 20 a 24 meses

18. Caricanecas

A franquia Caricanecas é uma empresa que oferece produtos sob medida, visando atender as encomendas de caricaturas estampadas em canecas em um primeiro momento.

Com o desenvolver do negócio, é possível expandir para caricaturas em outros brindes, como camisetas e squeezes personalizadas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal:  R$ 5,9 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses

19. Web4

Por fim, a franquia Web4 é uma rede que atua com marketing digital, setor quem tem se tornado um pilar do mercado digital.

Nesse sentido, a Web4 oferece aos clientes um serviço de assessoria de imprensa e diversas estratégias para o marketing digital da empresa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil
  • Faturamento médio mensal:  R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 24 meses

Agora que está por dentro do assunto, escolha a franquia que combina com o seu perfil investidor. Você pode conversar com a franqueadora e iniciar o seu negócio de sucesso.

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