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Franquia sem custo: é possível ter uma franquia sem gastar dinheiro?

Mulher sorridente, usando blazer marrom, analisando dados. Ilustração do texto sobre franquias sem custo.

Mesmo que pareça estranho em um primeiro momento, é possível abrir uma franquia sem custo que deva ser desembolsado imediatamente. Sendo assim, aqui nesse texto você saberá mais sobre o assunto e como investir no seu negócio de sucesso.

Mas antes, saiba que o mercado de franchising está em crescimento e pode ser promissor para quem quer ganhar dinheiro. Isso porque, em 2024, ele cresceu cerca de 13,5% em comparação ao ano anterior. Ou seja, o faturamento alcançou aproximadamente R$ 273 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Vale destacar que há custos para empreender com uma franquia e algumas marcas oferecem modelos bem baratos e financiados pela própria franqueadora para facilitar a vida do empreendedor. Por outro lado, você precisa pensar bem e analisar se conseguirá pagar pelo financiamento e ainda conseguir tirar um pequeno lucro. Por isso, precisa conhecer as opções de franquias baratas, como mostraremos neste conteúdo. Continue a leitura!

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Consigo abrir uma franquia sem gastar nada?

Como falamos, não é possível abrir uma franquia sem custo, mas este investimento inicial pode ser financiado pela franqueadora. Toda franquia tem um investimento inicial, mesmo que seja pequeno, principalmente para modelos de negócio Home Office.

Da mesma forma, existem franquias bem baratas, a partir de R$ 2 mil em média, e que também vão ter custos baixos para manter. Nestes modelos, algumas franquias ainda cobram taxas mensais fixas, o que pode ser uma boa para quando o negócio começar a faturar mais. Por outro lado, nos primeiros momentos pode pesar se o empreendimento demorar a evoluir.

Se o empreendedor optar por modalidades de financiamento, cobra-se um valor a mais todo mês, além das taxas comuns como royalties e de propaganda. Assim, diminuindo seu lucro mensal. Dessa forma, este modelo precisa de uma boa análise do empreendedor para saber se vale a pena ou não, dependendo da situação financeira em que se encontra e da pressa em ter lucro.

Como ter uma franquia sem gastar muito dinheiro?

Para conseguir abrir uma franquia sem ter que fazer um grande investimento inicial, conheça as opções baratas que o mercado de franchising oferece. Alguns modelos de franquias se ajustam melhor para quem procura uma franquia sem custo inicial elevado. Nesta linha, os modelos Home Based são os mais baratos por alguns motivos.

Primeiro, não há gasto com ponto comercial, o que costuma ser um dos valores mais altos a se investir inicialmente em uma franquia. Isso porque engloba as reformas do espaço, adequação às leis para a operação do negócio e também à identidade da marca. Da mesma forma, estas franquias não exigem funcionários em um primeiro momento, o que barateia a unidade.

Com este modelo de negócio, o empreendedor só precisa basicamente de um computador e um telefone para trabalhar. Ou seja, todo o desenvolvimento do empreendimento se dá pela internet. Existem opções de franquias virtuais, nas quais o franqueado oferece serviços e/ou produtos entregues pela franqueadora.

As lojas virtuais Home Office podem ser ainda melhores, porque muitas não precisam de estoque, a franqueadora entrega direto para o cliente o que ele comprar na loja do franqueado. Já em outros modelos é o próprio franqueado que leva a solução até a casa do cliente, como os serviços automotivos de higienização, ou venda de produtos feitos em casa, como entrega de marmitas ou sacos de pães com anúncios de propaganda etc.

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Sendo assim, são muitas as possibilidades de negócios com baixo investimento, mas que por terem também poucos gastos fixos, têm uma lucratividade grande, exigindo uma grande dedicação do empreendedor. Por fim, mesmo as franquias mais baratas têm custos fixos, como explicaremos melhor a seguir.

Quais os custos de uma franquia?

Não é possível uma franquia sem custo algum, mas algumas podem exigir um investimento menor, seja no início do negócio, bem como para a sua manutenção. Normalmente, algumas taxas neste modelo de negócio, cobradas de todas as unidades da franqueadora. Logo, outros gastos fixos são comuns para algumas franquias, como mostraremos.

Taxa de Franquia

Esta taxa de franquia é a mais famosa. Desse modo, você deve pagá-la ao adquirir uma unidade da franquia. Este valor varia de R$ 2 mil até mais de R$ 500 mil, dependendo da marca. Normalmente, paga-se a taxa apenas uma vez, na assinatura do contrato de franquia, mas também existem casos em que cobra-se na renovação. Na Circular de Oferta de Franquia (COF) isso já deve vir estipulado.

A taxa de franquia equivale a um licenciamento para o uso da marca, e engloba também os suportes iniciais do franqueado. Com ela o empreendedor tem direito a treinamentos, bem como produtos para iniciar o novo negócio. Ainda, pode ser considerada uma maneira de remunerar o franqueador pelo desenvolvimento do negócio, assim como pela tecnologia operacional, suporte, entre outras questões empresariais.

Nesse sentido, este valor, para franquias mais baratas, pode ser financiado pela própria franqueadora ou então, em linhas de crédito específicas de instituições financeiras. Além disso, existem franquias com um plano de crescimento mais agressivo e não cobram a taxa, para conseguir angariar novos franqueados de forma rápida.

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Os royalties

Os royalties se parecem com a taxa de franquia, pois também remuneram a licença da marca, um valor cobrado pela franqueadora pela cessão do know-how, ou direitos autorais.

Na COF deve vir explicitado a forma de cobrança, periodicidade, valores e mais. Ainda, segundo a Lei de Franquias (Lei nº 13.699/19), estas informações devem ser claras, detalhando as respectivas bases de cálculo e o que as mesmas remuneram ou o fim a que se destinam. Assim, o valor costuma variar entre 4% e 10% do faturamento bruto mensal da unidade da franquia. Por outro lado, pode-se cobrar um valor único, independente do faturamento.

O valor depende muito do tipo de negócio da franquia. Quando envolve produtos, os royalties costumam ser maiores. Em contrapartida, se forem apenas serviços prestados pelo franqueado, tendem a ser menores.

Fundo de Propaganda

O Fundo de Propaganda, ou também conhecido como Taxa de Publicidade ou Marketing, é um valor cobrado pela franqueadora de seus franqueados. Esta taxa visa financiar as ações de propaganda da marca, como marketing digital, divulgação dos modelos de negócios para atrair novos franqueados, bem como dos produtos da marca.

Em geral, o valor arrecadado varia entre 2% e 5% do faturamento bruto de cada unidade, mas a marca também pode optar por estabelecer um valor fixo mensal. Este valor é fundamental para um dos suportes que é dado pela empresa aos franqueados, que é o marketing.

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Assim, a franqueadora pode ter uma equipe exclusiva para lidar com estas questões ou formar parcerias com empresas de comunicação e terceirizar o serviço. Por fim, os franqueados podem acompanhar este trabalho e exigir uma prestação de contas do que vem sendo feito pela marca para as unidades e para a franquia como um todo.

Valores para operação

As franquias home office são franquias, normalmente, sem custo alto inicial, mais enxutos, com menos gastos fixos. Logo, o empreendedor, como dito, tem gastos com pacote de internet de qualidade e com telefone para ligações.

Já as franquias com modelos de Loja, como explicamos, têm um gasto maior que deve entrar na conta do franqueado e influencia diretamente na lucratividade do negócio. Os modelos de Loja precisam de funcionários, que são os maiores gastos para alguns tipos de franquias, assim como os produtos em estoque.

Da mesma forma, o empreendedor precisa arcar com contas de luz, água, aluguel, que dependendo do lugar custa um alto valor. Ainda, ao iniciar uma franquia, o plano de negócios inclui um capital de giro que deve ser separado pelo empreendedor. Este valor deve ser usado enquanto o novo negócio está no começo e ainda tem baixa lucratividade. Assim, com este capital não faltará verba para os custos fixos e eventuais gastos extras que surgem em todo novo empreendimento.

Vantagens de abrir negócio no franchising

Como você já sabe, franquia é um negócio que funciona de vários modos, com modelos variados, bem como nichos de atuação diversos. Abrir o próprio negócio usando o modelo de franquias tem diversas vantagens sobre iniciar uma empresa do zero.

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A primeira delas é que a possibilidade de sucesso é maior com franquias, tendo em vista que a taxa de mortalidade deste modelo é bem menor do que de empresas comuns. Segundo a ABF, apenas 5% das franquias fecham nos primeiros dois anos de vida. Este número é de 23% para as empresas comuns, segundo o Sebrae. Esta menor mortalidade se deve a algumas características do modelo de franquia, como mostraremos a seguir. Acompanhe!

Modelo de negócio preestabelecido

O modelo de franquia consiste em abrir uma empresa que é uma cópia licenciada de outra, oferecendo os mesmos produtos e/ou serviços. Ao escolher uma franquia, o empreendedor já sabe como irá funcionar aquele novo negócio, pois recebe um plano de negócios e um modelo preestabelecido de empresa.

Assim, o franqueado vende produtos e/ou serviços que foram inventados ou aperfeiçoados pela franqueadora, e já se mostraram lucrativos. Este modelo diminui muito os riscos de que o negócio não dê certo, pois trata-se de uma marca reconhecida no mercado.

Suportes da franqueadora

Além de receber um modelo de negócio já preestabelecido e sólido, ao longo do tempo o empreendedor conta com uma série de suportes da franqueadora. Mesmo que seja uma franquia sem custo alto inicial, o franqueado conta com suportes para as compras de produtos, com fornecedores exclusivos ou não.

Da mesma forma, para a implementação da unidade, o franqueado terá um estudo de geomarketing da empresa, para escolher a melhor localização do novo empreendimento. Ainda, as questões administrativas têm suporte da franqueadora, como a melhor forma de lidar com as burocracias, licenças, e contratação de funcionários.

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Há também o suporte de treinamentos, sejam eles feitos apenas uma vez no início do negócio ou também com atualizações ao longo do tempo para uma melhor prestação do serviço. Da mesma forma, a franqueadora ainda dá suporte de marketing, que é intenso durante inauguração da nova unidade e ainda para a divulgação da marca ao longo do tempo.

Reconhecimento da marca pelo consumidor

Uma empresa que se lança no mercado de franchising tem um reconhecimento da marca pelos consumidores. Este conhecimento é repassado para cada unidade da franquia, pois elas são montadas de acordo com a identidade visual da franqueadora.

Ainda, para franquia sem custo elevado, no modelo Home Office, este público consumidor é atingido pela propaganda da empresa e a força do marketing digital. Assim, o franqueado conta com o reconhecimento da marca, o que facilita os primeiros passos do novo negócio que, com isso, consegue atrair clientes mais rapidamente.

Qual o melhor segmento para abrir uma franquia sem custo alto e lucrar?

Se você deseja começar a empreender sem gastar muito, mas quer ver retorno rápido, vale a pena conhecer os segmentos mais vantajosos. Quando falamos em franquia com baixo custo e bom potencial de lucro, áreas como Alimentação, Saúde, Beleza e Bem-estar, além de Serviços e Negócios se destacam.

Esses setores oferecem modelos acessíveis, com operação simplificada e demanda constante. São opções ideais para quem busca flexibilidade, crescimento e apoio de uma rede já estruturada. Além disso, muitas franquias desses ramos permitem começar no formato Home Office ou em espaços compactos.

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Pense como uma cafeteria de cápsulas: com pouco espaço e operação prática, ela conquista o público e gera resultados consistentes. Assim funciona uma franquia bem escolhida em um segmento estratégico. Agora que você conhece os setores mais promissores, logo mais, pesquise as opções disponíveis e dê o primeiro passo rumo ao seu negócio próprio com mais segurança.

Perfil do franqueado de sucesso com franquias baratas

O franqueado, para ter sucesso com franquias de menor investimento precisa ter algumas características. O empreendedor de franquia sem custo alto precisa ser proativo e ter muita criatividade no desenvolvimento do negócio. Nesse sentido, é necessário ser sociável para divulgar o novo negócio para todos os conhecidos, o famoso boca a boca.

Da mesma forma, deve ser muito dedicado e focado, tendo em vista que os modelos Home Office exigem uma certa organização para que o trabalho flua mesmo no ambiente de casa com a família. Além disso, os modelos de negócio mais enxutos exigem uma flexibilidade do empreendedor para buscar soluções baratas para o empreendimento. Assim, deve tornar o trabalho mais eficiente para ter sucesso.

Um cuidado necessário é ter a vida financeira organizada, para poder se dedicar bastante ao novo negócio sem ter que se preocupar com problemas para pagar as contas do fim do mês. Isso pode ser um fator de estresse que atrapalha no andamento do empreendimento.

Cuidados para escolher a melhor franquia sem custo alto

São necessários diversos cuidados para escolher em qual rede de franquias empreender, principalmente para o investidor com menos capital para abrir uma unidade. Em um primeiro momento, você deve buscar franquias sem custo alto que sejam adequadas ao seu perfil. Assim, observe suas próprias características antes de escolher uma marca.

Nesse sentido, procure por uma franquia com boa reputação, que seja reconhecida de maneira positiva por clientes e franqueados. Para isso, antes de abrir uma franquia, é ideal conversar com os franqueados e ex-franqueados. Assim também, escolha uma franquia com um modelo de negócio mais adequado para o seu perfil. Como você já sabe, existem vários modelos de negócios.

Entre eles, os modelos de lojas menores que podem ser bons para empreendedores com facilidade com vendas diretas0, mesmo sem muito capital para investir. Outra boa dica é escolher um segmento de franquias com o qual se identifique, ou que já tenha alguma experiência. Isso pode facilitar no dia a dia do novo negócio e, inclusive, ser mais prazeroso de se trabalhar.

Franquias de baixo custo para você investir

Conforme falamos, o mercado de franchising está cheio de opções, nos mais diferentes segmentos de atuação, bem como com alternativas de modelos de negócios mais enxutos. Assim, uma franquia sem custo inicial alto pode estar em qualquer ramo de trabalho. Por isso, conheça algumas que talvez se encaixem no seu perfil. Confira!

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Se você não se identificou com nenhuma as franquias da lista acima, não se preocupe! Isso porque, separamos mais algumas opções de negócios lucrativos. Mas se tiver dúvidas sobre alguma marca, você pode conversar diretamente com a franqueadora responsável para esclarecer. Acompanhe!

1. 3, 2, 1, GO!

A 3, 2, 1, GO! é uma franquia voltada ao setor de turismo, com foco na oferta de experiências completas para destinos como a Disney, além de roteiros nacionais e internacionais.

O modelo permite atuação remota e individual, sem necessidade de equipe. Segundo a franqueadora, a marca oferece suporte para todo o processo, desde vistos até hospedagem. Logo, pode ser uma alternativa para empreendedores que desejam ingressar em um mercado aquecido com liberdade de operação.

2. market4u

A market4u é uma franquia de mercados autônomos que oferece conveniência e tecnologia dentro de condomínios residenciais e comerciais. De acordo com a franqueadora, o modelo permite operação 24 horas por dia, sem a necessidade de atendentes.

O franqueado atua na gestão e abastecimento das lojas, enquanto o suporte da rede cuida da tecnologia e da operação. Com mais de 2 mil pontos pelo país, a marca se destaca pela agilidade na implantação e pelo formato inovador de negócio.

3. Acuidar

A Acuidar é uma franquia que atua com serviços especializados no cuidado de idosos, pessoas com deficiência ou em processo de reabilitação. O foco está em oferecer um atendimento humanizado, priorizando a saúde e o bem-estar dos assistidos.

Desse modo, a franqueadora afirma que a rede lidera o setor na América Latina e disponibiliza suporte contínuo, treinamentos completos e uma metodologia própria. Ou seja, trata-se de uma oportunidade para quem busca empreender com propósito em um segmento em constante crescimento.

4. Brasil Nutri Shop

A Brasil Nutri Shop atua no formato de franquia online, especializada em suplementos alimentares. O franqueado ganha acesso imediato a uma loja virtual pronta para vender em todo o Brasil, sem precisar de estoque ou infraestrutura física.

De acordo com a franqueadora, esse modelo 100% digital oferece simplicidade operacional e investimento inicial reduzido, perfeito para quem busca autonomia e baixo custo. A rede garante suporte permanente e mantém um amplo portfólio de produtos para atender diversas necessidades.

5. Ice Cream Roll

A franquia Ice Cream Roll aposta em uma experiência diferenciada com sorvetes preparados na hora sobre chapas geladas. A marca oferece dois formatos de operação: quiosques e lojas, adaptando-se a diferentes perfis de empreendedores e pontos comerciais.

Segundo a franqueadora, o modelo combina atratividade visual com alta margem de lucro. Com investimento acessível e suporte completo, a franquia se apresenta como uma alternativa para quem busca inovação e destaque no setor de alimentação.

Nesse conteúdo, você aprendeu se é possível abrir uma franquia sem custo. Agora que está por dentro do assunto e descobriu opções de franquias para empreender, você pode conversar com a franqueadora do seu interesse e abrir o seu próprio negócio.

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