Franquias boas e baratas 2021: como escolher a melhor opção?

Publicado em
rede de franquias

As franquias boas e baratas são opções de negócios mais seguros que favorecem os investimentos para 2021. Diante do momento incerto, muitas pessoas estão em busca de um empreendimento para se tornar donas do próprio negócio.

Inicialmente, as franquias vêm ganhando destaque no mundo do empreendedorismo por serem opções mais adequadas ao momento de incertezas. Ter uma alternativa de investimento com suporte completo é, sem duvida, uma segurança para o investidor!

Quem  deseja se tornar empreendedor pode contar com o sistema de franquias boas e baratas disponível em diversos segmentos, e que variam de acordo com o perfil de cada empreendedor.

Além disso, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontou um crescimento de 5,9% somente no segundo trimestre de 2019, quando o setor chegou a faturar R$ 43,1 bilhões.

Se esse é o seu desejo leia tudo que trouxemos a respeito das franquias boas e baratas para investir neste ano de 2021! Acompanhe a leitura!

Por que investir em franquias boas e baratas em 2021?

O receio de iniciar um negócio e não conseguir os resultados esperados é comum em todo começo de projeto. Em qualquer situação de investimento existe esse tipo de preocupação. A parte boa das franquias é que você não precisa se preocupar em iniciar um negócio do zero e sem apoio.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só cinco a cada 100 franquias abertas fecham até o segundo ano de operação. Isso quer dizer que sua taxa de mortalidade gira em torno de 5% em 24 meses.

Além disso, um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), divulgado em 2016, sobre as empresas comuns, indica que seu índice de mortalidade é de 23%. Ou seja, quase um quarto das marcas encerram suas atividades antes mesmo de completar dois anos de funcionamento.

Um dos fatores que permite melhores condições de desenvolvimento do seu empreendimento é o plano de negócios da franqueadora, já testado e aprovado pela marca. Um diferencial que auxilia (e muito) para que o negócio realmente funcione.

Dessa forma, basta que você coloque tudo em prática e desempenhe um bom trabalho para se tornar um empreendedor de sucesso, com os resultados e ganhos que sempre almejou.

Como abrir franquias boas e baratas em 2021?

Para investir em franquias boas e baratas é preciso que você se prepare para iniciar um passo a passo de negociação. Nesse processo, é necessário demonstrar o seu interesse pelo projeto e seguir com as demais ações necessárias.

Não se preocupe, afinal, tudo será direcionado a partir do momento em que você escolher seu modelo ideal de negócio. Mas todavia, é muito importante ter feito uma pesquisa prévia sobre o seu objetivo de investimento e sobre a franqueadora. Além disso, é preciso seguir outros passos.

Realizar o cadastro

Para que a empresa saiba do seu interesse é preciso entrar em contato. Nesse sentido, basta acessar o site da empresa e deixar dados como nome completo, telefone e e-mail para que a empresa possa, então, saber mais sobre o seu interesse.

Contato da franqueadora

Após o cadastro, normalmente, é realizado um contato que deve ser feito por telefone. Nesse momento, são avaliadas as possibilidades do candidato, suas expectativas com relação ao negócio e seu interesse no investimento.

Logo, aproveite para tirar todas as dúvidas com relação ao negócio e demonstrar todas as suas expectativas com relação ao projeto.

Receba e COF

Após a confirmação de interesse e discutida as possibilidades de investimento, é enviado ao candidato a Circular de Oferta de Franquia(COF), documento que reúne as principais informações sobre a rede.

Você precisa ter muita atenção e estudar bem esse documento, pois ele assegura ao candidato a funcionalidade da franquia em todas as instâncias. Dessa forma, é dado um prazo mínimo 10 dias para análise e confirmação da negociação.

Assista agora o vídeo abaixo e saiba tudo sobre a COF!

O contrato

Depois de realizar a leitura criteriosa da COF e saber tudo que precisa a respeito da franquia, é chegado o momento de firmar o negócio. O contrato de franquia é o documento que vai determinar como deve ser a relação entre franqueado e franqueadora.

Ao mesmo tempo que a rede de franquias deve cumprir com tudo que é ofertado, o franqueado deve se responsabilizar por manter o funcionamento da rede por meio do pagamento das taxas, comercialização de produtos ou serviços, além de manter o nível de atendimento padrão da empresa.

Para manter o equilíbrio dessa relação entre franqueadora e franqueado, alguns pontos importantes do contrato devem ser observados, como:

  • Taxas fixas e mensais;
  • Demarcação do território de atuação;
  • Prazo de validade do contrato;
  • Cláusulas de renovação e rescisão do contrato;
  • Regras de concorrência.

Pagamento da taxa de franquia

Após a assinatura do contrato, é necessário realizar o pagamento da taxa de franquia para, enfim, iniciar os trabalhos. Se for uma das franquias boas e baratas, como as que oferecem home office, será possível começar o quanto antes.

Isso porque não é necessário uma estrutura física, demandando menos tempo para implantação. Pronto, você já é um franqueado!

Opções de segmentos de franquias boas e baratas para abrir em 2021

Diante das inúmeras opções de empreendimentos existentes no franchising, certamente haverá uma que combina com o seu perfil de negócios. A única característica padrão para todas elas é gostar de trabalhar com pessoas.

Nesse sentido, é importante compreender que, sendo dono do próprio negócio, será necessário dedicação e empenho para chegar onde deseja. Vejamos alguns dos principais segmentos de franquias disponíveis para investir!

Alimentação

Um dos maiores segmentos do franchising, sem dúvida, é o de alimentação, movimentando cerca de 10 bilhões até o segundo trimestre de 2019, de acordo com o balanço da ABF.

Entre os subsegmentos estão também bares, docerias, sorveterias fast-food e os mais tradicionais como restaurantes. Um exemplo de franquia de alimentação de grande sucesso no Brasil e no mundo é a Subway.

Por incrível que pareça, a Subway é a maior rede de franquias de alimentação do mundo, tudo isso graças a sua baixa complexidade de implantação e investimento.

Ficou curioso? Então, saiba tudo sobre a franquia assistindo ao vídeo!

Serviços automotivos

Franquias com variação de serviços automotivos fazem grande sucesso no franchising. Entre as opções de negócios estão locação de veículos, peças e acessórios, limpeza e estética automotiva.

A rede de franquias Acquazero é a maior franquia de limpeza ecológica do mundo, incluindo cuidados para estética automotiva, com 400 unidades espalhadas pelo país. Seus serviços são voltados para os cuidados e conservação de veículos.

Com o serviço, é possível limpar toda a parte externa de um veículo com apenas 300 ml de água.

Por se tratar de um procedimento específico e com produtos adequados, a técnica possibilita o gasto mínimo de água permitindo, assim, o máximo de economia, além de preservar o meio ambiente e os recursos hídricos.

Nas opções da franquia existem inúmeros serviços como limpeza de ar-condicionado, vitrificação de pintura, oxi-sanitização entre outros.

Conheça todas as vantagens de se tornar um franqueado da Acquazero neste vídeo!

Hotelaria e turismo

As agências de turismo são opções de franquias boas e baratas muito interessantes para quem deseja investir no setor. Se você se identifica com o segmento, existem opções como intercâmbio, viagens e hospedagem, como hotéis e hostels, que fazem parte dos serviços de Hotelaria e Turismo.

Encontre Sua Viagem é uma franquia de agências de turismo bem ampla na diversificação de propostas e pacotes de turismo, além de oferecer serviços avulsos que atendem a todo tipo de cliente, desde lazer a negócios.

Fundada em 2011, a franquia tem grande potencial de ganhos com baixo investimento. Quer se tornar um franqueado da Encontre Sua Viagem? Saiba tudo sobre a franquia no vídeo abaixo!

Moda

Nas opções de moda, é possível encontrar franquias de todos os tipos. Os segmentos são de venda de acessórios pessoais, calçados e vestuário.

Em sua maioria, as franquias de roupas estão em alta e oferecem uma gama de produtos na mesma franquia ou se especializam em áreas como as de lingerie e moda íntima.

Nas franquias Mardelle, o franqueado se especializa na venda de roupas íntimas, com opções para toda família, além de moda gestante, plus size, masculina e infantil.

As franquias Mardelle trabalham com um sistema de fabricação própria e contam com maior qualidade e diversificação de produtos. Isso, sem contar com o bom preço.

Veja tudo o que a Mardelle pode oferecer e suas opções de negócio no vídeo!

Saúde, beleza e bem-estar

Entre os setores que mais se mantém estáveis nas franquias está o de saúde beleza e bem-estar. Dados apontam que, mesmo na crise, o segmento ainda se mantém firme diante dos imprevistos.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Quorum Brasil, 97% das mulheres disseram não abrir mão de serviços de beleza, enquanto 38% dos homens também não ficam sem cuidar da estética.

Diante desse cenário, o setor de franquias boas e baratas é o de beleza e bem-estar. A rede de franquias Suav, por exemplo, é uma opção de franquia com investimento de baixo valor que permite ganhos bem atrativos.

Com serviços de esmalteria, depilação, design de sobrancelha e opção de escovaria, é possível atender uma clientela exigente que busca qualidade e atendimento rápido.

Afinal, a franquia de esmalteria funciona com atendimento express sem hora marcada. Um diferencial para o perfil de consumidor moderno e sem tempo para agendamentos.

Veja os modelos de negócios que a Suav oferece ao empreendedor que busca o segmento de beleza e bem-estar!

Serviços e outros negócios

Segundo a classificação da ABF, o segmento de serviços e outros negócios está direcionado a franquias de consultoria, serviços de logística e serviços administrativos.

Nesse segmento as franquias de corretora de seguros se destacam. Uma delas é a Quisto Corretora de Seguros. No franchising, a marca se sobressai pelo modelo simples e de fácil gestão, com diversas soluções em seguros para atender a todos os clientes.

Saiba mais sobre esse investimento no vídeo a seguir!

Casa e Construção

Ampliando as possibilidades de manutenção de residências, o setor de Casa e Construção oferece serviços de construção, reformas, decoração etc. Esse segmento conta com franquias de artigos para o lar, móveis, imobiliárias e manutenção.

Nesta atividade se destaca a franquia Dr. Faz Tudo que disponibiliza aos franqueados serviços de reparos e reforma, instalação elétrica hidráulica, manutenção predial entre outros. Com um sistema único, é possível realizar o trabalho como home office.

Comunicação, Informática e Eletrônicos

No segmento de Comunicação, Informática e Eletrônicos estão definidas as franquias boas e baratas de serviços e produtos de informática, comunicação e eletrônicos, além de serviços gráficos e livrarias.

Uma dessas franquias é a Acqio, líder no ramo de maquininhas de cartão de crédito e débito, o que facilita as compras no comércio.

Nesta opção de negócio, o franqueado apenas vende as maquininhas aos clientes comerciais e fica por conta de administrar todo o fluxo.

Entretenimento e Lazer

As franquias que estão alinhadas com esse segmento são aquelas que fornecem brinquedos, serviços de entretenimento, eventos, e lazer.

Limpeza e conservação

Entre os serviços que mais crescem estão os de limpeza e conservação. Por essa razão, esse segmento do franchising atua com várias opções de franquias boas e baratas que possibilitam investimentos de baixo aporte e alta demanda de serviço.

Ele é formado pelas redes que trabalham com serviços de limpeza e reparos, além de lavanderias. Um exemplo é a lavanderia 5àSec, que conta com tecnologia e produtos que facilitam o serviço, além do atendimento de qualidade e rapidez.

Serviços educacionais

Para atuar nesta segmento existem opções como as escolas profissionalizantes, cursos de idioma, treinamento ou capacitação profissional.

Como exemplo, trazemos a Kumon, franquia com mais unidades do setor, oferecendo cursos específicos e intensivos de aprendizagem tanto de línguas e disciplinas lógicas como a matemática.

Como escolher franquias boas e baratas em 2021. Qual a melhor opção?

Você deve estar pensando em qual dos modelos de franquias ou segmentos atuar. Qual a melhor das opções? Essa resposta não será respondida por nós, mas por você mesmo.

De antemão, você deve se perguntar: qual o segmento que eu mais me identifico e gostaria de trabalhar? Dessa maneira fica mais fácil chegar a um ponto que define melhor as condições que favorecem a sua escolha.

É sempre bom pensar que sua escolha deve ser muito bem acertada, já que você vai dedicar boa parte do seu tempo nesse investimento, cuidando do seu empreendimento, para que tudo dê certo.

Quem pensa que investir é “ficar de braços cruzados esperando resultado” está muito enganado. É preciso muita força de vontade para trabalhar e colocar de pé o negócio que escolheu para administrar.

As franquias boas e baratas permitem maior desempenho e oferecem um bom suporte que ajuda em todas as etapas. Mas não se engane, o franqueado é o responsável direto e deve cuidar, administrar e superar desafios para obter bons resultados.

Quer sabe mais sobre isso? Veja as dicas de quem conhece bem o setor de negócios!

Se tratando de franquias boas e baratas, o franchising tem inúmeras condições e oportunidades para quem quer, de uma vez por todas, ingressar no mundo do empreendedorismo com maior segurança.

Além das dicas anteriores, temos mais algumas para ajudar você na hora de escolher uma franquia para investir em 2021.

Avaliar bem o mercado da franquia

Do mesmo modo que você pode achar franquias boas e baratas em 2021 para investir, não se apresse em fechar negócio.

Visualizar apenas o investimento inicial e a taxa de retorno podem não dar a real dimensão de como está o mercado da franquia.

Assim, faça uma pesquisa, veja os números sobre este nicho de mercado, seus últimos meses, busque informações com os franqueados. Dessa forma, você poderá fazer um investimento mais seguro na franquia.

Além disso, avalie se as soluções e produtos da franquia para aquele mercado se sustentarão a longo prazo. Ela oferece uma tecnologia ou um modo de fazer que esteja entrando em desuso?

Sendo assim, reúna toda a informação possível para entender o momento do mercado da franquia e faça uma avaliação por conta própria. Como resultado, você evita surpresas.

Analisar suas condições financeiras

Fazer uma avaliação das condições também é fundamental para qualquer empreendedor, principalmente para os menos experientes.

Muitas vezes podemos ficar empolgados com um dinheiro extra que entrou na conta, seja por uma rescisão trabalhista ou herança. Assim, aflora aquele espírito empreendedor, tendo em vista a grande oferta de franquias boas e baratas em 2021.

Todavia, o empreendedor precisa avaliar se aquele dinheiro extra pode fazer falta em um momento futuro. Dessa forma, investir esse capital pode não ser tão vantajoso.

Além disso, é preciso levar em consideração que o retorno pode demorar a acontecer, principalmente em épocas de crise econômica. Ou seja, pode levar um tempo até para reaver este capital.

Entender as regras da franquia

Da mesma forma que um futuro franqueado deve procurar conhecer o mercado em que irá atuar, ele também deve entender as regras da franquia.

Vemos a mão uma pessoa entregando um contrato nas mãos de outra outra (imagem ilustrativa). Texto: franquias boas e baratas 2021.
Fique muito atento ao contrato de franquia e leia-o com cuidado.

Investir em franquias boas e baratas em 2021 passa por vários estágios. Um dos principais é conhecer como funciona a franquia escolhida.

As diretrizes da franquia devem ser repassadas para o interessado por meio da Circular de Oferta de Franquia (COF), que é um documento amplo com diversas informações importantes sobre o negócio.

A COF deve ser bem analisada pelo empreendedor. Nela estão descritos os valores das taxas, fidelizações, tempo de contrato, entre outros detalhes.

Portanto, fique sempre atento às informações repassadas. A COF funciona como mecanismo de segurança para franqueado e franqueadora. Dessa forma, a relação se inicia com todas as partes sabendo seus direitos e deveres.

Conversar com a franqueadora

Além da COF, o empreendedor também deve buscar um diálogo direto com a franqueadora para sanar todos os tipos de dúvidas.

Essa conversa deve acontecer antes de aderir à franquia, para que o investimento possa ser feito de modo seguro e com uma troca franca de informações entre as partes.

Do mesmo modo, é bom que o interessado busque informações junto aos franqueados e ex-franqueados da marca para conhecer melhor o funcionamento do negócio.

Estas pessoas podem ser uma ótima fonte de informações para esclarecer diversos pontos cruciais de operação da franquia.

Dos empreendedores que que não fazem mais parte da rede, você pode ter uma ideia do que esperar da franquia em seus pontos fracos.

Da mesma forma, os atuais franqueados podem dar uma boa ideia de como anda o mercado, a concorrência e os desafios cotidianos.

Definir objetivos e verificar se a franquia se encaixa neles

Como indicamos anteriormente, o interessado em abrir algumas das franquias boas e baratas em 2021 precisa se conhecer antes de escolher o negócio.

Cada empreendedor possui objetivos diferentes de vida. Logo, é necessário observar se eles se encaixam ao empreendimento.

Ou seja, trace suas próprias metas para o médio e longo prazo e veja se as operações da franquia se encaixam nelas. Só assim será possível fazer o investimento cercado de maior certeza da sua parte.

Vemos quatro peças de um quebra-cabeça. Nelas estão desenhadas alguns símbolos que remetem a uma franquia. À esquerda temos as peças de um alvo + um ícone indicando uma pessoa; à direta, temos as peças com um gráfico na crescente + o ícone de uma lâmpada brilhando. Todas elas podem se encaixar.
Veja se a franquia se encaixa nas suas expectativas.

É hora de abrir um negócio? Vale a pena em 2021?

Após compreender seus limites, traçar objetos para 2021 e reconhecer o seu perfil de empreendedor, é hora de avaliar se vale a pena abrir um negócio.

Sendo assim, você precisa analisar se o mercado que mais agrada você está em vias de crescimento ou de crise, e quais as perspectivas futuras para o nicho do empreendimento.

Abrir um negócio sempre será uma atitude corajosa, principalmente em uma economia oscilante como a brasileira.

Mas mesmo com a crise econômica, diversos mercados de franquias apresentaram crescimento, entre 2019 e 2020, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

No setor de “Casa e Construção” houve aumento de 8,3%; “Comunicação, Informática e Eletrônicos”, alta de 4,1%. Da mesma forma, o mercado de “Saúde, Beleza e Bem-estar” cresceu 3,9% neste período.

Dessa forma, você precisa avaliar o mercado de seu interesse lembrando que, mesmo diante das quedas nos últimos tempos, alguns deles se recuperam mais rápido que outros.

Além do mais, 2021 pode ser a oportunidade para quem deseja trabalhar por conta própria, tendo em vista que é raro existir um momento ideal para tal mudança.

Em síntese, parte mais do interesse e da coragem do empreendedor de tomar essa decisão, tendo como base uma análise detalhada do mercado.

Quais as franquias mais baratas e lucrativas para abrir?

Há uma grande variedade de franquias boas e baratas em 2021 para todo tipo de investidor. Da mesma forma, são diversos modelos de negócio que atendem aos mais diversos perfis.

Para quem não tem muito capital para investir, os modelos home office são os mais indicados. Neste tipo de empreendimento não há gastos com lojas físicas ou muitos funcionários, por exemplo.

Por outro lado, apesar de gastos menores, os modelos de franquias home office demandam do franqueado uma maior disciplina. Isso porque ele não terá um horário fixo para desenvolver suas atividades.

Vemos uma pessoa segurando um cofre no formato de porquinho rosa com uma moeda na mão (imagem ilustrativa). Texto: franquias boas e baratas 2021.
Existem muitas opções econômicas de franquias para investir.

Dessa forma, ao se deixar levar por esta liberdade, o empreendedor pode não render como esperado e acabar colocando a culpa dos problemas na franquia.

Por isso, para este tipo de modelo de negócio, o investidor deve ter um perfil proativo, muita responsabilidade e comprometimento.

Há diversas opções de franquias baratas para este modelo e, dependendo do perfil e do estágio de vida do investidor, pode valer a pena pegar um empréstimo para comprar uma franquia.

No entanto, essa deve ser uma decisão segura, bem analisada pelo empreendedor que precisa seguir todos os passos que já destacamos até aqui no texto.

Vantagens de abrir franquias boas e baratas em 2021

Se depois de muita análise sobre o seu perfil, o mercado de atuação e suas expectativas, você optou por investir em uma franquia, então, chegou o momento de conhecer alguns pontos positivos que farão parte do pacote.

Isso facilitará as tomadas de decisão do empreendedor, agregando solidez à escolha do negócio.

Plano de negócio preestabelecido

Uma franquia séria possui um plano de negócio preestabelecido. Isso irá orientar seus franqueados para o melhor desenvolvimento do empreendimento.

Com o plano, o franqueado poderá tomar decisões mais embasadas, seguir uma linha de atuação e, com isso, aproveitar todo o know-how da franqueadora.

Principalmente para empreendedores menos experientes, este plano de negócio é uma ótima ferramenta para orientar as tomadas de decisões também no dia a dia da franquia.

Suportes da franqueadora

Assim como o plano de negócios, ter um bom suporte da franqueadora é fundamental para o bom desenvolvimento do empreendimento.

Por isso, é recomendado que o interessado em entrar para uma franquia faça contato com os atuais e antigos franqueados para saber deles como esse suporte é feito.

Normalmente, os suportes são dados nas áreas de assessoria administrativa, contábil, jurídica e principalmente na parte de marketing.

Além disso, para diversos ramos de mercado, o suporte da franqueadora diminui custos com a negociação junto a fornecedores.

Vemos, em close, uma telefonista sorrindo (imagem ilustrativa). Texto: franquias boas e baratas 2021.
Um bom suporte da franqueado ajuda no desenvolvimento do negócio.

Da mesma forma, este suporte pode se dar por meio do treinamento de colaboradores ou orientações gerais para o dia a dia.

Auxílio para marketing do negócio

Uma parte importante do suporte dado pela franqueadora é no marketing. A propaganda do negócio é fundamental para alavancar vendas e captar novos clientes.

Dessa forma, um marketing centralizado facilita uma propagação da identidade da marca, assim como torna mais profissional esse trabalho. Isso porque muitos empreendedores não possuem experiência na área.

Dessa forma, ao centralizar este movimento, a empresa torna o marketing mais forte e sólido, com estratégias dinâmicas e focadas nas mais recentes estratégias do mercado publicitário.

Previsão de gastos

Além de todo o suporte dado por parte da franqueadora, ajudando na parte jurídica, de marketing e de treinamento, todo empreendimento deve ter uma previsão de gastos.

Este controle é fundamental para analisar o negócio, observar o que precisa ser mudado ou melhorado. Vale lembrar que este controle não é exclusivo das franquias, mas de qualquer empresa que se preze.

Dessa forma, ao abrir uma franquia, o investidor precisa ter uma noção detalhada de seus gastos para não ser surpreendido e, com isso, diminuir sua possibilidade de sucesso.

Assim, tento em mãos estas previsão de gastos com a franquia, o empreendedor pode se programar melhor e evitar surpresas desagradáveis.

Quer saber mais sobre como investir em franquias boas e baratas em 2021? Acesse gratuitamente o nosso ebook!

banner e-book como empreender